terça-feira, 29 de abril de 2025

VOLVO ATINGE MARCA HISTÓRICA, COM 5 MIL CAMINHÕES ELÉTRICOS ENTREGUES EM TODO O MUNDO

A Volvo Trucks celebra a entrega de mais de 5 mil caminhões elétricos, em 50 países ao redor do planeta. Com uma ampla gama de modelos movidos a bateria, a liderança da marca em caminhões com essa tecnologia está mais consolidada do que nunca.

Volvo FM Electric roda no Brasil, Uruguai e Chile

A Volvo começou a comercializar elétricos na Europa em 2019. Desde então, transportadores de 50 países percorreram quase 170 milhões de quilômetros com esses veículos em operação. Eles zeram as emissões de CO2, reduzem ruído no tráfego e melhoram o ambiente de trabalho para os motoristas.

“É gratificante ver que nossos clientes vêm abraçando esses benefícios numa ampla gama de segmentos de transporte”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Nossos caminhões elétricos oferecem uma alternativa sustentável, que apoia os negócios tanto dos transportadores quanto dos embarcadores. Muitos deles seguem expandido suas frotas elétricas conosco”, assegura.

Volvo FH Electric na Europa

A linha atual de caminhões elétricos da Volvo atende às necessidades de distribuição urbana e regional, bem como os segmentos de construção e coleta de lixo. Os principais mercados para esses veículos são Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América Latina, os elétricos Volvo rodam no Brasil, Uruguai e Chile.

Know-how elétrico

A entrada pioneira da Volvo no segmento de caminhões elétricos trouxe uma experiência única para a marca em transporte com zero emissões. Os benefícios vão além dos ganhos ambientais: os motoristas estão experimentando um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis de ruído muito mais baixos e menos vibrações.

Além disso, a Volvo também aprimorou conhecimento na otimização do uso de energia instalada, financiamento, carregamento e manutenção de caminhões elétricos.

Volvo VNR Electric é comercializado nos EUA e Canadá

Três caminhos para zero emissões

A Volvo Trucks impulsiona a descarbonização do transporte para alcançar sua meta de zerar as emissões de CO2 em seus veículos até 2040. Para isso, adota uma estratégia tecnológica de três caminhos: caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos a célula de hidrogênio e motores a combustão com combustíveis renováveis (hidrogênio verde, biogás GNL, biodiesel e diesel verde HVO).

Volvo Trucks
Grupo Volvo América Latina

LUIS REZENDE É O NOVO PRESIDENTE DA VOLVO CARS PARA A REGIÃO AMÉRICAS

Nesta terça-feira (29), a Volvo Cars divulgou o balanço referente ao primeiro trimestre de 2025 e algumas mudanças em sua estrutura global. Após alguns dias de sua chegada, Håkan Samuelsson reforça que a direção para o futuro da companhia está focada em três áreas: lucratividade, eletrificação e regionalização.

Na sequência dos anúncios, a grande novidade para a nossa região é a nomeação de Luis Rezende como novo presidente da região Américas para a Volvo Cars. O executivo brasileiro, que reportará diretamente para o CEO global, será responsável pelos mercados dos Estados Unidos, Canadá e toda a América Latina, com efetividade a partir de 01 de junho.

Luis ingressou na Volvo Cars como CFO para a América Latina em 2008; em 2014, foi nomeado presidente de operações no Brasil; e, em 2019, assumiu o cargo de head da América Latina e a presidência da Volvo Car Brasil. Ficou na posição até o final de 2023, quando se tornou head de uma importante região chamada Global Importers & Latin America, sendo responsável pelas operações da marca em 60 diferentes países de todo o globo, até então.

“Receber esta nomeação é motivo de muito orgulho e é o reconhecimento de um trabalho feito ao longo destes 17 anos na Volvo. Estou muito feliz e empolgado para começar este novo desafio”, afirma Rezende.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, que continuará reportando diretamente a Luis, também festejou a recente conquista. “Substituir o Luis à frente da operação brasileira, há um ano e meio atrás, foi um grande desafio, mas agradeço muito pela confiança que ele depositou em mim. É importante ressaltar que não haverá nenhuma mudança estrutural na operação da Volvo Car Brasil, que passa a integrar a região de Americas”, afirma Godoy.

Volvo Cars em 2024

Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.

Grupo Volvo Car

 A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.

“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.

Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).

Volvo Car Brasil 

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
 Inside Out PR

AGRISHOW 2025: VOLARE, ÚNICA MARCA A APRESENTAR VEÍCULOS HÍBRIDO E MOVIDO À GÁS VEICULAR PARA O AGRONEGÓCIO.

A Volare, líder na venda de micro-ônibus no Brasil, leva para a Agrishow, maior evento de tecnologia para o agronegócio da América Latina, modelos movidos combustíveis renováveis, como os micro-ônibus Attack 9 Híbrido (etanol/elétrico) e o Fly 10 GV, movido a GNV e/ou Biometano. A marca é a única a apresentar modelos com tecnologias para incentivar e colaborar com a descarbonização do transporte também nas áreas rurais.

“Nosso objetivo é mostrar como os nossos veículos podem atender às necessidades dos setores de fretamento e agronegócio, oferecendo soluções eficientes e que favoreçam a mobilidade sustentável”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Estamos retornando à Agrishow porque temos as melhores soluções de mobilidade sustentável e um portfólio diversificado, com produtos desenvolvidos para todos os tipos de terrenos, como o Attack 10 Rural”, complementa o executivo.

