terça-feira, 12 de agosto de 2025

TOYOTA APRESENTA PROTÓTIPO DO PRIUS HÍBRIDO PLUG-IN FLEX, NA FENASUCRO & AGROCANA 2025

Tecnologia desenvolvida pela fabricante para fomentar a descarbonização poderá ser vista durante o evento

A Toyota do Brasil está presente na Fenasucro & Agrocana, que ocorrerá até 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo. A fabricante leva ao evento, entre outros modelos, o protótipo do Prius híbrido plug-in flex, veículo que conta com tecnologia pioneira de combustão à gasolina ou etanol, com eletrificação a partir de recarga na tomada.

O Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da Toyota em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada multipathway. Este protótipo, por exemplo, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo do Prius híbrido plug-in flex reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade", destaca o diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa Roberto Braun.

O conceito de multipathway – adotado pela Toyota - visa oferecer a melhor tecnologia de acordo com o contexto e as necessidades dos clientes de cada região onde a fabricante atua, e a infraestrutura de cada país. No Brasil, os veículos híbrido-flex são considerados uma alternativa viável, realista e imediata à descarbonização da mobilidade, a partir do uso de biocombustíveis – como o etanol, uma solução aplicada há longo prazo no Brasil, e possível de ser utilizada também em outros países.

A Toyota do Brasil participa da feira com um stand de 150 m², onde os visitantes podem compreender melhor sobre cada avanço tecnológico projetado pela fabricante. Nesse espaço, entre outras ações, os presentes ao evento têm a oportunidade de degustar um café expresso servido diretamente da energia elétrica do Prius híbrido plug-in flex.

Outras atrações na feira

Além do protótipo, o estande da Toyota destaca versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade - atributos que a tornaram líder do segmento. Na Fenasucro & Agrocana, os visitantes ainda poderão conferir outros modelos da fabricante, como o SW4 e o Corolla Cross híbrido flex full.

Palestra na Fenabio 2025

A participação da Toyota do Brasil ainda se estenderá à apresentação de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil no painel “Expansão Global do Etanol”, promovido pela Fenabio, que acontece este ano dentro da Fenasucro. O executivo terá a oportunidade de abordar sobre a tecnologia de motorização híbrida flex da empresa, bem como os avanços em outras soluções ante à descarbonização.

Atendimento ao público

Ao evento, a Toyota do Brasil leva condições comerciais especiais, que oferecem descontos para a compra dos veículos. Uma dessas promoções é a redução de 18% do valor da Hilux, para frotistas e produtores, nas versões cabine simples, SR e Power Pack.

Investimento no futuro da mobilidade sustentável

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

No Brasil, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.

Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$11,5 bilhões até 2030 para expandir sua capacidade produtiva e desenvolver novas soluções de mobilidade. Parte desse valor será destinado à fabricação de dois novos veículos híbridos flex full, sendo o primeiro deles o Yaris Cross - que será lançado em outubro - tornando a tecnologia híbrida flex full ainda mais acessível no País.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

JOMED SE UNE À ULTRAGAZ PARA SE TORNAR A PRIMEIRA TRANSPORTADORA DO BRASIL ABASTECIDA COM BIOMETANO

Acordo prevê fornecimento anual de combustível renovável para abastecer a frota da transportadora

A Jomed Transportes avança mais um passo rumo à descarbonização, a companhia será a primeira transportadora brasileira a utilizar biometano e a abastecer os veículos dentro de sua própria instalação. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria inovadora com a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, responsável pela distribuição do combustível renovável.

Durante o primeiro ano do projeto, o combustível distribuído pela Ultragaz abastecerá 19 caminhões da frota da Jomed Transporte. Os veículos atenderão rotas estratégicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso das empresas com operações sustentáveis e a redução de emissões de carbono.

Para atender a Jomed Transportes de forma eficiente, a Ultragaz desenvolveu o projeto e executou a instalação de um ponto de distribuição exclusivo diretamente no parceiro, garantindo a rastreabilidade e eficiência. O serviço incorpora uma tecnologia patenteada pela companhia, especialmente desenvolvida para o abastecimento de frotas, garantindo eficiência e inovação no processo.

O serviço permite que o abastecimento seja realizado por uma única central, reduzindo significativamente o investimento necessário na aplicação. Comparada ao sistema convencional, o serviço Hidraulic Power Unit (HPU), desenvolvido exclusivamente pela Ultragaz, proporciona uma redução de cerca de 50% no custo de consumo de energia, aumenta a autonomia dos veículos e o volume abastecido, além de otimizar o processo com menos tempo de abastecimento.

De acordo com Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, o objetivo da companhia é impulsionar a transição energética no país e fortalecer a indústria nacional. “A parceria com a Jomed Transportes representa um passo decisivo rumo à descarbonização e a expansão do biometano para um novo mercado, capaz de transformar o setor de transporte no Brasil. O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país e a Ultragaz é a parceira ideal para acelerar as agendas das transportadoras nessa frente”, destaca o executivo.

A Jomed Transportes estabeleceu a meta de reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030 e a parceria firmada com a Ultragaz será um passo estratégico para acelerar essa jornada.

“Com essa iniciativa inovadora, a Jomed se tornará a primeira transportadora do país a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações, um marco que contribuirá de forma decisiva para atingir as metas antes do prazo”, destaca Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed Transportes. “Além disso, a parceria marca o início da nossa transição energética, utilizando um combustível 100% renovável e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade”, completa o executivo.

Ultragaz

A Ultragaz é uma empresa referência em soluções de energia para residências e empresas, atuando com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Com mais de 87 anos de história, a empresa foi pioneira na distribuição do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil e segue sendo protagonista na transição energética do país, agora com as soluções de biometano, energia elétrica renovável e bioGLP.

Guiada pelo propósito de usar a energia para mudar a vida das pessoas, a Ultragaz atende mais de 11 milhões de lares e 57 mil empresas em 23 estados e no Distrito Federal, por meio de uma ampla rede com mais de 6,3 mil revendas e 50 bases operacionais.

A inovação está no centro da atuação da Ultragaz, que investe continuamente em tecnologia, novos modelos de negócio e relacionamento, aprimorando a jornada e experiência do cliente e oferecendo soluções energéticas cada vez mais sustentáveis.

