terça-feira, 17 de junho de 2025

BUS 10-190 FORTALECE PRESENÇA DA IVECO BUS NO SETOR PETROLÍFERO NA ARGENTINA

Chassi foi escolhido pela Transportes Rincón para continuar garantindo serviço confiável e de qualidade no transporte fretado, na região da bacia de Neuquén, na Patagônia argentina

A IVECO BUS realizou uma nova entrega de 20 unidades do BUS 10-190 para a Transportes Rincón, empresa sediada em Neuquén, capital da Patagônia argentina. No segmento de fretamento, a companhia se destaca pela forte atuação no setor petrolífero, além de mineração, conectando pontos estratégicos da bacia de Neuquén e do sul de Mendoza. A operação reafirma a confiança do operador na robustez e confiabilidade dos produtos IVECO BUS.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca: “Cada nova escolha por nossos produtos reafirma que estamos no caminho certo para o desenvolvimento e expansão da IVECO BUS na região. Desde o início de nossa atuação no mercado, trabalhamos para oferecer soluções sob medida que atendam às necessidades específicas de cada segmento, como fazemos hoje com o setor de energia”, afirma Querichelli.

Fernando Quadrelli, gerente Comercial e de Marketing da IVECO BUS na Argentina, aponta que a presença no setor petrolífero é um pilar fundamental da estratégia da IVECO BUS no país portenho. “Esse segmento exige soluções de transporte robustas, seguras e eficientes, e temos orgulho de apoiar seu crescimento com produtos à altura desses desafios. Continuar fortalecendo essa presença faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento produtivo do país e nos orgulha estar correspondendo a essa expectativa”, afirma Quadrelli.

As unidades do BUS 10-190 já estão em operação, prestando serviço em rotas desafiadoras que conectam pontos-chave na região, como Rincón de los Sauces, Añelo e a capital da Patagônia argentina, Neuquén. Com essa nova aquisição, a Transportes Rincón reforça sua frota no segmento de fretamento, um dos três pilares da operação da companhia, que também atua no transporte público e no turismo.

“Escolhemos a IVECO BUS pela robustez e confiabilidade de seus veículos, qualidades que consideramos fundamentais para operar em condições tão exigentes como as do nosso setor. Além disso, valorizamos especialmente o pós-venda, que nos proporciona a tranquilidade de contar com assistência e suporte permanentes,” revela Alejandro Alvarez, gerente-geral da Transportes Rincón.

Eficiência sob medida: transporte para cada necessidade

Além do BUS 10-190, a Transportes Rincón conta com uma frota diversificada da IVECO BUS, o que permite atender diversas demandas do mercado. Um dos modelos de destaque é o BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, escolhido por várias empresas dos setores energético e minerador que priorizam soluções sustentáveis para o transporte de seus colaboradores.

Esse veículo se destaca por sua motorização limpa, que permite reduzir significativamente as emissões e ruídos. Graças à tecnologia a gás, oferece um custo operacional inferior ao dos modelos a diesel, tornando-se uma opção eficiente e ambientalmente responsável. A unidade é especialmente utilizada em serviços contratados que exigem percursos médios em ambientes exigentes, mantendo altos padrões de segurança e conforto.

Outra solução inovadora da Transportes Rincón é o Serviço Operacional Executivo (SOE), pensado especialmente para trabalhadores do setor petrolífero e que busca oferecer o máximo conforto e segurança em rotas complexas. Os ônibus IVECO BUS do serviço contam com poltronas executivas amplas e reclináveis, cintos de segurança de três pontos e bagageiros espaçosos, atendendo aos padrões exigidos pelas principais empresas do setor.

IVECO BUS: presença em diversos segmentos na América Latina

Com soluções que combinam eficiência, sustentabilidade e robustez, a IVECO BUS continua fortalecendo sua presença em diversos segmentos de mercado na América Latina. Parcerias como a celebrada com a Transportes Rincón reafirmam nosso caminho de confiança, apoiando os clientes como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários, fornecendo uma solução completa, que considera sempre o melhor Custo Total de Propriedade (TCO).

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VENTURE AWARDS 2025 CELEBRA A PARCERIA DE STARTUPS COM A STELLANTIS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Estande interativo no MOVE 2025 em Londres (18 a 19 de junho), apresentará inovações premiadas de startups, IA e soluções de mobilidade acessível

A Stellantis N.V. reconheceu seis startups parceiras e duas startups apoiadas pelo fundo de capital de risco Stellantis Ventures com a quarta edição do Venture Awards. A premiação destaca inovações arrojadas e colaborações de alto impacto que estão moldando o futuro da mobilidade e gerando valor significativo para os clientes.

“As startups nos ajudam a avançar com mais rapidez e eficiência no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a vida das pessoas”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Temos orgulho de trabalhar com equipes tão inovadoras enquanto desenvolvemos produtos e serviços que realmente fazem a diferença para nossos clientes.”

O Venture Awards 2025 reconhece as empresas selecionadas por sua capacidade de inovação, resultados concretos e potencial de expansão em diferentes marcas e plataformas da Stellantis. As premiadas foram organizadas em três áreas estratégicas de atuação:

CARE

NetZero (França) – Atua em regiões tropicais com foco na ampliação da produção de biochar, uma solução que remove carbono da atmosfera ao combinar recursos naturais e tecnologia.  O biochar também oferece diversos benefícios complementares, especialmente na agricultura, ao melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade e reduzir a necessidade de fertilizantes sintéticos.

Trashin (Brasil) – Especializada em gestão sustentável de resíduos, economia circular e logística reversa, a Trashin potencializa oportunidades para remanufatura e reciclagem de materiais descartados.

TECH

Ample (Estados Unidos) – Desenvolveu um sistema modular de troca de baterias drop-in, que permite recargas completas em menos de cinco minutos, oferecendo uma solução de energia rápida, prática e econômica. A solução modular da Ample já está em operação em Madri, atendendo a frota de compartilhamento de veículos, como o Fiat 500e na Free2move.

