quinta-feira, 1 de maio de 2025

NOVO NIVUS GTS INAUGURA O RESGATE DA ESPORTIVIDADE NA VOLKSWAGEN

O Novo Nivus GTS é o primeiro lançamento do trio de esportivos que a Volkswagen prepara para o Brasil em 2025. Com a missão de resgatar a esportividade da marca, o cupê 100% brasileiro traz a icônica sigla para um SUVW pela primeira vez na história, o que faz o modelo já iniciar sua trajetória como mais um carro icônico da marca.

Conhecido por seu visual esportivo e dinâmica afiada, o Novo Nivus sempre teve em seu DNA um toque diferenciado. Agora, com a chegada da versão GTS, o SUVW se destaca ainda mais. Para atender ao pedido do público, o consagrado motor 250 TSI, 1.4l turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm estreia no Nivus, permitindo um desempenho ainda maior para o modelo. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto mecânico, sendo que as trocas podem ser feitas de maneira manual na alavanca ou no paddle shift atrás do volante.

Elogiado e conhecido pelo público brasileiro, o motor 250 TSI está acompanhado por uma nova calibração dinâmica. Para fazer jus ao nome GTS, a versão esportiva do Novo Nivus passou por um trabalho extenso no departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil para aprimorar ainda mais o seu desempenho - que já é uma referência na categoria nas demais versões -, principalmente no conjunto de suspensão, além de uma nova calibração no sistema de ESC.

Dessa forma, o comportamento do Novo Nivus GTS ficou ainda mais acertado, principalmente por conta da potência extra. A segurança, fundamental para a Volkswagen, também não foi deixada de lado, já que a versão traz freio a disco nas quatro rodas, assim como acontece nas demais configurações do Novo Nivus. O sistema de direção também marca presença, mas devidamente calibrado para o desempenho esportivo do modelo.

De série, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), a frenagem autônoma de emergência (AEB), o assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e o assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).

Detalhes exclusivos do GTS


Para destacar a esportividade do Novo Nivus GTS, diversos detalhes exclusivos foram pensados para o modelo. Visualmente, a versão esportiva se destaca pelos detalhes em vermelho, que podem ser vistos na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A icônica sigla GTS também marca presença, sendo inserida na grade frontal, tampa traseira, alinhada com o logotipo da VW, e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja.

A iluminação em Full LED deixa o visual moderno e fornece uma assinatura exclusiva na dianteira e traseira, ainda contribuindo com alcance de 130 metros para o motorista em qualquer situação. Para as rodas, a opção de 18 polegadas (com pneus 215/45) são inéditas e exclusivas para o GTS, desenhadas pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, comandado por José Carlos Pavone.

O interior do Novo Nivus GTS foi repaginado para a versão esportiva. Os bancos contam com um revestimento premium, mas os dianteiros ganham um formato exclusivo, pensado para transmitir esportividade no toque, ao mesmo tempo que abraçam melhor o corpo dos ocupantes. O revestimento dos bancos é exclusivo para a versão, com o logotipo GTS estampado nos bancos dianteiros. No painel, um aplique em acabamento premium leva o icônico logotipo GTS no lado do carona, enquanto todo o revestimento do teto foi escurecido. Detalhes em vermelho completam o toque esportivo.

A conectividade também está presente no SUVW esportivo, com a central multimídia VW Play Connect, que tem internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem a necessidade do uso de smartphones. Entretanto, a central é compatível com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e há ainda carregador por indução para os celulares no painel do Novo Nivus GTS, e com saída de ar para manter o aparelho resfriado.

O painel de instrumentos 100% digital, oferece uma tela de 10,25 polegadas para completar o pacote tecnológico do modelo. Especialmente para a versão GTS, a tela recebeu detalhes exclusivos em vermelho, além de um novo grafismo.

E como não poderia ser diferente em uma versão esportiva, o Novo Nivus GTS tem diferentes modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, é possível configurar diversos parâmetros para combinar características dos três modos de condução. As configurações podem ser feitas de maneira rápida diretamente na tela da VW Play Connect.

Cores


O Novo Nivus GTS está disponível em cinco cores, com quatro delas trazendo a combinação bicolor. São elas: Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset e Azul Titan, que contam com o teto pintado em Preto Ninja. Para quem deseja um visual totalmente escurecido, há a opção Preto Ninja, que deixa toda a carroceria nesta tonalidade.

Legado histórico dos esportivos GTS

Toda a família de esportivos da Volkswagen marcou época na memória do público brasileiro. O Novo Nivus GTS chega para preencher mais um capítulo dessa sigla icônica, que marca presença no Brasil desde o VW Passat GTS, que estreou em 1983, e passou a ser chamado de Passat Pointer GTS no ano seguinte.

Alguns anos depois, ainda na década de 1980, o VW Gol ganha sua versão GTS, que ficou em linha entre 1987 e 1994, conquistando o coração dos brasileiros que já eram apaixonados pelo carro mais vendido da história do Brasil.

Resgate da esportividade

O Novo Nivus GTS é o primeiro lançamento esportivo de 2025, inaugurando o resgate da esportividade. Ele, ao lado do Novo Jetta GLI e do Novo Golf GTI, inaugura a família de esportivos da marca: a VW Legends.

Além dele, a Volkswagen ainda prepara o lançamento do Novo Jetta GLI, além do retorno de um dos carros mais amados pelos brasileiros, o Novo Golf GTI, que chegará em sua geração mais recente e mais potente do que nunca.

Volkswagen do Brasil
Comunicação e Sustentabilidade

MODERNO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN EM RESENDE (RJ) PASSA POR TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUZIR O NOVO KICKS

O Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, é um dos mais jovens e modernos da marca japonesa no mundo, mesmo assim, para produzir o novo Nissan Kicks, a unidade passou por uma forte transformação. Para produzir um SUV tão diferenciado e tecnológico, foram mais de dois anos de preparação, indo além das linhas de produção. Uma evolução que foi resultado dos investimentos de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo em novos projetos no Brasil.

