domingo, 8 de junho de 2025

QUALIDADE DO PRODUTO E PÓS-VENDA GARANTEM SUCESSO DA LUMINATOR NA AMÉRICA LATINA

Marca reforça presença nos principais mercados do continente e se destaca pelo pós-venda eficiente e comprometido

Itinerários Luminator

A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, cresceu, nos últimos dois anos, mais de 20%, acima dos índices registrados pelos segmentos de mercado nos quais atua. Esse bom desempenho é resultado da estratégia de forte foco e investimento na elevação contínua da qualidade do produto e na eficiência e rapidez do pós-venda no Brasil e nos principais países da América Latina, como Chile e México.

“Nos últimos anos, focamos ainda mais na excelência de produção dos nossos sistemas, para garantir vida útil mais longa e atingir zero falhas, e no fortalecimento da área de pós-venda, com treinamento contínuo feito pelos profissionais da fábrica e programa de visitas regulares aos representantes e parceiros em cada região”, destaca Rafael Rossi, gerente de vendas e pós-vendas da Luminator Brasil. Segundo ele, isso tem permitido ampliar as vendas, inclusive de novos produtos, e fidelizar cada vez mais os clientes.

“No Brasil, somos líderes destacados no fornecimento de itinerários eletrônicos e suas integrações, assim como sistemas de informação para os passageiros, como o Próxima Parada. O estreito relacionamento é realizado pela nossa área de pós-venda que visita regularmente as garagens dos operadores. Também desenvolvemos canais em tempo real para acompanhar as demandas e necessidades dos clientes em campo. Isso tem feito grande diferença”, comenta.

Presença forte no continente latino-americano

Além de possuir uma unidade produtiva no Brasil e atuar em todo o território nacional, a Luminator Brasil exporta seus produtos para diversos países latino-americanos, com destaque para o México e Chile, entre outros. Para isso, possui representantes e assistência técnica especializada local no Chile, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Uruguai, Argentina e Paraguai.

“Os nossos produtos são reconhecidos pela qualidade superior e também pela tecnologia embarcada que reduz e otimiza a manutenção e facilidade o manuseio, em comparação com equipamentos importados de países asiáticos, menos modernos”, finaliza.

Novos produtos com grande potencial na América Latina

Além dos itinerários eletrônicos e de sistemas como o Próxima Parada, a Luminator vem expandindo sua linha de produtos com os sistemas Multiplex e o de monitoramento embarcado (CCTV), muito utilizados nos mercados mais avançados do mundo, para elevar os padrões de conforto, segurança, comodidade e prestação de serviço no transporte público da América Latina.

A empresa prevê equipar, em 2025, mais de 2.000 ônibus com o sistema Multiplex, um aumento superior a 100% em relação às quase 1.000 unidades fornecidas no ano passado. Lançado no ano de 2022 no mercado brasileiro, tem conquistado grande aceitação entre os operadores pelos benefícios que proporciona, como diagnóstico preciso de falhas, facilidade na resolução de problemas elétricos, garantindo mais eficiência e agilidade ao serviço.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

TECNOLOGIA, EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE IMPULSIONAM AGRICULTURA

Especialista em Crop Care da Valtra destaca as principais inovações que vão impulsionar a produtividade agrícola neste ano, com foco em automação, agricultura de precisão e sustentabilidade no campo

Com o avanço constante da tecnologia no campo, o plantio em 2025 promete ser marcado por maior eficiência, sustentabilidade e uso estratégico de dados. Para Leonardo Casali, especialista em Crop Care da Valtra, referência global em tecnologia agrícola, as novas tecnologias devem continuar transformando a forma como o agricultor conduz sua operação, com foco na redução de custos, melhora da qualidade e aumento da produtividade.

“A inovação tecnológica no campo sempre gira em torno de três pilares: redução de custos, qualidade do trabalho e aumento da eficiência”, explica Casali. Nesse sentido, o plantio direto na palha é um dos marcos da evolução agrícola, com impacto positivo na saúde do solo, na retenção de umidade, na captura de carbono e no desenvolvimento das plantas.

Além disso, Casali ressalta que a eficiência operacional tem avançado com soluções simples, como máquinas que dispensam a necessidade de lubrificação diária. “Com menos tempo dedicado à manutenção, o agricultor ganha horas produtivas no campo, otimizando o rendimento das operações.”

Outro destaque para este ano é a consolidação da agricultura de precisão, que ganha força com o uso de automação e inteligência artificial. “Hoje conseguimos tratar áreas de forma diferenciada dentro de um mesmo talhão, usando taxas variáveis de sementes e fertilizantes para explorar ao máximo o potencial de cada solo”, afirma.

Sensores e ferramentas de análise de dados também se tornaram essenciais para a tomada de decisão em tempo real, especialmente durante o plantio. “A precisão de informações como espaçamento entre sementes, vibração da linha e qualidade da deposição de sementes faz toda a diferença na produtividade final”, destaca o especialista, lembrando que tecnologias como os monitores 20|20 e transmissões CVT da Valtra permitem ajustes finos que potencializam os resultados do combo.

A autonomia das máquinas é outro fator cada vez mais presente, embora ainda longe do conceito de robôs autônomos. “A automação está nas funções inteligentes que eliminam erros humanos e aumentam a repetibilidade da operação”, comenta Casali. Ajustes automáticos de dosagem e populações, por exemplo, garantem uniformidade e precisão, tendo como consequência maiores produtividades.