Hive Power (Suíça) – A Stellantis testou a plataforma de otimização FLEXO da Hive Power, que agrega veículos elétricos (EVs) para aplicações de usinas de energia virtuais (VPP) e V2X (vehicle-to-everything). Essa poderosa combinação cria oportunidades de receita para as frotas corporativas.

HMDrive (Itália) – Redefine a experiência de condução com o uso de realidade aumentada. Seus algoritmos de rastreamento patenteados, aliados a óculos AR transparentes, tornam a direção mais eficaz, imersiva e segura, independente do veículo ou do perfil do motorista.

VALUE

Dexory (Reino Unido) – Utiliza robótica autônoma e a plataforma baseada em IA da Dexory para criar um gêmeo digital em tempo real das operações logísticas. A tecnologia permite rastreamento em tempo real, detecção de anomalias e geração de insights que otimizam o uso do espaço, reduzem o trabalho manual e aumentam a precisão nas cadeias globais de suprimentos.

Cloud Ace (Japão) – Provedor global de serviços gerenciados (MSP). a Cloud Ace impulsiona a transformação digital para empresas em todo o mundo, explorando o poder e a flexibilidade das plataformas em nuvem.

GOMECANO (França) – Oferece um serviço móvel de reparo sob demanda. Mecânicos certificados e confiáveis são enviados até o cliente, reduzindo o tempo de inatividade e maximizando a conveniência.

Outros finalistas do Venture Awards 2025 incluem: Adagos, Aive, Blip, Carester, Entroview, Exatom, Geeglee, Gideon, Modelway, Monolith, MotorK, nFlux, Ohoskin, PRISM Eval, Scortex, Selfinspection, Tetmet, Tractian.

A Stellantis colabora com startups de duas formas principais:

Como parceira: A Stellantis promove a inovação implementando em larga escala soluções desenvolvidas por startups. Nos últimos quatro anos, mais de 250 contratos de parceria foram firmados.

Como investidora: O fundo Stellantis Ventures, primeiro fundo de corporativo de capital de risco da companhia, foi criado com um investimento inicial de € 300 milhões. E tem como foco startups em estágios inicial e avançados que desenvolvem tecnologias inovadoras para os setores automotivo e de mobilidade, com o objetivo de gerar valor tanto para os clientes quanto para a sociedade.

A Stellantis Ventures estará presente no MOVE 2025, o principal evento de tecnologia para mobilidade do mundo, que acontecerá de 18 a 19 de junho no ExCeL, em Londres. No estande serão apresentadas soluções inovadoras de startups nas áreas de inteligência artificial (IA), tecnologia de baterias e mobilidade inclusiva, além de veículos e tecnologias inovadoras das marcas Stellantis, Citroën e FIAT.

Stellantis

segunda-feira, 16 de junho de 2025

EM SÃO LUÍS (MA), AUTOVIÁRIA MATOS RECEBE 20 APACHE VIP CAIO ADQUIRIDOS PELA TRANSPREMIUM.

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, produziu 20 unidades do modelo Apache Vip para incorporar à frota da Autoviária Matos, operadora que teve metade de suas atividades adquiridas, recentemente, pela Transpremium, empresa sediada na Grande Ilha de São Luís.

Os veículos serão operados no sistema de transporte coletivo de São Luís (MA). 

Nas cores amarela e preta, os ônibus foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 com motorização Euro VI, adotada no país para a redução da emissão de poluentes. 

Com 12,5 metros de comprimento, o modelo comporta 82 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 41 em pé, um cobrador e um motorista.

Entre os itens de acessibilidade, conforto térmico e tecnologia embarcados, se destacam o elevador para pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado e tomadas USB nas laterais, além de pontos para instalação de câmeras internas.

Grupo Caio

CORTECO CHEGA AO CAMPO COM RETENTORES PARA O SEGMENTO AGRÍCOLA

O portfólio da empresa contempla mais de 40 itens para tratores e colheitadeiras de diversas marcas

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, posiciona-se à frente no mercado com seu recém-lançado portfólio para a Linha Agro. A partir de agora, profissionais do segmento agrícola têm acesso aos retentores desenvolvidos com tecnologia alemã, para uma vasta gama de colheitadeiras e tratores, de várias marcas, como John Deere, New Holland, Massey Ferguson, Case IH e Valtra.

Confira os códigos de cada produto:

Código 

Aplicação

Descrição

10034AGRO

New Holland

BAUD3SL

45,0x75,0x10,0

902

10233AGRO

John Deere

BF 46,0X65,0X21,0

106200

13632AGRO

Valtra / Caterpillar

RWDR-KASSETTE

140,0X170,0X14,5

106200

11518AGRO

New Holland

B1U4SL

50,0X80,0X10,0

902

15662AGRO

John Deere

RWDR-KASSETTE

155,0X195,0X16,5

106200

“Para a Corteco, a nova Linha Agro representa o compromisso com o mercado, respondendo à crescente demanda por componentes de alta performance para o segmento agrícola. Ao disponibilizar retentores para as principais marcas de tratores e colheitadeiras, com a mesma qualidade e tecnologia dos produtos originais, permitimos ao produtor rural acesso à durabilidade e à confiabilidade para manter as operações sempre ativas”, analisa Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Atualmente, a Linha Agro é composta por mais de 40 itens de retentores. No entanto, a Corteco permanece estudando o segmento agrícola para entender as principais necessidades e planejar um incremento do portfólio agrícola.

Para mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site https://.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para mais informações clique aqui

Corteco
Essência Comunicação

VOLVO PENTA LANÇA NO BRASIL MOTOR VERSÁTIL A BIOGÁS, BIOMETANO E GNV, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

A Volvo Penta está lançando no Brasil o G13, seu primeiro motor movido a biogás, biometano ou GNV (Gás Natural Veicular), para geradores elétricos de alta performance. É a alternativa ideal para propriedades rurais que produzem seu próprio biogás por meio da decomposição de material orgânico, um insumo gratuito dentro da própria cadeia produtiva. Apresentado em primeira mão na Agrishow 2025, mais de 30 unidades já foram comercializadas antes mesmo do lançamento oficial.

