quarta-feira, 11 de junho de 2025

BATERIAS DO NISSAN LEAF INICIAM SEGUNDA VIDA NO MAIOR AEROPORTO DA ITÁLIA

Em fim de vida útil para automóveis, agora as baterias fazem parte de um sistema de armazenamento de energia inovador no maior aeroporto de Roma

A Nissan está fornecendo energia limpa em grande escala por meio de sua contribuição para um Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria (BESS) de última geração para o Aeroporto Fiumicino da empresa Aeroporti di Roma (ADR), o maior centro de transporte internacional da Itália.

A iniciativa "Pioneer", cofinanciada pelos Fundos de Inovação da União Europeia, faz parte do objetivo de se atingir zero emissões líquidas até 2030 e demonstra o potencial da tecnologia de veículos elétricos em "fim de vida" para fornecer energia limpa e flexível além de seu uso em veículos.

No total, o BESS possui capacidade para 10 MWh de eletricidade. A Nissan forneceu 84 baterias de segunda vida do Nissan LEAF – totalizando 2,1 MWh de armazenamento de energia – para a integradora de sistemas Loccioni, responsável por integrá-las ao Sistema de Armazenamento de Energia da Enel.

A Pioneer está acoplado a um parque solar de 55.000 painéis solares que fornecerá 31 GWh de energia renovável, confiável e limpa por ano aos terminais do aeroporto, bem como serviços flexíveis para do local.

Estrutura modular do sistema de armazenamento de energia do projeto Pioneer, com contêineres coloridos instalados no Aeroporto de Fiumicino, em Roma.

As baterias reutilizadas LEAF Gen 3 de 30 kWh e Gen 4 de 40 kWh, provenientes de veículos com alta quilometragem e devoluções em garantia, foram cuidadosamente requalificadas para atender aos rigorosos padrões de segurança e desempenho. A Nissan prevê que as baterias de segunda vida permanecerão operacionais por mais de 6 a 7 anos no aeroporto, mesmo com o uso diário.

Soufiane El Khomri, diretor de energia da Nissan para a região da África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO), disse: "Este projeto não apenas demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reaproveitadas em ambientes exigentes, mas também ressalta o compromisso da Nissan com o gerenciamento sustentável de baterias no fim de sua vida útil, diz. "Nossa equipe está envolvida na integração técnica de baterias de segunda vida no ESS, na simulação da vida útil das baterias e no fornecimento de garantias para seu desempenho no novo sistema. Igualmente importante é que, quando as baterias atingirem o fim de sua vida útil neste projeto, assumimos total responsabilidade por sua reciclagem.

A Nissan tem um histórico de colaborações bem-sucedidas com a Loccioni e a fornecedora de energia Enel. Projetos semelhantes de armazenamento de energia, como o ESS de Melilla, na Espanha, e o sistema ESS do Nomadic Lab, comprovaram a eficácia e a confiabilidade da tecnologia de baterias de segunda vida da Nissan no fornecimento de soluções de energia estáveis ​​e renováveis.

El Khomri acrescentou: "Estamos transformando resíduos potenciais em ativos energéticos valiosos. Nossa estratégia de reutilização não só apoia projetos industriais de grande porte, como o Aeroporto Fiumicino de Roma, mas também demonstra potencial para uso residencial, como reserva durante cortes de energia."

"À medida que continuamos a expandir a reutilização e a reciclagem de baterias, estamos avançando em nossa missão mais extensa rumo a um futuro mais limpo e com maior eficiência energética."

"Somos integradores de pessoas, ideias e tecnologias", comenta Enrico Loccioni, presidente e fundador da Loccioni. "Com a Pioneer, construímos uma ponte entre dois mundos rumo à descarbonização: energia e mobilidade. No centro está sempre a qualidade, das pessoas, dos projetos, das inovações, o que é outra forma de dizer sustentabilidade."

Nissan Brasil

GWM BRASIL APRESENTA O SUV HAVAL H9 E A PICAPE POER P30 NO FESTIVAL INTERLAGOS

SUV de 7 lugares e picape média usarão o mesmo powertrain inteligente, com um moderno motor 2.4 Turbo Diesel e uma transmissão automática de 9 marchas

SUV Haval H9 e picape Poer P30

A GWM Brasil participa do Festival Interlagos 2025, um dos principais eventos automotivos da América Latina, com a apresentação oficial do SUV Haval H9 e da picape Poer P30. Ambos serão produzidos na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, a partir de agosto deste ano, com entrega prevista para o fim de setembro.

“Estamos apenas dando uma amostra do que está por vir. O Haval H9 e a Poer P30 representam nossa aposta em segmentos estratégicos, com produtos que respeitam as preferências e necessidades do consumidor brasileiro”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

O Haval H9 é um SUV grande com sete lugares e tração 4x4, ideal para famílias que buscam conforto e capacidade off-road. Já a Poer P30 é a primeira picape média da GWM no País, desenvolvida para atender às demandas mais exigentes do setor, com robustez, desempenho e tecnologia premium.

Tanto o novo SUV Haval quanto a picape Poer – pronuncia-se “PÁUER”, como “Power” (potência em inglês) – são equipados com o motor 2.4 Turbo Diesel de alta eficiência e câmbio automático de 9 marchas, desenvolvido pela própria GWM. Essa configuração proporciona trocas suaves, excelente torque e conforto em todos os tipos de terreno, com destaque para a eficiência em velocidade de cruzeiro.

A escolha da motorização a diesel – que representa mais de 95% das vendas no segmento no País - foi baseada na opinião dos clientes em pesquisas com consumidores de picapes e na avaliação de concessionários da GWM, que possuem atuação em regiões que são mercados tradicionais desse tipo de veículo. Futuramente, a linha de picapes Poer ganhará no Brasil uma versão híbrida plug-in.

Os modelos contam com sistema de tração inteligente com três modos: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, proporcionando máxima performance em qualquer tipo de piso.

As dimensões dos veículos reforçam seu posicionamento. O Haval H9 possui 4.950 mm de comprimento, 1.976 mm de largura e 1.930 de altura, com espaço interno para sete adultos, em vez da tradicional configuração 5+2. Já a Poer P30 apresenta medidas ligeiramente superiores a concorrentes do segmento, com 5.416 mm de comprimento, 1.947 mm de largura e 1.886 mm de altura, oferecendo ampla caçamba e uma cabine mais espaçosa que a média da categoria.

Os novos modelos também se destacam pelos itens de conforto, tecnologia e conectividade, entre eles: faróis inteligentes Full-LED, assentos revestidos em couro e climatizados, tela central de 14,6 polegadas, câmera 360°, controle remoto via aplicativo, carregador de celular por indução de 50W e condução semiautônoma Nível 2+.

Compromisso com o Brasil e estratégia multi-energy

Com sua visão de mobilidade inteligente e diversificada, a GWM aposta na estratégia multi-energy, que inclui tecnologias elétrica, híbrida, diesel, flex e hidrogênio. Para o segmento de picapes médias, a empresa ouviu o consumidor brasileiro e optou por lançar primeiramente a versão a diesel da Poer P30, com previsão de versão híbrida plug-in para o futuro próximo.