Em seu estande, a Volare expõe o recém-lançado Fly 10 GV, movido a GNV e/ou Biometano e combina tecnologia avançada e eficiência, proporcionando economia operacional e reduzindo significativamente as emissões de material particulado e de CO2 que causam o efeito estufa. O Volare Fly 10 GV possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que proporciona autonomia similar ao do diesel dependendo da aplicação.

Outro destaque é o Attack 9 Híbrido, um veículo inovador que utiliza tecnologia híbrida, combinando motor elétrico de 220 kW para tração das rodas, e motor 1.0 a etanol como gerador para o pacote de baterias, dispensando infraestrutura de recarga e podendo ser abastecido com etanol em qualquer posto do território nacional. O veículo, com comercialização prevista para iniciar em 2026, tem autonomia de até 500 km e um pacote reduzido de três baterias, com total de 121 kWh.

Para o uso em áreas rurais, a Volare apresenta o robusto e versátil Attack 10 Rural. Com bloqueio de diferencial traseiro, pneu misto e suspensão adaptada para terrenos irregulares, este modelo garante durabilidade e eficiência no transporte de passageiros em regiões rurais. Sua carroceria elevada facilita a transposição de obstáculos e dá ao veículo a estabilidade e robustez necessárias para trânsito em locais não pavimentados. Resistência que proporciona baixo custo operacional e a melhor relação custo-benefício.

Tradição no fora-de-estrada

A Volare, além de líder no mercado brasileiro de micro-ônibus, é a marca que mais entende do transporte rural e fora-de-estrada. Foi a primeira fabricante a desenvolver um micro-ônibus com tração 4X4, suspensão elevada e ângulos de entrada e saída maiores, juntamente para permitir a circulação em estradas sem pavimentação e terrenos de difícil acesso.

A marca também foi a primeira a oferecer aos clientes modelos com configuração rural, desenvolvidos especificamente para cada aplicação ou tipo de uso, como o “Apanha Aves”. Os veículos Volare podem ser produzidos com características técnicas diferenciadas, como compartimento específico para acomodar e transportar as esteiras, mesas para lanches, cintos de segurança retráteis, armário, piso interno em alumínio e drenos no assoalho para facilitar a limpeza do salão, para-barros dianteiro e traseiro, protetores de cárter e de tanque, rebocadores dianteiro e traseiro, entre outros atributos.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRA HOLDING DE MOBILIDADE PREMIUM FORTALECERÁ MERCADO DE LUXO NO BRASIL

Grupo XF&T une empresas líderes do segmento de alto padrão e planeja triplicar faturamento em três anos, com entrada no mercado de capitais.

O mercado de mobilidade premium ganha um novo player com a criação da primeira holding brasileira especializada exclusivamente neste segmento, a XF&T. Formada pela união de duas empresas já consolidadas no transporte B2B de alto padrão, a X-Fleet – Frotas Executivas – e Talent Drivers - premium shuttle services -, a iniciativa busca otimizar operações e preparar o grupo para novas frentes de crescimento.

A XF&T surge em um momento de expansão das duas empresas, que cresceram em média 30% ao ano desde 2016, e no ano passado o aumento foi ainda maior, de 43%. Juntas alcançaram um faturamento de R$ 63 milhões em 2024 e projetam um crescimento exponencial. A meta é triplicar a receita nos próximos três anos e quadruplicar a frota: de 700 veículos para 2.700, no mesmo período. Com este crescimento, o intuito é um incremento de 30 colaboradores aos 55 atuais.

A holding também planeja, a médio prazo, a entrada no mercado de capitais como parte de sua estratégia de crescimento sustentável. O objetivo deste lançamento é otimizar a sinergia operacional das companhias para alocação de recursos de forma mais  eficiente e geração de oportunidades para os dois negócios.

“A X-Fleet e a Talent Drivers já são referências em mobilidade executiva, atendendo empresas de alto padrão, corporações e eventos exclusivos. Agora, com uma gestão unificada, fortaleceremos nossa atuação em busca de novas oportunidades de crescimento, inclusive no mercado de capitais”, afirma Alexandre Mariano, CFO da XF&T. “Queremos entrar no mercado estruturado de crédito, visando um crescimento acelerado, e nos tornarmos uma empresa unicórnio”, revela. Entre as iniciativas para esta conquista estão ampliar o portfólio de serviços, investir em tecnologia e fortalecer a presença nacional.

O foco das empresas continuará sendo o público de alto padrão e o atendimento humano personalizado. “Acreditamos que o futuro da mobilidade de luxo está na integração de serviços premium com tecnologia de ponta, garantindo experiências cada vez mais seguras, confortáveis e eficientes para nossos clientes sem perder o nosso principal diferencial que é a personalização e a qualidade de serviços sem igual nesse mercado”, reforça.

Diferenciais não faltam. Além de uma frota com veículos que nenhuma outra empresa do setor tem, como os Mercedes-AMG EQS 53, as duas companhias são referências em atendimento premium nas respectivas operações.

X-Fleet

Com mais de 10 anos no mercado, a X-Fleet é líder no segmento Premium Executive e reconhecida pela qualidade e soluções de mobilidade corporativa. “No começo, enquanto a maioria das empresas focou no volume, vimos o mercado deficitário para um atendimento diferenciado, para os executivos de alto escalão”, conta o CEO, Heron Gerard, que abriu a empresa com apenas 21 automóveis.

A empresa oferece serviços de gestão e terceirização de veículos e frotas, contratos de longa duração com periodicidade determinada de acordo com a necessidade e contratos com veículo e motorista dedicado. “Mas, o mais importante: entregamos comodidade, praticidade, otimização do tempo, conveniência, status, carros top de linha e um atendimento impecável”, diz. Para as empresas contratantes, há, ainda, eficiência operacional e uma real economia na terceirização de frota, que em alguns casos pode chegar até 32% em relação à opção de uma frota própria.