Todas as áreas do centro de produção brasileiro passaram por adaptações. Naturalmente, as fábricas de veículos e de motores foram as mais impactadas, porém, nenhuma área ficou imune. Por exemplo, a área de plásticos, onde são injetadas e pintadas peças específicas, recebeu uma nova injetora e novos equipamentos, como corte a laser e soldagem plástica por ultrassom. Já a logística interna foi reformulada com a readequação ou criação de novos espaços de armazenamento, para agilizar ainda mais a cadência de produção.

A fábrica de motores ganhou novos robôs, equipamentos e postos de trabalho, com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade dos processos e reduzir o esforço dos funcionários nas operações. Assim, a linha recebeu novos robôs para controlar o torque dos parafusos, um equipamento específico para fixação do turbo e sistemas de testes e avaliações do novo motor.

Na unidade de produção de veículos, vários espaços novos foram criados e muitos dos existentes foram modificados, principalmente na área de Carroceria, onde as diferentes peças da estrutura de base são fixadas e começam a dar forma ao carro. Nela, o nível de automação passou de 52% para 85%.

No total, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 novos postos de trabalho no Complexo Industrial de Resende. A unidade também ganhou 29 novos AGVs (Automatic Guided Vehicles) totalizando agora 202 unidades desses pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas, fazendo com que a operação seja mais flexível, segura e silenciosa.

Além disso, 1.228 novos equipamentos e dispositivos foram adotados nas mais diferentes áreas do centro de produção.

Essa evolução em uma linha já moderna se deve ao avanço tecnológico dos projetos que serão produzidos no complexo brasileiro. Tanto que, além de todos os equipamentos e robôs instalados, vários processos foram revistos e mais de 100 funcionários foram enviados para treinamentos no Japão, e outros foram treinados em países como México, Inglaterra e Estados Unidos. Na rota inversa, mais de 40 estrangeiros vieram para o Brasil para dar suporte nas obras e treinar as equipes locais para a produção do novo Nissan Kicks.

A evolução para a produção do novo Nissan Kicks também envolveu muitas outras empresas e suas equipes. Nesses anos de preparação, a marca japonesa contou com o suporte de mais de 70 fornecedores, somando o apoio de 2.500 pessoas.

“Foi uma transformação que exigiu muito trabalho e dedicação de todas as equipes para deixar a fábrica pronta para produzir o novo Nissan Kicks, um carro que chega para revolucionar o mercado. Tudo foi pensado para garantir o nosso DNA japonês de qualidade e tecnologia com o foco em oferecer a melhor experiência aos brasileiros”, explica Marco Biancolini, diretor sênior de Engenharia e Processos de Manufatura da Nissan do Brasil, responsável pelos novos projetos do Complexo Industrial de Resende.

Uma unidade que, agora, está ainda mais moderna e terá seu time reforçado com mais 400 funcionários, conforme anunciado pela Nissan durante a cerimônia que marcou o início de produção do novo Kicks. Eles vão se somar ao time de manufatura para garantir o aumento da cadência de produção local.

Assim, durante o mês de abril, as equipes do complexo seguem os preparativos finais para a evolução gradativa da cadência de produção em série do novo Nissan Kicks, sem comprometer o ritmo de manufatura do Kicks Play, que também é feito em Resende. Afinal, a nova geração do modelo chegará ao mercado nacional nos próximos meses para conviver com o já consagrado Kicks Play, ampliando assim as opções que a marca disponibiliza para o consumidor brasileiro.

Complexo Industrial de Resende: 11 anos de atividades

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 2.200 funcionários da Nissan, ainda sem as novas contratações anunciadas recentemente. Esse número, porém, ultrapassa 3.000 pessoas incluindo funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.

Nissan Brasil

MARCOPOLO CRESCE NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, COM AVANÇO DE 68% NA RECEITA LÍQUIDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Companhia também se destacou nas exportações a partir do Brasil, com avanço de 86,3% no período

Ônibus Marcopolo Attivi Integral

A produção total da Marcopolo no primeiro trimestre de 2025 foi de 3.294 unidades, crescimento de 1% na comparação com o mesmo período de 2024. Do total, 2.748 unidades foram feitas no Brasil e 546 unidades fabricadas no exterior. O desempenho no período resultou em uma receita líquida de R$ 1,7 bilhão, incremento de 1,3% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

No primeiro trimestre, o mix de vendas da companhia se concentrou em modelos rodoviários dedicados ao fretamento, veículos urbanos leves, micro-ônibus e Volares. Como destaque, a Marcopolo realizou a entrega de 32 carrocerias Attivi – modelo elétrico – para a cidade de São Paulo, parte de um lote maior que deve seguir com volumes adicionais ao longo de 2025.

A companhia se destacou na atuação internacional, com o crescimento de mercados relevantes, como a Argentina (Metalsur), com oportunidades de negócios no segmento de veículos rodoviários. Enquanto Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA) seguiram com boas oportunidades de negócios no primeiro trimestre de 2025.

“Enxergamos boas oportunidades para o ano de 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado, já a partir do 2T25. Aliado a isso, seguiremos em busca de negócios focados na descarbonização dos transportes, além de investimentos internos em automação industrial e melhorias em produtos já existentes”, pontua Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

Nos três primeiros meses de 2025, a companhia registrou lucro bruto consolidado de R$ 384,3 milhões, com margem de 22,9%, contra R$ 385,3 milhões e margem de 23,3% no 1T24. O EBITDA foi de R$ 262 milhões, com margem de 15,6%, versus um EBITDA de R$ 315,4 milhões e margem de 19% no 1T24.