A empresa integra a holding Ultrapar, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, que também atua na distribuição de combustíveis (Ipiranga), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e soluções logísticas integradas (Hidrovias).

Ultragaz
FSB Comunicação

MARCOPOLO PARTICIPA DA BUSWORLD 2025 COM FOCO EM INOVAÇÃO E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Fabricante brasileira reforça sua presença global em um dos principais eventos da indústria de ônibus do mundo

A Marcopolo, referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus e protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade, participará da Busworld Europa 2025, que acontece de 4 a 9 de outubro, no Brussels Expo, na Bélgica. Reconhecida como a principal feira internacional de tendências e soluções para o setor, o evento reúne fabricantes, operadores e especialistas da indústria de transporte coletivo de passageiros.

Durante a feira, a Marcopolo apresentará dois modelos da Geração 8, o Paradiso G8 1200 e o Paradiso G8 1350, reforçando seu compromisso com a inovação, a qualidade e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas globais de mobilidade.

“A Busworld é uma vitrine fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em engenharia, design e tecnologia para o transporte coletivo. Além de apresentar soluções inovadoras, a feira é uma oportunidade estratégica para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros de todo o mundo”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Em um estande de mais de 600 m² (localizado no Hall 6 – 601), a companhia destacará sua visão de futuro para o transporte de passageiros, com foco em tecnologia, conforto e sustentabilidade, reforçando sua atuação como fornecedora global de soluções de mobilidade.

Busworld

Considerada a maior e mais prestigiada feira global dedicada exclusivamente à indústria de ônibus e rodoviários, a Busworld Europa reúne fabricantes, fornecedores, operadores e prestadores de serviços de diferentes regiões do mundo, reforçando seu papel estratégico para o setor. Desde sua criação, em 1971, consolidou-se como a plataforma definitiva para apresentar as mais recentes inovações e desenvolvimentos do segmento, tornando-se um evento indispensável para todos os profissionais da indústria.

Serviço
Busworld Europa 2025
De 4 a 9 de outubro de 2025
Das 10h às 18h
Brussels Expo
Place de Belgique 1, 1020 Bruxelas, Bélgica
Clique aqui e visite o site oficial do evento

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

IVECO GROUP MARCA PRESENÇA NA FENEX 2025, MAIOR FEIRA EMPRESARIAL DE SETE LAGOAS

Grupo expõe soluções para a transição energética do setor automotivo

O Iveco Group tem se destacado por ser referência global no desenvolvimento de veículos comerciais com tecnologias de propulsão alternativas, liderando a transição para um setor automotivo multienergético. Essa jornada onde tecnologia, inovação e desenvolvimento regional se encontram será o foco da participação da empresa na Fenex 2025 – Feira de Negócios e Conexões, que acontece de 13 a 16 de agosto, em Sete Lagoas (MG).

A IVECO, marca que projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, apresenta o S-Way NG, caminhão pesado movido a gás natural ou biometano. Produzido em Sete Lagoas, o S-Way NG combina robustez, autonomia e economia operacional, ideal para operações de longas distâncias com menor impacto ambiental incluindo menores emissões e ruídos.

A IVECO BUS apresenta o conceito 100% elétrico eDaily Minibus. O veículo possui carregamento flexível e rápido em estações públicas, tomadas industriais e domésticas. Voltado ao transporte de passageiros, alia zero emissão de CO₂ à tecnologia de ponta, oferecendo autonomia de até 200 km, mais conforto e eficiência energética para os centros urbanos.

Já a FPT Industrial, marca powertrain do grupo, participa com a exposição do motor F1C Euro VI, projetado para otimizar o consumo de combustível. Especialmente desenvolvido para caminhões leves, o motor ganhou potência e desempenho, com 156 cavalos e 360 Nm de torque, e economia, reduzindo o consumo de combustível, de acordo com a condução. Ele está em conformidade com as normas de emissões, como o PROCONVE P8 (Programa Brasileiro de Controle de Emissões de Poluentes por Veículos) e utiliza sistemas de pós-tratamento para reduzir as emissões de poluentes.

Além da exposição de veículos e suas tecnologias, executivos do Iveco Group participarão de painéis e eventos ao longo de toda a Fenex 2025.

“A Fenex é a maior feira de negócios de Sete Lagoas e é motivo de alegria fazer parte desse momento. Crescemos com a cidade e isso nos orgulha muito. Queremos expor produtos de alta tecnologia que são desenvolvidos e fabricados aqui e mostrar para a população de Sete Lagoas todo o potencial de nossa cidade”, afirma Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto do Iveco Group.

Serviço
FENEX 2025 – Feira de Negócios e Conexões
De 13 a 16 de agosto de 2025, das 14h às 22h
Parque de Exposição – Sete Lagoas (MG)
Job Fair: 15 e 16 de agosto, das 13h às 15h30
Rodada de Negócios: 15 de agosto, das 10h às 13h30
Ingresso: R$ 10 (por dia), com credenciamento no local
Clique aqui para mais informações.

Iveco Group

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

GWM INICIA TESTES NO BRASIL COM CAMINHÃO A HIDROGÊNIO PARA MERCADO NACIONAL

Primeira unidade chegou ao país este mês para inspeção, validação e testes

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT já está no Brasil e marca o início de uma nova etapa nos esforços da marca para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.

“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

O veículo desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes de iniciar seus testes de rodagem.

Durante o mês de agosto, a equipe de engenharia de produto da montadora, em parceria com especialistas vindos da China, dará início à inspeção técnica do caminhão, com foco inicial na verificação da integridade e desempenho da bateria elétrica.

“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Eles trabalham em conjunto com a bateria para garantir mais desempenho, segurança e autonomia. Por isso, antes de entrar em operação, passam por validações específicas da bateria e, na sequência, pelos testes da célula a combustível — que utiliza hidrogênio como vetor energético. A reação com o oxigênio gera eletricidade e, como subproduto, apenas água (H₂O)”, explica Lopes.

O veículo conta com uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. O sistema também permite recuperação de energia em desacelerações e frenagens, como em descidas de serra.

Fase de testes

Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para setembro, em parceria com universidades brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), que já conta com infraestrutura para abastecimento a partir do etanol, tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir hidrogênio de baixo carbono.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.