Talent Drivers

O cartão de visita da Talent Drivers - especializada em transporte executivo premium - é ser provedora exclusiva no país do serviço de “chauffeur-driver” para a primeira classe da Emirates Brasil. “Eles são extremamente exigentes e só conseguimos atendê-los por termos padrão internacional e a excelência como premissas”, ressalta o CEO.

A empresa, com foco em B2B, tem a credibilidade de sete anos no mercado de luxo e conta com motoristas qualificados e bilíngues e uma frota de veículos blindados de última geração. Possuem um atendimento exclusivo para o público sofisticado, que exige qualidade, segurança e discrição. Entre os clientes estão: Grand Hyatt, Lacoste, Palácio Tangará e Sodexo.

X-Fleet
Talent Drivers
Elive Assessoria

VWCO ALCANÇA MARCO DE 30 MIL ÔNIBUS PARA CAMINHO DA ESCOLA

A partir desta semana, é a cidade de Canhotinho, no agreste pernambucano, que vai receber a mais nova unidade de Volksbus destinado ao programa Caminho da Escola. Com a entrega de oito unidades ao município que tem sua população principalmente na zona rural, a VWCO celebra o marco de 30 mil ônibus fornecidos à iniciativa, impactando ao longo desse período mais de 40 milhões de crianças e adolescentes com transporte nos veículos nos lugares mais remotos do país para ter acesso à educação.

Em circulação em mais de cinco mil cidades brasileiras, o Volksbus é líder de vendas nesse segmento em todo o hemisfério Sul com modelos pensados sob medida para garantir a mobilidade com qualidade, eficiência e segurança. São 18 anos do programa em que a evolução constante e customização do produto nortearam todo o trabalho da VWCO, inclusive nas propostas de novas soluções ao governo.

“O programa Caminho da Escola nos permite vivenciar ao máximo nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos. É por isso que cuidamos sempre para oferecer o melhor ônibus escolar, com robustez e alta qualidade, rápida entrega e excelente atendimento por uma rede igualmente espalhada por todo o país, garantindo sempre as melhores condições para nossa população”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Por trás do sucesso dessa parceria, está o conceito sob medida da marca. Para atender às licitações com máxima assertividade, a marca faz valer seu slogan que preconiza “menos você não quer, mais você não precisa”, com produtos específicos para essa aplicação, sempre em parceria com os implementadores.

Entre os grandes avanços no produto, se destacam a reformulação completa do chassi feita no portfólio em 2019 e os lançamentos na linha Euro 5 e Euro 6, além de novos atributos para maior acessibilidade e conforto como o ar-condicionado que passa a equipar os modelos atuais. Não à toa, o modelo de maior sucesso ao longo da trajetória da VWCO no Caminho da Escola é o que está enquadrado na categoria ORE1 como micro-ônibus rural.

E é justamente o Volksbus 8.180 E ORE1 que chega esta semana a Canhotinho para transformar o dia a dia dos alunos. Lançado em 2023, é um produto exclusivo para atender à iniciativa. Feitos sob medida para o transporte escolar, os veículos têm níveis altamente reduzidos de emissões e favorecem também o conforto a bordo. Além do ar-condicionado, todos estão equipados com controle de tração, assistente de partida em rampa e configuração específica para a operação, melhorando o acesso do aluno para o aprendizado na escola.

Caminho da Escola combate desigualdade social

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando por meio do transporte diário o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições. A liderança neste programa é estratégica para a VWCO, que mantém o propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos.

Volksbus 8.180 E ORE 1

O Volksbus 8.180 E ORE 1 é o primeiro lugar em vendas do Caminho da Escola e também em outras solicitações do governo para apoiar o acesso à educação no país. Adequado para atender às demandas de mobilidade, o modelo é ideal para as aplicações fora de estrada. O novo motor de 3,8 litros entrega 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo assim uma melhor performance nas aplicações.

Além disso, o veículo conta em sua configuração com o sistema de suspensão reforçado e elevado em relação ao solo, para um melhor desempenho nas aplicações fora de estrada, e também traz o eixo traseiro com bloqueio automático do diferencial, o que ajuda o veículo a romper terrenos acidentados e escorregadios.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

SCANIA LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL SUPER 500

A Scania, pioneira na criação de séries e edições especiais de caminhões pesados no Brasil, apresenta seu mais novo modelo customizado e com apenas 500 veículos disponíveis: Edição Especial Super 500. As vendas já estão liberadas em todas as concessionárias da marca e o período vigente será até o último dia de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo site alusivo a campanha.

O caminhão escolhido foi o de 500cv na tração 6x2, motor de 13 litros e que desenvolve torque de 2.650Nm entre 900 @ 1.320rpm, para comemorar o sucesso da gama Super no Brasil, desde seu lançamento em 2022.

A Edição Especial Scania Super 500 tem cor cinza Nardo, adesivagem em forma de raio, bancos de couro, multimídia e novo painel digital de 12,9’’, geladeira e climatização premium, kit aerodinâmico completo com defletores exclusivos e saias laterais, rodas de aço pretas e acabamento refinado. Além de pacote de segurança com airbags lateral (cortina) e de volante, freio de emergência (AEB), assistente de mudança de faixa (LDW), sistema de estabilidade (ESP) e preparação de fábrica para a instalação de rastreador. Estão pintadas na cor Ebony Black grade frontal, as saias laterais, para-choque e painel inferior dos degraus. Outra vantagem fundamental está nos serviços agregados do Scania PRO com manutenção preventiva e mão de obra inclusa, inteligência da manutenção Scania, pacote Avaliação do Motorista e Control Tower. Por fim, a aquisição da solução completa via apoio da Scania Serviços Financeiros (Banco, Consórcio e Corretora de Seguros).