O novo produto fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental em um insumo valioso para empresas e produtores rurais. “Além disso, contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul.

Gabriel Barsalini

Uso severo

O G13 é um avançado motor de 13 litros concebido para uso severo, com potências de até 400 hp. Tem aplicação prioritária em fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos. Com alta capacidade de aceitação de carga, robusto e hiperdimensionado, o motor tem todas as partes internas em aço, projetadas para maior durabilidade mesmo em operações intensivas. “Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, assegura Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. “É também de fácil manutenção, porque utiliza componentes e filtros já conhecidos de outros motores Volvo Penta”, ressalta.

Felipe Lopes

Opção por tecnologias

Os engenheiros da marca desenvolveram uma configuração na qual o cliente tem à disposição duas tecnologias diferentes para o gerenciamento e injeção de gás, dependendo de suas necessidades de aplicação, perfil de desempenho e perspectiva de investimento. Assim, durante a negociação e o processo de especificação técnica, o comprador pode optar pelos sistemas Motortech ou Woodward, duas fabricantes de renome mundial, líderes em soluções de energia a gás, que têm parceria global com a Volvo Penta.

“Existe uma necessidade crescente por motores movidos a combustíveis renováveis e com menos emissões de poluentes, mas que também tenham alta tecnologia, grande performance e custos adequados”, explica Lopes. O mercado está atento a este tipo de produto justamente pela possibilidade de usar um combustível ambientalmente correto, com a vantagem de baixar os custos operacionais. Cálculos indicam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais com GNV pode ser 22% menor. Se a comparação for com o biogás, o custo pode ser até quase 100% inferior, uma vez que esse combustível é obtido através da utilização de material orgânico gratuito dentro das propriedades rurais. “É um ciclo virtuoso”, destaca Lopes.

A produção de bioenergia é feita por meio do aproveitamento de material orgânico, dejetos de aves, bovinos ou suínos, chorume do lixo, resíduos da indústria alimentícia, de celulose e de álcool e açúcar, além de sobras de unidades fabris petroquímicas e de exploração de gás – estas duas últimas no caso de gás natural. O material é processado num biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás. Já o biometano é um produto mais límpido e genuíno, purificado do biogás, e pode inclusive ser colocado na rede de gás natural.

Feito no Brasil

O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), onde também são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. O G13 poderá ser exportado para todos os mercados da América do Sul, região onde a demanda por motores a gás está em expansão.

A Volvo Penta é líder mundial em motores de uso marítimo e industrial. Presente em mais de 130 países, em 2024 entregou mais de 35 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, além do novo motor a gás, oferece ampla gama diesel de 18 a 1.000 hp, para aplicações em embarcações, implementos agrícolas, geradores de energia etc. 

Visite o site https://www.volvopenta.com/pt-br/ ou @volvopentabr_ind e saiba mais.

Grupo Volvo América Latina

IVECO BUS LIDERA DEBATES SOBRE FUTURO ELÉTRICO NO UITP EM HAMBURGO

Pioneira em mobilidade verde há mais de 25 anos, marca apresenta em Hamburgo, na Alemanha, abordagem abrangente para apoiar todos os projetos de eletrificação, reafirmando expertise e liderança na condução dos operadores de transporte rumo a um futuro zero emissão

A IVECO BUS expõe no congresso da Associação Internacional de Transporte Público (UITP), em Hamburgo, na Alemanha, de 15 a 18 de junho, com um estande de 400 m² (Pavilhão A4) que reflete a abordagem abrangente da marca para apoiar a transição elétrica dos operadores de transporte. O estande apresenta o E-WAY, ônibus elétrico de 12 metros movido a bateria, junto com áreas dedicadas à tecnologia e serviços especializados.

Segundo maior player europeu em mobilidade urbana elétrica, com 14,2% dos emplacamentos na Europa em 2024, a IVECO BUS oferece um ecossistema completo para apoiar todos os projetos de eletrificação, independentemente da escala. Desde o fornecimento do veículo até a infraestrutura, serviços e treinamentos, a oferta personalizada da IVECO BUS garante cada etapa rumo à zero emissão.

E-WAY: projetado para as missões mais exigentes

Em Hamburgo, a linha urbana elétrica da fabricante é representada por um ônibus de 12 metros na versão BRT, com capacidade de 416 kWh. Pode transportar até 95 passageiros, incluindo 24 sentados. Um sistema de câmeras substitui os espelhos retrovisores tradicionais.

Completa e flexível, a linha E-WAY oferece quatro comprimentos (9,5m, 10,7m, 12m e 18m) e versões BRT chamadas LINIUM para os modelos de 12 e 18 metros, atendendo perfeitamente as necessidades da mobilidade urbana zero emissão.

A linha E-WAY é equipada com 5 a 9 pacotes de baterias NMC, cada um com capacidade de 69,3 kWh. Essa tecnologia proporciona mais energia a bordo e excelente densidade energética (180 Wh/kg), atendendo aos requisitos mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. A capacidade estendida da bateria oferece até 400 km de autonomia, dependendo das condições de operação. O motor elétrico SIEMENS Elfa III fornece potência máxima de 310 kW para os modelos de 9 a 12 metros e 375 kW para a versão articulada.

Serviços especializados sob medida

Para a IVECO BUS, oferecer um ecossistema completo é essencial para implantar uma mobilidade elétrica perfeitamente adaptada. Além do fornecimento do veículo, a fabricante oferece soluções prontas para uso que incluem uma gama completa de serviços, desde consultoria para implantação da frota (Energy Mobility Solutions) até ferramentas de gestão digital (IVECO ON).