Caminho da Escola

O programa federal Caminho da Escola também afetou positivamente a performance dos segmentos de micro-ônibus e Volare. No 1T25, foram entregues 692 veículos, sendo 523 micro-ônibus e 169 modelos Volare, que contemplam a licitação realizada em 2023. “Nossa expectativa é de que as entregas se mantenham constantes ao longo de 2025. Esse ritmo de entregas contribuiu com o desempenho da companhia no primeiro trimestre deste ano”, destaca Motta.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRA PERUA COMPACTA DA FIAT NO BRASIL, PANORAMA COMPLETA 45 ANOS.

Fiat Panorama CL

Em 1980, depois de quatro anos de sua chegada ao mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante na sua história, ao se aventurava no mercado de peruas, um segmento em ebulição na época. A marca que já comercializava o icônico 147, assim como suas variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, apresentava ao mercado sua primeira perua compacta no Brasil, o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência.

O Panorama chegava junto com a primeira grande reestilização do 147, a chamada linha Europa, que trazia um visual moderno, espaço interno inteligente e um desempenho urbano eficiente. Era a solução ideal para famílias e pequenos empresários que precisavam de espaço, mas não queriam abrir mão da economia e praticidade de um carro compacto.

Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava seu nome. O modelo tinha a carroceria 18 centímetros mais longa que seu modelo de origem, além do teto elevado na seção posterior, depois dos bancos dianteiros, conferindo ao carro um espaço traseiro mais amplo e confortável.

Fiat Panorama CL

Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, o modelo tinha como outro grande atributo o porta-malas, que tinha capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido.

O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave.  Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol.

Durante sua curta trajetória, em 1983, o Panorama passou por uma evolução. A partir daquele ano, o modelo ganhou as novidades de design que vieram com a chegada da linha Spazio, como para-choques envolventes em plástico, largas molduras laterais e painel foram totalmente reformulados. O modelo também ganhou câmbio de cinco marchas e passou a ser ofertado com duas versões de acabamento, a C e CL.

Fiat Panorama CL

Em 1986, com a chegada da Elba, o Fiat Panorama parou de ser produzido, dando espaço para a perua derivada da linha Uno, e deixando o legado de ter aberto o caminho para a Fiat neste segmento, onde a marca teve diversos carros icônicos como a Palio Adventure, Tempra SW e Marea Weekend.

Fiat
Stellantis

SCANIA LANÇA NOVO CAMINHÃO A GÁS RH 460 6X4 NA AGRISHOW 2025

Scania RH 460 6x4 X-gas. Foto: Tabata Barbosa | Divulgação Scania

A Scania escolheu a 30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - para apresentar seu mais novo produto, o caminhão a gás RH 460 6x4 X-gás. Além disso, a marca oferece condições especiais em negócios realizados com preços diferenciados para os caminhões rodoviários e fora de estrada, nos pacotes de Serviços do Scania PRO e nas alternativas financeiras da Locação, do Scania Banco e do Consórcio. Os atendimentos aos visitantes são feitos pelas equipes das Casas Scania Escandinavia, WLM Quinta Roda e P. B. Lopes. O evento será realizado até esta sexta-feira (2 de maio), em Ribeirão Preto (SP).

No estande de 600 metros quadrados da Scania estão expostos quatro caminhões e um motor. Além do novo rodoviário RH 460 6x4 a gás/biometano, o rodoviário Super 500 RH 6x4 (transporte de grãos), o fora de estrada G 560 6x4 XT (canavieiro) e o P 280 6x4 XT – Light Construction, lançado na Fenatran 2024. Além de um propulsor de 13 litros OC 13 (movido a gás e potência de 400 kVA) para geração de energia nas aplicações industriais, lavoura, pecuária, petroquímica e aterros sanitários. Há também o Scania Shop, área para os fãs comprarem os produtos licenciados da marca.

Uma grande iniciativa da Scania sobre o estande foi a parceria com a Eccaplan para receber o Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. Ou seja, todas as emissões de CO2 relacionadas ao estande da Scania – desde a montagem e desmontagem até o deslocamento da equipe e materiais de cenografia – serão quantificadas e compensadas. Há ainda a certificação Sou Resíduo Zero também em parceria com a Eccaplan. Essa certificação garante que os resíduos descartados durante o evento serão devidamente geridos, promovendo práticas de reaproveitamento e reciclagem.

“O nosso espaço tem sido muito procurado pelo público para conhecer o lançamento da feira, o Scania RH 460 6x4 a gás, que traz a potência de 460 cavalos, o conceito ‘mochilão’ com maior autonomia (até 450km) na tração 6x4, 311 metros cúbicos de volume de gás nos cilindros, e expande ainda mais as possibilidades aos clientes do Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Teremos duas opções de capacidade máxima de tração (CMT), de 90 toneladas, sem redução nos cubos, e de 150t com redução nos cubos.”

Marcelo Gallao

“Ano passado aqui mesmo na Agrishow mostramos o “irmão” GH 460, prova que temos certeza do sucesso que será no Agro a linha X-gas. Desde dezembro de 2024, a Resolução CONTRAN nº 1.015/2024 autoriza o aumento de uma tonelada no peso permitido por eixo dianteiro de caminhões que utilizam tecnologias de propulsão alternativas ao diesel. Com isso, temos agora a opção pela cabine R, a nossa mais vendida do mercado, de teto alto. Outra vantagem da tração 6x4 é tracionar composições de até 74 toneladas”, conta Gallao. É possível financiar os produtos a gás via CDC Verde, pelo Scania Banco.

“A Agrishow é uma feira muito tradicional. Convidamos os clientes e interessados em conhecer as soluções da Scania com oportunidades atrativas de preços imperdíveis e de pronta entrega de caminhões para diversas aplicações. Além de condições especiais nos serviços, especialmente para os planos de manutenção do Scania PRO, e descontos de até 40% nos valores das peças originais e em kits de reparo”, afirma Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania oferece a melhor solução do mercado com o menor custo total de operação. Por outro lado, com mais um modelo a gás no portfólio realçamos nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Desde 2019, a Scania já vendeu 1.500 caminhões da linha a gás no Brasil”, salienta Piccirillo.