“Estamos celebrando o sucesso da gama Super no Brasil, a única que é 100% nova do mercado, e não apenas uma atualização para se enquadrar na lei de emissões Proconve P8, ou Euro 6. São modelos que estão oferecendo entre 8% e 14% a mais de economia de combustível em comparação à geração anterior, um resultado inigualável no mercado dos pesados”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Edição Especial Scania Super 500 tem equilíbrio perfeito entre força e desempenho com máxima segurança e tecnologia. As vendas já começaram.” 

“Todas as séries ou edições especiais da Scania tem um objetivo, comemoram um fato. Desta vez, vamos celebrar o Super no motor 500cv, que faz muito sucesso nesta versão, e tem como principal diferencial uma velocidade média superior”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O modelo combina todas as premissas de uma Edição Especial da Scania. Une força e eficiência, design único e marcante, um pacote completo de itens de segurança e de componentes no interior do veículo que aprimoram o já reconhecido conforto premium e a ergonomia da cabine Scania ao motorista.  Além disso, a gama Super tem o maior torque do mercado (2.650Nm) com excelente performance já em baixas rotações”, completa Gallao.

“É a primeira vez que usamos uma identidade visual inspirada na força da natureza. Transformamos as tradicionais faixas das edições especiais da Scania em raios estilizados, que simbolizam o poder (torque) e a energia (velocidade média superior) do veículo. Assim, quando unimos a imagem externa aos diferenciais únicos desse modelo criamos um caminhão extraordinário, capaz de tornar a jornada do cliente ainda mais notável e grandiosa”, explica Lana Piccoli, gerente de Marketing da Scania Operações Comerciais Brasil.

Scania

segunda-feira, 28 de abril de 2025

REVO CONTRATA CONSELHEIROS COM LARGA EXPERIÊNCIA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

A REVO, empresa adaptadora com a maior capacidade produtiva do país, acaba de anunciar a formação de um Conselho Consultivo com a chegada de executivos experientes e renomados do mercado automotivo: Besaliel Botelho (ex-Bosch), Luiz Carlos Moraes (Mercedes-Benz do Brasil) e Antonio Calcagnotto (ex-Audi e Renault-Nissan).

e/d: Besaliel Botelho, Luiz Carlos Moraes e Antonio Calcagnotto 

O CEO da REVO, Flavio Padovan, manifestou seu otimismo com a chegada dos seus três novos colegas, que trazem na bagagem uma experiência acumulada de várias décadas na indústria automobilística brasileira e com visões multidisciplinares.

“A composição do nosso Conselho Consultivo com esses grandes profissionais da indústria engrandece nossa empresa e nos traz contribuições importantes para a estratégia do nosso novo posicionamento no mercado, agora com o anúncio da fusão da REVO com a CARBON, a maior empresa de blindagem automotiva do mundo”, revelou Padovan.

Flavio Padovan

Os Conselheiros

  • Besaliel Botelho tem formação em Engenharia Eletrônica com MBA na USP em Gestão Internacional. Fez praticamente toda a sua carreira profissional (mais de 32 anos de companhia) em um dos mais importantes sistemistas do mundo, a Robert Bosch S.A. Entre 2011 e 2021, Botelho foi CEO da empresa e, desde então, assumiu uma cadeira no Conselho Consultivo da empresa e realiza consultorias em mentorias e coaching de novos executivos. É um dos mais renomados executivos da indústria automotiva.
  • Já o economista Luiz Carlos Moraes é graduado pela Fundação Santo André, pós-graduado em Administração de Finanças e Controle pela FGV, possui MBA pelo IBMEC e especialização no Institut Privé d’Enseignement Supérieur (Insead), na França, além de muitos outros cursos e treinamentos no Brasil e no exterior. Trabalha há 46 anos na Mercedes-Benz do Brasil, onde é diretor de Comunicação Corporativa e presidente do Conselho Deliberativo do fundo de pensão MBPREV. Já foi presidente da Anfavea, vice-presidente da FIESP e conselheiro do SESI-SP. Moraes também possui vasta experiência no mundo automotivo, adquirido em uma das principais montadoras de Veículos Comerciais do país e na passagem que teve na presidência da entidade que congrega os fabricantes nacionais. Terá grande valia para orientação de futuras decisões estratégicas na REVO.
  • Antonio Calcagnotto Prataviera é advogado e administrador de empresas, com mestrado em Negócios pela FGV. Com mais de 30 anos de experiência em posições de C-Level nas indústrias automotiva e de bens de consumo (alimentos, higiene e limpeza), além de atuação no cooperativismo de crédito e saúde, setor de energia e conselhos empresariais. Atualmente é conselheiro da ABERJE, FIESP e CNI, entre outras associações. Participou da liderança de grandes empresas como Renault-Nissan, Unilever, International Navistar Trucks, Marcopolo Ônibus e Audi, além de Sicredi e Unimed. Sua expertise inclui Gestão Estratégica, Relações Institucionais, negociações Governamentais, Mercados Regulados, Sustentabilidade (ESG), Assuntos Tributários e Jurídicos e Relações com Investidores.

REVO

A REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens.

