sexta-feira, 25 de abril de 2025

DAF CAMINHÕES LEVA SOLUÇÕES DE TRANSPORTE PARA O AGRONEGÓCIO NA 30ª EDIÇÃO DA AGRISHOW

A DAF Caminhões estará presente na 30ª edição da Agrishow, que será realizada de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP). No evento, a fabricante vai expor os caminhões das linhas CF e XF, incluindo o lançamento CF Construção, que unem economia, robustez e versatilidade para diversas aplicações dentro da cadeia de transporte do Agronegócio. A participação da marca este ano será realizada em parceria com as concessionárias DAF MacPonta, Via Trucks SP e DAF Caminho.

Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 325,3 milhões de toneladas este ano, impulsionada por culturas como soja, milho e algodão. O montante é 9,4% maior que no ano passado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), principal representante dos produtores rurais no Congresso Nacional, espera um crescimento de 5% no PIB do agronegócio em 2025, atingindo 2,06%.

"A Agrishow é uma importante vitrine para a DAF, tanto na prospecção de novos negócios, como no relacionamento com clientes e parceiros da marca. As projeções para o setor são positivas e queremos ajudar a fortalecer a economia por meio de um transporte eficiente e seguro. O setor busca caminhões cada vez mais robustos e tecnológicos para movimentar as cargas por todo o Brasil", comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

A expectativa da 30ª edição é receber cerca de 195 mil visitantes brasileiros e de mais de 50 países, com mais de 800 marcas expositoras.

DAF XF: versatilidade e confiança

A linha DAF XF se consolidou no Brasil devido a vários fatores, como alta performance, versatilidade de aplicações e manutenção confiável. O modelo tem forte desempenho no transporte de insumos agrícolas, bem como nos setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias.

Para fortalecer a sua presença nas mais variadas culturas do agronegócio, a DAF Caminhões leva ao seu estande dois modelos da linha XF: um XF Off-Road com configuração 6x4 e potência de 530cv e um XF com configuração 6x2 e potência de 530cv. Ambos contam com equipamentos tecnológicos e modernos preparados para longas viagens.

O XF Off-Road conta com cabine Space Cab e estará exposto na cor Ice White, com instalação do recém-lançado Ar-condicionado Elétrico de Teto TRP. Com funcionamento elétrico, o equipamento garante economia de diesel, conforto térmico e sonoro na cabine durante operações de carga e descarga ou pernoites na estrada, além de controlar a temperatura da cabine e aumentar a segurança ao permitir que o motor permaneça desligado.

Já o XF com potência de 530cv e configuração 6x2 com cabine Super Space Cab na cor Verde Apoena possui, além do Ar-condicionado Elétrico de Teto TRP, o pacote Safety, com Rodas de Alumínio, Defletores de Ar Completo, Buzina Dupla, Saia Lateral TRP e Kit Hidráulico TRP. A cabine Super Space Cab tem os faróis Skylight como item opcional exclusivo.

Nos dois modelos o Peso Bruto Total (PBT) é de 28T / 23T, enquanto a Capacidade Máxima de Tração (CMT) é de 80T e o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é 74T.

DAF CF: aplicações dentro e fora-de-estrada

A linha DAF CF é reconhecida pela versatilidade em modelos ideais para curtas e médias distâncias, com caminhões semipesados e pesados atuando com pequenos e médios volumes, a partir de 15 toneladas, como produtos agrícolas e químicos, distribuição regional de alimentos, materiais de construção e câmaras frigoríficas, além do escoamento da safra com cargas a partir de 40 toneladas para médias e longas distâncias. São veículos multifuncionais fabricados para suportar as exigências do uso intenso com desempenho superior em qualquer aplicação, desde o transporte de grãos ou de tanques, até o trabalho pesado fora-de-estrada.

A DAF mostrará na Agrishow o CF Construção, da Linha DAF Vocacional, preparado para atender o segmento agro. O motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, aliado à transmissão EcoMid 9S1510 T, manual de 9 velocidades, ideal para suportar operações exigentes, além de transmissão automatizada de 10 velocidades, como opcional. O modelo tem configuração única de cabine, a Day Cab, oferecendo conforto para jornadas diárias em ambientes de trabalho pesado. Com tração 6x4, o PBT é de 28,1T, e o CMT é de 42T. Entre os tipos de aplicações no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio.