Luciano Piccirillo

“Estamos reforçando com os clientes todas as vantagens comerciais dos nossos chassis rígidos e cavalos mecânicos na tração 6x4, por ser a configuração mais utilizada no agronegócio. Não poderíamos deixar de trazer o nosso campeão de vendas, o líder de mercado, o canavieiro Super 560 G XT”, explica Piccirillo. “O sucesso de vendas da nossa linha XT é absoluto. Trouxemos pela primeira vez na Agrishow o novíssimo P 280 para a construção leve, que nas aplicações off-road também pode ser utilizado como veículo de suporte, caminhão pipa ou comboio. É um verdadeiro coringa”.

“Outra boa novidade é o nosso cavalo mecânico rodoviário 6x4 na motorização Super, com a nova potência de 500 cavalos. Escolhemos ofertar a partir deste ano na gama 6x4. Ele forma uma dupla de respeito com o outro Super de 560cv para as composições 6x4. Reforçando que o cardan é reto na linha Super”, explica Marcelo Gallao.

O fora de estrada G 560 6x4 XT (canavieiro) tem 560cv de potência, desenvolve torque de 2.800Nm, e oferece uma capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas. Já o rodoviário Super 500 RH 6x4 (transporte de grãos) dispõe de 500cv, 2.650Nm de torque e CMT de 90t. Por fim, o P 280 6x4 XT (Light Construction), é equipado com 280 cavalos, desenvolve torque de 1.200Nm e tem CMT de 150 toneladas.

Serviços Scania: máxima disponibilidade para o Agro

A Agrishow 2025 está sendo palco de uma nova forma de mostrar a eficiência dos Serviços Scania. Há no estande uma estação de serviços, um contêiner especialmente dedicado para as equipes demonstrarem as vantagens Scania de todos os pacotes de soluções do Scania PRO, da Control Tower, Driver Services, Serviços Dedicados, Scania Fit, Sistema de Troca, Scania Assistance (24h) e da conectividade, com simulações online para aumentar a experiência dos clientes.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro e cadeias sucroenergética e do agronegócio. O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, fezes de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Scania e Megatec

Outros caminhões Scania estão expostos em estandes de empresas parceiras, dentre elas, a Megatec, de implementos agrícolas, com o modelo MGTraktor XT, oriundo do Scania G 560 6X4, que teve a quinta roda adaptada para acoplar, de uma maneira rápida e fácil, uma distribuidora de vinhaça e um transbordo. Com isso, ele alcança o dobro da capacidade de transporte de cana. A caixa de transmissão é a G33, sucesso absoluto no mercado.

Serviço
30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.
De 28 de abril a 2 de maio das 8h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Scania Brasil

quarta-feira, 30 de abril de 2025

SDLG EXPANDE PORTFÓLIO DE EQUIPAMENTOS E APRESENTA NOVA CARREGADEIRA ELÉTRICA E NOVO ROLO COMPACTADOR NA AGRISHOW 2025

Expansão da linha de equipamentos reforça compromisso da marca em oferecer soluções para aplicações agrícolas

Carregadeira elétrica L956HEV

A SDLG, referência em confiabilidade na indústria de equipamentos para construção, marca presença com novidades na Agrishow 2025, uma das maiores feiras agrícolas no mundo e a maior feira agropecuária do Brasil. Na jornada de expansão de portfólio de produtos no Brasil, a empresa apresenta dois importantes lançamentos: a carregadeira elétrica L956HEV e o rolo compactador RS7120H.

A escolha dos produtos em destaque na Agrishow reforça a importância do agronegócio para a marca. “Com esses lançamentos, a SDLG reforça seu compromisso com o mercado brasileiro, expandindo sua carteira de produtos e iniciando a oferta de equipamentos elétricos, sempre pensando na facilidade de operação e na tecnologia na medida certa”, destaca o diretor comercial Gilson Capato. Além desses dois lançamentos, a marca completa sua oferta de produtos com motoniveladora, escavadeiras compactas e a consagrada linha de carregadeiras da série H.

Lançamentos adequados ao agronegócio

Novidade na América Latina, a carregadeira elétrica L956HEV (imagem de abertura) está sendo apresentada ao público da Agrishow. Por ser 100% elétrico, este equipamento possui um menor custo operacional em comparação a carregadeiras diesel do mesmo porte. Além disso, o conjunto de baterias que equipa este modelo permite alcançar uma autonomia de até seis horas. Utilizando um carregador rápido também oferecido pela SDLG, pode ser recarregada em menos de uma hora, garantindo assim um dia completo de trabalho, mantendo elevada disponibilidade e maior produtividade.

Rolo compactador RS7120H

Já o rolo compactador RS7120H apresenta um novo design de cabine, trazendo conforto e excelente visibilidade durante a operação. Fácil de operar, esta máquina usa um motor Weichai Tier 3 com sistema triplo de filtragem de combustível, motores hidráulicos de alto torque e fornece duas amplitudes de trabalho e duas frequências de vibração, ajustáveis de dentro da cabine.

Portfólio completo para diferentes aplicações

Outras linhas de produtos da SDLG também estão em exposição na Agrishow 2025. Um dos exemplos é a motoniveladora G9138H, equipada com recursos que facilitam as operações no dia a dia. O sistema hidráulico com bombas de pistões de fluxo variável sensível à carga garante fácil controle e agilidade dos comandos. Já o sistema elétrico possui três níveis de alarme e display digital. Ela possui um sistema de giro movido por dois cilindros hidráulicos, que garantem alto torque na lâmina. Na cabine, o operador tem mais conforto e segurança com um sistema de climatização HVAC com dupla filtragem do ar, além de certificação ROPS e FOPS.