Para atender às exigências de um mercado cada vez mais voltado à sustentabilidade, a Valtra aposta em soluções que integram produtividade e preservação ambiental. “Técnicas como o plantio direto contribuem para o sequestro de carbono, proteção do solo e maior eficiência no uso de recursos naturais”, pontua Casali, reforçando o alinhamento da marca com os princípios da agricultura regenerativa.

As mudanças climáticas, por sua vez, vêm impondo novos desafios ao setor, como a redução das janelas de plantio. Nesse contexto, a agilidade e a eficiência das máquinas se tornam cruciais. “O produtor precisa ter um conjunto de plantio bem dimensionado para atender às exigências do clima, otimizando o tempo e evitando perdas de produtividade”, explica.

Para quem busca se manter competitivo em 2025, Casali recomenda atenção especial ao portfólio tecnológico. “Conjuntos de plantio que podem ser posicionados de acordo com cada necessidade, com destaques para as séries de Rígidas, em especial à HiTech e Frontier, até máquinas de autotransportáveis articuladas como a Momentum, a Valtra oferece equipamentos preparados para entregar mais produtividade, com eficiência e redução de custos”, finaliza.

ValtraA linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 290 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais cerca de 170 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site.

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Georgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$11,7 bilhões em 2024. Clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

sexta-feira, 6 de junho de 2025

FINAL NACIONAL DO TOP TEAM CELEBRARÁ NESTE SÁBADO A MELHOR EQUIPE DE SERVIÇOS DA REDE SCANIA

Dez equipes disputarão o troféu de mais capacitada dentre todas as concessionárias do Brasil; primeira colocada vai garantir presença na final regional com outros cinco países

Equipe Btech conquistou o terceiro lugar na Final Mundial 2023

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, saberá neste sábado (7) qual é a melhor equipe de Serviços da Scania no país. A final nacional vai reunir as 10 equipes melhor classificadas no Centro de Treinamento da Scania Academy, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A vencedora vai disputar a final regional com participantes de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda), no dia 8 de novembro, na Argentina. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.

O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.

O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação pela Scania e sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil.

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa é a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.

A final nacional vai reunir as 10 melhores equipes do ranking geral após o resultado das 100 questões das provas teóricas, independentemente de serem ou não da mesma concessionária. Foram classificados times de quatro estados (SP, RS, MG e PR): Águia Maringá G10 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Asas e Engrenagens – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), BTech – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS), PG Super – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Rodas e Torque – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), SJP 1 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), SJP 2 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), Torque Master – Casa Escandinávia (Uberlândia – MG) e Unit’B – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS).

Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).

“O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Os desafios da competição preparam nossas equipes para oferecer soluções cada vez mais ágeis e eficientes. Investimos no conhecimento e no trabalho em grupo porque são fatores que impulsionam a competência nos serviços. Além de incentivar a inteligência emocional, fortalecendo as habilidades técnicas e a maturidade na empresa. Mais uma vez tivemos uma disputa acirrada entre os inscritos, o que comprova o quanto as concessionárias Scania estão preparadas e em alto nível para atender os clientes”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy. “Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, se reciclando e buscando novos aprendizados, mostrando o quanto conhecem o produto Scania e serem ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes”, conclui a diretora.

Maria Luiza Delavy

“O Top Team é um valioso reforço da importância do treinamento para a rede Scania priorizando os pilares do desenvolvimento, da capacitação, valorização e reconhecimento das pessoas. Sem dúvida, representa uma vitrine global de talento e dedicação. Essa jornada prepara os profissionais para os desafios diários e fortalece a qualidade dos serviços prestados nas concessionárias. Cada etapa vencida reforça o nosso compromisso com a liderança no setor e a satisfação dos clientes”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “Na final nacional, vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo. O cliente deseja que seu veículo seja atendido de forma precisa, tenha o diagnóstico certo e receba uma solução ágil para voltar à operação o mais rápido possível, com o máximo de disponibilidade e rentabilidade. É o nosso objetivo 24 horas por dia”, completa Valiate.

Fernando Valiate

Quarta e quinta etapas

A quarta etapa será a final regional, que será realizada em 8 de novembro, na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional vai disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. Em abril de 2023, o troféu mundial foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países.

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha Btech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo.

Scania

VOLARE INTENSIFICA DEMONSTRAÇÕES DO FLY 10 GV EM FEIRAS SETORIAIS

Foco é apresentar solução de mobilidade versátil para agronegócio, logística e cidades em eventos com olhar nas energias alternativas

A Volare, reconhecida por suas soluções inovadoras de mobilidade, promove uma agenda de eventos para apresentar o Fly 10 GV como solução ideal e eficiente para a transição energética nos mais diversos segmentos do transporte brasileiro. O inédito veículo, movido à GNV e Biometano, é destaque em feiras setoriais, marcando presença na Modal Expo em Vitória (ES), de 3 a 5 de junho, e na Cana Show em Ribeirão Preto (SP), nos dias 11 e 12 deste mês. Esse circuito de exposição reforça o compromisso da Volare com a mobilidade sustentável e inovação em diversas frentes.

“O Fly 10 GV é mais do que um veículo. É uma ferramenta estratégica que se adapta a diversas necessidades, desde o transporte de equipes no campo às operações urbanas”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Estamos intensificando a presença do Fly 10 GV nas principais feiras setoriais para demonstrar como esta solução pode contribuir diretamente para a eficiência, sustentabilidade e inovação, especialmente nos debates sobre o uso de gás como energia alternativa de propulsão”, comenta o executivo.

Desde o seu lançamento, em março, a Volare já apresentou o modelo na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), demonstrando a abrangência e o papel estratégico do Fly 10 GV no panorama do transporte nacional. Além das feiras, o modelo segue um cronograma de demonstração em mercados estratégicos, reforçando sua presença e visibilidade em diferentes regiões do país.