“O Brasil é um país de dimensões continentais, população altamente diversa e necessidades regionais variadas. Por isso, nossa estratégia multi-energy é o caminho para atender com inteligência e responsabilidade as demandas reais dos diferentes tipos de consumidor brasileiro”, destaca Fernandes.

GWM: crescimento no mercado brasileiro

A GWM vem superando as expectativas de vendas em 2025, com resultados expressivos no mercado brasileiro. Entre janeiro e maio, o destaque foi o Haval H6, que se consolidou como líder no segmento de híbridos, com 10.184 unidades comercializadas no período.

O ORA 03 também apresentou desempenho relevante, alcançando o terceiro lugar em seu segmento, com 1.186 unidades vendidas e 5% de participação de mercado.

Já o Tank 300 surpreendeu ao ultrapassar mais de 1.000 unidades emplacadas desde seu lançamento.

Em maio, a GWM atingiu um recorde histórico de vendas, com 3.217 veículos emplacados, impulsionando um crescimento acumulado de 21% no ano, muito acima da média do mercado automotivo, que foi de 6,1%.

Rede e cobertura nacional

Atualmente, a GWM conta com uma rede de concessionárias com 104 pontos físicos em mais de 50 cidades, e o sistema GWM Delivery garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros. A meta é chegar a 130 pontos até dezembro de 2025, ampliando ainda mais o atendimento ao consumidor.

Produção nacional, fornecedores e investimentos

O Brasil ocupa uma posição central na estratégia global da GWM. Em julho deste ano, a empresa inaugura oficialmente sua fábrica em Iracemápolis (SP), data que marcará também o início da produção nacional de veículos.

O primeiro modelo a ser fabricado localmente será o Haval H6, e toda a gama já vendida no Brasil será nacionalizada: o híbrido H6 HEV2 e os três híbridos plug-in — H6 PHEV19, H6 PHEV34 e H6 GT —, totalizando quatro versões. A engenharia brasileira da GWM já está trabalhando no desenvolvimento da versão flex, prevista para o próximo ano. Na sequência, sairão de fábrica o SUV 4x4 de 7 lugares Haval H9 e a picape média Poer P30.

Além da linha de montagem, a autotech também prepara para 2025 a criação de seu Centro de Engenharia e P&D no Brasil, além da Fundação GWM, iniciativas que reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento de tecnologia local, capacitação profissional e responsabilidade social.

Os investimentos da GWM no Brasil somam R$ 10 bilhões até 2032, sendo R$ 4 bilhões no primeiro ciclo (2022–2026), voltado à estruturação da operação, e R$ 6 bilhões no segundo ciclo (2027–2032), com foco em expansão, geração de empregos e desenvolvimento de veículos com tecnologia global.

A planta de Iracemápolis deve atingir uma produção de 30 mil unidades por ano até o final de 2026, com capacidade para alcançar 50 mil unidades anuais nos próximos anos.

O sistema produtivo será estruturado com nacionalização crescente desde o início, priorizando fornecedores locais. Já no primeiro ano, componentes como pneus, rodas, vidros, chicotes, bancos e itens elétricos deverão ser produzidos no Brasil, e a pintura dos veículos será 100% nacional.

Antes mesmo de ser inaugurada, a fábrica da GWM recebeu a Certificação ISO 9001:2015, que comprova a conformidade do sistema de gestão da qualidade com padrões internacionais. É a primeira vez que um fabricante de veículos no Brasil obtém o ISO 9001 antes do início da sua produção.

“Nosso plano é claro: fortalecer a indústria brasileira, gerar empregos, desenvolver tecnologia e entregar produtos com padrão global e DNA nacional. A fábrica de Iracemápolis simboliza esse compromisso de longo prazo com o Brasil”, conclui Diego Fernandes.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

XIAOMI SU7 ULTRA QUEBRA RECORDE NO NÜRBURGRING NORDSCHLEIFE

A Xiaomi EV anunciou nesta quarta-feira (11) uma conquista histórica: seu modelo de produção Xiaomi SU7 Ultra estabeleceu o novo recorde de Veículo Executivo Elétrico Mais Rápido no Nürburgring Nordschleife, com um impressionante tempo de volta de 7:04.957 minutos. 

Equipado com o pacote de pista opcional, o Xiaomi SU7 Ultra dominou o lendário circuito já na sua primeira tentativa, consolidando-se como o líder incontestável em veículos elétricos de alta performance.

A capacidade do Xiaomi SU7 Ultra de atingir esse tempo de volta histórico de 7:04.957 minutos é um testemunho do compromisso inabalável da Xiaomi EV com o desempenho em pista. Suas avançadas “três tecnologias elétricas centrais” (motor elétrico, bateria de potência e unidade de controle do motor), o controle vetorial de torque do chassi e o design aerodinâmico foram fundamentais para essa nova marca. O modelo de produção do Xiaomi SU7 Ultra aplica soluções de engenharia comprovadas em pista, mantendo tanto o conjunto completo das três tecnologias centrais quanto a configuração de três motores idêntica à do protótipo Xiaomi SU7 Ultra. Este conjunto propulsor, composto por dois motores V8s e um motor V6s elétricos, entrega uma impressionante potência máxima combinada de 1.548 cv (PS). Essa engenharia permite uma aceleração incrível de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos (com rollout de um pé subtraído) e atinge uma velocidade máxima superior a 350 km/h.

A pista é o teste definitivo da tecnologia e o berço da inovação. As condições sustentadas de alta velocidade e alta temperatura empurram os sistemas de propulsão elétrica ao limite. Por trás desse tempo de volta está o compromisso contínuo da Xiaomi EV em aprimorar a tecnologia e elevar os padrões de qualidade, confiabilidade e segurança dos veículos.

Notavelmente, a Xiaomi EV firmou recentemente uma cooperação estratégica com Nürburgring, tornando-se parceira premium do circuito. Além disso, uma nova curva no traçado Grand Prix foi nomeada “Curva Xiaomi”. Paralelamente, a Xiaomi EV agora é membro do grupo de testes e desenvolvimento do Nürburgring (conhecido como Industry Pool). Como parte de seu compromisso de longo prazo com a inovação, a Xiaomi EV utilizará sua parceria com o Nürburgring para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos, usando o lendário circuito como campo de provas para tecnologias de nova geração que irão redefinir os padrões de desempenho em todo o mundo.

Xiaomi

A Xiaomi Corporation foi fundada em abril de 2010 e está listada na Bolsa de Valores de Hong Kong desde 9 de julho de 2018 (1810.HK). A Xiaomi é uma empresa de eletrônicos de consumo e fabricação inteligente, com smartphones e hardware conectado por meio de uma plataforma de IoT em seu núcleo.

Guiada por sua visão de "fazer amizade com os usuários e ser a empresa mais legal do coração", a Xiaomi busca constantemente a inovação, a experiência do usuário de alta qualidade e a eficiência operacional. Ela se dedica a fabricar produtos incríveis a preços honestos para que todos no mundo possam desfrutar de uma vida melhor por meio da tecnologia.