O modelo em exposição tem a cor Ice White na cabine e estará implementado com tanque de 15 mil litros para aplicação de pipa.

PACCAR Parts: itens colecionáveis e promoção nacional

A PACCAR Parts, sinônimo de liderança no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, também marcará presença nesta edição da Agrishow. A marca apresentará seus principais produtos, desenvolvidos para garantir mais desempenho aos veículos e com garantia nacional de um ano.

A companhia vai expor as Peças Genuínas para Caminhões DAF e motores PACCAR, com destaque para a linha TRP que, além das peças, apresenta acessórios desenvolvidos para os caminhões DAF e multimarcas. O público terá acesso aos últimos lançamentos da PACCAR Parts, como o Ar-condicionado Elétrico de teto TRP, instalado nos caminhões em exposição e que tem até 8h de autonomia com o veículo desligado. A marca também terá em exposição a linha DAF Collection, com roupas e acessórios exclusivos da DAF.

Para movimentar os negócios durante a Agrishow, a PACCAR Parts fortalecerá a Promoção Nacional "Caminhão de Desconto TRP", com mais de 190 peças e acessórios com até 50% de desconto. Participam da ação itens como multimídia, cabine semi completa, faróis de neblina, unidades eletrônicas EAS e compressor de ar-condicionado. A lista também conta com itens para eixos, chassi, parte elétrica e iluminação, com destaque para os faróis de neblina e os faróis de milha. Outros componentes com desconto são a ECU do motor, a linha de filtros para motores e os tubos compressores REMAN, além de transmissões e suspensões. A promoção é válida até 31 de julho.

Serviço
DAF na Agrishow 2025
30ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321
Ribeirão Preto - São Paulo
Clique aqui e visite o site da Agrishow

DAF Caminhões
CDI Comunicação

MERCEDES-BENZ EXPANDE CONTRATAÇÕES DO FLEETBUS E ANUNCIA NOVO SERVIÇO 24H PARA ÔNIBUS URBANOS

Visando ampliar e aprimorar o leque de serviços para clientes do segmento de ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil lança um Serviço 24 Horas para modelos urbanos. A partir do mês de maio deste ano, essa novidade estará disponível na Rede de Concessionários da marca, que conta com 180 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. O serviço pode ser acionado por meio do 0800 970 9090, ou pelo ZapBenz (11) 94111-1234.

“Essa modalidade inédita de serviço 24 horas está voltada especificamente para ônibus urbanos, dentro do período de garantia, que apresentem falhas mecânicas ou elétricas que o impeçam de rodar, que estejam localizados na garagem do cliente ou em estradas/rodovias e a mais de 50 km do concessionário”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nestes casos, o deslocamento de mecânicos ou eletricistas do Mercedes-Benz Service 24h até o local da pane será custeado conforme as diretrizes do programa”.

Segundo o executivo, a chegada desse novo serviço 24 horas para os modelos urbanos reforça ainda mais o compromisso da Empresa em sempre entregar novas soluções dedicadas a clientes de ônibus, como ocorreu recentemente, por exemplo, com o sistema de telemetria FleetBus para gestão de frota.

“O FleetBus, que é um case de sucesso no mercado, passou a ser item de série. Temos cerca de 470 ônibus vendidos juntamente com a contratação deste serviço, entre modelos BlueTec 6 a diesel e também elétricos”, afirma Walter Barbosa. “O Grupo Santa Cruz, referência no transporte rodoviário de passageiros, aprovou e contratou o FleetBus para os 70 ônibus da frota de sua empresa SC Minas, que opera no Sul do Estado de Minas Gerais”.

Portfólio ainda mais completo de serviços para clientes de ônibus

O portfólio Mercedes-Benz inclui mais serviços dedicados a clientes do setor de transporte de passageiros, como os Planos de Manutenção Best Basic, Complete e Complete Plus específicos para ônibus.

Outro destaque é o Estoque Consignado, que dá ao cliente a opção de armazenar peças Mercedes-Benz em suas próprias instalações ou oficinas. Isso garante a disponibilidade em tempo real, com atendimento eficiente e rapidez no fornecimento de peças.

Os clientes do segmento podem contar ainda com a praticidade e agilidade do atendimento por WhatsApp.

Um grande diferencial da marca, amplamente reconhecido no mercado, é a a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com 180 pontos de atendimento em todos os estados. Para os clientes de ônibus, a Empresa vai além, com o atendimento dedicado da Rede CenterBus, que conta com equipe exclusiva e treinada para as demandas desse segmento.