Fly 10 GV: desempenho comprovado no campo e nas cidades

O Fly 10 GV da Volare foi concebido para oferecer um avanço significativo em tecnologia, conforto e desempenho. Para o agronegócio, é sinônimo de robustez e eficiência para o transporte de equipes em áreas rurais e para operações logísticas desafiadoras no campo. A Volare busca reforçar que o modelo contribui diretamente para a produtividade dos negócios agrícolas. O agronegócio brasileiro, que representou 23,2% do PIB nacional em 2024, com um faturamento estimado em R$ 2,63 trilhões, é um motor econômico crucial. As projeções para 2025 indicam a manutenção ou leve crescimento, impulsionadas pela adoção de tecnologias sustentáveis, expansão das exportações e o aumento da demanda interna.

Já para aplicações em centros urbanos, a eficácia do Fly 10 GV já está sendo comprovada em operações nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG), atestando sua capacidade de atender às demandas do transporte de passageiros, com agilidade e confiabilidade.

“A Volare continua empenhada em buscar novas oportunidades de cooperação e demonstração de seus veículos, especialmente o Fly 10 GV, ao longo do ano, reforçando sua parceria e contribuição para o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, finaliza Vargas.

Circuito de Feiras: Inovação e Sustentabilidade em Destaque

A presença do Fly 10 GV em feiras estratégicas permite que a Volare estabeleça um diálogo direto com os protagonistas de diferentes setores.

A participação na Expo Modal é estratégica para a Volare por proporcionar um fórum importante para debates sobre soluções de logística e, crucialmente, o uso do gás como energia alternativa de propulsão. Nesse contexto, o Fly 10 GV, com suas características de mobilidade sustentável e eficiência, tem um papel de destaque na transição energética do setor de transporte. A Cana Show, com seu foco no setor sucroenergético, complementa essa estratégia, consolidando a presença da Volare no universo do agronegócio.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

quinta-feira, 5 de junho de 2025

GWM: FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS RECEBE ISO 9001 E CONFIRMA EXCELÊNCIA DA OPERAÇÃO

É a primeira vez no Brasil que uma fábrica de veículos recebe a certificação antes de iniciar a produção

A GWM Brasil recebeu a Certificação ISO 9001:2015 para sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A certificação, que comprova a conformidade do sistema de gestão da qualidade com padrões internacionais, foi concedida sem nenhuma não-conformidade identificada durante a auditoria, resultado que reforça o planejamento e a robustez da operação da empresa no Brasil.

O reconhecimento também marca um avanço importante no setor, já que a GWM é a primeira empresa a obter essa certificação em conformidade com a regulamentação CONTRAN 990, atualizada em 2022. A norma determina que fabricantes tenham um sistema de gestão da qualidade certificado antes do início da comercialização de veículos produzidos no país.

Também é a primeira vez que um fabricante de veículos no Brasil obtém o ISO 9001 antes do início da sua produção. Todas as unidades fabris que ostentam hoje essa certificação no país só conseguiram obtê-la depois de iniciarem a fabricação dos veículos.

“A certificação ISO 9001:2015 representa um passo fundamental para a operação da GWM no Brasil e reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a conformidade em todos os processos”, afirma Marcio Alfonso, diretor de Produção da GWM Brasil.

A autotech iniciará oficialmente sua produção no Brasil em julho de 2025, com três modelos e uma capacidade instalada de 50.000 unidades por ano. Além do SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro modelo a sair da linha de montagem de Iracemápolis, mais dois veículos estão confirmados: a picape média Poer e o SUV de 7 lugares Haval H9.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

AUTOVEÍCULOS: QUEDA NA PRODUÇÃO ACENDE ALERTA NO SETOR

Junho começou com a boa notícia de 1 milhão de veículos emplacados no ano, marca atingida no dia 3, uma semana antes que no ano anterior. Já as exportações tiveram o melhor resultado desde agosto de 2018. Mas o bom ritmo de vendas e de exportações não foi acompanhado pela produção, que teve queda de 5,9% em relação a abril, com 214,7 mil unidades.

Na comparação com maio de 2024 houve crescimento de 28,8%, mas a base do ano passado é comprometida pelos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. No acumulado do ano, a produção ainda é 10,6% superior à do mesmo período do ano passado, somando 1.025,2 mil unidades.

“Tivemos bons resultados de exportações em função do aquecimento do mercado argentino, e uma boa média diária de vendas domésticas em maio, de 10,7 mil unidades. O recuo na produção, prorém, indica perda de participação de vendas para os importados, além de certa cautela dos fabricantes em relação à expectativa de vendas nas próximas semanas”, avaliou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

O emplacamento de autoveículos registrou crescimento de 8,1% no mês de maio, alcançando a marca de 225,7 mil unidades. Automóveis, comerciais leves e ônibus tiveram bom desempenho, mas o segmento de caminhões manteve o viés de baixa verificado desde abril. Em maio, a queda foi de 2,1% em relação a abril e de 4,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. A elevação da taxa de juros afeta todos os segmentos, especialmente os de caminhões pesados e extra-pesados.

De janeiro a maio, os emplacamentos de autoveículos somaram 986,1 mil unidades, 6,1% a mais que no mesmo período do ano passado. A participação de veículos híbridos e elétricos nesse total foi de 10,4% em maio, maior nível da série histórica, com 22,3 mil unidades.

As exportações mantiveram ritmo elevado de crescimento, com 51,5 mil unidades embarcadas em maio, quase o dobro do volume de maio do ano anterior. No total de 2025, elas ultrapassaram 200 mil unidades, quantidade que em 2024 só foi alcançada em julho. A alta neste ano já é de 56,6%.