A Xiaomi é uma das líderes mundiais em smartphones. Em março de 2025, seus usuários ativos mensais (incluindo smartphones e tablets) atingiram aproximadamente 718,8 milhões. Ela também estabeleceu a plataforma AIoT (AI + IoT) líder mundial, com 943,7 milhões de dispositivos inteligentes conectados (excluindo smartphones, laptops e tablets), em 31 de março de 2025. Em outubro de 2023, a Xiaomi atualizou sua estratégia para um ecossistema inteligente "Humano × Carro × Casa", integrando dispositivos pessoais, casas inteligentes e veículos. A Xiaomi é centrada no ser humano e tem o compromisso de oferecer melhores experiências conectadas. Seus produtos estão disponíveis em mais de 100 países e regiões. Em agosto de 2024, a Xiaomi foi nomeada para a lista Fortune Global 500 pelo sexto ano consecutivo.

A Xiaomi está incluída no Índice Hang Seng, no Índice Hang Seng China Enterprises, no Índice Hang Seng TECH e no Índice Hang Seng China 50. Para obter mais informações sobre a Xiaomi como empresa, acesse o site

Xiaomi
Press à Porter

VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS PODEM REPRESENTAR 40% DAS VENDAS NO BRASIL ATÉ 2027, APONTA ESTUDO DA BRIGHT CONSULTING

Tecnologia híbrida eDCT da Stellantis. Foto: Divulgação Stellantis

A transição energética do setor automotivo brasileiro está em curso acelerado. Segundo projeções da consultoria estratégica Bright Consulting, os veículos leves eletrificados devem alcançar 40% de participação nas vendas até 2027.  O avanço será impulsionado principalmente pelos modelos Mild-Hybrid, que devem responder por 21% das vendas, consolidando-se como a principal porta de entrada da eletrificação em massa no Brasil.

Os números mais recentes ajudam a dimensionar esse avanço: de janeiro a maio de 2025, o mercado automotivo brasileiro acumulou 926.769 emplacamentos, alta de 6,1% em relação ao mesmo período de 2024. Nesse universo, os eletrificados já respondem por 9,8% das vendas totais do período — um patamar que confirma a consolidação dessa categoria no país. Essa é uma das tendências que estarão em destaque no C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo. A edição deste ano conta tambem com a mentoria da Bright Consulting, uma das mais respeitadas consultorias em inteligência estratégica e tendências do setor automotivo brasileiro.

O dia 1º de outubro, terá a Bright Consulting como curadora de conteúdo do congresso, apresentando uma análise estratégica sobre o avanço da eletromobilidade no Brasil. A apresentação será baseada em estudos aprofundados, cenários projetados até 2027 e dados exclusivos de mercado. “Essa parceria visa fortalecer ainda mais o C-MOVE. Estamos iniciando uma nova etapa do congresso, reforçando o conteúdo qualificado como um dos nossos principais diferenciais”, destaca Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos e do IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável. 

Já Murilo Briganti, COO da Bright Consulting, afirma que “a mentoria durante o C-MOVE será uma ótima oportunidade para  informar que a transição para a mobilidade sustentável no Brasil deverá respeitar as possibilidades e restrições do país, com a aceleração das alternativas mais acessíveis – como os híbridos leves ou Mild-Hybrid – em conjunto com os biocombustíveis. Essa combinação permitirá ao ramo automobilístico atingir as metas do programa MOVER”.

Além das leituras amplas sobre comportamento de consumo e projeções de vendas, a Bright Consulting também vai apresentar informações inéditas da plataforma AutoDash — sistema de inteligência artificial voltado à análise do setor — e insights da Tabela Auto B3, novo padrão nacional para precificação veicular. A participação da consultoria reforça o compromisso do evento em oferecer conteúdo qualificado e decisivo para quem atua diretamente na cadeia automotiva e na construção de um ecossistema de mobilidade mais limpo e eficiente no país.

O Congresso vai acontecer durante o E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, que chega à edição de 2025 como um dos principais encontros da eletromobilidade, reunindo tecnologias e soluções que estão redesenhando o futuro da mobilidade urbana e da sustentabilidade no Brasil. O Salão vai apresentar ao público modelos, tendências e sistemas inteligentes de transporte que prometem transformar as cidades, gerar novos negócios e acelerar a transição energética no país. “O evento tem se consolidado como uma plataforma para líderes, formuladores de políticas públicas, empreendedores e todos que atuam na construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas”, explica Guggisberg.

As inscrições para o Congresso já estão disponíveis no site oficial do evento 

Expert & Cia Comunicação Integrada 
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

SCANIA TOP TEAM: BTECH É A MELHOR EQUIPE DE SERVIÇOS DO BRASIL

A competição definiu a mais capacitada dentre todas as concessionárias da rede Scania

Integrantes da equipe BTech, durante prova prática

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, consagrou a BTech como a melhor equipe de Serviços da Scania no país. Foi o quarto título dos gaúchos da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí, de seis Top Team realizados no Brasil. A final nacional reuniu, no último sábado (7), as 10 equipes melhor classificadas dentre as 154 inscritas, no Centro de Treinamento da Scania Academy, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A vencedora vai disputar a final regional, no dia 8 de novembro, na Argentina, com participantes de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda). No torneio global, em 2023, a BTech ficou em terceiro lugar, o melhor resultado do Brasil. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.

O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação da indústria automotiva, da Scania e de sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil. Prova disso, é que a marca tem 500 oportunidades de empregos abertas pelo país em diversas funções.

O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.

Os vencedores da BTech são Marcelo Bueno, o único tetracampeão e que foi o Team Leader – está na função de Mecânico Líder e tem 24 anos de Brasdiesel, Jardel Bealozourw Franco - Mecânico de motor (bicampeão e 15 anos de casa), John Maicon Fritz Noronha - Consultor técnico (bicampeão e 8 anos de Brasdiesel), além dos estreantes Carlos Alberto Ceratti - Mecânico Geral – (campeão e 13 anos) e Kennedy Dessuy Mai - Mecânico de Transmissão (campeão e 1 ano e 8 meses de Brasdiesel).

A segunda melhor equipe de Serviços do Brasil lugar do Top Team ficou com a equipe PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR) e teve os participantes Eduardo Henrique Borges de Chagas (Coach), Willian Hauer Santos (Team Leader), Rubens Schuink, Emerson Prestes, Elisamar de Carvalho Pinheiro e Robson Massalak. O terceiro lugar no pódio foi conquistado pela SJP 1 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR) formada por Erick Benoni Jorgensen de Almeida (Coach), Alexandre Bernardino Martins (Team Leader), Paulo Sergio Oliveira Silva, Thiffany Ellen Lima Mutschler, Matheus Henrique Zanchetta de Souza e João Rocha Neto.

Integrantes das 10 equipes que participaram da final nacional

Formato do Top Team

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa foi a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.

Na final nacional, foram quatro estações práticas e uma teórica (com todos os produtos da Scania passando por caminhão, ônibus e motor). As equipes tiveram 20 minutos para a resolução e cada estação valia 50 pontos (ou seja, pontuação máxima de 250 pontos).