Portfólio também inclui serviços financeiros

A Mercedes-Benz do Brasil sobressai no mercado também pelos serviços financeiros do parceiro Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima no País. Essa linha garante recursos para apoiar projetos voltados à aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

O Banco Mercedes-Benz também foi o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte com investimentos do Novo PAC do governo federal.

“O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero quilômetro, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz Walter Barbosa. “Como se vê, além de oferecer a melhor solução para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam os nossos serviços”.

SC Minas contrata o FleetBus para a gestão de toda a sua frota

Cliente Mercedes-Benz há 66 anos, o Grupo Santa Cruz, referência em transporte rodoviário de passageiros nos estados de São Paulo e Minas Gerais com suas empresas Santa Cruz e SC Minas, adquiriu 42 chassis de ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota de sua unidade mineira, que atua no Sul do Estado. São 31 chassis OF 1721 L e 11 do modelo O 500 RS, todos com carroçaria Busscar. A venda foi realizada pela Peres Diesel, concessionário da marca em Poços de Caldas.

“Com essas 42 novas unidades passamos a contar com 72 ônibus na frota da SC Minas, todos da marca Mercedes-Benz”, informa Francisco Carlos Mazon, CEO do Grupo Santa Cruz. “Criamos a empresa em 2020, que interliga cidades como Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e várias outras do Sul de Minas. Mantemos uma frota sempre renovada, com idade média por volta de dois anos, prestando assim um serviço de qualidade, com conforto e segurança para os nossos passageiros”.

Focada em tecnologias avançadas para suas operações, a SC Minas contratou o serviço de telemetria FleetBus da Mercedes-Benz para gestão de toda a sua frota. “Vemos muito potencial nesta ferramenta que nos ajuda a monitorar cada veículo e cada motorista em tempo real, visando uma condução econômica e segura, com otimização de custos operacionais e mais rentabilidade”, comenta Francisco Carlos Mazon.

Cliente obtém economia no consumo com tecnologia BlueTec 6

Os novos ônibus Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), estão entregando ótimos resultados ao cliente em termos de consumo e emissões. “Na nova frota da SC Minas temos obtido uma economia de cerca de 5% no consumo de diesel com os motores Euro 6 na comparação com os modelos Euro 5. Isso se deve especialmente a treinamentos de nossos instrutores e motoristas oferecidos pela Peres Diesel e pela Mercedes-Benz”, afirma Francisco Carlos Mazon.

O cliente ressalta também os ganhos ambientais com os novos ônibus da marca. “A redução de emissões de poluentes proporcionada pelos motores Mercedes-Benz Euro 6 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, pilar da estratégia ESG do nosso grupo”.

Mercedes-Benz entrega soluções completas ao cliente

“Mercedes-Benz e Grupo Santa Cruz mantêm um relacionamento de longa data, de mais de seis décadas. Em todo esse tempo, nossa Empresa sempre procurou entregar produtos e serviços que atendam às demandas desse nosso tradicional cliente”, diz Walter Barbosa. “Isso novamente está reforçado na venda de ônibus Euro 6 e do serviço de telemetria FleetBus, que atendem a necessidades operacionais e ambientais do Grupo Santa Cruz. Nós também dedicamos atenção à sustentabilidade no transporte, focando em meio ambiente e segurança nas estradas”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do sistema de telemetria FleetBus previamente instalado. Este novo item de série também já está disponível para o ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U.

“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, destaca Walter Barbosa. “Assim, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Dessa forma, queremos proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

O FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Como o equipamento é montado na linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz, não há necessidade de instalação no campo, restando aos encarroçadores apenas a colocação das antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente. Isso preserva a qualidade do produto.

Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Compatível com chassis de ônibus Mercedes-Benz Euro 5, Euro 6 e com os ônibus elétricos, a ferramenta permite ainda armazenamento do histórico do CAN.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

quinta-feira, 24 de abril de 2025

ANDREA SERRA ASSUME A NOVA DIRETORIA TRIBUTÁRIA E DE COMÉRCIO EXTERIOR DA ANFAVEA

Andrea Serra

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) anuncia a criação da Diretoria Tributária e de Comércio Exterior, posição que passa a ser ocupada por Andrea Serra, profissional com ampla experiência nesses temas e de longa trajetória na iniciativa privada, inclusive no setor automotivo.