No sentido contrário da balança comercial, as importações continuam ganhando terreno, alcançando a marca de 190 mil no acumulado do ano, 39,7 mil unidades apenas em maio. Os modelos estrangeiros representaram 54% do crescimento do mercado brasileiro, sendo que no segmento de automóveis eles responderam por 65% dessa elevação.

“Há um saudável aumento do fluxo comercial com a Argentina, mas no caso dos modelos vindos da China, verificamos um ingresso atípico, beneficiados por uma taxação bem inferior à que vemos em outros países produtores, o que gera uma perigosa distorção em nosso mercado”, alertou Calvet.

Anfavea

FRASLE MOBILITY ANUNCIA AQUISIÇÃO TOTAL DE UNIDADE FABRIL DE PASTILHAS DE FREIO EM SOROCABA

Com nova organização da capacidade produtiva entre as plantas fabris no país, companhia fortalece a produção de pastilhas de freio para o mercado original e linha cerâmica para reposição

Unidade produtiva de Sorocaba. Foto: Alexandre Takashi | Divulgação Frasle Mobility 

A Frasle Mobility anunciou, nesta quarta-feira, 04 de junho, que está em fase final de negociações para aquisição total da unidade produtiva localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A medida trará como resultado a propriedade de 100% daquela subsidiária, que passará a ser identificada como Frasle Mobility – Site Sorocaba. Com essa medida, a companhia consolida um processo de qualificação da infraestrutura produtiva localizada no Brasil, com uma nova organização e distribuição dos locais de fabricação de alguns produtos da Frasle Mobility, em especial, pastilhas de freio.

Na fábrica de Sorocaba, que seguirá recebendo investimentos, ficará concentrada a produção da Fras-le Ceramaxx, linha de pastilhas de freio em material cerâmico, desenvolvida para atender os mais altos níveis de exigência do mercado. A formulação cerâmica desses produtos garante alta eficiência e sensibilidade de frenagem, máximo controle de ruído e mínimo resíduo nas rodas. Pela posição geográfica estratégica, a planta também atende relevante demanda de peças originais para as montadoras de veículos leves.

“Com essa nova organização, valorizamos mais a vocação de cada parque fabril, para a entrega de produtos de maneira mais otimizada e sustentável, reforçando a relação de proximidade com nossos clientes e parceiros”, ressalta Guilherme Adami, diretor executivo de Frenagem da Frasle Mobility.

Na unidade Sorocaba da Frasle Mobility, além das pastilhas da linha Fras-le Ceramaxx, seguem em fabricação e comercialização produtos com a marca Jurid. Recentemente, a companhia também inaugurou uma extensão do Centro de Engenharia Avançada Movetech nessa unidade, otimizando e acelerando o desenvolvimento de tecnologias e soluções em materiais de fricção para o mercado original e o de reposição.

“Esse investimento é mais uma prova do nosso compromisso permanente de desenvolver soluções seguras e inovadoras em componentes para o controle de movimentos, potencializando nossa capacidade de produção para atender as demandas do mercado”, salienta o Executive Vice President (EVP) Internacional da Randoncorp e COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

A conclusão do negócio depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e assinatura dos contratos definitivos, quando a companhia assumirá por completo aquela operação.

Frasle Mobility

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição automotivo e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 12 plantas industriais, nove centros de distribuição, sete escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e equipes capacitadas para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 43 mil referências em soluções em autopeças.

Desde 1996, a Frasle Mobility é controlada pela Randoncorp, mantendo de forma conjunta empresas de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon (CTR) e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon.

Frasle Mobility
ANK Reputation

quarta-feira, 4 de junho de 2025

DE SÃO PAULO PARA BOGOTÁ: CORTECO VISITA A EXPOPARTES 2025

Executivos da empresa marcam presença no evento para conhecer as novidades e tendências no setor de autopeças

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, desembarca em Bogotá, na Colômbia, para visitar a Expopartes 2025, uma das principais feiras de autopeças da América Latina. O evento, que está começando hoje, 04, e vai até 06 de junho, reunirá mais de 600 expositores, de 15 países, e tem a expectativa de receber cerca de 27 mil visitantes.

Representando a Corteco Brasil, Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing; Eryka Yared, gerente de Vendas Exportação; e Diego Nuñez, gerente de Vendas Exportação; vão explorar as tendências do setor, em conjunto com a Fertrac e a Fatco, cliente Transtec e representante da empresa, respectivamente.

“Este já é o segundo ano em que visitamos a Expopartes. Trata-se de uma excelente experiência para nos atualizarmos sobre as inovações do segmento e fortalecermos o relacionamento com clientes, parceiros e visitantes de todo o mundo. Esta é realmente uma oportunidade essencial para saber o que as empresas estão apresentando em termos de produtos, soluções e tecnologia”, ressalta Estela.

Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site https://www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Mais informações em https://www.corteco.com.br

Corteco
Essência Comunicação

EMPLACAMENTOS DA ABEIFA REGISTRAM ALTA DE 7,5% EM MAIO

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 11.461 unidades, anotaram em maio último alta em suas vendas de 7,5% ante março, quando foram comercializadas 10.660 unidades. Comparado a maio de 2024, o aumento é de 48,4%: 11.461 unidades contra 7.725 veículos.

No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 49.840 unidades, 32% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 37.767 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a maio: os 46.047 veículos eletrificados representam 49,7% do mercado total de 92.743 unidades emplacadas.