A estação 1 foi a prova teórica com 50 questões (temas: Segurança e abordagem técnica). A estação 2: prova prática (Desafio da caixa de mudanças); Estação 3: prova prática (Desafio do Motor Super); A estação 4 foi do desafio na prática do sistema elétrico. Por fim, a estação 5 trouxe a prova prática do desafio da manutenção preventiva.

As outras sete equipes que se classificaram dentre as 10 melhores do ranking geral após o resultado das 100 questões das provas teóricas foram: Águia Maringá G10 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Asas e Engrenagens – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), PG Super – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Rodas e Torque – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), SJP 2 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), Torque Master – Casa Escandinávia (Uberlândia – MG) e Unit’B – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS).

Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).

“A final nacional trouxe muita competitividade entre as equipes, mas sempre levando em conta o respeito mútuo entre todos os participantes numa grande jornada pelo saber. O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Por ser um programa global, e, com uma história de quase 30 anos, a Scania comprova sua preocupação em oferecer as melhores equipes de mecânicos ao redor do mundo para fazer a diferença na vida dos nossos clientes”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy. “Tudo o que é feito no Top Team segue a nossa forma de trabalhar dentro da filosofia do Scania Way e da máxima segurança para as pessoas.”

Maria Luiza Delavy

“Os nossos clientes querem o máximo de disponibilidade da frota. O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação na busca pelas soluções mais rápidas dos diagnósticos dos produtos. Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil e o nosso desafio é diário para manter todos atualizados. A competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “Todos ficamos muito emocionados na final nacional no último sábado. O que diferencia o campeão dos campeões, além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, é a preocupação com os detalhes. Uma estrutura clara para definir, entender e desdobrar o problema, a definição das hipóteses das causas, a delegação de responsabilidades de acordo com a habilidade de cada um, e o controle preciso da liderança durante todo o processo. É o que assegura um bom diagnóstico e a resolução do problema, de maneira segura, assertiva e ágil. Esses foram os diferenciais da BTech. Parabéns a todos.”

Fernando Valiate

“A Brasdiesel tem um histórico muito forte na competição. Das seis edições realizadas, ganhamos quatro. É um compromisso assumido todos os dias de oferecer todo o suporte ao cliente. Estivemos nas últimas três finais mundiais, ficando na terceira colocação, a melhor do Brasil na história”, comenta André Decker, gerente-geral de Serviços da Casa Scania Brasdiesel, e ex-integrante da equipe. “Investimos muito no treinamento das pessoas que trabalham em nossas concessionárias. Não podemos deixar o produto parado acima do tempo previsto, e sempre dentro do menor custo da manutenção.”

“Agradecemos a todos da Brasdiesel pelo apoio. Também agradecemos a Scania, a Academy e a Assobrasc pelo suporte. Foi uma grande emoção ganhar o quarto título nacional. Vamos em busca novamente do sonho de nos classificar na final regional, chegar na mundial e subir no lugar mais alto do pódio. Nossa dedicação será ainda maior neste ano; seguiremos firmes, fortes e unidos para absorver cada vez mais conhecimento. O espírito de equipe seguirá vivo e sempre em primeiro lugar. Estamos nos tornando profissionais cada dia melhores”, conta Marcelo Bueno, o único tetracampeão da BTech e que foi o Team Leader na final nacional. Na Brasdiesel ele é mecânico líder na filial de Ijuí.

Quarta e quinta etapas

A quarta etapa será a final regional, que será realizada em 8 de novembro, na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional vai disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. Em abril de 2023, o troféu mundial foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países.

A trajetória da equipe gaúcha BTech, da Casa Scania Brasdiesel

A BTech, a melhor equipe de Serviços da Scania no Brasil, nasceu Btec e começou a participar em 2012/2013 do Top Team, quando terminou em quinto lugar na fase nacional. Em 2015, porém, tudo mudou. A equipe venceu a final nacional, ficou em segundo na regional e em terceiro na mundial (em um resultado inédito até o momento). Em 2022, houve a mudança do nome com a adição do h, que significa Humildade. A BTech é tetracampeã nacional (2014/2015 / 2017/2018 / 2022/2023 e 2025/2026), sendo duas vezes bicampeã consecutiva. Das seis edições do Top Team no Brasil, venceu quatro. Já disputaram três finais mundiais (ficando duas vezes em terceiro lugar, o melhor resultado do Brasil).

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha BTech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo. Em 2025/2026, a BTech foi consagrada como a tetracampeã do Brasil.

Scania

terça-feira, 10 de junho de 2025

VOLARE: LIDERANÇA DE MERCADO E 27 ANOS DE INOVAÇÃO SÃO DESTAQUES

Marca apresenta soluções adaptáveis e sustentáveis em eventos-chave do agronegócio, mineração e mobilidade

Volare Attack 8 4x4

A Volare, reconhecida pela excelência em veículos leves para transporte de passageiros, celebra 27 anos de história em junho. Líder no mercado brasileiro com 54,3% de participação, a marca participa de importantes feiras do agronegócio, mineração e mobilidade neste mês. Essa postura reforça a estratégia e visa aproximar ainda mais a companhia de seus clientes e parceiros, apresentando um portfólio robusto e flexível, capaz de atender às demandas específicas de cada segmento.

“Acreditamos que a proximidade com nossos clientes é a chave para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes e inovadoras”, comenta Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Nossa presença nessas feiras é uma oportunidade de demonstrar como a Volare se adapta e oferece o veículo ideal para cada necessidade, reforçando nosso compromisso com a versatilidade. Esse sempre foi um dos nossos diferenciais ao longo dos 27 anos de história, que permitiram superar a marca de mais de 80 mil unidades produzidas, um testemunho da confiança do mercado em nossos veículos”, frisa o executivo.

Agenda e modelos Volare apresentados nos eventos de junho

  • Modal Expo: de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, Serra – ES. Na região onde atua em parceria com a concessionária Drosdsky, a Volare estará neste evento focado em soluções de transporte e logística, onde o Fly 10 GV representará a capacidade de oferecer agilidade e inteligência para as demandas de mobilidade corporativa e urbana.
  • Bahia Farm Show: de 09 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães – BA. Em parceria com a concessionária Taguamotors, a Volare marcará presença no coração do agronegócio baiano com o Attack 8 Robust, Attack 9 Rural e o Fly 12, reforçando a parceria da Volare com o produtor rural e as operações no campo.
  • Cana Show: nos dias 11 e 12 de junho, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP. Um dos eventos mais importantes para o setor sucroenergético, a Cana Show trará o Fly 10 GV e, como grande destaque, o Volare Híbrido, um passo importante da marca rumo a um transporte mais sustentável e eficiente. Na região, a Volare atua em parceria com a concessionária Noromak.
  • Brasmin: de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções PUC, em Goiânia – GO. Em parceria com a concessionária Shopbus, a Volare estará na feira dedicada à indústria da mineração com Attack 8 4x4 Mineração, veículo completo para atender as necessidades de operação neste segmento.