Com produção totalmente verticalizada, a empresa é possui a maior capacidade instalada para transformação/adaptação de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, tais como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, motocicletas especiais, blindagens, dentre outras. O amplo portfólio de produtos e serviços é homologado pelas montadoras que atuam no país e certificada pelas rígidas normas técnicas e de compliance técnico vigentes. A nova gestão visa obter homologação internacional para ampliar as parcerias e mercados de atuação. Com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), a REVO é dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

KIA MOSTRA O BONGO K2500 4X4, OS ELÉTRICOS EV5 E EV9 E A NOVA CARNIVAL, NA AGRISHOW 2025.

Na 30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Kia Brasil expõe o Kia Bongo K2500 4x4, ano modelo 2025/25, com algumas configurações de caçamba para movimentações de carga no campo e na logística de distribuição, cujo destaque é a tração integral do veículo.

Ao público do agronegócio, a Kia mostra também a sua linha completa de automóveis: a nova Carnival, os novíssimos 100% elétricos EV5 e EV9, e os eletrificados Niro (híbrido), Sportage e Stonic, ambos híbridos leves.

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga) nos grandes centros urbanos do país, o Bongo 4x4 fez sua estreia na Agrishow em 2023, oferecendo tração integral e capacidade para dois ou três ocupantes (agora também em versão de dois lugares), para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4x4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi.

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4x4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

O principal atributo do Bongo 4x4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4x4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4x4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos em vinil, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê.

Dupla elétrica

O público da Agrishow 2025 terá a oportunidade de conhecer dois modelos 100% elétricos da Kia: EV5 e EV9. O primeiro, SUV médio EV5, em versão única Land, traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.

Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.

Quanto ao recarregamento, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” de 30% a 80% em 27 minutos em corrente contínua (DC) de 360 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, enquanto a recarga de 100% pode ser feita em 8h10, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW ou em 9h40, em estação bifásica, de 7 kW.

De tração 4x2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.

As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca "opostos unidos". A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

O segundo modelo 100% elétrico da Kia, o EV9 foi lançado no mercado brasileiro durante o Rio Open 2025, em fevereiro último. Eleito “Carro Mundial do Ano 2024”, o EV9 é um SUV de 7 lugares, flagship da marca, cujas principais características são o marcante design, estilo arrojado e elegância sofisticada.

Com dois motores elétricos - um dianteiro e outro traseiro -, que fornecem sistema de tração integral (AWD), o EV9 oferece uma potência total de 385 cv e um torque robusto de 71.4 kgf.m, garantindo uma experiência de condução dinâmica e emocionante. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.

O Kia EV9 é equipado com uma bateria alta tensão de tecnologia NCM de 99,8 kWh, projetada para oferecer autonomia significativa e eficiência energética. Falando sobre autonomia, o modelo é capaz de percorrer a partir da bateria 100% carregada até seu total descarregamento, um total de 434 km de acordo com o Inmetro e de 497 km pelo sistema WLTP. O EV9 pode recarregar de 30% a 80% em apenas 24 minutos em corrente contínua (DC) de 350 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, garantindo praticidade para os usuários que precisam de recargas rápidas no dia a dia. Já a recarga de 100% pode ser feita em 9h45, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW.

O modelo também se destaca pelo sistema de regeneração de energia inteligente ajustável pelos shift paddles, que oferece quatro níveis de regeneração incluindo a função i-Pedal, onde o condutor consegue controlar a aceleração, desaceleração e parada do veículo apenas através do pedal do acelerador de forma suave e prática. Essa tecnologia permite aos motoristas ajustarem a intensidade da frenagem regenerativa, maximizando a eficiência energética e prolongando a autonomia da bateria.

Para garantir uma condução suave e estável, o Kia EV9 conta com suspensão McPherson na dianteira e multi-link na traseira. Esse conjunto oferece um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho, adaptando-se a diferentes tipos de terreno e proporcionando uma experiência de direção Premium.

Trio eletrificado

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic tem como seu principal atributo o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, possui motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

Como terceiro modelo eletrificado da Kia Brasil, o Niro é o primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

A garantia dos veículos eletrificados da Kia é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem do Niro e dos elétricos EV5 e o Kia EV9.  Já a garantia do Bongo K2500 4x4 é de 3 anos ou 100 mil km.

Kia Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

JOANINI INVESTE 9 MILHÕES EM 10 NOVOS CAMINHÕES VERDES NO DESEMPENHO E TAMBÉM NA ESTÉTICA

Dando mais um passo importante rumo à modernização da sua operação e à consolidação de sua atuação nacional, a Joanini Transportes acaba de realizar a aquisição de mais 10 novos caminhões Volvo  FH-460 - 6x2 EURO 6, com investimento superior a R$ 9 milhões de reais acelerando assim seu compromisso com as causas ESG e sua expansão operacional.

Esta é a terceira rodada de investimentos em frota da companhia nos últimos meses, reforçando o foco no crescimento sustentável e o atendimento aos maiores embarcadores do Brasil.

A nova aquisição tem como objetivo a renovação da frota e o atendimento ao aumento da demanda nas principais rotas da empresa, especialmente em segmentos estratégicos como agronegócio e transporte de medicamentos, áreas nas quais a Joanini vem ampliando sua presença de forma acelerada.

Entre os diferenciais dos novos veículos está o foco em baixa emissão de poluentes, com tecnologias embarcadas como o sistema I-See, que usa dados topográficos para otimizar o consumo de combustível, e o motor com padrão Euro 6, que reduz significativamente os níveis de NOx e material particulado – alinhado às exigências globais de sustentabilidade.

E não para por aí. Em sintonia com os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), que norteiam a empresa, cinco dos dez novos veículos são totalmente verdes – tanto na estética, pintura e adesivação quanto no propósito.