A escavadeira compacta E680F é ideal para quem busca o melhor custo-benefício, facilidade na manutenção e operação, além de motor confiável e reconhecido no mercado. A máquina conta com lâmina frontal que aumenta a versatilidade do equipamento e ajuda na estabilidade, permitindo tanto trabalhos de escavação quanto operações de fechamento de valas e nivelamento de terreno. Essa linha possui um sistema hidráulico sensível à carga, oferecendo desempenho, controle preciso e eficiência em espaços restritos.

Versátil, a carregadeira L936H é a solução perfeita para ser adaptada em implementos para as mais diferentes aplicações. Pode ser configurada tanto para agricultura, com ventilador reversível, filtro de ar mais robusto e braço mais longo, quanto para indústria madeireira, com fácil instalação de uma garra, por exemplo. A versão mais recente conta com uma atualização da cabine, deixando o ambiente do operador mais ergonômico, com melhor visibilidade e conforto. Essa linha de produtos conta com o diferencial de serviço de telemetria. O sistema de monitoramento remoto coleta dados em tempo real, aumentando a eficiência e segurança da operação a partir de informações atualizadas sobre o status do equipamento, localização, consumo de combustível, indicadores de funcionamento e muito mais na palma da sua mão.

Serviços ao alcance do cliente

Além das diferentes linhas de produtos em destaque, a SDLG oferece aos clientes um amplo portfólio de peças para reposição e manutenção, por meio do serviço de E-commerce sdlgpecas.com – primeiro de fábrica do seu segmento, e o primeiro da marca SDLG fora da China. A plataforma, que atende todas as regiões do Brasil, pode ser acessada por meio de computador, tablet ou smartphone. Os clientes também podem escolher receber o produto em local indicado ou retirar diretamente na loja autorizada da marca na região.

O atendimento de pós-venda da SDLG também é um diferencial no segmento, buscando garantir o funcionamento dos equipamentos da marca de forma produtiva por mais tempo, de maneira ágil e eficiente. Entre outros benefícios está o armazém de peças, a garantia de 12 meses sem limites de horas, um plano de manutenção preventiva, entre outras funções.

A SDLG está presente no mercado latino-americano desde 2009 e é reconhecida pelo ótimo atendimento pós-venda e pela facilidade de operação de seus equipamentos. Oferece uma ampla gama de produtos, incluindo escavadeiras compactas, carregadeiras, motoniveladoras, rolo compactador e outros equipamentos de construção.

SDLG
ANK Reputation

GWM BRASIL APRESENTA LINHA 2026 DO ORA 03 COM NOVA IDENTIDADE VISUAL E MAIS TECNOLOGIA

Já está disponível para o consumidor brasileiro a linha 2026 do GWM ORA 03, que chega às concessionárias com uma nova identidade visual, mudanças de nomenclatura e equipamentos atualizados, reforçando o compromisso da marca com a inovação e a experiência do usuário.

A partir de agora, os modelos passam a se chamar ORA 03 Skin BEV48 e ORA 03 GT BEV63, reforçando a identidade elétrica e a diferenciação entre as versões – BEV significa Battery Electric Vehicle e os números representem a capacidade das baterias, de 48 kWh e 63 kWh, respectivamente. A nova nomenclatura segue o mesmo padrão adotado na linha GWM Haval, que identifica as versões por meio do tamanho da bateria.

Os dois veículos recebem também o novo logotipo GWM centralizado em destaque na tampa do porta-malas, seguindo o padrão visual da linha Haval H6 2025/2025. O emblema ORA 03 permanece, porém com tamanho reduzido, conferindo um visual mais limpo e moderno.

Entre os destaques de equipamentos, o GWM ORA 03 Skin BEV48 passa a contar agora com teto solar de série, oferecendo mais conforto e sofisticação. Já o GWM ORA 03 GT BEV63 ganha a exclusiva cor Cinza Zenith fosca, a mesma apresentada na série especial GT Approve, ampliando as possibilidades de personalização.

A linha 2026 mantém a atualização que foi feita no início deste ano: a oferta de estepe, que oferecendo mais praticidade e segurança ao motorista. Além disso, o modelo também havia ganhado em fevereiro a conectividade com o aplicativo My GWM, que permite o monitoramento e o controle remoto de diversas funções do veículo, trazendo mais comodidade e tecnologia aos proprietários.

“O ORA 03 é um carro que conversa com o futuro, mas também ouve o presente. Por isso, as mudanças da linha 2026 refletem nosso foco em ouvir o consumidor e entregar mais conectividade, estilo e conveniência”, afirma Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Na linha 2026, o ORA 03 Skin BEV48 passa a custar R$ 169.000 e o GT BEV63, R$ 199.000.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ EXPANDE DEMONSTRAÇÕES E TESTES DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U à bateria vem sendo produzido em série, desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Já são 436 unidades em operação: 111 da própria marca e 325 em parceria com a Eletra. A cidade de São Paulo é a que conta com a maior parte dessa frota elétrica.

“Atualmente, nosso ônibus elétrico vem sendo demonstrado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades”.

A expansão do eO500U brasileiro também alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer agora com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.

Testes com o articulado elétrico eO500UA

“Ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes para 2025”, afirma Walter Barbosa. “O primeiro elétrico articulado da Mercedes-Benz do Brasil também está sendo desenvolvido no País e será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, expandindo o nosso portfólio de elétricos. Este veículo deverá começará a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”.

Protótipos do ônibus articulado eO500UA, com carroçaria Caio, cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade em trechos urbanos de algumas cidades e nas pistas do Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, parceria com a Bosch.

Eletrificação necessita do compromisso de todos os players

“Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de carga e recarga”, ressalta Walter Barbosa. “De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados”.