Inicialmente, os testes terão caráter essencialmente de pesquisa e desenvolvimento, com foco na transferência de conhecimento para as equipes brasileiras e na colaboração com centros de pesquisa e universidades.

Antes de iniciar a rodagem em vias públicas, o veículo passará por avaliações de suspensão, desempenho e segurança em pistas de prova no interior de São Paulo. Inicialmente, a operação será feita sem carga, evoluindo gradualmente para condições reais de transporte.

O objetivo é coletar dados sobre hábitos de condução no Brasil e entender como temperatura, altitude, tipo de pavimento, condições de rodagem influenciam a eficiência do sistema.

Atualmente, mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas este é o primeiro modelo a operar em território brasileiro — o que permitirá verificar o desempenho em climas e topografias diversas, além de identificar oportunidades de melhoria.

Após essa primeira fase, o caminhão será testado em infraestruturas de abastecimento com diferentes fontes de hidrogênio: seja eletrolítico (ou hidrogênio verde) ou hidrogênio da reforma do etanol. Em um terceiro momento, a GWM fará uma avaliação econômico-financeira para estimar a viabilidade comercial da tecnologia no país.

Os testes no Brasil fazem parte dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da GWM dentro do Programa MOVER, do Governo Federal, e se alinham ao plano global da companhia de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.

Apresentação oficial

O caminhão será exibido pela primeira vez no Brasil em 15 de agosto, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis. O evento marcará não apenas a abertura oficial da unidade, mas também o início de uma nova fase nos investimentos da empresa em tecnologias limpas e inovadoras no país.

Acordos e parcerias estratégicas

O projeto é fruto de um memorando de entendimento (MoU) assinado em 2023 com o Governo do Estado de São Paulo, que teve como objetivo estudar a viabilidade da tecnologia no Brasil. Em 2024, a GWM mapeou cinco projetos em estágio avançado de maturidade para infraestrutura de abastecimento, o que permitiu avançar para a fase de testes.

Além disso, em novembro de 2024, a GWM Hydrogen firmou um acordo com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para desenvolver caminhões movidos a hidrogênio verde. A parceria prevê fornecimento de hidrogênio pela Unifei, intercâmbio de conhecimento e criação de infraestrutura de abastecimento no estado.

“Este projeto é a prova de que a transição energética no transporte pesado é possível, desde que haja cooperação entre indústria, academia e governo. E é exatamente isso que estamos fazendo”, completa.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

VOLVO FAZ SUA PRIMEIRA VENDA DE ARTICULADOS E BIARTICULADOS ELÉTRICOS, PARA A GREENMOB CAPITAL

Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a ter operação regular de uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos

O feito é resultado de uma parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP, especializado na estruturação de projetos de capital intensivo associados ao setor de mobilidade urbana. São 21 ônibus modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados. Eles irão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC.

Os veículos fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR). A fábrica é a base de produção e exportação desses ônibus para todos os mercados da marca no mundo. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído.

“É com grande satisfação que anunciamos esta importante venda para um dos principais BRTs do País. Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, a entrega dos novos ônibus representa um marco para o transporte coletivo brasileiro. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança. A chegada dos BZRT elétricos reforça nosso papel em promover a estruturação de soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade urbana, criando valor real para as cidades e para os nossos clientes”, afirma.

O negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária que representa a Volvo em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A venda também contou com o suporte da Volvo Financial Services, divisão da marca que deu respaldo de crédito para a aquisição dos chassis.

Primeiros do mundo

“Os novos ônibus Volvo serão entregues ainda em 2025. Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos Volvo de forma regular, com zero emissões. Com 28 m de comprimento, serão os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.

Os veículos rodarão no sistema BRT da Grande Goiânia, formado pelos BRT Norte-Sul, cuja 1ª fase foi inaugurada no ano passado, e no novo BRT Leste-Oeste, resultado da reconstrução do antigo “Eixo Anhanguera”, um dos primeiros corredores tronco-alimentados implantados no país, na década de 1970. O sistema atende cerca de 180 mil passageiros por dia, tem 19 estações de embarque e desembarque em uma extensão total de 28 km (ida e volta), atendendo também as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo. Já o BRT Norte-Sul compreende 31 estações com 22 km de extensão e 55 km de ramificações. Ao todo, quando as obras dos dois eixos estiverem completas, estarão integradas 268 linhas do transporte público da capital. O sistema já beneficia atualmente cerca de 12 milhões de passageiros por mês, com expectativa de atingir 17 milhões de passageiros. Todos os ônibus são equipados com portas em ambos os lados e ar-condicionado. A tarifa é única e integrada em toda a rede de transportes, e as estações são acessíveis, com rampas de acesso.

Zero emissões e Zero acidentes

Chassi Volvo BZRT biarticulado

Veículo 100% elétrico, com zero emissões de CO₂, o Volvo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o BZRT é equipado com avançados dispositivos de segurança ativa. Câmeras para aumentar a visibilidade do motorista e sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias são alguns dos destaques. O veículo possui também sensores de leitura de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. Outro avanço é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade dos ônibus.

Chassi Volvo BZRT articulado

Graças à sua avançada conectividade, o BZRT vem equipado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes, ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.

VolvoHá anos a Volvo é referência em ônibus de grande capacidade. O biarticulado da marca nasceu há mais de três décadas no sistema de transporte urbano de Curitiba (PR), numa evolução dos articulados. Ambos os modelos sempre entregaram alta eficiência, dando origem aos modernos sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que transportam mais passageiros com menos emissões em diversas cidades em todo o mundo. Com o Volvo BZRT elétrico, esse conceito ganha ainda mais eficiência, com baixíssimo nível de ruído e zero emissões de CO₂

A GreenMob Capital é o veículo de investimentos do Grupo HP, dedicado a estruturação de projetos de capital intensivo que visam aceleração da transição energética associados à mobilidade urbana. A empresa investe em projetos e tecnologias que combinem sustentabilidade e inovação, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades brasileiras

Grupo Volvo América Latina

GreenMob Capital 
Kasane Comunicação Corporativa

NOVO ONIX USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRIMORAR DESIGN, CONFORTO E DIRIGIBILIDADE

Softwares de engenharia, física estrutural e química de materiais ajudam a otimizar parâmetros para fazer do hatch e sedã da Chevrolet os mais avançados do segmento

A General Motors foi uma das primeiras empresas automotivas do mundo a aplicar inteligência artificial em seus processos de desenvolvimento. Agora, com a consolidação de tecnologias como machine learning, redes neurais e IA generativa, esse recurso alcança um outro patamar de aplicabilidade. E tem papel central na evolução do Novo Onix.