“Os caminhões verdes são símbolo de um compromisso que vai além da operação logística. Eles representam nossa jornada por um transporte mais limpo, eficiente e conectado ao futuro que acreditamos por isso adquirimos 5 unidades totalmente verdes, além da cor eles também contam com adesivos especiais que reforçam esses nossos valores”, destaca Rodrigo Penteado, CEO da Joanini.

Rodrigo Penteado

Os investimentos fazem parte de um plano estratégico que visa melhorar continuamente a estrutura operacional da empresa, sem abrir mão do cuidado com as pessoas que fazem a roda girar: os motoristas.

“O conforto e a segurança da nossa equipe de estrada são prioridade absoluta. Os novos Volvo FH-460 [6x2] EURO 6 trazem o que há de mais moderno nesse sentido: câmbio automatizado I-Shift, direção dinâmica, câmera com visão noturna,  sistema de monitoramento em tempo real, cabine com ampla ergonomia, cabine alta, leito confortável, GPS integrado, geladeira embutida e comandos intuitivos. Queremos que cada viagem seja segura, confortável e eficiente”, reforça Rodrigo.

A segurança fica ainda mais completa com as tecnologias de vídeo, pois os veículos possuem 5 câmeras on board com telemetria interna instaladas pela Joanini que monitoram e cuidam dos motoristas coletando dados com precisão de desempenho e analisando situações sensíveis como distração, sono, bocejos, fadiga entre outras questões que possam colocar os profissionais da companhia em risco.

A Joanini opera há mais de 18 anos no segmento lotação tendo como clientes referências de embarcadores como: Pepsico, Unilever, Nestle, Vedacit entre outros. Com essa nova aquisição sua posição como referência no transporte rodoviário de cargas no Brasil se consolida. Reafirmando, assim com essa atitude, seu compromisso com práticas sustentáveis, inovação e excelência no atendimento aos seus parceiros logísticos.

Joanini Transporte e Logística


Fundada em 2006, com 18 anos de Operação, a Joanini é uma transportadora com uma gestão jovem e moderna que oferece os serviços de soluções em: Transporte Lotação, Transporte de Carga Refrigerada, Transporte de Produtos Controlados, Gestão de Armazenagem e Logística, além de Locação de Carretas. Entre seus principais clientes, estão gigantes nacionais e internacionais, como: Pepsico, Unilever, Vedacit, Nestlé, Cargill, Sika, KraftHeinz, Fini, Loius Dreyfus, entre outros.

Situada na cidade de Itatiba, a 80 km da capital paulista, e localizada próxima as principais rodovias que interligam o Brasil de Norte a Sul, conta com uma equipe de mais de 250 colaboradores, entre CLTs e agregados. Com uma frota jovem e tecnológica opera na matriz e filiais nos estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiânia e Pernambuco.

Joanini Transporte e Logística
4REP Assessoria

IVECO BUS FORNECE 102 CROSSWAY PARA A BUSWAY COIMBRA, EM PORTUGAL.

As 102 unidades do CROSSWAY integrarão a frota da BUSWAY Coimbra, operando na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A IVECO BUS Ibérica iniciou a entrega de 102 ônibus CROSSWAY para a BUSWAY Coimbra, com o objetivo de reforçar sua frota para atendimento na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em Portugal.

Os veículos são equipados com motores CURSOR 9 da FPT Industrial, com 360 cv de potência, combinados com caixas de câmbio automáticas ZF ECOLIFE 6AP, garantindo desempenho eficiente em rotas intermunicipais. Eles foram fabricados sob medida, com foco no tipo de operação, bem-estar dos passageiros e durabilidade e confiabilidade a longo prazo.

A linha CROSSWAY oferece uma posição de condução ergonômica para os motoristas, além de diversos sistemas de entretenimento e conforto para melhorar a experiência a bordo dos passageiros. O design interno reduz o ruído, proporcionando uma viagem mais silenciosa. Em termos de segurança, os CROSSWAY estão em conformidade com os mais recentes padrões ADAS, oferecendo sistemas avançados de assistência ao condutor que aumentam a segurança na direção e nas estradas.

"A entrega destas 102 unidades do IVECO CROSSWAY à BUSWAY Coimbra reforça a presença da IVECO BUS em Portugal e demonstra a confiabilidade e confiança que os clientes depositam nesta linha de produtos. Somente nos últimos três anos cerca de 500 unidades foram entregues em Portugal", afirmou Fabrizio Toscano, gerente de Vendas da IVECO BUS Ibérica.

O CROSSWAY, líder de mercado na Europa, está disponível em todas as opções de energia alternativa, incluindo eletricidade por bateria, biometano e combustível renovável XTL, para apoiar a transição energética, independentemente das regiões e missões. A linha CROSSWAY demonstra sua versatilidade com três comprimentos (10,8m, 12m e 12,9m) e múltiplas versões projetadas para atender perfeitamente ao transporte urbano, viagens intermunicipais e excursões.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MERCEDES-BENZ LEVA TODA SUA LINHA DE CAMINHÕES PARA A AGRISHOW 2025

Mercedes-Benz Arocs 3353 S 6x4 canavieiro

A Mercedes-Benz, a partir da exposição de nove modelos de caminhões e da divulgação de seu amplo portfólio de peças e serviços, leva para a Agrishow as soluções completas que a marca oferece aos diversos setores do agronegócio. Novamente, a Empresa e oito concessionários participam do maior evento do agronegócio no Brasil e na América Latina, que será realizado até 2 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, chegando à sua 30ª edição.