Formada em Direito pela PUC Campinas e Pós-Graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP, Andrea Serra é advogada tributarista há mais de 25 anos, com passagens por diversos segmentos de atuação, como consultorias, instituições financeiras e indústrias de bens de consumo.

Sua última experiência foi em uma das associadas da ANFAVEA, a General Motors do Brasil, onde atuou por 15 anos em diversos cargos, tratando de temas tributários, aduaneiros e projetos de negócio.

“Estou muito entusiasmada com este novo desafio, relacionado a duas áreas de importância tão centrais para as empresas dos segmentos de veículos leves, pesados e de máquinas agrícolas e rodoviárias”, afirmou Andrea Serra, primeira mulher a assumir um cargo de Direção em 69 anos da entidade.

“A criação dessa Diretoria foi uma das principais demandas feitas pelas associadas após minha indicação para o cargo de Presidente da ANFAVEA, apontando a percepção de que questões tributárias e de comércio exterior precisam receber uma atenção ainda maior por parte da entidade no atual contexto local e global do setor automotivo”, disse Igor Calvet.

ANFAVEA

MERCEDES-BENZ LANÇA CHASSI DE MICRO-ÔNIBUS LO 916R DEDICADO PARA APLICAÇÕES RURAIS

Sempre atenta às demandas de seus clientes e do mercado, a Mercedes-Benz amplia ainda mais a já maior linha de ônibus do Brasil. Chega ao mercado o chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural, solução eficiente e rentável para o transporte de funcionários e outros grupos nas mais diversas áreas do campo.

“O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, já temos vendas confirmadas de 16 unidades para clientes dos estados de Minas Gerais e São Paulo”.

“O LO 916R Fretamento Rural tem por base o consagrado chassi de micro-ônibus LO 916 da nossa marca, amplamente reconhecido pela robustez e resistência, mesmo em condições severas das vias fora de estrada”, diz Walter Barbosa. “Com esse novo produto, ampliamos a oferta de micro-ônibus ônibus para fretamento.

Solução para vias não pavimentadas

O LO 916R Fretamento Rural foi especialmente desenvolvido para vias não pavimentadas. Esse inédito produto reúne a força, robustez e resistência do LO de motor frontal com atributos como flexibilidade na configuração e versatilidade de operação em vias de terra e fora de estrada. Dessa forma, garante conforto e segurança no transporte de funcionários, com excelente custo operacional e rentabilidade para as empresas.

Com entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, o LO 916R pode receber carroçarias de até 9,2 metros de comprimento, com larguras de 2,25 a 2,40 metros. Esta configuração permite a montagem de até 32 assentos, sendo 31 para passageiros mais um auxiliar. Também vem equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel, que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O motor OM 924 LA do LO 916R é amplamente reconhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 163 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor possui protetor de cárter, a fim de proteger os componentes inferiores durante a operação do veículo em áreas não pavimentadas.

A esse propulsor junta-se o câmbio manual Eaton de 6 marchas com acionamento por cabo, proporcionando melhor desempenho na operação e melhor ergonomia para os motoristas.

Alto padrão de conforto e segurança no fretamento rural

Na dianteira e na traseira, a suspensão do LO 916R Fretamento Rural é metálica, com molas parabólicas, pastilhas antirruído, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Isso resulta em uma suspensão mais confortável e com menor nível de ruído.

Importante característica do LO 916R Fretamento Rural é a altura em relação ao solo: este chassi é 40 mm mais alto em relação ao piso comparado com o LO 916 urbano. Com isso, o veículo pode operar com tranquilidade em estradas não pavimentadas, pois os ângulos de entrada e de saída, assim como o ângulo de lombada entre os eixos, são maiores, evitando que componentes do chassi batam em tocos, lombadas mais altas, buracos e pedra, ficando mais adequado para rotas em trechos de terra.

O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, sistema antipatinação ASR, auxílio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade), proporcionado maior segurança na operação.