IVECO BUS

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo.

Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível.

Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação.

Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS.

A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina. Para mais informações sobre a IVECO BUS, clique aqui e visite o site

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

domingo, 15 de junho de 2025

COPA TRUCK: WELLINGTON CIRINO QUEBRA JEJUM E VENCE EM TARUMÃ

Resultados na pista gaúcha deixam piloto entre os primeiros do campeonato

Wellington Cirino venceu em Tarumã. Foto: Rafa Catelan/Usual Racing/Divulgação

Depois de um ano e três meses, Wellington Cirino voltou a vencer uma corrida na Copa Truck. O paranaense venceu a corrida 2 da quarta etapa, disputada neste domingo (15), no Autódromo de Tarumã. A última vitória tinha ocorrido em Campo Grande (MS), no dia 15 de março, na abertura da temporada passada. Além da vitória, Cirino também somou pontos importantes com a sexta colocação na corrida 1.

“Muito especial vencer em Tarumã. Estava precisando muito deste resultado. Estamos trabalhando muito no caminhão, que é bem diferente dos anos anteriores. A Iveco e a equipe estão trabalhando bastante para me darem um excelente equipamento”, comentou o paranaense que tem patrocínio da Iveco, Cresol, Usual Brinquedos, Librelato, Cirino Sabadin, FPT, Nexpro e Meritor.

Foto: Rafa Catelan/Usual Racing/Divulgação

A vitória de Wellington Cirino foi construída logo nas primeiras voltas. Ele largou da terceira posição, mas logo na primeira volta tratou de fazer as ultrapassagens que precisava para assumir a ponta e construir uma boa vantagem sobre o segundo colocado. Porém, na volta 5, aconteceu a intervenção do safety-car, deixando os concorrentes bastante próximos. Na relargada, Cirino não deu chances para quem estava atrás elevou o caminhão a frente até a volta 8, quando um acidente ocasionou o fim da prova em bandeira vermelha.

“Para o campeonato foi muito importante os pontos somados. Agora, é focar para a etapa que será disputada em Cascavel, outra pista rápida e exigente, mas que gosto muito”, concluiu.

JR Assessoria de Imprensa 
assessoria@osiresjr.com.br

sexta-feira, 13 de junho de 2025

REDE VIGORITO INVESTE R$ 50 MILHÕES E APOSTA EM ENERGIA SOLAR E DIGITALIZAÇÃO PARA CRESCER NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A empresa prevê um crescimento de 10% a 20% no faturamento em 2025, sobre os R$ 1,54 bilhão registrados no ano passado

O Grupo Vigorito, uma das redes automotivas mais tradicionais do estado de São Paulo, planeja investir R$ 50 milhões até 2029 em modernização das unidades, digitalização dos serviços e autogeração de energia solar.

O plano acompanha a consolidação da operação multimarcas após a incorporação da rede Vecol, em 2023. Fundada em 1925, a Vigorito completa 100 anos neste ano com 26 unidades operacionais e atuação com as bandeiras Chevrolet, Volkswagen, Nissan e KIA. A empresa prevê um crescimento de 10% a 20% no faturamento em 2025, sobre os R$ 1,54 bilhão registrados no ano passado.

Parte dos investimentos será destinada à implantação de usinas solares em cidades da Grande São Paulo e do interior. A companhia participa do projeto Emissão Zero, da Volkswagen, e quer ampliar sua presença no segmento de híbridos e elétricos. A meta é reduzir custos operacionais com energia e, futuramente, comercializar o excedente no mercado livre. No varejo, a empresa aposta na diversificação de canais e serviços para sustentar a expansão.

Entre as frentes em curso estão o fortalecimento de plataformas digitais de pré-venda e relacionamento, a estruturação de planos de assinatura e consórcios, e a criação de salas exclusivas para atendimento a empresas, pessoas com deficiência (PCD) e usuários de veículos blindados. A expansão da rede ocorre num momento em que o setor automotivo tenta se estabilizar.

De janeiro a abril, a produção de veículos leves subiu 6,7% no país, segundo a Anfavea. Já as vendas diretas — destinadas a empresas, locadoras e públicos com isenção fiscal — cresceram 12,4% no trimestre, representando quase metade dos emplacamentos.

Segundo Hermes Schincariol Júnior, diretor-superintendente do grupo, a estratégia da Vigorito combina a valorização do atendimento físico com a integração de processos digitais. “O consumidor busca comodidade e previsibilidade. Nossa estrutura precisa responder com agilidade e eficiência, seja na loja ou no ambiente digital.”

A empresa é administrada pela mesma família fundadora desde 1925 e, a partir dos anos 2000, passou a adotar práticas de governança e a fortalecer o conselho administrativo.

A gestão vem sendo profissionalizada com a ampliação do corpo executivo e estruturação da sucessão entre gerações. Estão em estudo novos pontos no interior de São Paulo, com base em indicadores de consumo e perfil de mobilidade local.

Vigorito
Novo Selo Comunicação

AUTODATA, TOYOTA E VWCO LEVAM PRÊMIO AEA ESG 2025

e/d: Soraia Pedrozo (Autodata), Sergio Amaral (VWCO) e Paulo Gomes (Toyota), vencedores do Prêmio AEA ESG 2025

Os trabalhos intitulados “Redução de emissões de carbono e de consumo de energia elétrica em set up, utilizando plástico drop in em tanques de veículos comerciais” (da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá), “Toyota do Brasil - Reimaginando o Futuro Sustentável” (da Toyota, Borkar, Orquestra de Sucata e Uniarte) e “Brasil possui 62 projetos de hidrogênio verde em aportes de US$ 70 bilhões” (Agência Autodata), foram os grandes vencedores do Prêmio AEA ESG 2025, respectivamente nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística, cujo evento de premiação aconteceu nesta quinta-feira (12) no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.