“Com base no compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, sempre estamos atentos ao que os clientes do agro têm a nos dizer e solicitar, podendo assim entregar tudo o que o setor precisa, com foco em todas as etapas do ecossistema da principal locomotiva da economia do País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Durante essa concorrida feira, iremos demonstrar que a Mercedes-Benz não é simplesmente uma fabricante de veículos, mas sim uma provedora de soluções completas para as atividades de transporte e de apoio no campo, oferecendo a mais ampla linha de caminhões e de serviços, do pré ao pós-venda”.

Duas carretas estandes abrigarão o atendimento aos clientes e visitantes da Agrishow. No entorno delas estarão expostos nove caminhões, sendo três extrapesados Actros 2653 6x4 (um deles customizado com pacote robustez) e um extrapesado Actros 2553 6x2, todos com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil.

Completam as atrações do estande um extrapesado off-road Arocs 3353 6x4 cavalo mecânico com motor de 530 cv e cabina leito, o semipesado Atego 1719 4x2, os extrapesados off-road Atego 2730 6x4 e Atego 3133 6x4 e o caminhão médio Accelo 1117.

Mercedes-Benz tem forte ligação com o agro

“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E nossos caminhões atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos uma solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.

Actros Evolution com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca

Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Este motor equipa os modelos Actros 2653 6x4 e Actros 2553 6x2 que estarão expostos no estande da marca na Agrishow.

Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado. Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível, até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5.

Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mix-road. Redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada. Carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista. Faróis em LED de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade. Suspensão metálica para os modelos Actros 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes.

“A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele”, ressalta Jefferson Ferrarez.

O Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais resistência nas vias não pavimentadas das áreas de plantio ou que demandem muita robustez. Dessa forma, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos, por exemplo.

Por sua vez, o extrapesado Actros 2553 6x2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Arocs 3353 S 6x4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC

“O Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.

O Arocs 3353 S 6x4 é equipado com motor o OM 471 LA de 530 cv. Este cavalo mecânico atende à Lei que autoriza a circulação de composições de 11 eixos e 91 toneladas de CMT para o segmento canavieiro, como os rodotrens. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Além disso, a Mercedes-Benz ampliou a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido com cabina leito.

Extrapesado Atego 2730 6x4 com motor de 286 cavalos

Esse modelo Atego é amplamente reconhecido por sua eficiência e baixo custo operacional em serviços de apoio no campo. Por exemplo, como caminhão tanque, borracheiro, oficina e várias outras aplicações. Sua força vem do motor OM 926 LA de 286 cavalos.

Outro grande destaque do Atego 2730 é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas como item de série. Esse câmbio é sucesso no segmento off-road para aplicações severas.

Atego 3133 6x4 é oferecido em três versões off-road

O Atego 3133 6x4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz. Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chegou ao mercado trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada.

Esse caminhão é oferecido nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da família Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Atego 1719 apresenta robustez e flexibilidade para operações de apoio no agronegócio

A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. Este é o Atego 1719 versão plataforma, apto a receber todo tipo de implemento utilizado nesses segmentos, apresentando sempre uma excelente relação custo/benefício.

Accelo 1117 Pacote Robustez com customização de fábrica

Confirmando sua versatilidade, o Accelo 1117, do segmento de médios, é um caminhão flexível para múltiplas aplicações de apoio no agronegócio. A versão com Pacote Robustez e bloqueio de diferencial, por exemplo, está preparada para operar em ambientes severos.

Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 passaram a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.

Para quem trafega nos terrenos severos em aplicações predominantemente sob más condições, como estradas vicinais, fazendas, estradas de terra e muitas lombadas altas, a Mercedes-Benz oferece o Pacote Robustez com customização de fábrica. Esse pacote é composto por componentes como protetor de cárter e radiador, chapa protetora do tanque de combustível, protetor do tanque de Arla32, ângulo de entrada elevado até 27 graus (quando carregado), suspensão mais elevada com molas traseiras curtas e trapezoidais e grade protetora da lanterna traseira.

Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores

As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agronegócio são amplas, não se limitando apenas a produto, mas também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.

O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos. São 180 concessionários em todos os estados do território nacional, além de operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.

“Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida”.

Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção. Além de várias opções de manutenções preventiva e corretiva, o plano Complete Plus agrega também uma consultoria gerencial, que visa reduzir ainda mais os custos operacionais da frota, a fim de potencializar a rentabilidade no campo.

O portfólio da marca inclui também quatreo linhas de peças – Genuínas, Remanufaturadas Renov, Alliance e AGL – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.

Os clientes podem contar ainda com o Mercedes-Benz Service 24 horas, um completo e abrangente programa assistencial 24 horas por dia, todos os dias e em todo o território nacional. Todo o portfólio de peças e serviços reverte em benefícios no Mercedes Club, o programa de Fidelidade e Recompensas por meio do qual o cliente acumula pontos e troca por descontos em peças e serviços.

Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio de financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz e sua unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Oferecem ainda atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.

“Ao desenvolver e ampliar constantemente o nosso abrangente portfólio de peças e serviços, nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam com a Mercedes-Benz”, reforça Jefferson Ferrarez. “Queremos, afinal, que nossos clientes alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada”.

Agrishow

Uma das maiores feiras agrícolas no mundo e a maior feira agropecuária do Brasil, a Agrishow reúne soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Em sua 30ª edição, a feira reunirá mais de 800 marcas expositoras brasileiras e estrangeiras, ocupando 520.000 m² de área, apresentando o que há de mais novo em tecnologia rural voltada à eficiência, produtividade e sustentabilidade. Em 2024 foram mais de 195 mil visitantes no evento.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

BORGWARNER COMEMORA 50 ANOS DE OPERAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO EM 2025

Unidade Industrial da BorgWarner em Itatiba - SP

A BorgWarner comemora 50 anos de atuação no Brasil contribuindo ativamente para as transformações que mudaram o curso da mobilidade no país. Sua presença na região começou em 1975, com uma fábrica de turbocompressores para veículos comerciais e pesados em Campinas (SP), e expandiu-se para duas fábricas, em Itatiba (SP) e Piracicaba (SP), responsáveis pela produção local de turbocompressores, embreagens viscosas, correntes de comando e sistemas de baterias.