O desenvolvimento da linha 2026 tanto do hatch como do sedã da Chevrolet contou com o apoio de algoritmos inteligentes, simulações em supercomputadores e validação em campo, dando origem a um produto ainda mais avançado. Na prática, isso significa um carro com design aprimorado, cabine mais confortável e melhor dinâmica veicular. Esses ganhos, somados às demais novidades do projeto, reforçam o Novo Onix como a referência em seu segmento.

A aplicação da inteligência artificial foi decisiva em múltiplas frentes: do formato do novo para-choque ao ajuste fino do sistema de climatização à calibração do motor. O resultado é um compacto que evolui em aspectos tangíveis, com entregas perceptíveis nas mais variadas condições de uso cotidiano.

À primeira vista, o Novo Onix transmite uma percepção imediata de modernidade e sofisticação. A frente redesenhada, com traços mais horizontais, destaca a nova grade e os faróis Full LED (disponíveis pela primeira vez na linha), que não apenas realçam o estilo, mas também ampliam em 61% a eficiência luminosa em comparação com o anterior.

O para-choque frontal passou por uma reformulação completa, elevando o ângulo de ataque para facilitar a transposição de obstáculos e refinando o fluxo de ar na peça. Nas laterais, rodas inéditas acentuam a identidade visual de cada versão. Na traseira, o sedã exibe lanternas translúcidas que valorizam o conjunto, enquanto o hatch ganha um aplique inferior que realça sua ousadia.

Ao entrar na cabine, a sensação de renovação é ainda mais evidente. O novo cockpit virtual rouba a cena: o painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas formam uma superfície integrada e envolvente para elevar a experiência de conectividade. Os novos bancos dianteiros oferecem espuma mais macia, revestimentos mais flexíveis e suporte lombar aprimorado, garantindo conforto extra mesmo em trajetos longos. Materiais, texturas e soluções visuais foram atualizados com foco em ergonomia e percepção de qualidade, fazendo do habitáculo um ambiente mais acolhedor — digno de modelos de categorias superiores.

DNA inovador

O Novo Onix também evolui em performance e eficiência, graças à calibração refinada do software da central eletrônica. A versão 1.0 Turbo com câmbio manual e gasolina no tanque, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e atinge impressionantes 17,7 km/l na estrada — a melhor média entre os flex do país, segundo o Inmetro, superando o recorde do sedã. Esse desempenho notável também credencia o modelo a outro título: em sua categoria, é o único veículo com motor turbo classificado como Carro Sustentável, que isenta de IPI veículos nacionais altamente eficientes.

Mesmo nas configurações com transmissão automática ou motor aspirado, o modelo mantém uma excelente combinação entre respostas ágeis e baixo consumo de combustível. Já a experiência ao volante está mais suave e progressiva. É o reflexo do acerto fino nos amortecedores e dos novos pneus de baixa resistência à rolagem.

“O Novo Onix é resultado de uma leitura precisa das atuais expectativas do consumidor, combinada com o trabalho de uma engenharia altamente qualificada, ferramentas virtuais de última geração e testes dinâmicos rigorosos. Esse processo integrado foi essencial para traduzir demandas reais em soluções consistentes com ganhos objetivos em eficiência, conforto e segurança”, explica Fabio Morgan, engenheiro-chefe do produto.

Mais do que acompanhar a evolução do mercado, o Onix tem um histórico de protagonismo ao tornar tecnologias relevantes acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Foi o primeiro da categoria a oferecer velocímetro digital, central multimídia com tela sensível ao toque, projeção sem fio e seis airbags de série, conteúdos que permanecem em todas as versões da linha 2026.

O Wi-Fi nativo, o sistema de telemática OnStar e a chave presencial, até pouco tempo restritos a modelos premium, também se tornam presentes desde a versão de entrada, endossando a proposta de democratização da tecnologia que sempre acompanhou o projeto. Assim como os recursos do assistente remoto via aplicativo myChevrolet e a conveniência das atualizações via internet (OTA). Por tudo isso, o ele se mantém como a família de compactos mais bem equipada da categoria.

Com propostas complementares, as duas derivações de carroceria podem atender perfis de uso distintos. Pensado para quem busca respostas mais diretas e uma pegada jovial, o hatch (303 litros de porta-malas e 2.551 mm de entre-eixos) prioriza uma condução mais ágil e envolvente, com acerto dinâmico específico de direção e suspensão. Já o sedã é ideal para quem valoriza mais espaço interno: com 2.600 mm de distância entre as rodas e até 500 litros de volume de carga, oferece conforto real para os passageiros traseiros e praticidade no uso familiar cotidiano.

O Novo Onix já está disponível nas concessionárias Chevrolet em seis sete versões — 1.0 MT, Turbo MT, Turbo AT, LT, LTZ, Premier e RS — com sete seis opções de cores. A versão RS, exclusiva da carroceria hatch, passa a ocupar o topo da linha, combinando visual esportivo com um pacote ainda mais abrangente de equipamentos. Outra novidade é a ampliação da garantia de fábrica para até 5 anos. É mais uma prova da confiança da marca na qualidade do produto e do compromisso com o consumidor ao longo de toda a jornada de posse.

Também chama atenção a quantidade de acessórios: são 77 itens disponíveis, maior portfólio do segmento, sendo 19 inéditos, como apliques decorativos externos e iluminação ambiente. O recurso adiciona sofisticação e conforto ao interior por meio de luzes indiretas de LED instaladas em pontos estratégicos do painel e portas. Ela é configurável em intensidade e cor, permitindo que o motorista customize a cabine de acordo com seu estilo ou humor.