Apresentando a mobilidade do futuro

Volare liderança de mercado hibrido

A Volare reafirma seu compromisso com a mobilidade do futuro, destacando soluções que unem eficiência econômica à responsabilidade ambiental. O Fly 10 GV (GNV e Biometano) representa uma alternativa já consolidada e de menor impacto ambiental, ideal para operações que buscam reduzir emissões e custos com combustível. Indo além, o Volare Híbrido, presente na Cana Show, é a prova do investimento contínuo da marca em tecnologias de ponta. Esse modelo pioneiro combina propulsão elétrica com o uso de etanol, um combustível renovável e um ativo estratégico da matriz energética brasileira, especialmente relevante para o mercado sucroenergético. Essa inovação oferece uma significativa redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes, marcando um passo importante em direção a um transporte de passageiros mais verde e adaptado aos desafios climáticos.

Contribuição para crescimento da economia nacional

A atuação da Volare em feiras tão relevantes celebra sua forte ligação com setores vitais da economia brasileira. O agronegócio representou 23,2% do PIB nacional em 2024 com um faturamento estimado em R$ 2,63 trilhões. As projeções para 2025 indicam a manutenção ou leve crescimento, impulsionadas pela adoção de tecnologias sustentáveis, expansão das exportações e o aumento da demanda interna. Da mesma forma, a presença na Brasmin reforça o compromisso da marca com o setor de mineração, que registrou um faturamento de R$ 84,7 bilhões no quarto trimestre de 2024, conforme dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O Instituto prevê também investimentos de US$ 64,5 bilhões no setor mineral entre 2024 e 2028. A Volare, com seu portfólio diversificado, está pronta para atender às particularidades desses segmentos.

A Volare é líder na fabricação de micro-ônibus para transporte de passageiros nos segmentos escolar, fretamento, turismo, rural e urbano. Com um foco constante em inovação, tecnologia e sustentabilidade, a Volare oferece soluções de mobilidade que se adaptam às mais diversas necessidades, sempre com a qualidade e a segurança que são referência no mercado. Os veículos têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, com assistência técnica especializada. Pioneira na fabricação de veículos comerciais leves, a companhia possui unidades fabris em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

JAC INICIA AS VENDAS DO NOVO E-J T3,5

Comparado a um caminhão a combustão, E-J T3,5 evita emissões de 10 toneladas de CO2 ao ano

Uma opção versátil para o transporte sustentável de cargas, o JAC E-J T3,5 acaba de chegar ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 299.900. O caminhão elétrico é ideal para rodar em centros urbanos por combinar bom desempenho com baixo custo operacional.

Suas medidas são 5,30 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,99 m de altura e 3,10 m de entre-eixos, o que o coloca no segmento de VUCs e permite ser conduzido por motoristas com CNH da categoria B. Com 1.800 kg, o E-J T3,5 tem um Peso Bruto Total (PBT) de 3.495 kg, resultando em uma capacidade de carga de até 1.695 kg. Assim, permite a instalação de baús com 8 m³ a 15 m³.

O motor elétrico tem potência equivalente a 150 cv e um torque de 300 Nm. Já a autonomia pode chegar a 230 km com apenas uma carga da bateria CATL de 64 kWh. Há ainda dois modos de condução: Eco e Normal.

A grande vantagem do E-J T3,5 é a redução do custo operacional. Isso porque o modelo tem um consumo de energia de apenas 28 kWh a cada 100 km rodados, o que gera um gasto de apenas R$ 20 considerando o valor médio do kWh no Brasil. Esse consumo seria o equivalente a pagar apenas R$ 2 por litro de diesel em uma comparação com um caminhão a combustão. Dessa forma, se um operador dirige 150 km por dia, chega a economizar R$ 1.500 por mês somente em combustível, ou R$ 18 mil em um ano.

Além disso, por não ter componentes como câmbio, embreagem, bico injetor e bomba de diesel, escapamento, entre outros, o valor de manutenção do E-J T3,5 também é muito inferior ao de um veículo térmico equivalente. Além de ter custos de manutenção cerca de seis vezes menores, o tempo de parada nas revisões também é reduzido por conta da simplicidade do conjunto.

Como resultado, cada unidade do modelo elétrico evita a emissão de aproximadamente 10 toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que contribui para metas de ESG nas frotas de empresas.

Na lista de equipamentos, destaque para direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia com tela de LCD, vidros, retrovisores e travas elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura e entrada USB. Entre os itens de segurança há airbag duplo, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas (DRL) de LEDs, desembaçador dos retrovisores laterais, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), assistente de subida (HSA) e controle de tração (ASR).

JAC Motors
Grupo SHC

DISTRIBUIDORA CUMMINS BRASIL (DCB) INAUGURA NOVA FILIAL NA BAHIA E CELEBRA TRAJETÓRIA DE 35 ANOS COM EXPANSÃO ESTRATÉGICA

Anunciada como o grande marco das comemorações de 35 anos da DCB como distribuidora própria da Cummins no Brasil, unidade em Luís Eduardo Magalhães (BA) será inaugurada em 11 de junho, durante a Bahia Farm Show 2025

Após completar em outubro de 2024, 35 anos de atuação como distribuidora própria da Cummins no Brasil, a DCB – Distribuidora Cummins Brasil dá continuidade às comemorações com a inauguração oficial de sua nova filial em Luís Eduardo Magalhães (BA), no próximo dia 11. A abertura acontece em um momento simbólico: durante a Bahia Farm Show, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, realizada no principal polo do agronegócio do Norte e Nordeste.

A nova unidade reforça a presença da DCB no Oeste baiano — uma região em acelerado crescimento agrícola e industrial — e representa o compromisso renovado com os setores que impulsionam a economia brasileira, como o agronegócio de grãos, a cadeia de irrigação, o transporte de cargas, a geração de energia e as cooperativas que integram o ecossistema produtivo local.

“A nova filial é um investimento estratégico, que reafirma nossos valores de proximidade, excelência técnica e foco no cliente. Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, está no centro das transformações do agro brasileiro e nossa presença aqui nos posiciona de forma ainda mais competitiva e conectada com as demandas do campo”, destaca Yolanda Cortes, diretora geral da DCB.

A unidade inicia com seis colaboradores e previsão de expansão para oito ainda em seu primeiro ano de operação. O processo de recrutamento dá prioridade a profissionais locais e será seguido por um robusto plano de capacitação técnica, alinhado aos padrões Cummins. A oficina está habilitada para serviços de reparo intermediário (Lite Repair), com foco em agilidade e eficiência no suporte a máquinas e geradores em operação no campo.

35 anos de contribuição para o desenvolvimento do Brasil

Desde 1989, quando passou a operar como distribuidora própria da Cummins no Brasil, a DCB tem desempenhado um papel estratégico na disseminação de soluções robustas e confiáveis para os setores de geração de energia, transporte pesado, agronegócio, óleo e gás, datacenters e infraestrutura.

Entre seus principais marcos, destacam-se a criação da divisão Power Generation, em 2001, e o avanço expressivo entre 2002 e 2005, com a abertura de filiais em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Bahia (BA) e Sergipe (SE) - movimentos que consolidaram sua presença em corredores logísticos e produtivos estratégicos.