Esse chassi de micro-ônibus se destaca ainda pelo bloqueio de diferencial no eixo traseiro Mercedes-Benz R325, com acionamento automático, que melhora a tração em terrenos irregulares, atoleiros ou áreas alagadas. Também vem equipado com pneus 235 de perfil de rodagem mista (terra+asfalto) tendo uma maior altura e maior banda de rodagem, o que resulta em maior robustez.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CANTU INAUGURA O PRIMEIRO PARQUE LOGÍSTICO DE PNEUS DO BRASIL

Localizado em Itajaí (SC), complexo terá capacidade para armazenar superior a 450 contêineres e estrutura que possui empilhadeira retrátil telescópica normalmente para movimentar containers

A Cantu Inc, ecossistema de soluções em pneus, líder no mercado de reposições na América Latina, inaugura o primeiro parque logístico do setor no Brasil. Com mais de 12 mil metros quadrados de área, a estrutura tem capacidade para armazenar mais de 450 contêineres - número que pode representar até 450 mil pneus, dependendo da especificação de cada modelo. Mais de 160 desses containers são próprios, reforçando o investimento logístico do grupo catarinense. O complexo funcionará 24h por dia, operando em três turnos.  O movimento dos containers será realizado por uma Reach Staker, empilhadeira telescópica especializada na movimentação e empilhamento de contêineres em ambientes de alta demanda como portos e terminais de carga.

“Com o parque logístico reduziremos etapas operacionais e vamos melhorar a experiência dos nossos clientes, aumentando a velocidade do nosso abastecimento. A medida faz parte da estratégia mais ampla de crescimento da companhia, baseada em cinco avenidas – sendo duas delas a expansão territorial e oferta de portfólio completo”, afirma Beto Cantu, CEO da Cantu Inc., destacando que o investimento está alinhado com os pilares de crescimento sustentável da empresa.

O novo parque foi projetado para otimizar o fluxo logístico da empresa, reduzindo o inbound – menos etapas até a entrega para o cliente final, reduzindo o tempo entre a compra e o recebimento do produto. Com isto a empresa terá maior disponibilidade de mercadorias e maior agilidade nos processos, possibilitando atender com mais eficiência a crescente demanda do mercado.

A movimentação diária no novo parque poderá chegar a 50 contêineres, totalizando aproximadamente 25 mil pneus por dia — volume que varia de acordo com os tamanhos e aplicações, de veículos de passeio a carga pesada. Essa estrutura garante mais flexibilidade operacional, permitindo que os contêineres abasteçam diretamente centros de distribuição, filiais ou até mesmo grandes clientes, funcionando também como estoque estendido da matriz.

"Essa estrutura representa um passo importante na evolução da nossa operação logística. Ao encurtar o caminho entre o centro de distribuição e o cliente, ganhamos velocidade, previsibilidade e mais controle sobre toda a jornada do produto. Isso fortalece a nossa proposta de valor e reforça o compromisso com eficiência e excelência no atendimento. Estamos prontos para dar respostas mais rápidas ao mercado e aos nossos parceiros.", reforça o Gerente de Transportes da Cantu Inc. e responsável pelo projeto, Ernani Ruschel.

A Cantu Inc. é um ecossistema de soluções em pneus, focado em oferecer uma experiência diferenciada e garantir mobilidade e inovação para transformar caminhos em jornadas extraordinárias. Líder no mercado de reposição, com 06 Centros de Distribuição e 56 unidades no Brasil e holding das marcas de pneus Speedmax, com presença nos mercados da América Latina, EUA e Europa e Gripmaster, líder no segmento de pneus OTR; além da PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil

Cantu
XCOM Agência de Comunicação

REITER LOG É A MARCA MAIS LEMBRADA NO SEGMENTO DE TRANSPORTES

Empresa recebeu o reconhecimento da TranspoData na na categoria Top Transpo pelo seu compromisso com a descarbonização e renovação da frota.

Vanessa Reiter Pilz, Diretora de ESG da Reiter Log, recebeu a premiação. Foto: TranspoData | Divulgação.

Referência no setor logístico e dona da maior frota sustentável do país, a Reiter Log recebeu nesta quarta-feira (23), em São Paulo, o prêmio Top of Mind do Transporte 2024, promovido pelo grupo editorial TranspoData. A empresa foi reconhecida na categoria Top Transpo pelo seu compromisso com a descarbonização e renovação da frota e pelo investimento na formação de novos motoristas.

Com a meta de ter 100% da frota sustentável até 2035, a Reiter Log conta hoje com 35% dos veículos em operação movidos a fontes renováveis. A empresa é responsável pela gestão da maior frota sustentável do país e trabalha fortemente para acompanhar a alta demanda por logística verde.