IA na prática: aplicações e resultados

Mais do que uma tendência tecnológica, a inteligência artificial foi integrada de forma prática e decisiva no desenvolvimento do Novo Onix. A ferramenta foi aplicada em diversas etapas do projeto, desde a fase virtual até os testes em campo, permitindo ganhos reais em tempo, eficiência e qualidade. Abaixo, alguns exemplos de como a IA contribuiu para essa evolução.

Aerodinâmica inteligente: O redesenho do para-choque dianteiro foi conduzido com apoio de simulações em supercomputadores, usando IA generativa para explorar diferentes geometrias em busca do melhor equilíbrio entre design, ângulo de ataque, arrefecimento e desempenho aerodinâmico. O novo formato elevou em aproximadamente 30% o ângulo de ataque, facilitando a transposição de rampas e valetas, sem comprometer o arrasto.

Conforto térmico otimizado: O sistema de ar-condicionado do Novo Onix passou por uma reengenharia completa com o suporte de algoritmos de inteligência artificial. A principal evolução está na nova geometria dos dutos que distribuem o ar para a cabine: agora, com trajetos mais lineares e transições mais suaves entre as seções, houve uma redução significativa nas perdas por turbulência. Essa otimização permitiu um ganho de até 30% na velocidade de resfriamento da cabine, com redução de até 5 °C na sensação térmica durante os primeiros minutos de uso — entregando mais conforto e eficiência energética, com menor esforço do compressor e, consequentemente, menor nível de ruído.

Suspensão e estabilidade sob medida: A introdução de um novo pneu de baixa resistência à rolagem com duplo nível de calibração (conforto e eficiência) motivou uma revisão completa dos parâmetros de dirigibilidade do Novo Onix. Com o apoio de supercomputador, a engenharia recalibrou suspensão, direção e respostas dinâmicas do veículo para aprimorar um dos diferenciais mais reconhecidos da linha: a excelente dirigibilidade. O ajuste fino considerou cenários diversos de carga, superfície e velocidade, garantindo um equilíbrio ainda mais preciso entre maciez e estabilidade.

Eficiência energética e motor mais refinado: A inteligência artificial também foi decisiva no refinamento da calibração do motor. A otimização do design da grade frontal, com reflexo na admissão de ar, exigiu um novo ajuste de parâmetros internos, assim como a nova equação tributária por faixa de potência. Feito exclusivamente via software, esse processo envolveu milhares de simulações e testes em bancos virtuais, com foco em eficiência energética e redução de emissões sem comprometimento da performance.

Como resultado, o motor turbo passa a entregar 115,5 cv de potência máxima. A nova estratégia de calibração garante que o Novo Onix mantenha o desempenho e o torque em níveis elevados, além de posicioná-lo acima dos padrões da categoria.

Nova química

Assim como a inteligência artificial e a física aplicada, a química também desempenha papel estratégico na evolução da engenharia automotiva. A composição de materiais, ligas, fluidos e revestimentos impacta diretamente atributos como durabilidade, eficiência térmica e emissões.

No Novo Onix, esse cuidado pode ser percebido em soluções como a correia banhada a óleo — um componente técnico que une as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade dos sistemas por corrente de comando, entregando menor atrito, funcionamento mais silencioso e vida longa. Essa tecnologia contribui para a eficiência energética, a redução das emissões e o menor custo total de manutenção no decorrer do tempo.

Mas a realidade do cenário automotivo nacional impõe desafios adicionais. Estudos e levantamentos de campo indicam um aumento na presença de lubrificantes que não atendem às especificações adequadas — seja por adulteração ou falsificação, seja pelo uso de óleos fora das recomendações do fabricante. Essa condição afeta diferentes sistemas de qualquer tipo de motor e pode comprometer o desempenho e a durabilidade de elementos fundamentais para o funcionamento equilibrado do conjunto, incluindo a correia banhada a óleo.

Diante disso, a engenharia da GM liderou o desenvolvimento de uma nova geração desse componente, com composição química ainda mais resistente à acidez e à contaminação por agentes presentes em óleos vencidos ou inconformes. Vale destacar que se mantém a recomendação do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia em 240 mil quilômetros — o mesmo padrão de durabilidade da geração anterior. Essa atualização endossa o compromisso da marca com a confiabilidade técnica e a longevidade dos seus veículos no uso cotidiano.

E não por acaso. Com mais de 3 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, Onix e Onix Plus formam a linha de maior sucesso da Chevrolet em seus 100 anos de atuação no Brasil. Além disso, o modelo registra um dos mais altos índices de satisfação entre os clientes da marca, consolidando sua reputação de confiabilidade e bom valor de revenda. São também os veículos mais emplacados da Chevrolet no país — um feito que reforça não apenas sua liderança comercial, mas também sua conexão com o consumidor brasileiro. Esse legado de protagonismo se renova agora com um projeto ainda mais avançado.

General Motors América do Sul

MERCEDES-BENZ DESTACA SOLUÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO SEMINÁRIO NTU 2025

Mais de 200 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U já circulam no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo

A Mercedes-Benz do Brasil, em sintonia com as tendências da mobilidade e do transporte coletivo urbano, estará presente no Seminário Nacional NTU 2025, que será realizado, nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, Distrito Federal.

Sob o tema “Rotas para um transporte público mais sustentável”, o evento, organizado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), reúne autoridades, entidades, empresas, especialistas e outros públicos. Vários painéis serão realizados ao longo dos dois dias, abordando assuntos como a política nacional de transporte público coletivo, tarifas, inteligência artificial e gestão por dados, mobilidade urbana e capacidade de investimento do setor. Também ocorrerá o lançamento dos movimentos “NTU Mulher” e “NTU Jovem”.

A Mercedes-Benz leva para o evento duas soluções que são referência em sustentabilidade: o ônibus elétrico eO500U e o sistema de gestão de frota FleetBus. O eO500U reforça o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

O FleetBus é um exclusivo sistema de telemetria e conectividade desenvolvido para gestão de frotas de ônibus. Este serviço permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Isso também traz benefícios como redução no consumo e menos emissão de poluentes.

Na quarta-feira, 13 de agosto, entre 11h00 e 12h30, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, participará do Painel “Inovação Tecnológica Veicular e Transição Realista”, que abordará os caminhos para a redução de emissões da frota nacional e etapas a serem vencidas para uma transição energética realista, frente aos desafios e oportunidades de cada região do País.