Em maio último, com 11.461 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,3% do mercado total de autos e comerciais leves (214.382 unidades). As 49.840 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses do ano mantiveram marketshare de 5,4% do total de 929.176 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Boas perspectivas

Embora a taxa de juros esteja elevada e, por consequência, tornando-se um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos nos primeiros cinco meses do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.

Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

DAVID KUESTER É O NOVO DIRETOR GERAL DA PACCAR PARTS BRASIL

David Kuester

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, anuncia mudanças na liderança no Brasil. O executivo David Kuester assume o cargo de Diretor Geral da PACCAR Parts Brasil, com foco em impulsionar o crescimento das vendas de peças e operações da companhia no país. Kuester se reportará a Frank van den Dungen, Gerente Geral Assistente de Vendas e Operações da PACCAR Parts Europa.

David Kuester atua no Grupo PACCAR há 12 anos e, durante sua trajetória, ocupou posições de destaque na PACCAR Parts, como as áreas de marketing, atendimento ao cliente, vendas e operações. Seu cargo mais recente foi como Gerente do Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts de Lancaster, nos Estados Unidos. Kuester é formado pela Marquette University (B.A. – Ciência Política) e pós-graduado na University of Illinois Urbana Champaign.

"Assumo esta posição com o grande desafio de manter o ritmo de crescimento da PACCAR Parts no Brasil. A empresa se consolidou no mercado e tem grande potencial para ampliar sua participação no aftermarket da linha pesada. Quero trazer toda a expertise do Grupo PACCAR, referência mundial na produção de caminhões, para o território brasileiro e tenho certeza que teremos muito sucesso em nossas operações", ressalta o executivo.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

terça-feira, 3 de junho de 2025

LEXUS MARCARÁ PRESENÇA NO CATARINA AVIATION SHOW, MAIOR EVENTO DE AVIAÇÃO EXECUTIVA DO BRASIL.

RX 450h+ será um dos destaques da Lexus no Catarina Aviation Show

Lexus RX 450h+

A Lexus marcará presença, pela primeira vez, no Catarina Aviation Show, evento referência no universo da aviação executiva, mobilidade de luxo e lifestyle de alto padrão, que será realizado no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque (SP), entre os dias 5 e 7 deste mês.

Reafirmando ainda mais sua diferenciada oferta no segmento premium, na oportunidade a Lexus exibirá ao público três modelos, com destaque para o RX 450h+: um ícone da descarbonização do segmento de luxo, com um conjunto híbrido plug-in de 308 cv de potência, que reúne design, tecnologia e experiência de dirigir prazerosa.

Os visitantes do Catarina Aviation Show também poderão conhecer o RX 500h F-Sport, que alia a esportividade ao luxo já característico da Lexus, bem como o NX 450h+, um SUV híbrido plug-in que é o mais recente lançamento da marca no País.

“Participar deste evento é uma iniciativa alinhada com o posicionamento da Lexus como referência em inovação e luxo. Nosso portfólio traduz os diferenciais da marca e o Catarina Aviation Show é o cenário ideal para mostrarmos ao público toda a tecnologia e sofisticação dos nossos produtos”, afirma Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil.

Além de um espaço exclusivo para exibição de alguns dos principais veículos da marca, a Lexus oferecerá uma experiência de test-drive aos visitantes – que poderão conhecer, na prática, diferenciais como o conceito Tazuna, que orienta o desenvolvimento dos produtos e estabelece o condutor como ponto focal para todos os projetos.

TOYOTA GAZOO Racing participa com GR Corolla

Complementando a presença no evento, a TOYOTA GAZOO Racing – marca esportiva do grupo – exibirá o GR Corolla, modelo de alto desempenho que reúne toda a expertise das pistas em um veículo para as ruas. Também disponível para test-drive, o hot hatch tem motor 1.6 turbo com 304 cv de potência e exclusivo sistema de tração integral, proporcionando uma experiência imersiva aos apaixonados por performance.

Catarina Aviation Show

Para 2025, o Catarina Aviation Show promete a maior edição da história: com a área de exposição ampliada de 8 mil m² para cerca de 17 mil m², o evento reflete o crescimento do mercado de aviação executiva na América Latina — estimado em US$ 1,31 bilhão até 2029. Para este quarto ano de realização, são esperados aproximadamente seis mil convidados, reafirmando o protagonismo do Brasil no setor de aviação executiva.

Serviço
Catarina Aviation Show
De 5 a 7 de junho de 2025
São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional – São Roque (SP)
Evento exclusivo para convidados e profissionais do setor
Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento 

Lexus Desde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos

Toyota do Brasil
GIusti Creative PR

IVECO BUS EXIBE CHASSI MOVIDO A GÁS NATURAL E BIOMETANO NA MODAL EXPO 2025, NO ESPÍRITO SANTO

Com motor dianteiro, até 9 cilindros de armazenamento e desempenho equivalente ao diesel, BUS 17-210 G é uma solução viável para metas de descarbonização no transporte urbano

A IVECO BUS, marca do Iveco Group, oferece globalmente um portfólio multienergético e, na América Latina, a estratégia em direção à descarbonização leva em conta o grande potencial de aplicação de gás natural e biometano no transporte urbano da região. A solução, que integra o chassi BUS 17-210 G, vai ao encontro da infraestrutura já existente nas cidades brasileiras com distribuição de GNV, além de ser uma alternativa econômico-financeira viável para o transporte sustentável. A convite da ES Gás a IVECO BUS exibe o modelo durante a Modal Expo, feira de negócios do setor de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, em Serra.