Walter Barbosa

De acordo com o executivo, com seus ônibus elétricos, a Mercedes-Benz dá uma contribuição fundamental para a mobilidade sustentável no transporte coletivo urbano. “Estamos assim novamente alinhados às tendências de mercado. Uma delas mostra que as pessoas estão buscando alternativas aos automóveis. Elas estão deixando os carros na garagem, utilizando ônibus, trem, metrô, bike e até patinete elétrica”.

Walter Barbosa comenta ainda que um ônibus com 70 passageiros equivale, em média, a uns 50 automóveis nas vias. “Sem esses carros, imagine o quanto isso poderia melhorar o tráfego. E mais: a Prefeitura de São Paulo, por exemplo, estima que a substituição de apenas um ônibus a diesel por um elétrico poupa a atmosfera da emissão de 106 toneladas de CO2 por ano. Ou seja, o ônibus elétrico está inserido nessa realidade, com vantagens para os operadores, os usuários, o meio ambiente e a sociedade como um todo”.

Renovação de frota de ônibus a diesel

Para Walter Barbosa, outro ponto muito importante para a mobilidade sustentável no transporte público é a necessidade de renovação de frota dos ônibus a diesel. Nesse sentido, os atuais ônibus Euro 6 reduzem drasticamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado. “Por isso, programas de financiamento como o Refrota, por exemplo, são fundamentais para que as empresas possam renovar suas frotas com ônibus cada vez mais compatíveis com o meio ambiente. Em suma, com nossos ônibus elétricos e com os consagrados modelos a diesel com tecnologia BlueTec 6, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com o transporte sustentável, sem abrir mão da eficiência e rentabilidade para as operadoras”.

A Mercedes-Benz do Brasil sobressai no mercado também pelos serviços financeiros do parceiro Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima no País. Essa linha garante recursos para apoiar projetos voltados à aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

O Banco Mercedes-Benz também foi o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte com investimentos do Novo PAC do governo federal.

“O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero quilômetro, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz Walter Barbosa. “Como se vê, além de oferecer a melhor solução para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam os nossos serviços”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

NEW HOLLAND LANÇA NOVO T8 COM TELEMETRIA VITALÍCIA E AMPLIA GAMA DE TRATORES NA AGRISHOW

Trator T8 New Holland

A New Holland lança na 30ª edição da Agrishow, que ocorre até 2 de maio em Ribeirão Preto (SP), sua nova gama de tratores, ampliando as soluções voltadas para pequenos, médios e grandes produtores. Entre os destaques estão os novos T8 e T7.300 Auto Command CVT, a nova família T5 e o lançamento do TT3.50.

“Com estes produtos inovadores, a New Holland vai oferecer ainda mais opções dentro do nosso portfólio de soluções em tratores, que já é bastante completo. São máquinas com muita tecnologia embarcada e recursos na medida certa para ajudar os agricultores a realizarem as operações diárias com mais eficiência, economia e confiabilidade, aumentando a produtividade de maneira sustentável”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Novo T8 com telemetria gratuita

Combinando tradição e inovação, o T8 estabelece um novo padrão de excelência. Além de atender às demandas da agricultura, também transforma as atividades com eficiência e sustentabilidade. Trator 100% conectado, o T8 possui telemetria gratuita e vitalícia, sistema Isobus e piloto automático PLM Intelligence, monitoramento em tempo real e controle total para a tomada de decisões mais assertivas, garantindo uma gestão eficiente das operações e menos tempo de manutenção.

Os motores FPT Cursor 9 foram atualizados, com novas faixas de potência nominal que oferecem alto torque para maximizar o desempenho em qualquer tipo de tarefa. Isso permite o uso de implementos maiores, otimizando a produtividade com menor consumo de combustível. A transmissão UltraCommand 21x5 (nos modelos de 410cv, 430cv e 440cv) é robusta e resistente, projetada para operações intensivas. Ela oferece a função Break to clutch, semelhante a um carro automático, em que não é preciso pisar na embreagem para frear, gerando menos desgaste para o operador.

O capô do novo T8, por sua vez, foi inteiramente redesenhado, seguindo o conceito Natural Flow e equipado com faróis de LED, o que proporciona uma excelente visibilidade mesmo nas condições mais desafiadoras, transformando cada jornada em uma experiência mais segura e eficiente. Já a cabine oferece visão 360º em ambiente espaçoso, com acabamento de luxo, além de mais ergonomia e conforto para o operador.

T7.300 Auto Command CVT

Outra novidade da New Holland para a Agrishow deste ano é o T7.300 Auto Command CVT, um produto inovador que redefine o padrão de eficiência e conforto. Complementando o portifólio da família T7 com a tecnologia mais avançada do campo, esse trator oferece robustez, praticidade e alto desempenho para médios e grandes produtores.

Entre os destaques do T7.300 Auto Command CVT estão o novo motor de 260cv nominais, que reduz emissões de poluentes sem comprometer a potência e o torque, garantindo maior produtividade no campo, e a nova transmissão Auto Command CVT, que oferece alta eficiência e uniformidade durante as operações. Com uma transmissão continuamente variável, proporciona melhor controle, maior rendimento operacional e economia de combustível, mesmo em operações mais severas.

O novo T7.300 Auto Command CVT conta ainda com a tecnologia embarcada já conhecida nos modelos T8 PLM Intelligence. Equipado com monitor Intelliview 12, combina Isobus, piloto automático e telemetria de série, facilitando o monitoramento em tempo real, otimizando decisões e aumentando a produtividade.

O trator também ganhou uma nova configuração de cabine, mais espaçosa, com iluminação de LED, ajuste ergonômico e controles intuitivos que reduzem a fadiga e aumentam o conforto do operador. Na suspensão dianteira, o maior controle de tração proporciona melhor equilíbrio dinâmico, garantindo uma operação mais suave e eficiente, mesmo em condições desafiadoras.

As válvulas remotas eletrônicas, por sua vez, trazem versatilidade para controlar os implementos de forma prática e eficiente. Ajustes rápidos e precisos garantem maior produtividade e simplificam tarefas complexas, colocando o controle total nas mãos do operador.