O paper da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá foi conduzido por Aline Miguez Figueiredo, Caio Marcello Felbinger Azevedo Cossu, Eliezer Schmallfuss Beier, Paulo Rogério Martins, Sergio Roberto Amaral e Thiago de Miranda Nogueira; enquanto o trabalho da Toyota/Borkar/Orquestra da Sucata/Uniarte teve a participação de Marcos Vinícius Maceno, Paulo Henrique Gomes, Ramatis Radis, Jozene Noal e de Judite Fernanda Simionato. A reportagem da Agência Autodata é de autoria da jornalista Soraia Abreu Pedrozo.

Também foram destaques, entre mais de sessenta trabalhos inscritos, as menções honrosas para “Gestão dos recursos hídricos no processo de usinagem de blocos de alumínio”, dos autores Eduardo Bacci, Emerson Batagini e Vinicius Ragazzi (Robert Bosch), e "Gêmeo digital de emissões sonda de perfuração - otimização de consumo de combustível e redução nas emissões”, de André Barbosa Medeiros, Cristiano André Christmann Zank, Douglas José Rosa, Eduardo Aoun Tannuri, Eduardo Lorenzetti Pellini e José Ricardo Brígido de Moura, da Constellation, Escola Politécnica da USP e Petrobras, na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental.

Em Social e Governança, as menções honrosas para os trabalhos “Programa Autonomia e Renda Petrobras”, de Adriana Maria Ferreira Martins, Andressa Regina de Quadros, Anna Carolina Brandao Haydt de Souza, Edilaine Helena de Andrade Silva, Lays Gomes do Nascimento e Marcela Souza Levigard, da Petrobras, e "Salas Transpetro de Amamentação”, de Flavio Godinho, Keurrie Cipriano, Lilian Rossetto de Carvalho e Marcele Pires da Silva (da Transpetro).

As menções honrosas da categoria Jornalística, por sua vez, foram para as reportagens: “Motores elétricos evoluirão em 8 anos o que os a combustão levaram décadas”, de Leonardo Henrique Felix (revista Auto Esporte) e “O que acontece com os carros elétricos quando a bateria acaba?”, de Isadora Lima Carvalho, da revista Quatro Rodas.

A edição 2025 do Prêmio AEA ESG foi coordenada por Mário Reis (Mercedes-Benz) e a banca de jurados foi composta por Alessandra Prando (Adient), Alexandre Xavier (IQA), Ana Paula Grether, Especialista em ESG, Anderson Suzuki (AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Antonio Calcagnotto (AEA), Catherine Magalhães (ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Claudia Andreatini (UNIP – Universidade Paulista), Gábor Deák (SINDIPEÇAS – Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes para Veículos Automotores), Glauco Lucena (ANFAVEA), Helena Coelho (SINDIPEÇAS), Koichiro Matsuo (Textofinal), Luciana Giles (AEA), Maria Fernanda Pelizzon Garcia (CETESB – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), Marlon Arraes (MME – Ministério de Minas e Energia), Petrina Santos (Volkswagen Financial Services), Prof. Bernardo Gomes (CEFET-RJ), Prof. Dr. Marcelo Massarani (POLI USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Renato Romio (IMT), Roberta Teixeira (AEA), Rogério Gonçalves (AEA) e Viviane Mansi (DIAGEO).

Prêmio AEA ESG

O Prêmio AEA ESG, evolução do tradicional Prêmio AEA de Meio Ambiente, visa dar destaque às empresas, às universidades e aos institutos de pesquisa que buscam melhorar seus processos, produtos e serviços, com vista à proteção do Meio Ambiente, e reconhecer suas iniciativas sociais e suas práticas de governança. O Prêmio AEA ESG também visa reconhecer os trabalhos jornalísticos relacionados a qualquer um dos pilares da temática, essenciais para a disseminação da informação e que contribuem muito trazendo à tona todas essas questões, cada dia mais relevantes para a sociedade.

Cada vez mais presente no vocabulário contemporâneo do mundo corporativo, o termo ESG (Environmental, Social and Governance) foi criado em 2004 no relatório “Who Cares Wins – Connecting Financial Markets to a Changing World”, publicado pela ONU e pelo Swiss Federal Department of Foreign Affairs, em resposta à provocação que o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, fez aos CEOs de instituições financeiras, na qual questionava como integrar as questões de Meio Ambiente, Social e de Governança no mercado de capital e nas instituições globais de investimentos.

Os pilares do ESG têm-se tornado cada vez mais relevantes no dia a dia das empresas e instituições no mundo inteiro, independente do ramo em que atuam. Entretanto, para que esse conceito se converta de fato em desenvolvimento sustentável da sociedade, as iniciativas de ESG têm de ser implementadas na prática, ou seja, não podem ficar limitadas apenas ao discurso ou a estratégias de marketing, o que é conhecido atualmente como “greenwashing, socialwashing e governance washing.

Neste contexto, merecem reconhecimento as ações efetivas que visam a proteção ao meio ambiente, como o uso consciente dos recursos naturais, a redução da poluição e o combate às mudanças climáticas; iniciativas com foco na diversidade e inclusão, e as que geram impacto social positivo, visando a melhoria da saúde e bem-estar no intra e extramuros, a redução das desigualdades, a defesa dos direitos humanos, assim como as práticas de governança em prol da ética, da transparência e do combate à corrupção, entre outras.

AEA

Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site.

AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Textofinal de Comunicação Integrada

quinta-feira, 12 de junho de 2025

GUIADA PELO CLIENTE, MOVIDA PELA INOVAÇÃO: COMO A GENERAL MOTORS ESTÁ MOLDANDO A MOBILIDADE DO FUTURO

Escala global e investimentos estratégicos aceleram a entrega de novas tecnologias para os clientes em todo o mundo. Direção assistida, baterias de nova geração, inteligência artificial e veículos definidos por software estão moldando hoje os carros do amanhã

Engenheiro da General Motors no Laboratório de Software localizado no Centro Tecnológico de Warren, Michigan.

As novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a General Motors conduz em escala global. A companhia está investindo em soluções que tornam seus veículos mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Como parte dessa transformação, a GM adota uma estratégia baseada em quatro pilares: eletrificação, conectividade, IA e veículos definidos por software. Com foco em ampliar o acesso a tecnologias avançadas, a empresa aposta em sistemas de propulsão mais eficientes, experiências digitais inovadoras e soluções que atendem à crescente demanda por veículos elétricos. Tudo isso com o objetivo de construir uma mobilidade mais limpa, segura e inteligente para todos.

“Na GM, tudo começa com os nossos clientes. Oferecemos opções em todo o nosso portfólio de veículos a combustão com design primoroso e na mais ampla linha de veículos elétricos do mercado”, afirma Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de Mercados Globais da General Motors.

Estamos desenvolvendo tecnologias de ponta para assistência ao condutor e direção semiautônoma com o propósito de reduzir falhas humanas, salvar vidas e ampliar o acesso à mobilidade inteligente.

Expansão elétrica em ritmo acelerado

A Cadillac lidera a ofensiva elétrica global da GM, com os luxuosos modelos OPTIQ, VISTIQ e LYRIQ sendo lançados em diferentes regiões, enquanto os sofisticados LYRIQ-V, Escalade IQ e CELESTIQ ainda estão sendo apresentados em determinados mercados.

A Chevrolet fortalece sua posição no segmento com EVs estratégicos como Blazer, Equinox e Silverado, tornando-se hoje a segunda marca que mais vende veículos elétricos nos Estados Unidos.

A eletrificação também chegou à sua lenda das pistas: o Corvette E-Ray é o primeiro modelo eletrificado da história do esportivo, unindo um potente motor V8 ao sistema de tração elétrica dianteira para entregar aceleração instantânea e tração nas quatro rodas. 

Chevrolet Corvette E-Ray

Combinando tradição e inovação, o E-Ray demonstra como a eletrificação pode ampliar os limites da performance sem comprometer a essência da condução esportiva.

Na GMC, o destaque é para a imponente e tecnológica linha HUMMER EV, que inclui SUV e picape com desempenho off-road extremo, além da inovadora Sierra EV, que redefine os limites do que um veículo elétrico utilitário pode oferecer, também com autonomia elevada.

GMC HUMMER EV 3X SUV

A linha HUMMER EV, por sua vez, passa a contar com o modo King Crab, uma funcionalidade avançada de esterçamento traseiro que aprimora a capacidade de manobra em trilhas e terrenos extremos.

Esses modelos já contam com a tecnologia Vehicle-to-Home (V2H), que permite ao carro fornecer energia para uma residência durante apagões ou picos de consumo por meio de um carregador bidirecional exclusivo.

Tecnologia de ponta para uma mobilidade mais acessível

Para ampliar o acesso global à mobilidade elétrica, a GM acelera o desenvolvimento de soluções avançadas: células prismáticas de bateria com alto teor de manganês (LMR), desenvolvidas em parceria com a LG Energy Solution, oferecem 33% mais densidade energética que as melhores células de fosfato de ferro-lítio (LFP), mas com custo equivalente.

A produção nos Estados Unidos começa em 2028, com foco em picapes e SUVs elétricos de grande porte.

Condução semiautônoma e conectividade de nova geração

Presente em mais de 20 modelos das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC, o Super Cruise oferece direção sem as mãos, trocas automáticas de faixa e suporte a reboque. Até o final de 2025, o sistema deve cobrir aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros de estradas mapeadas na América do Norte.

A GM também avança na era dos veículos definidos por software (SDVs) com sua Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), que permite atualizações remotas, integração com casas inteligentes, conectividade V2X (veículo-para-tudo) e compatibilidade com serviços como OnStar, Google Built-in, myChevrolet e myCadillac, por exemplo.

IA impulsiona eficiência e segurança

A inteligência artificial tem papel cada vez mais central nas operações da GM. Em parceria ampliada com a NVIDIA, a empresa está integrando IA, simulações e computação de alto desempenho nos processos de desenvolvimento e fabricação de veículos.

Entre os destaques estão os gêmeos digitais das linhas de produção, que permitem otimizar operações por meio de simulações virtuais, e sistemas preditivos que identificam falhas em equipamentos com antecedência, aumentando a segurança e a eficiência.

Grande parte dessas inovações nasce no GM Technical Center, localizado em Warren (Michigan), um dos centros de engenharia e pesquisa mais avançados do mundo.

Multitecnologia e liberdade de escolha

A GM também reafirma seu compromisso com uma abordagem multitecnológica para propulsão. Além dos veículos totalmente elétricos e eletrificados, a empresa segue investindo no aperfeiçoamento de motores a combustão de alto desempenho, como o novo V8 atualmente em desenvolvimento para aplicações específicas.

A estratégia reconhece que a transição para a mobilidade sustentável deve ser guiada pela ciência, pela viabilidade econômica e, sobretudo, pela liberdade de escolha do consumidor.

Chevrolet
General Motors América do Sul

IVECO EMBALADA NA COPA TRUCK RUMO À TARUMÃ APÓS SHOW DE PERFORMANCE EM INTERLAGOS

Com vitórias e múltiplos pódios em São Paulo, montadora chega com força total para a 4ª etapa no Rio Grande do Sul

IVECO Copa Truck. Foto: Duda Bairros.

Depois de um ótimo desempenho no Autódromo de Interlagos, a IVECO se prepara para encarar a 4ª etapa da Copa Truck 2025 com confiança e perspectivas positivas. No dia 15 de junho, os pesados IVECO S-Way estarão em ação no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), uma das pistas mais tradicionais e desafiadoras do país.