Além da exposição, a marca também participará, no dia 4, do painel "Além da Teoria: Como os motores a gás estão conduzindo a transição energética no Brasil". Na oportunidade, serão apresentados os benefícios do modelo, que é capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 95%, com o uso de biometano, e proporcionar uma economia de custos com combustível de até 40%, na comparação com o diesel.

“A América Latina apresenta uma grande oferta de gás natural. A ampliação dos chamados corredores verdes no Brasil consolida a disponibilidade do combustível, posicionando o ônibus movido a gás natural e biometano como uma interessante alternativa para metas de descarbonização no transporte urbano”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

BUS 17-210 G: robustez, autonomia e TCO competitivo

Com motorização posicionada na dianteira do veículo, o que garante uma manutenção otimizada, e opção para até 9 cilindros para armazenamento, o chassi BUS 17-210 G vem equipado com o motor FPT N60 CNG de 210 cv de potência e 760 Nm de torque. O conjunto robusto e de alta capacidade, já reconhecido da IVECO BUS, assegura performance e rendimento no dia a dia, com potência e torque máximo em qualquer percurso.

O modelo entrega autonomia de até 350 quilômetros, garantindo a operação em rotas de longo alcance em regiões metropolitanas. O tempo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade nas garagens e menor tempo de ônibus parado.

Em operação, o uso do gás natural entrega outras vantagens ambientais, como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Além disso, o chassi tem custo competitivo, o que o torna acessível para sistemas de transporte do Brasil e da América Latina. Dentre as cidades já atendidas pela rede de gás canalizado da ES Gás no Espírito Santo estão a capital Vitória, os municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica, na região metropolitana, além de Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz e Colatina.

Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS, explica que o BUS 17-210 G considera detalhes importantes no cálculo do Custo Total de Propriedade (TCO). "Nosso chassi é uma alternativa para cidades que demandam soluções factíveis por descarbonização. Com autonomia compatível e alta capacidade de armazenamento, o BUS 17-210 G tem abastecimento rápido, podendo ser facilmente aplicado em diferentes rotas e perfis de frota", afirma Kazuto, ressaltando que o modelo está em fase de validação para chegada ao mercado brasileiro.

A visão em descarbonização confirma a capacidade de inovação da marca e reforça seu papel como líder na transição energética no transporte de passageiros.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo. Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível. Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação. Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS. A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina. Clique aqui para mais informações sobre a IVECO BUS

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

TOYOTA CELEBRA 3.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL

Feito acontece no mesmo período em que a empresa investe R$ 11,5 bilhões para expandir sua capacidade produtiva e introduzir novos modelos híbridos flex plenos

Unidade histórica é um Corolla Cross XRX híbrido flex pleno fabricado em Sorocaba -  São Paulo

A Toyota do Brasil acaba de alcançar um marco histórico: a produção de 3 milhões de veículos no país. O feito reforça a sólida trajetória da empresa, construída ao longo de quase sete décadas, e reafirma seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira, com a inovação tecnológica e com a geração de valor para a sociedade.

“O marco de 3 milhões de veículos produzidos é um reflexo direto da dedicação dos nossos colaboradores, da confiança dos nossos clientes e da parceria dos nossos concessionários e fornecedores. Esta conquista reforça a relevância da operação brasileira e o nosso compromisso contínuo com o país e com o futuro da mobilidade na região”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

A unidade histórica de número 3.000.000 é um Toyota Corolla Cross XRX híbrido flex pleno que deixou a linha de produção da unidade de Sorocaba (SP). O modelo, que combina a robustez de um SUV com a confiabilidade da Toyota, será destinado ao mercado brasileiro – lembrando que a Toyota do Brasil exporta seus modelos para 23 países.

A história da Toyota no Brasil começa em 1958, há 67 anos, como parte de sua estratégia de expansão global da marca. Foi aqui que a empresa instalou a primeira operação fora do Japão e iniciou a produção do lendário Bandeirante, que teve mais de 100.000 unidades produzidas no país – muitas delas continuam em operação até os dias atuais.

Em 1998, a Toyota iniciou a fabricação nacional do Corolla, o modelo com maior volume de unidades fabricadas no Brasil, com 1,5 milhão de carros produzidos desde então. Nos anos seguintes foram produzidos outros modelos icônicos, como o Toyota Fielder, veículo que redefiniu o segmento de peruas, e o Etios, que desempenhou um papel fundamental ao transformar a operação brasileira em um polo exportador.

Atualmente, além do Corolla ainda são fabricados no Brasil o SUV Corolla Cross e o Yaris hatch, este último destinado exclusivamente à exportação. Até o fim do ano, a unidade de Sorocaba iniciará a fabricação de um novo modelo compacto híbrido flex pleno, reforçando o protagonismo da marca com eletrificação.

O marco de 3 milhões de unidades produzidas é fruto da qualidade, durabilidade e confiabilidade dos veículos da marca, além do reconhecido pós-vendas. O cliente Toyota é servido por um amplo estoque de peças de reposição e equipe qualificada, o que possibilita a devolução para o mesmo dia de mais de 90% dos veículos que visitam as concessionárias. Além disso, a Toyota é pioneira ao oferecer garantia de 10 anos para seus veículos.

Compromisso com o Brasil

O marco histórico acontece em meio a um dos momentos mais especiais da história da Toyota no Brasil: recentemente a empresa anunciou o maior ciclo de investimentos da história da marca no país, totalizando R$ 11,5 bilhões.

Este investimento será destinado a construção de uma nova fábrica em Sorocaba, permitindo a ampliação da capacidade de produção de veículos e motores, além da introdução de novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex plena da marca, visando manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações.

“Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Evandro Maggio.