“Temos o compromisso com a sustentabilidade e sabemos que é um trabalho de longo prazo. Receber este troféu demonstra que estamos no caminho certo e que somos reconhecidos pelo mercado como uma empresa responsável e eficiente”, comemorou a diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Reiter Pilz.

Anualmente, o Top Of Mind do Transporte ouve milhares de especialistas, jornalistas, empresários, frotistas, caminhoneiros e autônomos de todas as regiões do Brasil e elenca as marcas mais lembradas e os produtos preferidos. Em 2025, o prêmio contou com 42 categorias e 30 empresas premiadas.

ReiterLogReferência no segmento de transportes e logística no Brasil e na América Latina, a ReiterLog é uma empresa gaúcha com foco no alto desempenho na oferta de soluções logísticas. Fundada em 2008, tem atuação em todo o território nacional, com ponto de apoio em nove estados, e em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e infraestrutura que possibilita atendimento personalizado, para diferentes tipos e tamanhos de carga, com o modal mais adequado para cada cliente. Com a maior frota sustentável do Brasil – e reconhecida pela logística verde, segue os mais altos padrões no que se refere a regulamentações e certificações de qualidade, saúde, segurança e responsabilidade socioambiental

ReiterLog
ANK Reputation

TOYOTA APRESENTA HILUX MOVIDA A BIOMETANO PELA PRIMEIRA VEZ AO PÚBLICO NA AGRISHOW 2025

Protótipo inédito reforça o compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização com o uso de biocombustíveis

A Toyota do Brasil marcará presença na 30ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Com um espaço de 1.700 m², a marca exibirá ao público pela primeira vez o protótipo da primeira picape movida a biometano do País, além de levar à feira sua linha completa de produtos – que inclui veículos com a tecnologia híbrida flex, desenvolvida pela Toyota no Brasil.

A Hilux movida a biometano reforça o compromisso da Toyota com a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias com o objetivo de acelerar a descarbonização da mobilidade com o uso de biocombustíveis. O inédito modelo havia sido exibido apenas no G20 Energy Transition Week, em Foz do Iguaçu (PR), para autoridades e especialistas.

O biometano é um combustível renovável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, incluindo a da cana-de-açúcar. Trata-se, portanto, de um combustível com alto potencial, uma vez que pode ser gerado em biodigestores em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas de cana-de-açúcar.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo da Hilux a biometano reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade”, destaca Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Outras atrações da Toyota na feira

Além do protótipo movido a biometano, o estande da Toyota destacará outras versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade — atributos que a tornaram líder do segmento. Durante a Agrishow, os visitantes poderão realizar test-drive com a Hilux SRX Plus, versão topo de linha, e a Hilux Power Pack, ideal para o trabalho no campo e operações mais exigentes.

O estande da Toyota também exibirá o Corolla sedã na versão GLi e o SUV Corolla Cross XRX, ambos disponíveis com condições especiais de venda durante o evento. Completam a exposição o SW4, líder de vendas entre os SUVs grandes, e o RAV4, um ícone global da marca, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, que representa o equilíbrio perfeito entre desempenho, sofisticação e eficiência.

Soluções de mobilidade e atendimento especializado

A KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, também marcará presença na Agrishow, com soluções especialmente pensadas para o produtor rural, como a locação de veículos por meio do modelo de frotas corporativas, com condições exclusivas para quem possui inscrição estadual.

Durante todos os dias da feira, concessionários da região estarão disponíveis para atendimento ao público, oferecendo informações detalhadas, condições especiais de venda e suporte personalizado.

“Estar presente na Agrishow mais uma vez reflete a relevância do agronegócio para nossa empresa. Este evento é uma excelente oportunidade para estreitarmos os laços com os produtores rurais e demonstrarmos, na prática, a confiabilidade da marca e tudo o que a Toyota pode oferecer para impulsionar seus negócios, além de destacar os biocombustíveis como uma alternativa realista e imediata para a descarbonização da mobilidade”, comenta Evandro Maggio.