Sustentabilidade faz parte do foco diário da Mercedes-Benz

“O Seminário Nacional NTU ocupa posição relevante no Brasil ao promover debates de ideias e propor ações efetivas sobre tópicos relevantes e fundamentais para o desenvolvimento do transporte coletivo urbano no País. O tema deste ano demonstra a sintonia da NTU com as tendências locais e globais da mobilidade e seus desafios e oportunidades”, ressalta Walter Barbosa.

“Sustentabilidade e mobilidade também fazem parte do foco diário e de ações concretas da Mercedes-Benz, em alinhamento com a estratégia ESG. Vale citar, por exemplo, o nosso ônibus elétrico eO500U, totalmente desenvolvido e produzido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana”, prossegue Walter Barbosa. “Ao mesmo tempo que oferecemos ao mercado um produto de alta qualidade e tecnologia, damos total apoio aos players do setor diante dos desafios da transição energética no transporte público. O Seminário NTU, portanto, é uma excelente oportunidade para compartilharmos conhecimento e experiência, numa cooperação mútua que é essencial para consolidar as soluções sustentáveis no transporte coletivo urbano, trazendo benefícios para os usuários, os operadores, o meio ambiente e a sociedade com um todo”.

Mais de 200 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U em operação

Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U, 100% a bateria, vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Atualmente, há 266 unidades do eO500U vendidas, todas de produção própria da marca. Além disso, a Mercedes-Benz mantém parceria com a Eletra, que já resultou na entrega de 167 chassis para aplicação de sistemas de tração elétrica. O estado de São Paulo tem sido o destino final de 100% dessa frota de veículos com tecnologia elétrica da marca.

“Atualmente, nosso ônibus elétrico também vem sendo testado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, informa Walter Barbosa. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina ”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

O exclusivo sistema de telemetria e conectividade FleetBus da Mercedes-Benz foi desenvolvido especificamente para gestão de frotas de ônibus. Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, ele está disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até os semi-novos produzidos a partir de 2012 – neste caso, é necessário instalar o kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente instalado.

“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, afirma Walter Barbosa. “Dessa forma, o gestor passa a contar com informações dos veículos e do comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade, onde e quando os eventos ocorreram, entre outras) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e resultados para os clientes.

Com interface Web e uso intuitivo e amigável, esse serviço traz mais vantagens aos clientes. Ele contribui, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

O FleetBus também contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real.

No caso do ônibus elétrico eO500U são monitorados, dentre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus                                                  


TRACBEL APRESENTA MÁQUINAS VOLVO, SDLG E BULL E SEU AMPLO PORTIFÓLIO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA

Escavadeira compacta elétrica Volvo ECR25

A Tracbel estará mostrando todo o seu grande portfólio de máquinas para obras de infraestrutura no InfraBusiness Expo, um dos maiores eventos de produtos, novas tecnologias e serviços para o setor, que se realizará a partir de amanhã, 12 de agosto, e se estenderá até quinta-feira, em Belo Horizonte (MG). 

"Vamos apresentar equipamentos e serviços que podem ser utilizados em obras de construções, minerações, locações e demais segmentos ligados a infraestrutura", declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel e head da divisão de máquinas. A Tracbel é um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do Brasil e é reconhecida pela excelência em seu pós-venda.

A empresa oferecerá condições especiais de aquisição durante o período da feira. No seu amplo estande no Expominas, a empresa exibirá máquinas da Volvo, SDLG e Bull e equipamentos elétricos recém-lançadas. São marcas globalmente conhecidas por sua produtividade. "Estamos reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade, com uma estratégia de oferecer produtos que contribuem para a redução de emissões de CO2 no setor de infraestrutura", afirma Paulo Brasil, diretor comercial da Tracbel.

Paulo Brasil

No local estarão as carregadeiras Volvo L120 Eletric e L25 Eletric, além da escavadeira elétrica ECR25. "As empresas que adquiriram equipamentos eletrificados compactos obtêm uma operação com maior produtividade. E ainda com maior agilidade, silêncio e eficiência energética", diz Rafaela Correia, Gerente Comercial de Minas Gerais.

Maior produtividade

A empresa vai expor ainda as carregadeiras Volvo L60H, L150H e L180H, além da escavadeira  EC220FL. Os modelos da série H possuem mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a eficiência energética, entregando alta produtividade e maior disponibilidade nas operações. Um dos destaques das novas carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H é a economia de combustível, de até 20% em relação às suas antecessoras.

Carregadeira compacta Volvo L25 Electric

Da SDLG, estarão expostas a carregadeira L936H, o compactador de solo RS7120H e a escavadeira ER636F. "Os equipamentos SDLG são identificados por sua robustez e baixo consumo de combustível. Eles estão cada vez mais ganhando espaço no País, principalmente em operações de construção", explica Rafaela.

Compactador de solo SDLG RS7120H

A gerente lembra que o modelo RS7120H, por exemplo, é uma máquina com um tambor pesado de grande diâmetro, que pode ser utilizado na compactação de solos em estradas, estacionamentos e em áreas de construção. "É uma máquina excelente, simples de operar. O RS7120H exerce pressão sobre o solo para torná-lo mais firme e estável, garantindo a durabilidade e qualidade do asfalto e das superfícies", destaca.

Bull HD96

"Estamos levando o que há de mais avançado e produtivo para o setor", conta Paulo Brasil. Ele cita a retroescavadeira Bull, distribuída no Brasil com exclusividade pela Tracbel. Ela atende as principais demandas do mercado local. "A maioria das retroescavadeiras vendidas no Brasil está na faixa de 7,4 toneladas de peso operacional. Os modelos da Bull têm 8,2 toneladas e são mais fortes e com maior alcance de lança", finaliza.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

GWM TANK 300 CONCLUI RALLY DOS SERTÕES 2025 COM DESEMPENHO IMPECÁVEL E PROVA QUE É UM LEGÍTIMO 4X4

SUV híbrido 4x4 percorreu mais de 4 mil km - enfrentando calor extremo, chuva, lama, areia, pedra e muita poeira - sem apresentar falhas

O SUV híbrido GWM Tank 300 concluiu o Rally dos Sertões 2025, conduzido pelo consultor e jornalista especializado em off-road Luis Carqueijo, e provou que é um legítimo 4x4, capaz de enfrentar qualquer obstáculo.