A etapa anterior, realizada em São Paulo, foi histórica para a marca. A IVECO conquistou cinco pódios, garantiu a pole position e venceu as duas corridas do domingo, com destaque para Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports. O piloto dominou a primeira prova de ponta a ponta e brilhou na segunda, reforçando o excelente desempenho dos caminhões da montadora.

“Interlagos mostrou o quanto evoluímos em performance e consistência. Nossos pilotos estão em sintonia com o caminhão, e o S-Way tem provado sua competitividade a cada etapa. Em Tarumã, vamos manter esse ritmo e buscar mais vitórias”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A expectativa para Tarumã é alta. A montadora será representada por sete caminhões IVECO S-Way:

  • Categoria Super Truck Pro: Danilo Dirani (#28) e Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, e Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports.
  • Categoria Elite: Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, e Márcio Giordano (#126) e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, série especial de 50 anos da IVECO no mundo, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025

4ª Etapa
15/06 – Tarumã/RS
5ª Etapa
13/07 - Cascavel/PR
6ª Etapa
24/08 – Santa Cruz do Sul/RS
7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG
8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR
9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP

IVECO

CAIO APRESENTA MODELO INÉDITO DE ÔNIBUS EM DIFERENTES DIMENSÕES NA BUSBRASIL FEST 2025

Em Feira que celebra passado, presente e futuro da mobilidade, a Caio, em parceria com Blu Electric, expõe uma nova carroceria preparada para eletrificação e adaptada à demanda do mercado: o eApache Vip

Nos dias 14 e 15 de junho, a Caio, encarroçadora paulista, líder no segmento de ônibus urbanos, patrocina e participa da 21ª edição da BusBrasil Fest (BBF) - Feira de Ônibus Clássicos e Modernos, que ocorre na Pedreira do Chapadão, em Campinas (SP).

Durante a Feira, a Caio, em colaboração com a Blu Electric, empresa voltada a soluções de mobilidade elétrica, apresentará ao público sua nova carroceria, o eApache Vip, recentemente incorporada ao portfólio de produtos. Este modelo será exposto nas configurações de 12,3 e 9,8 metros, ambas em chassi piso alto, com ar-condicionado, elevador na porta central e sistema multiplex.

A BusBrasil Fest reúne anualmente ônibus históricos e inovadores, além de profissionais do setor e admiradores de todo o país. É uma feira que resgata memórias, valoriza a história do transporte coletivo nacional e reforça a importância desses veículos como parte da cultura brasileira.

Serviço
BusBrasil Fest - 21ª Edição - Campinas (SP) 
14 e 15 de junho de 2025 (sábado e domingo)
14/06 - 10h às 17h | 15/06 – 9h às 16h
Pedreira do Chapadão
R. Dr. Alcídes Carvalho, s/n, Jardim Chapadão, Campinas (SP)
Entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível

Grupo Caio

VOLARE FORNECE 49 MICRO-ÔNIBUS FLY 10 PARA O GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

A Volare, marca líder brasileira na produção de micro-ônibus, realizou um importante e inédito fornecimento de 49 unidades do modelo Fly 10 Executivo para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os veículos serão utilizados para o transporte das forças da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Casa Civil e Instituto Geral de Perícias, e unidades móveis de atendimento da Tudo Fácil, PROCON, DICON, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Habitação e Brigada Militar, reforçando a infraestrutura de mobilidade dos órgãos de segurança pública e administrativos do estado. A operação foi viabilizada por meio do concessionário Bormana, parceiro estratégico da marca na região.

“Esse fornecimento é muito importante para a Volare, pois demonstra a versatilidade de aplicação dos nossos modelos para atender os mais diversos órgãos do governo do estado, com veículos modernos e eficientes”, destaca Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

Mais do que a entrega de um produto robusto e eficiente, essa operação representa um avanço no compromisso com o bem-estar, desenvolvimento e segurança da comunidade gaúcha. Os novos veículos irão contribuir diretamente para a mobilidade e o suporte logístico das instituições públicas, promovendo agilidade nas respostas, conforto para os servidores e mais eficiência nos serviços prestados à população.

Veículos projetados para atender às exigências operacionais

Com 10.145 metros de comprimento total, os 35 Volare Fly 10 Executivo têm capacidade para 28 passageiros em poltronas semileito Executiva, com tomadas USB, largura de 1.050 mm e configuração 2x1, garantindo mais conforto aos agentes públicos em seus deslocamentos. Os veículos são equipados com sistema de ar-condicionado dutado no porta-pacotes, kit strobos de sinalização visual, sirene, megafone, sistema de áudio e vídeo com telas de DVD, além de tomadas 110V e 220V distribuídas em cinco pontos no interior do veículo.

Para maior segurança e adaptação às necessidades de cada órgão, os micros também contam com quatro cones de sinalização, cabos de ponte, cambão de dois metros e porta-pacotes com iluminação de leitura. O modelo possui motorização Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e câmbio de seis marchas.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

KIA PV5 WAV: UMA NOVA ERA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS ACESSÍVEIS PARA CADEIRAS DE RODAS

A Kia Corporation apresentou o modelo PV5 WAV (Wheelchair Accessible Vehicle - Veículo Acessível para Cadeiras de Rodas) no Future of the Car Summit do Financial Times, em Londres, em colaboração com a Motability Operations Ltd., sediada no Reino Unido.

Como parte do compromisso e da contribuição contínua da Kia para melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência, a exposição reforça a liderança da empresa como provedora de soluções de mobilidade sustentável.

"O PV5 WAV é mais do que apenas um veículo, é uma porta de entrada para a independência e liberdade para aqueles que enfrentam dificuldades de mobilidade", disse Sangdae Kim, vice-presidente executivo e chefe da divisão PBV da Kia. "Ao integrar a tecnologia de ponta Platform Beyond Vehicle (PBV) com um design inteligente e cuidadoso, estamos abrindo caminho para um futuro onde todos podem aproveitar os benefícios da mobilidade sustentável, e nossa parceria com a Motability Operations é uma prova do nosso compromisso em tornar essa visão uma realidade."