A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O foco principal é impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação adaptadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. Com o ciclo de investimento, a empresa busca se desafiar a conquistar novos mercados e seguir crescendo sua produção nacional.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

MARCOPOLO ENTREGA PRIMEIROS TORINO DESENVOLVIDOS PARA CHASSI COM DOIS EIXOS DIRECIONAIS

Unidades entregues à Visate integram a frota do transporte coletivo de Caxias do Sul (RS)

A Marcopolo avança mais uma vez em soluções para o transporte coletivo urbano com a produção das primeiras unidades do modelo Torino com 15 metros de comprimento e dois eixos dianteiros direcionais. Os veículos foram entregues à Visate – Viação Santa Tereza, concessionária do transporte coletivo de Caxias do Sul (RS), por meio da Marcopeças, representante oficial da Marcopolo no Rio Grande do Sul.

Montados sobre o chassi Volksbus 22.260 Euro VI 6x2 e conhecidos como “super ônibus”, o modelo, com dois eixos dianteiros direcionais, oferece maior capacidade de passageiros, melhor manobrabilidade e ganhos operacionais relevantes para cidades com tráfego intenso e ruas estreitas.

“Mais uma vez, a Marcopolo entrega uma solução sob medida para atender às necessidades específicas dos operadores. Esta é uma configuração inédita, desenvolvida com foco na eficiência e conforto, e que chega ao mercado pelas mãos de um parceiro de longa data, a Visate”, afirma Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Os novos Torino de 15 metros seguem o padrão do sistema de transporte urbano de Caxias do Sul com 47 poltronas City Estofada, tomadas USB distribuídas pelo salão de passageiros e sistema de ventilação Citvent, reforçando o compromisso com o conforto e a experiência do usuário.

Além dos veículos com maior capacidade, a renovação da frota inclui outras seis unidades do modelo Torino com 12,5 metros de comprimento, chassis Volksbus 17.230 Euro VI, com três portas, elevador de acessibilidade, capacidade para até 82 passageiros, 42 poltronas City Estofada, além de USB e ventilação Citvent.

Com a entrega, os veículos passam a integrar a frota urbana de Caxias do Sul, operada pela Visate, concessionária que faz parte do maior grupo de transporte urbano do Rio Grande do Sul, que também reúne as empresas Sogil, Navegantes e Coleurb. A iniciativa reforça o compromisso conjunto com a inovação, acessibilidade e modernização contínua do transporte público na região.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

FPT INDUSTRIAL, AO LADO DE MARCAS LÍDERES, PARTICIPA DA AGROACTIVA 2025 NA ARGENTINA

Marca do Iveco Group exibe seus motores nos estandes das fabricantes de equipamentos agrícolas Pauny e Caimán, além de apresentar novidades ao lado da Case IH e New Holland, marcas da CNH

Pulverizador Caimán equipado com motor FPT N67

A FPT Industrial estará novamente na Agroactiva – feira que reúne os principais protagonistas do agronegócio na Argentina, que será realizada de 4 e 7 de junho em Armstrong, na província de Santa Fé. A participação da marca de powertrain do Iveco Group se destaca por dois pilares principais: o lançamento oficial da linha de motores remanufaturados Original Reman FPT em conjunto com as marcas agrícolas da CNH, Case IH e New Holland, e sua presença nos estandes de parceiros estratégicos, como Pauny e Caimán, fabricantes de máquinas agrícolas na Argentina.

“A Agroactiva representa muito mais do que uma feira: é um ponto de encontro com aqueles que impulsionam, dia após dia, o desenvolvimento a partir do campo. Na FPT Industrial, acreditamos que o futuro do agro se constrói com tecnologia confiável, eficiente e sustentável”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Apoiar nossos parceiros estratégicos e apresentar inovações como a linha Original Reman na Argentina é uma forma concreta de mostrar como trabalhamos para oferecer soluções que respondem aos desafios reais de nossos clientes. A Argentina é um mercado-chave para nós, e estar presentes nesta feira é reafirmar nossa visão de longo prazo e nosso compromisso com a transformação produtiva do setor agroindustrial”, acrescenta Tavares.

Original Reman: opção sustentável e eficiente junto às marcas agrícolas da CNH

Durante a Agroactiva, a FPT Industrial lança a linha de motores remanufaturados Original Reman FPT junto às marcas agrícolas da CNH, Case IH e New Holland, aliando sustentabilidade, eficiência e qualidade. A linha de motores Reman foi introduzida na Argentina em 2023 para a Rede de Distribuidores FPT Industrial e agora é oficialmente apresentada ao mercado agrícola em aliança com a CNH.

Original Reman FPT

O Original Reman FPT permite que os clientes adquiram motores remanufaturados seguindo os padrões de fábrica, com garantia de qualidade, menor tempo de inatividade e maior vida útil – alternativa de alto valor para quem busca reduzir custos sem abrir mão de desempenho.

Além disso, embora o portfólio da FPT Industrial cubra todas as aplicações da Case IH e da New Holland, os visitantes da feira poderão conhecer duas alternativas concretas de motores Reman nos estandes das marcas agrícolas da CNH: o motor CURSOR 9, utilizado em colheitadeiras, e o motor N67, aplicado em tratores.

Pauny e FPT Industrial, aliança que impulsiona o desenvolvimento local

No estande da Pauny será exibido o motor N45 de 100 hp, produto robusto e confiável produzido na planta de Córdoba e que há mais de um ano equipa a linha de tratores Convencional 205A e 205CC da empresa.

Essa colaboração não apenas reforça o vínculo entre as duas marcas, como também promove o crescimento econômico regional, estimula a criação de empregos e contribui para uma maior independência tecnológica e produtiva.