Após percorrer 4.115 quilômetros – incluindo o deslocamento de São Paulo até a largada em Goiânia (GO) e os 3.482 km oficiais entre Goiás e o litoral de Alagoas – o modelo demonstrou, na prática, toda a robustez, versatilidade e confiabilidade que o colocam entre os SUVs 4x4 mais completos do mercado, com funcionalidades que oferecem excelente sensação de segurança e desempenho ímpar.

Durante dez dias, o Tank 300 enfrentou deslocamentos longos, trilhas off-road pelo cerrado e caatinga, trechos de areia, piçarra e pedra, calor de até 39°C e, nos últimos dias, fortes chuvas e ventania. “Foi a oportunidade perfeita para comprovar, em uso real e intenso, a capacidade, a robustez e o comportamento do Tank no off-road extremo. E ele não poderia ter se saído melhor: sem qualquer falha ou ocorrência, sem dificuldades ou pontos fracos, com ótima vedação contra poeira e água, além de recursos bem calibrados e funcionais”, afirma Carqueijo.

O consultor destacou o equilíbrio entre desempenho e conforto: “O Tank se mostrou um companheiro de viagem fiel, imponente e extremamente competente. A combinação de capacidade off-road e conforto on-road, aliada aos sistemas de segurança, fez toda a diferença”.

Entre os destaques tecnológicos, o Tank 300 conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, do tipo ADAS, que oferecem excelente sensação de segurança e contribuem para uma condução mais tranquila e segura em diferentes tipos de terreno.

Com carroceria sobre chassi, suspensão traseira de curso longo com eixo rígido, reduzida real e bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro, o modelo superou todos os obstáculos. Nos momentos em que o modo elétrico pôde ser utilizado, a experiência ganhou um toque extra de conexão com a natureza: “Rodar em silêncio, ouvindo apenas os sons ao redor, foi incrível”, destaca o piloto.

O consumo também surpreendeu: média geral de 9,7 km/l ao longo de todo o percurso, com apenas duas recargas completas de bateria – uma em São Paulo e outra em Goiânia, antes da largada oficial.

Para Carqueijo, participar dos Sertões com o Tank reforçou o que ele já suspeitava desde o lançamento: “O carro é construído do jeito que a gente gosta, para quem leva o off-road a sério, mas sem abrir mão de conforto, tecnologia e eficiência.”

Rally dos Sertões

O rali teve início em 1993 com a proposta de criar no Brasil uma prova inspirada em desafios internacionais, como o Paris-Dakar e o Rally dos Faraós, no Egito. Desde então, o Rally dos Sertões ganhou destaque nacional, evidenciando o potencial da modalidade no país. Realizada anualmente, a competição dura cerca de dez dias e geralmente inclui etapas que valem pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

GWM

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

JOHN DEERE LEVA À INFRABUSINESS EXPO 2025 SOLUÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO

Companhia apresenta portfólio completo de máquinas com foco em conectividade e eficiência

Para reforçar sua atuação no setor da Construção e ampliar o relacionamento com clientes e operadores, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece principalmente software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na primeira edição da InfraBusiness Expo, que ocorre de 12 a 14 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). 

Representada pelo distribuidor Inova, a empresa terá como destaque a apresentação de um equipamento de cada família da linha de Construção, evidenciando sua capacidade de oferecer soluções completas e integradas para todas as etapas da operação.

“Estamos muito entusiasmados em participar da primeira edição da InfraBusiness em Minas Gerais, uma região estratégica para o setor e com grande potencial de crescimento. A feira é uma excelente oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e relacionamento com os clientes”, afirma Thomas Spana, gerente de Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina.

“Belo Horizonte é um polo logístico e urbano fundamental para o setor. Para nós, da Inova, é muito gratificante representar a John Deere nesse evento que inaugura uma nova vitrine para a construção no Estado. Vamos aproveitar essa oportunidade para mostrar o que temos de mais moderno em tecnologia, conectividade e pós-vendas”, complementa Leonardo Pereira, diretor-executivo do Grupo Inova.

Equipamentos

Entre os modelos expostos estão a retroescavadeira 310 P, pá-carregadeira 624 P, escavadeira 210 P, motoniveladora 670 P, trator de esteira 850J-II, trator 6150M, rolo compactador HP 280 e a vibroacabadora Super 1400.

Entre as máquinas, a retroescavadeira 310 P reúne alto desempenho e múltiplas aplicações em obras urbanas, estradas e até no campo. Equipada com motor eletrônico de 4,5 L, transmissão PowerShift e modo ECO, garante economia de combustível de até 11%. É a única da categoria com garantia de consumo e conectividade com o John Deere Operations Center™, o que permite monitoramento remoto e maior eficiência operacional.

Já o trator de esteira 850J-II foi desenvolvido para movimentar grandes volumes de solo com tração e estabilidade. Com transmissão hidrostática, Controle Total da Máquina (TMC) e JDLink™, o modelo enfrenta terrenos difíceis com alto desempenho e robustez.

A pá-carregadeira 624 P combina potência, conforto e inteligência operacional. Sua transmissão PowerShift com mudanças automáticas de marcha garante força de desagregação e tempo de resposta superiores. Conta com cabine espaçosa, sistema de arrefecimento Quad-Cool, iluminação LED e motor John Deere PowerTech, que entrega eficiência mesmo em condições adversas.

O trator 6150M, da linha agrícola, também marca presença por sua versatilidade e aplicabilidade em atividades da construção. Com 150 cv de potência, o modelo é compatível com o John Deere Operations Center™, JDLink™ e soluções em agricultura de precisão, mas também se destaca por atributos como conforto, robustez e controle, que fazem dele uma alternativa eficiente para operações como terraplenagem e suporte a frentes de trabalho.

O Wirtgen Group, por sua vez, apresenta soluções focadas em pavimentação. O rolo compactador HP 280 oferece alta capacidade de manobra e controle de lastro ajustável para aplicações urbanas e rodoviárias. Já a vibroacabadora Super 1400, da Vögele, entrega precisão no acabamento de camadas asfálticas com sistema de nivelamento automatizado e operação simplificada.