Desenvolvimento do PBV WAV

O desenvolvimento de um WAV elétrico competitivo (eWAV) pela Kia está alinhado com a evolução de seus modelos PBV líderes no setor e responde à crescente demanda mundial por veículos acessíveis.

Fatores como o aumento da expectativa de vida e o crescimento da população idosa estão levando a uma maior demanda por WAVs, com as operadoras de transporte expandindo seus serviços relacionados à WAVs e mudanças sendo feitas nas políticas relacionadas à WAVs em determinados mercados. Com a projeção de que o crescimento contínuo do setor entre em conflito com a eliminação gradual planejada de veículos ICE (a combustão) que normalmente seriam convertidos em WAVs, a introdução de opções de eWAVs é de vital importância.

A Kia tem um longo histórico de esforços para melhorar a mobilidade acessível para todas as pessoas. Desde 2012, a marca se dedica a aprimorar a acessibilidade por meio de diversas iniciativas, como o projeto "Green Trip" na Coreia do Sul, um projeto para ampliar os direitos de mobilidade e permitir que pessoas com deficiência viajem livremente.

Em 2021, a Kia expandiu seus esforços globalmente ao conduzir um projeto de pesquisa e demonstração de mobilidade universal em Los Angeles, EUA, para fornecer serviços de transporte por aplicativo para pessoas com necessidades especiais de mobilidade.

Kia PV5 WAV

O PV5 WAV da Kia foi projetado para proporcionar liberdade de movimento não apenas para usuários de cadeiras de rodas, mas também para suas famílias, cuidadores e motoristas. O veículo permitirá que os usuários desfrutem de viagens mais convenientes, confortáveis e acessíveis, enquanto fazem uma transição tranquila para a mobilidade elétrica.

O PV5 WAV possui um sistema de entrada lateral que permite que usuários de cadeiras de rodas embarquem com segurança na calçada. Ele também inclui um assento rebatível na terceira fileira, permitindo que cuidadores auxiliem os passageiros em cadeiras de rodas pela lateral.

A versão do PV5 WAV com entrada lateral será produzida inteiramente na fábrica Hwaseong EVO da Kia, na Coreia, utilizando o sistema Made-In-Plant da empresa. Todo o processo de fabricação foi projetado para ser ecologicamente sustentável e reduzir ainda mais as barreiras de entrada para aqueles que precisam de um veículo acessível.

O modelo oferecerá fácil acesso pela calçada para aumentar a segurança e a conveniência. Ele também contará com uma rampa de acesso para a cadeira de rodas de uso rápido, com capacidade para 300 kg, e um sistema de fixação de cinto de segurança especialmente desenvolvido para cadeiras de rodas.

Além das inovações de hardware, o PV5 WAV também integrará os aplicativos necessários para pessoas com deficiência, com base na plataforma de software aberto AAOS.

Alcançando o mundo com a Platform Beyond Vehicle

Durante o Kia EV Day 2025, realizado em fevereiro, a empresa anunciou sua colaboração com a Motability Operations, parceira de longa data do Motability Scheme. A Motability é a maior empresa de leasing de veículos do Reino Unido. Com o Motability Scheme, os usuários que recebem um auxílio-invalidez qualificado podem escolher um veículo adequado e com preço acessível. O Motability Scheme desempenha um papel essencial na conexão de clientes com deficiência ao trabalho, saúde, educação e independência.

Fortalecendo seu relacionamento com a Motability e permitindo que a Kia lidere o fornecimento de eWAVs centrados no cliente como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável para a humanidade, a Kia também planeja expandir seu PBV WAV para outras regiões do mundo.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PRIMEIRO NOVO HYUNDAI KONA HÍBRIDO DO BRASIL É VENDIDO NA CAOA

Totalmente renovado, o mais recente lançamento da Hyundai já está disponível em toda Rede CAOA com condições especiais de lançamento

Loja CAOA da Av. Consolação SP

A CAOA, maior grupo de concessionárias Hyundai da América Latina e pioneira na comercialização do modelo Kona no País, foi a primeira rede a vender o SUV híbrido em sua mais recente geração. O Novo Hyundai Kona foi comercializado na loja CAOA da Av. Consolação, localizada na capital paulista.

O novo modelo já está disponível nas 43 lojas CAOA, em todas das regiões do país, com condições especiais de lançamento, taxas de financiamento reduzidas e supervalorização dos veículos seminovos.

Hyundai KONA Híbrido

O lançamento se destaca por seu alto nível de tecnologia embarcada, eficiência energética e conjunto mecânico refinado, que combina desempenho e economia. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Kona recebeu nota A em eficiência energética, com médias de consumo de até 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, utilizando gasolina.

O conjunto motriz do Novo Kona é formado pelo motor 1.6 Kappa aspirado com injeção direta de gasolina, associado a um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio de 1,32 kWh. A transmissão é automatizada de dupla embreagem (DCT) com seis marchas.

O resultado é uma potência combinada de até 141 cv e torque máximo de 27 kgfm, entregando um equilíbrio ideal entre desempenho urbano e consciência ambiental - características que atendem ao perfil do consumidor moderno.

Equipado de série nas duas versões disponíveis, o Novo Hyundai Kona vem com pacote de segurança ativa ADAS, que inclui:

  • Assistente de frenagem autônomo de emergência (FCA)
  • Monitoramento de tráfego cruzado traseiro (RCCA)
  • Assistente de ponto cego (BCA)
  • Farol alto adaptativo (HBA)
  • Alerta de saída segura (SEW)
  • Assistente de permanência e centralização em faixa (LKA e LFA)
  • Controle de cruzeiro adaptativo (SCC)
  • Sensores de estacionamento

Para mais informações e detalhes sobre as ofertas disponíveis, encontre a concessionária Hyundai CAOA mais próxima no site (https://hyundai.caoa.com.br).

CAOA