A chegada ao setor de óleo e gás se deu em 2009, com a unidade de Macaé (RJ). Em 2012, a DCB expandiu sua atuação para o segmento de datacenters, com destaque para novas aplicações. Já em 2018, a entrega do primeiro gerador QSK95, equipado com o maior motor de alta rotação já produzido pela Cummins no mundo, marcou um salto tecnológico na linha de produtos.

Durante a pandemia, em 2020, a DCB teve papel essencial no fornecimento de grupos geradores para hospitais e centros de dados em todo o Brasil. No mesmo ano, obteve a certificação ISO 14001 por suas práticas ambientais. Em 2022, conquistou a certificação ISO 45001, voltada à gestão de saúde e segurança ocupacional, e alcançou o melhor score de auditoria HSE (sigla em inglês para Health, Safety and Environment), que avalia o desempenho das práticas da empresa em saúde, segurança e meio ambiente — um reconhecimento importante do compromisso da DCB com ambientes de trabalho mais seguros e sustentáveis.

Em 2024, a empresa deu um passo importante rumo à modernização de sua gestão com a implementação do ERP Netsuite — uma plataforma integrada de gestão empresarial que automatiza processos financeiros, operacionais e logísticos, ampliando a eficiência, a rastreabilidade e o controle das operações em todas as unidades da DCB, além do lançamento de suas redes sociais próprias e do registro do maior volume de vendas já alcançado.

Com atuação em sete estados e foco permanente em excelência operacional, a DCB segue fortalecendo sua presença nacional com um novo capítulo de expansão estratégica no coração do agronegócio brasileiro, preparada para impulsionar a próxima fase de crescimento dos setores vitais que movimentam o país.

A nova filial da DCB está localizada na Av. Luís Eduardo Magalhães, n° 2889, Bairro Jardim das Acácias, CEP 47.862-090, Luís Eduardo Magalhães – Bahia.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

AGUIAR LOCAÇÃO UTILIZA ÔNIBUS RODOVIÁRIOS MERCEDES-BENZ O 500 EM SERVIÇOS DE ALTO PADRÃO NO MARANHÃO

Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 se destacam pela excelência em desempenho, conforto e tecnologias de segurança ativa

Com os modernos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500, a Aguiar Locação, empresa maranhense, fortalece sua posição no mercado, sendo reconhecida cada vez mais pelo perfil inovador e pela experiência diferenciada no transporte intermunicipal dentro do estado do Maranhão.

Em 2025, a Aguiar Locação apresenta uma proposta inédita nas linhas rodoviárias: a Suíte Surreal, um novo conceito que permite ao passageiro viajar completamente deitado, em uma cama de verdade. Para tornar essa experiência possível, a empresa adquiriu quatro chassis O 500 RSDD 2745 8x2, que receberão carroçarias Double Decker, oferecendo mais conforto e exclusividade aos seus clientes.

Nos últimos dois anos, foram dez novos Mercedes-Benz O 500 rodoviários para Aguiar Locação, entre modelos RSD 6x2 e RSDD 8x2, que asseguram alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e os motoristas. A venda foi realizada pelo concessionário Mardisa, da capital São Luís.

“O início da nossa relação com a Mercedes-Benz foi pacato, com uma pequena participação na frota, entre veículos de fretamento e rodoviário”, destaca o diretor Kleiton Aguiar. “Após um excelente pós-venda, chegamos a uma tratativa mais próxima para novas aquisições. Nesse sentido, fomos prontamente atendidos pela Mardisa, que trouxe condições excelentes para outras aquisições. Como resultado, de 2022 para cá, a participação da marca só aumenta na nossa frota e estamos satisfeitos com essa parceria. Aliás, cerca de metade da frota hoje é Mercedes-Benz, com modelos LO 916, OF 1721 e O 500 R, RSD e RSDD. Se mantivermos um feedback pontual e essa afinidade, certamente teremos um terreno fértil e promissor para novas aquisições”.

“Com seus ônibus de cores vibrantes e um serviço diferenciado, a Aguiar Locação é uma referência no transporte de passageiros do Maranhão e da região Nordeste, operando com uma frota sempre renovada e muito bem cuidada”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É um orgulho e uma satisfação ver os nossos O 500 rodoviários ajudando a Aguiar a cruzar o estado com total bem estar e segurança a bordo”.

19 anos de uma experiência especial aos passageiros

Com matriz em São Luís, a Aguiar Locação atua há 19 anos no mercado maranhense, com linhas rodoviárias diárias para diversos destinos dentro do estado, além de fretamento, turismo e locação de veículos.

Os ônibus da empresa, denominados “rodonaves”, se destacam nas estradas com uma pintura marcante e serviços variados. Os motoristas são chamados de “comandantes”, recebendo treinamentos constantes e valorização da empresa, a fim de melhorar sua performance.

“Com nossos ônibus Double Decker, oferecemos: leito-cama, leito e semi-leito, com poltronas que atendem diferentes perfis de passageiros e soluções pensadas para cada tipo de cliente. Todos os veículos contam com entradas USB e USB-C para manter os dispositivos carregados durante todo o percurso, além de kit lanche e manta individual”, destaca Kleiton Aguiar.

“Nosso carro-chefe é a Rodonave Surreal DD, pioneira a nível nacional em exclusividade e comodidade, com poltronas leito-cama, leito e a primeira Suíte Prime do Brasil. Quando lançamos o modelo em 2022, enxergamos um verdadeiro oceano azul de oportunidades. Agora, com o Surreal 2025, evoluímos ainda mais esse conceito: ampliamos o espaço da cama, aprimoramos os serviços a bordo e adicionamos itens como TV individual, frigobar exclusivo e controle de luz e ar-condicionado ao alcance do passageiro. Ou seja, transformamos a viagem em uma experiência realmente surreal nas estradas.”

Com serviço de bordo e atendimento das rodomoças, a Aguiar Locação reforça seu compromisso com um cuidado humanizado, entregando mais do que transporte: uma experiência marcante e memorável para quem escolhe viajar com eles.

A empresa tem uma criativa e dinâmica atuação nas redes sociais, especialmente no Instagram, criando uma legião de “Aguiar Lovers”. Por meio deste canal, promove relacionamento e interação, além de divulgar suas novidades e promoções.

O 500 rodoviários se destacam por tecnologias de segurança ativa

A linha de chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 se destaca por soluções para curtas, médias e longas distâncias, além de aplicações de fretamento e turismo. O portfólio inclui configurações 4x2, 6x2 e 8x2, todas equipadas com suspensão totalmente pneumática.

Os ônibus da marca asseguram viagens tranquilas, seguras e confortáveis para os passageiros e maior comodidade para o condutor do veículo, além de economia e rentabilidade para o frotista. Os chassis Mercedes-Benz trazem a exclusiva tecnologia dos motores BlueTec 6, que garantem emissões mais limpas, durabilidade e rentabilidade para o frotista.