Durante esse tempo, a BorgWarner desenvolveu e produziu inovações que contribuíram para a eficiência geral e a sustentabilidade do setor automotivo nacional, como o pioneirismo na fabricação de turbocompressores para motores flex de redução.

“Esses turbocompressores, da série B01, foram fornecidos para equipar o primeiro motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil para o automóvel Volkswagen Up! TSI Turbo. Hoje, aproximadamente 50% dos turbocompressores utilizados em motores flex que circulam no Brasil são produzidos em nossa fábrica em Itatiba”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

Outro marco importante foi a instalação de uma unidade fabril em Piracicaba, projetada para produzir sistemas de baterias para atender à demanda regional de eletrificação de veículos elétricos comerciais, incluindo ônibus. "Nesta planta, que iniciou oficialmente as operações em 2023, produzimos os Sistemas de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que equipam os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U no país", afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery Systems no Brasil.

Além disso, outros destaques e inovações da BorgWarner no Brasil incluem:

  • Produção local do R2S, um turbocompressor de dois estágios que melhora o desempenho do motor, para equipar o primeiro veículo do Mercosul com motor biturbo.
  • Primeira fábrica no Brasil a produzir correntes de sincronismo para atender à região.
  • Centro técnico dedicado a testes, pesquisa e desenvolvimento, que permite à equipe brasileira atender às demandas técnicas do mercado latino-americano.
  • Produção nacional de turbocompressores com tecnologia avançada de rolamentos de esferas ball bearing para atender às normas de emissões Euro 6. Esses produtos, da série B70H, possuem o sistema de rolamentos de esferas, que contribui para o aumento da eficiência da turbina e a redução do consumo de combustível.

Compromisso com uma mobilidade mais sustentável e inovadora

A história local da BorgWarner, aliada ao seu suporte global, demonstra seu comprometimento com sua visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente e sua missão de fornecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis. Além disso, a BorgWarner se esforça para atender às demandas específicas de seus clientes nas regiões onde atua.

“Esses 50 anos de sucesso no Brasil reforçam que estamos no caminho certo e conectados com nossos clientes e o mercado. Globalmente, nosso portfólio é guiado por tecnologias que apoiam a descarbonização de veículos e, em 2023, aproximadamente 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões ou viabilizam veículos com emissão zero”, disse Michelle Collins, Diretora Global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

Alguns dos produtos que contribuem para a descarbonização incluem:

  • Inversores: considerados um dos três principais componentes que permitem a propulsão de veículos elétricos a bateria. Em 2023, a empresa produziu aproximadamente 687.000 inversores, contribuindo para evitar, aproximadamente, 1,525 milhão de toneladas métricas de CO2e (dióxido de carbono equivalente) ao longo da vida útil dos veículos. A expectativa é que, até 2027, a produção desses componentes cresça significativamente, evitando mais de 9,2 milhões de toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos.
  • Turbocompressores: itens responsáveis por aumentar a eficiência de combustível dos veículos a gasolina em aproximadamente 9%. Em 2023, a empresa produziu aproximadamente 9 milhões de turbocompressores a gasolina com válvula wastegate, evitando aproximadamente 16,5 milhões de toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos. No Brasil, os turbocompressores são produzidos há 50 anos, ajudando a reduzir as emissões de veículos pesados e leves na região.
  • Sistemas de bateria: a BorgWarner está investindo em tecnologias inovadoras que permitem viagens mais longas, maior eficiência, carregamento mais rápido e maior vida útil da bateria. Globalmente, espera-se que as baterias vendidas em 2023 evitem a emissão de mais de 470.000 toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos, incluindo ônibus equipados com esses sistemas que circulam atualmente no Brasil.

A BorgWarner busca garantir que seus produtos tenham um impacto mais sustentável em diferentes estágios de seus ciclos de vida. Um exemplo disso é a remanufatura de produtos, incluindo turbocompressores e válvulas EGR, para ajudar a promover uma economia circular.

“Com a remanufatura, nos últimos 30 anos, a BorgWarner evitou que mais de 24.000 toneladas métricas de alumínio e ferro fundido fossem para aterros sanitários. Em 2001, inauguramos a primeira linha de remanufatura no Brasil, demonstrando nosso compromisso ambiental na região. Hoje, essa linha é certificada e segue padrões de qualidade compatíveis com novos produtos OEM”, explica  Mattedi.

Outro exemplo está relacionado aos sistemas de baterias, que dependem de processos de projeto e produção sustentáveis. “Parte de nossa área de atuação começou a incorporar um checklist de projeto ao processo de desenvolvimento de produtos. Dessa forma, a cada novo produto, as equipes de desenvolvimento consideram os impactos em todos os setores, incluindo a seleção de materiais, o processo de produção, o uso do produto e a viabilidade da reciclagem", pontua Rezende.

Além disso, a BorgWarner pretende reciclar suas baterias para que elas tenham uma segunda vida útil. Quando não forem mais adequadas para uso em veículos, podem ser reutilizadas para armazenamento de energia em instalações estacionárias, combinando-as com geração renovável para maior estabilidade da rede.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder global transformadora de produtos, trazendo inovação de mobilidade bem-sucedida ao mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos.

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