Além das máquinas, o estande contará com um portfólio completo de soluções de pós-vendas, como o John Deere Protect™, pacote que garante manutenção programada, peças originais e monitoramento remoto para evitar falhas inesperadas. O Programa Litros de Vantagens também terá espaço dedicado, apresentando sua proposta de garantia de consumo de combustível, o que proporciona mais previsibilidade e economia ao cliente.

Conectividade e Sustentabilidade

A conectividade também será um dos eixos centrais do estande. Com ferramentas como JDLink™ e o John Deere Operations Center™, é possível monitorar máquinas em tempo real, avaliar consumo, ociosidade e uso do modo ECO, além de programar ações preventivas por meio do Expert Alerts, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade.

A participação na InfraBusiness Expo reforça a visão da John Deere sobre o futuro da construção, em que sustentabilidade e tecnologia caminham juntas. As soluções apresentadas no evento foram pensadas para tornar as operações mais inteligentes, com menor consumo de combustível, redução de emissões e melhor aproveitamento de recursos.

“A construção do futuro passa por eficiência, conectividade e responsabilidade ambiental. Nosso papel é entregar soluções que ajudem os clientes a produzirem mais, com menos impacto ao meio ambiente. E é isso que temos buscado com cada avanço da John Deere no Brasil”, conclui Spana.

Campanha Amarelo John Deere

Além do portfólio de equipamentos, o estande da companhia evidencia a campanha “Amarelo John Deere”, que mostra que, embora a cor amarela seja comum no setor, o tom característico da marca carrega diferenciais como robustez, inovação e excelência no atendimento pós-venda. Com o mote “Amarelo não é tudo igual”, a campanha se desdobra pela América Latina em ações digitais, conteúdos na imprensa, tapumes personalizados em obras, ativações com influenciadores e presença em eventos.

Condições especiais do Banco John Deere

Clientes interessados em adquirir máquinas da marca podem aproveitar condições especiais, com financiamento direto pelo Banco John Deere. Na linha de Construção, até 5 de setembro, é possível parcelar serviços de manutenção com taxa zero. Para novos equipamentos, o Pronaf Construção oferece juros a partir de 8% ao ano, enquanto o Pronamp disponibiliza taxas de 10% ao ano, com prazo de pagamento de até cinco anos.

Consórcio John Deere

O Consórcio Nacional John Deere, resultado da parceria com a Randon Consórcios, é a forma mais econômica de adquirir máquinas a médio e longo prazo e permite parcelar todo o valor do bem. São oferecidos planos para a aquisição de toda a linha John Deere. Ao aderir a uma das ofertas, o consorciado escolhe o crédito e, quando contemplado, decide qual produto vai adquirir.

Além disso, possibilita maior poder de compra, uma vez que, ao receber a carta de crédito, o consorciado poderá realizar o pagamento do produto à vista. Também é um mecanismo bastante flexível, pois permite parcelar todo o custo, definir o valor da parcela e o tempo desejado para pagar as mensalidades, ou seja, o prazo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição. Para saber mais informações ou simular um plano de consórcio, clique aqui.

John Deere

TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ SUBSTITUI EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO POR NOVO MODELO ELÉTRICO

Iniciativa faz parte do projeto de descarbonização do Terminal

No início deste mês de agosto, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, substituiu oito empilhadeiras de pequeno porte com grupos geradores a combustão por modelos totalmente elétricos. 

Fabricados pela chinesa Hangcha e fornecidos por meio de um contrato de locação com a empresa Macromaq, os novos equipamentos da linha XC Pro Series têm autonomia de 20 horas, tempo de recarga completa de aproximadamente uma hora e capacidade de carga de até 5 toneladas.

Entre as principais vantagens dos novos modelos estão a redução das emissões de gases de efeito estufa e de poluição sonora, melhora na produtividade, ganho de eficiência energética, menor necessidade de manutenção e redução no tempo de ociosidade, além da diminuição nos custos operacionais em cerca de 22%.

“As novas empilhadeiras representam um avanço importante em termos de eficiência e sustentabilidade, e esses fatores geram impacto direto na qualidade dos serviços executados no Armazém Alfandegado de Importação do Terminal”, destaca Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Por se tratar de equipamentos novos e com grupos geradores elétricos, os colaboradores do armazém e almoxarifado do Terminal passarão por treinamentos de boas práticas para garantir a autonomia do equipamento e a segurança da equipe, uma vez que as empilhadeiras geram menos ruídos quando estão operando.

Com nove mil metros quadrados de área e capacidade para mais de sete mil posições pallets, o Armazém Alfandegado de Importação da TCP é parte fundamental dos produtos logísticos oferecidos pelo Terminal, contando com regime de entreposto e serviços de cross-docking, cargas fracionadas (LCL), gestão de fluxo, estufagem e desova de contêineres, entre outros.

Transição energética

No mês de julho, a TCP renovou compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que incentiva práticas empresariais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com pouco mais de quatro anos restantes para alcançar as metas da Agenda 2030, a adesão ao Pacto Global proporciona um caminho claro para as empresas se alinharem às normas e regulamentações internacionais.

Dentre os 17 ODS estabelecidos pelas Nações Unidas, o Terminal tem concentrado seus esforços em Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Para Kayo Zaiats, gerente de meio ambiente da TCP, “essa renovação é particularmente importante em um cenário onde a sustentabilidade tem se tornado uma exigência legal e de mercado. Com ela, reafirmamos o papel do Terminal como agente ativo na construção de um futuro melhor”, explica.

Entre os compromissos assumidos pela TCP está a compra de energia totalmente proveniente de fontes renováveis, medida adotada desde 2022 e que, em 2025, já garantiu ao Terminal a conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês) pelo terceiro ano.

A conversão dos guindastes pórticos sobre rodas (RTG) de grupos geradores a diesel para motores elétricos é outra medida estratégica executada pelo Terminal. Até o momento, três equipamentos já foram eletrificados, garantindo uma redução de 97% nas emissões de gases de efeito estufa na operação de cada máquina, além de reduzir custos operacionais e tempo de manutenção.

TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
203 Comunicação