Caimán: tecnologia confiável para uma aplicação consolidada

Por sua vez, a Caimán apresentará um pulverizador movido pelo motor FPT N67 de 180 hp, também produzido na Argentina. Esta aplicação se consolidou ao longo de cinco anos de utilização bem-sucedida e segue ativa como resposta às demandas do agronegócio.

O pulverizador Caimán SE alcança desempenho excepcional em terrenos difíceis e é produzido em Santa Fé, reforçando o compromisso da marca com a produção local.

“Nossa participação na Agroactiva, ao lado de clientes como Pauny, Caimán, Case IH e New Holland, é uma demonstração concreta do nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções locais e sustentáveis para o setor agroindustrial. Trata-se de mostrar nossos produtos em aplicações reais, que já estão em operação e que comprovam a confiabilidade dos nossos motores no campo”, afirma Flavio Pons, responsável pela área de Vendas da FPT Industrial.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO PARTICIPA DA BAHIA FARM SHOW 2025 COM DESTAQUES DA MARCA PARA O AGRONEGÓCIO

Estande da Volvo na Bahia Farm Show 2024

A Volvo marcará presença em mais uma edição da Bahia Farm Show, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola e negócios do País, com diversidade de produtos para o setor agrícola. O evento acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A marca, em colaboração com a Gotemburgo Veículos, representante Volvo na região, exibirá novidades em seu estande. O caminhão FH 540 6x4 (Série Especial 30 Anos) e VM 360 6x4 farão parte dessa seleção. Além disso, a Volvo Penta, divisão de motores do Grupo, terá em exposição um motor D17, que oferece excepcional relação peso-potência para geradores de energia. Destaque também para os equipamentos da Volvo CE, com a escavadeira compacta elétrica ECR25, a carregadeira L60H, além da escavadeira EC210, lançamento recente. A Volvo Financial Services dará apoio para aquisição dos produtos por meio de financiamentos, consórcio, seguros e locação.

A participação da Volvo no evento está alinhada com um posicionamento estratégico. Hoje cerca de 60% dos caminhões da marca são comercializados para o Agro, executando operações como transporte de grãos, proteína animal, insumos, alimentos industrializados, tarefas de apoio etc. Já no segmento de equipamentos, cerca de 25% das entregas da marca estão ligadas ao agronegócio, número que vem crescendo continuamente.

O evento

A Bahia Farm Show, realizada desde 2004, é classificada como uma das três feiras que lideram o volume de negócios em tecnologia agrícola no Brasil. O evento busca apresentar novidades no segmento, proporcionando diversas possibilidades para seus visitantes. Além da exposição de maquinários e implementos por marcas de renome, a feira oferece palestras e oficinas relacionadas às tecnologias apresentadas.

Em sua última edição, em 2024, a feira bateu seu recorde com R$ 10 bilhões em faturamento e presença de mais de 111 mil visitantes.

Grupo Volvo América Latina

MATEUS BELEI ASSUME DIRETORIA COMERCIAL, DE MARKETING E PÓS-VENDA DA DA GRUNNER

Como parte da estratégia de crescimento da fabricante de Smart Machines Grunner, um dos sócios-fundadores da companhia, Mateus Belei, assumiu no dia 1º de junho as diretorias comercial, de marketing, mercado e pós-venda da companhia. A volta dos acionistas à operação, que já conta com Henrique Belei como CEO, ocorre para dar tração ao crescimento planejado da empresa, que faturou R$ 350 milhões em 2024 e pretende atingir a marca de R$ 500 milhões em 2025. Esse crescimento é impulsionado pela ampliação de portfólio com o lançamento de produtos, ampliação da capilarização de vendas e da estrutura de pós-venda, foco em exportação, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e novos modelos de negócios, como consórcio anunciado na Agrishow em parceria com a Mercedes-Benz.

Como parte da reestruturação, CEO Henrique Belei, assume a Diretoria de Operações (Produção, P&D, Engenharia e Qualidade), a qual por 11 meses, esteve sob a gestão de José Reche, que deixa a companhia.

“Com apenas seis anos de operação, a Grunner vem num crescimento acelerado, o que exige dinamismo na gestão. Ter uma estrutura corporativa foi um grande aprendizado em nossa trajetória e agora, por questões estratégicas, os acionistas da companhia assumem novamente as rédeas com o objetivo de reforçar a essência da companhia para os próximos passos mais largos”, destaca o diretor comercial, de marketing e pós-venda da Grunner, Mateus Belei.

Durante a Agrishow deste ano, a Grunner anunciou novos modelos de Smart Machines da Série S, como o conceito da Linha ATR S, com balança eletrônica para pesagem precisa durante a colheita e o retrovisor digital (Mirror Cam), recurso já amplamente utilizado no setor de transportes que chega ao campo, proporcionando mais visibilidade, segurança e ergonomia para o operador. Outro lançamento na feira foi o ADS S, equipamento voltado à aspersão de sólidos, com modelo redesenhado para ser mais compacto, ágil e versátil, além do novo ASP S destinado à aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos com tanque em fibra, material que reduz o peso total do equipamento e aumenta a durabilidade, sem comprometer a capacidade de aplicação e a resistência em condições severas de operação.

A Grunner apresentou ainda na feira o protótipo funcional do ATR E, a primeira Smart Machine movida a etanol, que está pronta para entrar em operação no campo no maior laboratório a céu aberto da empresa, em Lençóis Paulista (SP), no início do 2º semestre.

Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.

Clique aqui para mais informações sobre a Grunner.

Grunner
Attuale Comunicação