Consórcio Agro com condições especiais

O Banco Toyota do Brasil e o Consórcio Toyota também estarão presentes na Agrishow com a oferta de produtos financeiros aos clientes, como financiamentos, seguros e condições especiais no Consórcio Agro, com prazo de até 120 meses, taxa de administração de 0,12% ao mês, pagamentos flexíveis (mensal, bimestral ou semestral), bem como cashback de até 2% do valor da carta de crédito.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

GIGANTES NO AGRO: EXTRAPESADOS LIDERAM ESTRATÉGIA DA VWCO PARA O SETOR

Líder no mercado brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estará presente em diferentes exposições voltadas para o agronegócio ao longo do ano. O próximo encontro da marca com os clientes do Agro será na Agrishow, em Ribeirão Preto – SP, entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A montadora apresentará seu portfólio de soluções de transporte para o setor, com uma gama de opções que vai desde a linha de veículos leves até os extrapesados.

“Por mais um ano, embarcamos em um circuito de feiras destinadas ao agronegócio, um dos principais nichos atendidos pela VWCO. Nossa expertise na produção de veículos sob medida para diversos ramos industriais se estende naturalmente ao setor agrícola. Afinal, conhecemos a fundo as especificidades deste mercado e suas demandas. Nosso portfólio abrangente, aliado à robustez de nossos chassis, garante configurações ideais para as operações do campo, oferecendo alto desempenho e atendendo integralmente a todas as exigências”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

O destaque do portifólio são os cavalos mecânicos Meteor 29.530 6x4, os maiores Volkswagen do mundo. Os representantes da família de gigantes vão às feiras para demonstrar toda sua força e potencial para atender ao escoamento rodoviário da produção no campo. Além da robustez, os veículos entregam conforto, segurança e muita tecnologia ao motorista.

Entre as demais opções direcionadas ao setor, estão os também extrapesados Constellation 33.480 6x4, 31.320 6x4 e o 20.480 4x2 - lançamento mais recente da VW Caminhões e Ônibus. Representando o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, VW Delivery 11.180 é exibido em sua versão 4x4, uma exclusividade da VW no mercado brasileiro. Com investimento de mais de R$ 1 bilhão voltado ao agronegócio nos últimos anos, a montadora apresenta ainda seu supercaminhão canavieiro para potencializar produtividade no campo: o Agronomous VW Constellation 31.280 8x4.

Com os eventos em vista, o time de vendas nacionais VWCO aquece os motores e se prepara para a maratona que movimentará o calendário. A marca reuniu sua equipe comercial para um encontro focado em seu crescimento no segmento de veículos extrapesados e novos planos de negócios, fortalecendo ainda mais sua estratégia de atendimento ao agronegócio.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 23 de abril de 2025

S10 100 ANOS INOVA COM NÍVEL INÉDITO DE CUSTOMIZAÇÃO

Picape reúne todo o legado das séries especiais Chevrolet para celebrar o centenário da marca no Brasil

A Chevrolet dá sequência às celebrações pelos seus 100 anos de atuação no Brasil com uma série especial que resgata sua vocação inovadora e reforça o vínculo com o consumidor que valoriza performance, estilo e autenticidade. Chega ao mercado a S10 100 Anos, uma edição desenvolvida para marcar história dentro e fora da estrada.

Mais do que uma versão comemorativa, a S10 100 Anos representa o ápice da tradição da Chevrolet em edições especiais no país - um território que a marca domina como poucas. Da década de 1970 para cá, somamos 100 séries especiais, que traduzem desde marcos históricos, passando por tendências comportamentais até avanços tecnológicos presentes em diferentes modelos de veículos. A nova picape coroa essa linhagem.

“As séries especiais da Chevrolet são uma forma legítima de enaltecer momentos importantes da nossa trajetória e destacar características únicas dos nossos veículos. Com a S10 100 Anos, celebramos ambas as coisas: o centenário da marca e a história de uma picape que representa força, inovação e brasilidade”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Com elementos desenvolvidos em parceria com a engenharia local da GM, a S10 100 Anos traz um conjunto técnico inédito entre as séries especiais da marca no Brasil. O sistema de suspensão exclusivo, com molas e amortecedores sob medida para essa versão deixam o veículo 30mm mais alto, ideal para aventuras off-road mais intensas. Outra novidade são os pneus All Terrain aro 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.

O benefício de uma configuração dinâmica chancelada pela engenharia do fabricante é a garantia de que o veículo irá manter os requisitos de segurança, confiabilidade e conforto no uso cotidiano, preservando o conceito de “brutalmente macia” da Nova S10.

Ao todo são 22 diferenciais, considerados com base num perfil crescente de clientes que customizam suas picapes tanto em performance como em estilo.