Nova família T5

A New Holland também lança na Agrishow 2025 a nova família de tratores T5, nos modelos T5.100 e T5.110 (de 100cv e 110 cv, respectivamente). As novidades já começam pelo capô, que traz o novo design global da marca.

Com mais força, eficiência e conforto para o trabalho no campo, a família T5 é equipada com o motor FPT S8000, conhecido por sua confiabilidade e eficiência, que entrega alta performance, além de cabine moderna com visão 360°, combinando produtividade e tecnologia embarcada para transformar o trabalho em resultados.

Outro destaque do T5 são as novas transmissões 24x24 ePower Shuttle HiLo e 40x40 com super redutor. A combinação perfeita para quem busca mais suavidade nas trocas de marcha e ajuste preciso para cada operação. O trator também possui telemetria embarcada e, como opcional, eixos traseiros Flange e Passante, que garantem maior praticidade em configurações para diferentes atividades operacionais, como preparo do solo, plantio, pulverização e colheita. Sua flexibilidade atende às necessidades de pequenos, médios e grandes produtores, sendo a melhor opção para qualquer operação.

TT3.50

Pensando nos pequenos agricultores, a New Holland traz para a Agrishow o versátil e econômico TT3.50, que alia desempenho e conforto para operações com fruticultura, hortaliças, café ou transporte, sendo ideal para espaços confinados ou aplicações diversas.

Com motor FPT S8000 de 3 cilindros, o TT3.50 entrega mais potência com menor consumo. A transmissão é 8x8 mecânica com reversor sincronizado e foi projetada para oferecer alta resistência e durabilidade durante as operações. Conta com alavanca de reversão de fácil acesso, o que torna os movimentos de avanço e de recuo mais ágeis e rápidos.

Outro destaque do TT3.50 é a função Lift-O-Matic™. Com ela é possível manter a uniformidade das operações, garantindo maior eficiência no trabalho. Após memorizar a posição do levante hidráulico de três pontos, basta um simples toque no botão do Lift-O-Matic™ para realizar a manobra com o implemento na posição elevada e retornar automaticamente à posição original ao retomar o trabalho.

O assento redesenhado do TT3.50 tem suspensão integrada que proporciona conforto máximo. Ao trabalhar em terrenos mais irregulares, como solos cultivados, as ondulações são neutralizadas, garantindo um trabalho mais suave. A plataforma semi-plana, os apoios de braços dobráveis e controles principais foram projetados de forma a atender ergonomicamente as necessidades do operador.

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FPT INDUSTRIAL REVELA MOTOR CONCEITO N67 ETANOL, COM A CASE IH, NA AGRISHOW 2025

Ampliando a oferta de combustíveis alternativos para o campo, a FPT Industrial revela, junto com a Case IH, o motor conceito N67 Etanol durante a Agrishow 2025. A solução, que integra um projeto desenvolvido com a CNH, utiliza a tecnologia ciclo Otto, contribuindo para a redução de emissões geradas no agro e menor ruído durante o funcionamento do motor. O conceito considera a infraestrutura já existente do etanol, um dos combustíveis mais utilizados no Brasil e parte da nossa matriz energética, com elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento.

Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu o motor N67 Etanol para o trator de médio porte Puma 230, que atua no apoio da colheita com a colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, equipada com o motor CURSOR 13 Etanol, apresentado na Agrishow de 2024.

“No segmento sucroalcooleiro, as máquinas trabalham agrupadas em frentes, onde cada frente conta com tratores para impulsionar transbordos, colhedoras, e caminhão de apoio para manutenções preventivas e abastecimento”, explica Marcelo Sakurai, especialista do Technical Center da FPT Industrial que atuou no desenvolvimento do projeto com a CNH. “O motor N67 Etanol faz parte de uma solução completa para a colheita de cana, reunindo a eficiência do mesmo tipo de combustível para todas as máquinas”, acrescenta.

A exemplo do CURSOR 13 Etanol, o N67 Etanol foi desenvolvido com a tecnologia Ciclo Otto, com injetores específicos com sistema de aquecimento para partida a frio, pistão com design de câmara e taxa de compressão específicos para trabalhar com os requisitos do etanol. A motorização gera 234 hp de potência e 850 Nm de torque, que asseguram performance e rendimento na colheita, que não fazem o produtor perder tempo. A tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, com catalisador passivo de três vias, garante desempenho superior e consumo eficiente.

Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.

“Grande parte da tecnologia do motor a etanol está no correto posicionamento dos injetores, design dos bicos de pulverização para melhor homogeneização, definição adequada de taxa de compressão, desenho de câmara de combustão e calibração de motor”, acrescenta Sakurai. “Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao diesel. O etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.

N67 Etanol - Especificações técnicas
  • Potência [hp/kW]: 234/172 @ 2100 rpm
  • Torque [Nm]: 850 Nm @ 1300 rpm
  • Deslocamento [l]: 6.7
  • Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 4
  • Sistema de Injeção: Indireta
  • Ciclo: Otto

Com mais de 25 anos de experiência em motores de combustão estequiométrica, a marca oferece soluções de pós-tratamento capazes de atender qualquer nível de emissões.

“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Com o motor conceito N67 Etanol apresentado na Agrishow 2025, ampliamos o leque sustentável do nosso portfólio de produtos, fortalecendo nossa posição de líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.

Família NEF: confiabilidade e baixo custo operacional

A Família NEF de motores, do qual o N67 Etanol faz parte, se destaca pela eficiência e versatilidade. Com opções compactas e potentes, esta família é ideal para tratores de médio porte. As motorizações não só atendem as exigências de desempenho das aplicações agrícolas, mas também são reconhecidas por sua confiabilidade e baixo custo operacional, maximizando assim a rentabilidade do produtor rural.