Os ônibus rodoviários O 500 estão cada vez mais completos e equipados com um total de 21 itens de segurança. Em seu último lançamento, trouxe 10 novos recursos tecnológicos, com destaque para o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

“Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da nossa marca com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e as pessoas nas vias e com todo o ecossistema do transporte responsável”, afirma Walter Barbosa. “Assim, estamos alinhados com os pilares da sustentabilidade e do ESG da Mercedes-Benz do Brasil  e da Daimler Truck”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

VWCO SUPERA OS 3 MILHÕES DE QUILÔMETROS EM TESTES COM MODELOS ELÉTRICOS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento e produção de caminhões e ônibus elétricos na América Latina, celebra uma nova conquista: seus veículos elétricos já somam o equivalente a 3 milhões de quilômetros rodados em testes. E esse marco simboliza o empenho da marca com processos robustos e inovadores que asseguram a máxima eficiência operacional para cada lançamento e em sua contínua evolução. É o caso do e-Delivery que já está em sua segunda geração. Atualmente, são mais de 50 testes específicos para veículos elétricos, refletindo o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e a excelência no desenvolvimento de soluções para o transporte.

“Temos sempre o cliente em primeiro lugar com foco em gerar cada vez mais valor para suas operações com nossas soluções de transporte. Para isso, desenvolvemos um grande expertise em eletromobilidade como pioneiros na América Latina. É nosso compromisso a qualidade e eficiência de cada veículo que sai da nossa fábrica. Para garantir que os resultados superem as expectativas dos clientes, contamos com um time multidisciplinar dedicado e parceiros especializados. Além dos testes específicos para os elétricos, são mais de 300 etapas de validação às quais submetemos nossos protótipos”, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

Desde o lançamento do e-Delivery em 2021, a VWCO tem intensificado seus investimentos em mobilidade elétrica e ampliado seu portfólio de produtos, incrementando com a plataforma de ônibus e a segunda geração do e-Delivery. Com um centro de desenvolvimento e inteligência em e-mobility, a empresa realiza diversos testes em ambientes variados, desde vias públicas, passando por simulações em pistas especiais e testes avançados em clientes, tudo isso para garantir a robustez, a eficiência energética e a confiabilidade dos modelos elétricos nos mais diversos cenários.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou 2024 como líder em vendas de veículos de carga elétricos no Brasil. Com os modelos em operação na América Latina, a empresa já evita a emissão de mais de 15 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano, em comparação com veículos a diesel da mesma categoria. Essa mesma experiência já está aplicada no e-Volksbus, primeiro ônibus 100% elétrico da marca. Ambos os produtos foram desenvolvidos com base em uma arquitetura modular flexível, patenteada pela VWCO, que permite rápida adaptação a diferentes plataformas e aplicações. Com esses avanços, a VWCO reafirma seu papel como protagonista na construção de um futuro mais limpo, eficiente e sustentável.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 9 de junho de 2025

DAF CAMINHÕES LEVA ROBUSTEZ E DISPONIBILIDADE PARA O SETOR AGRÍCOLA NA 19ª BAHIA FARM SHOW

A DAF Caminhões está presente na 19ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do país, que ocorre até 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Durante o evento, a fabricante apresenta seus principais modelos voltados ao agronegócio: o DAF XF FTT, na versão de 530cv, e os modelos DAF CF FAT e CF FAC, ambos com 310cv.

“A Bahia Farm Show é uma feira que já faz parte da nossa história e que tem papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Estamos otimistas com a feira, que aponta para um aquecimento do setor de transporte, com safra recorde e crescimento da produção. Esse cenário reforça ainda mais a importância de estarmos próximos dos produtores, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções robustas e eficientes para a realidade do campo”, comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB da agropecuária deve crescer 5% neste ano, impulsionado por uma safra recorde de grãos, estimada em 322,42 milhões de toneladas, e pela recuperação dos preços das commodities. Esse cenário deve fortalecer a participação do setor na economia nacional, com destaque para o aumento da produção primária agrícola, além do avanço da indústria de insumos e da agroindústria exportadora.

A expectativa para a 19ª edição do evento é receber mais de 100 mil visitantes, com quase 450 marcas expositoras.

Linha XF: potência e eficiência em aplicações severas

A linha DAF XF se consolidou no Brasil como referência em desempenho, robustez e versatilidade, especialmente em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Equipado com motor PACCAR MX-13 de 530cv e torque de até 2.600 Nm, o modelo DAF XF FTT 530 é ideal para o transporte de insumos agrícolas e outras cargas pesadas do agronegócio. A transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas proporciona trocas suaves e maior eficiência no consumo de combustível, enquanto o freio motor de três estágios, com potência de 490 cv, garante segurança nas operações. Com capacidade máxima de tração de 80 toneladas, o modelo é preparado para enfrentar os desafios logísticos do campo com alto desempenho e confiabilidade.

O caminhão exposto na feira conta com a Space Cab, cabine que possui 3.615 mm de altura, proporcionando amplo espaço interno e mais conforto para o motorista em longas jornadas. Entre os itens de série e opcionais estão a geladeira interna de 42 litros, ar-condicionado digital, faróis auxiliares integrados ao para-choque, espelho de aproximação frontal e mesa de trabalho retrátil.

Linha CF: versatilidade para diferentes rotas e cargas

A DAF também apresenta dois modelos da linha CF, desenvolvida para oferecer alto desempenho e resistência nas exigentes operações do agronegócio. Versátil e confiável, a linha é indicada tanto para o transporte de produtos agrícolas, químicos e alimentos, quanto para o escoamento da safra em médias e longas distâncias. Com versões semipesadas e pesadas, os caminhões CF se adaptam a diferentes aplicações, desde rotas regionais até terrenos mais desafiadores, oferecendo soluções eficientes para volumes a partir de 15 toneladas.

Entre os modelos em exposição, o CF FAC 310 se destaca pela cabine Space Cab de 3.708 mm, que proporciona mais espaço e conforto para o motorista, e pela flexibilidade de escolha entre transmissão ZF EcoTronic automatizada ou manual, ambas com 9 marchas à frente. O motor PACCAR PX-7 de 310 cv entrega torque de 1.200 Nm com injeção Common-Rail, e conta com freio motor de 245 cv de série. Com estrutura de chassi reforçada e suspensão projetada para aplicações severas, o modelo alcança PBT de 29.000 kg e CMT de 35.000 kg, sendo ideal para o transporte de cargas agrícolas em diferentes condições de rodagem.

Já o CF FAT 310, com cabine Day Cab de 1.600 mm, também conta com motor PACCAR PX-7 de 310 cv e transmissão ZF EcoTronic manual. Com capacidade máxima de tração de 42.000 kg, o modelo oferece robustez e eficiência para operações de transporte que exigem agilidade e resistência no campo e na estrada.

Caminhão com acessórios PACCAR Parts

A PACCAR Parts, empresa líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, está presente na 19ª edição da Bahia Farm Show. Os visitantes terão a oportunidade de conferir um caminhão XF/CF em exposição, equipado com diversos acessórios TRP. Entre os destaques, estão o Ar-Condicionado de Teto TRP, o Defletor de Ar e Saia Lateral, dentre outros.

Todos esses itens estão disponíveis em mais de 70 pontos de venda em todo o Brasil, incluindo as concessionárias DAF e as lojas TRP, além do DAF Webshop. Para conferir o catálogo completo de produtos DAF, acesse o site www.pecasempromocao.com.br.

DAF Caminhões
CDI Comunicação 

FARIZON ESCOLHE A ELETROCAR SHOW 2025 PARA SUA ESTREIA NO BRASIL

Empresa do Grupo Geely reforça protagonismo do evento na eletromobilidade nacional

A Eletrocar Show 2025 foi o palco escolhido pelo Grupo Timber para apresentar oficialmente ao mercado brasileiro a Farizon — divisão global de veículos comerciais elétricos do Grupo Geely. A marca, reconhecida por suas soluções inovadoras para mobilidade urbana e logística sustentável, terá sua estreia nacional durante o evento, que acontece de 23 a 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A decisão de lançar a Farizon no Brasil durante a Eletrocar reforça o papel estratégico da feira como a principal vitrine B2B do setor de veículos eletrificados no Brasil. Com presença crescente de montadoras, fornecedores, integradores de tecnologia e representantes institucionais, o evento vislumbra tornar-se ponto de encontro para decisões de negócios, lançamentos de marcas e anúncios de parcerias que moldam o futuro da mobilidade elétrica no país.

Representada com exclusividade no Brasil pelo Grupo Timber, a Farizon expande o portfólio da companhia no segmento de novas energias, somando-se à recente chegada da Riddara — marca de picapes 100% elétricas também pertencente ao Grupo Geely.

A edição de 2025 da Eletrocar Show promete reunir os principais players do setor, apresentar avanços em infraestrutura de recarga, soluções em software e veículos eletrificados de múltiplas categorias. A presença da Farizon, com portfólio focado em transporte comercial e urbano 100% elétrico, reafirma o compromisso da feira com a inovação e a conexão entre marcas, mercado e mobilidade sustentável.

Profissionais da imprensa, influenciadores e formadores de opinião já podem solicitar credenciamento para cobertura da Eletrocar Show 2025 por meio do formulário disponível no site oficial do evento. A programação especial para a imprensa inclui acesso a áreas exclusivas, entrevistas com executivos e participação em coletivas de lançamento.

Serviço
Eletrocar Show 2025
De 23 a 26 de junho
Distrito Anhembi, São Paulo
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP

Textofinal de Comunicação Integrada

IVECO BUS 17-280 É NOVAMENTE ESCOLHIDO PELA VIAÇÃO IAPÓ NA RENOVAÇÃO DE FROTA

Tradicional companhia do Paraná adquiriu 13 novas unidades do chassi IVECO BUS para operações de transporte metropolitano, fretamento e turismo, atestando a flexibilidade do modelo

Foto: Cleverson Freitas Box Studio/Divulgação Viação Iapó

Uma das companhias mais tradicionais do Paraná, a Viação Iapó, com sede em Ponta Grossa, optou novamente pelo caminho de confiança proporcionado pela IVECO BUS. A empresa de ônibus adquiriu 13 novas unidades do chassi BUS 17-280 para operação em linhas metropolitanas, fretamento e turismo. No total, já são mais de 20 ônibus da marca em operação na frota.

Marcelo Fadel, diretor presidente da Viação Iapó, conta que entre os principais fatores que levaram a empresa a optar pela IVECO BUS está o histórico dos chassis utilizados desde 2019. O BUS 17-280, aponta ele, “se destaca pela robustez, relação consumo x potência, além de um Custo Total de Propriedade (TCO) competitivo e alinhado às metas da viação”. E completa: “Os chassis IVECO BUS são muito confiáveis. Realizando as manutenções preventivas conforme orientação do fabricante, é um veículo que não nos deixa na mão”, afirma Fadel.

O fato de a Viação Iapó ter um veículo sempre disponível reflete diretamente nos indicadores de eficiência operacional. “A confiabilidade do BUS 17-280 permitem elevar o nível de prestação de serviços, afastando riscos de atrasos nas rotas, incidentes durante o percurso, bem como outros transtornos”, acrescenta Fadel.

Três dos novos ônibus IVECO BUS estão em circulação no serviço Metropolitano, fazendo a ligação entre as cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro e Piraí do Sul. Cinco unidades são destinadas aos serviços de fretamento corporativo e turismo, em diversas cidades do Paraná. Outros cinco veículos são aplicados no serviço de fretamento em Ponta Grossa e Castro, atestando a flexibilidade do chassi, produzido no Brasil com foco nas demandas do operador local.

“Nosso modelo de 17 toneladas é a escolha ideal para quem prioriza rentabilidade e máxima capacidade de transporte. Desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, o BUS 17-280 oferece o melhor consumo de combustível da categoria”, aponta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

BUS 17-280: rentabilidade máxima no transporte de passageiros

Equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 950 Nm de torque e câmbio de seis marchas, o chassi BUS 17-280 permite carrocerias para até 59 passageiros e 11,5m de comprimento. O modelo foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

Disponível nas aplicações Urbano, Fretamento e Rodoviário, o BUS 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática. A solução Full Air entrega um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo. Como opcional, o sistema kneeling permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo.

Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível.

Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação.

Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS.

A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

domingo, 8 de junho de 2025

UNIVALE ADQUIRE QUATRO ÔNIBUS FOZ SUPER 2500 DA CAIO

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, fabricou quatro unidades do modelo Foz 2500 para a frota de fretamento da Univale, empresa de transporte coletivo que atua em Minas Gerais e na Bahia.

Os novos veículos serão distribuídos conforme as necessidades dos clientes, em diversas operações do Estado de Minas Gerais.

Durante visita técnica à unidade fabril da Caio em Botucatu, o diretor executivo Angelo Chieppe, na companhia de outros colaboradores da Univale, teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação dos ônibus e vistoriar os veículos adquiridos. “Temos uma demanda constante por aquisições para a renovação e expansão da frota. A Caio é uma referência entre os fabricantes de carrocerias no Brasil e contamos com essa parceria para continuarmos atendendo os maiores e mais complexos projetos de fretamento do mercado”, destaca o diretor.

Com 10 metros de comprimento e encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz, os novos ônibus acomodam até 27 passageiros sentados, além do motorista. As poltronas do salão, no modelo premium, são reclináveis e possuem apoia-braços, enquanto a poltrona do motorista é estofada e conta com um sistema de amortecimento hidráulico.

Os ônibus estão equipados com uma porta pantográfica para embarque e desembarque, e um elevador DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) embutido.

Na parte externa, os veículos possuem luzes de neblina dianteiras e traseiras, sinalização intermitente, vedação especial contra poeira, tela de proteção nas lanternas traseiras e luz auxiliar de ré.

Adicionalmente, os ônibus contam com porta-pacotes com iluminação individual, ar-condicionado, tomadas USB nas laterais, teclado multiplex, câmera de ré, sensor de uso do cinto de segurança, preparação para Wi-Fi, itinerário frontal e PNDV – dispositivo que indica a velocidade atual do ônibus.

Grupo Caio