A confiabilidade da Família NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos, utilizados em mais de 1.800 aplicações diferentes. Além do segmento Off-Road, de máquinas agrícolas e de construção, esses motores são empregados nos segmentos On-Road, de transporte de cargas e passageiros, Marítimo e de Geração de Energia, destacando-se pela sua versatilidade e desempenho confiável.

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GRUNNER APRESENTA PROTÓTIPO FUNCIONAL DE SMART MACHINE MOVIDA A ETANOL, LANÇA MODELOS DA SÉRIE S E ANUNCIA CONSÓRCIO COM MERCEDES-BENZ.

Novo ATR E tem motor a etanol inédito

Durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, que ocorre até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Grunner apresenta em seu estande o protótipo funcional do ATR E, com sistema exclusivo desenvolvido em parceria com a DSA, a primeira Smart Machine movida a etanol. 

Na edição de 2024, o público da Agrishow conheceu o conceito do modelo; agora, com a produção aprimorada, o ATR E está pronto para entrar em operação no campo no maior laboratório a céu aberto da empresa, no início do 2º semestre. A tecnologia atende as especificações do MAR-1, sem a necessidade de utilização de Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla) e sem riscos de princípio de incêndio ou paradas por conta de sistema de regeneração do Euro VI.

Lançamentos da Série S

A Grunner apresenta também durante o evento novos modelos de Smart Machines da Série S. Entre os destaques está o novo conceito da Linha ATR S, apresentado na feira com balança eletrônica para pesagem precisa durante a colheita e o retrovisor digital (Mirror Cam), recurso já amplamente utilizado no setor de transportes e que agora chega ao campo, proporcionando mais visibilidade, segurança e ergonomia para o operador.

“Essa tecnologia oferece visão ampliada, elimina pontos cegos e melhora a operação mesmo em condições de baixa luminosidade ou ambientes com muito pó, cenários comuns no dia a dia da colheita de cana”, destaca o diretor Comercial e de Operações da Grunner, José Reche.

Outro lançamento na feira é o ADS S, equipamento voltado à aspersão de sólidos. O modelo foi redesenhado para ser mais compacto, atendendo a uma solicitação direta dos produtores, que buscavam mais agilidade e versatilidade, principalmente em terrenos com curvas de nível e áreas de difícil acesso.

A linha S é completada pelo novo ASP S, máquina destinada à aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos, que agora conta com tanque em fibra, material que reduz o peso total do equipamento e aumenta a durabilidade, sem comprometer a capacidade de aplicação e a resistência em condições severas de operação.

Inovações estruturais e operacionais da nova geração da Série S

O diferencial da nova geração da Série S está em seus 15 aprimoramentos. Um dos mais significativos é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 17 metros. Isso representa uma diminuição de até 60% no raio de manobra, impactando diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.

Outro avanço está na distribuição equilibrada da carga, resultando em mais estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.

Parceria Consórcio Mercedes-Benz e Grunner

Além das novidades em máquinas, a companhia lança na Agrishow o Consórcio Mercedes-Benz. “O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche.

Para o diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz, Claudio Jesus, a parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. “Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz junto com a Grunner em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, ressalta Jesus.

Nova estrutura de pós-venda e consórcio de peças

Durante a Agrishow, a Grunner apresenta sua nova estrutura de atendimento pós-venda, com ações que reforçam a importância do cuidado preventivo com as Smart Machines, garantindo não só a eficiência operacional, mas também a segurança e a longevidade dos equipamentos.

Entre as novidades, estão o lançamento da área de pós-venda no site Grunner para facilitar o acesso a serviços e informações aos clientes; a introdução do contrato de manutenção para oferecer uma forma previsível e preventiva dos equipamentos; a realização da revisão programada na entressafra com o objetivo de não haver interrupções durante o uso e o lançamento do Consórcio Nacional de Peças Grunner no pós-venda para ampliar a disponibilidade de produtos e o suporte técnico em todo o Brasil.

Com oito contratos assinados e 21 novos pontos de atendimento a partir da safra 25-26, a rede de pós-venda da Grunner está em expansão tendo as concessionárias Mercedes-Benz como parceiras.

Parceria para nacionalizar produção de pneus Michelin

Após três anos de negociações, a Grunner conquistou um importante avanço, graças ao volume de compras e à crescente presença de seus equipamentos em campo. A Michelin nacionalizou a fabricação do pneu utilizado na linha S, antes produzido na França, o que elevava os custos devido à importação. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o pneu é exclusivo para a linha S e foi projetado para suportar grandes cargas e oferecer alta performance em tração.

“Para a Grunner, firmar uma parceria com uma empresa como a Michelin confirma que estamos trilhando um caminho de crescimento e construindo um futuro promissor”, celebra o diretor Comercial e de Operações da empresa.

Investimento em P&D: o produtor no centro do processo de inovação

Mais do que incorporar tecnologia de ponta, a Grunner coloca o produtor no centro do processo de inovação. Todos os novos modelos lançados na Agrishow foram desenvolvidos com base em feedbacks do campo, colhidos com parceiros e clientes que enfrentam diariamente os desafios da operação mecanizada.

“Nosso propósito é claro: entregar ao produtor máquinas que realmente façam a diferença no dia a dia da lavoura. Não basta ser moderno, tem que ser funcional, acessível, durável e sustentável. A Série S é resultado de uma escuta ativa, engenharia de precisão e um compromisso genuíno com quem está no campo produzindo”, afirma José Reche.

“A presença da Grunner na Agrishow 2025 vai muito além da exposição de produtos. Estamos aqui para mostrar como as nossas Smart Machines transformaram a mecanização na cultura da cana de açúcar. Atualmente a escolha entre os modelos da Grunner não se limita mais a substituir o sistema convencional de transporte, composto por trator e graneleira, mas, sim, escolher maximizar a produtividade e reduzir custos em um novo patamar de mecanização”, salienta o diretor da Grunner.

Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

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