Por isso, o visual da S10 100 anos parece mais robusto, com destaque para o skid plate instalado na parte frontal do veículo, incluindo dois pontos de iluminação de led no para-choque, santantônio com acabamento integrado e adesivos no para-lamas.

Vale citar também a carroceria na inédita cor Branco Dunas, uma tendência global entre utilitários aventureiros, combinando perfeitamente com os tons escurecidos dos retrovisores, maçanetas e até das rodas.

O ambiente da cabine ganha bancos com revestimento premium e padronagem única, além de costura contrastante feita especialmente para a S10 100 anos, conferindo uma elevada percepção de sofisticação e esportividade.

“Essa é, sem dúvida, a configuração mais valente e emblemática da S10 já produzida no país. O desenvolvimento local nos permitiu entregar um acerto dinâmico sob medida para o consumidor brasileiro. É uma picape chamativa, capaz de encarar trilhas, mas que continua versátil no dia a dia”, destaca Fábio Daumichen, engenheiro-chefe do programa S10 na GM América do Sul.

Linha 2026

O consagrado motor 2.8 turbodiesel de 207 cv conta com calibração auxiliada por inteligência artificial, que ajusta parâmetros em tempo real para otimizar potência e consumo, por exemplo. Por isso, a Nova S10 é a caminhonete que melhor combina trabalho e lazer.

A série 100 anos chega como a principal novidade da linha 2026 e estreia tecnologias para o modelo, como o assistente de permanência em faixa e o alerta de tráfego cruzado traseiro. Além de incorporar evoluções recentes como o sistema Arla 32, capaz de reduzir em até 84% a emissão de poluentes.

A novidade é produzida em lotes limitados na fábrica de São José dos Campos (SP), berço da S10 desde 1995. Trata-se da primeira picape média fabricada no país e também a mais longeva em produção no mercado nacional - e do portfólio da Chevrolet, outro atestado de sua confiabilidade junto ao consumidor brasileiro.

A S10 100 Anos é o primeiro dos três modelos que irão compor a trilogia desta série comemorativa. Ao longo do ano, Onix e Tracker completarão o tributo ao centenário da Chevrolet.

Chevrolet
General Motors América do Sul

MARCOPOLO RAIL APRESENTA NOVAS VERSÕES URBANA E INTERCIDADES DO PROSPER

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, apresenta na 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, que termina nesta quita-feira, dia 24, no Distrito Anhembi, em São Paulo, as novas versões urbana e intercidades do Prosper, modelo de trem 100% fabricado no Brasil pela empresa.

“O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente. As novas versões urbana e intercidades do Prosper apresentadas chamaram muita a atenção dos visitantes pelos elevados padrões de conforto e qualidade, destacando o seu potencial de mercado”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Sistemas de propulsão sustentáveis e eficientes

Além das novas versões do seu trem Prosper, a Marcopolo Rail anunciou a parceria com a MTU, marca da Rolls-Royce fornecedora de sistemas de propulsão (Powerpacks) diesel-elétricos e diesel-mecânicos.

“Buscamos criar soluções que impactem de forma positiva o cotidiano. Além de atender às necessidades de locomoção, nossos projetos visam proporcionar atributos como conforto, segurança e entretenimento, contando com uma engenharia e equipes multidisciplinares atentas às tendências de mercado e principais normas internacionais”, enfatiza o executivo.

Transformação da mobilidade sobre trilhos

Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta Petras.

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple Units bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GRUPO PROTEGE APRESENTA O CARGA SEGURA NA INTERMODAL SOUTH AMERICA 2025

O Grupo Protege, empresa de segurança privada com mais de 50 anos de atuação e presente em todas as regiões do País, apresenta suas soluções em logística no transporte de bens de alto valor agregado, denominados Carga Segura e Protege Cargo, na Intermodal South America 2025, o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas será realizado até 24 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Os dois serviços somaram mais de R$ 29 bilhões em cargas protegidas no ano de 2024.

O Carga Segura integra um conjunto de tecnologias e serviços projetados para mitigar riscos, prevenir perdas e garantir a integridade dos ativos transportados. O serviço possui equipes altamente treinadas e equipadas para o transporte de cargas de alto valor ou em rotas de maior risco, garantindo a segurança física dos bens transportados. Modular e flexível, é capaz de se adaptar às diversas necessidades de embarcadores, transportadoras e operadores logísticos. Ao integrar tecnologia de ponta, expertise humana e processos robustos.

A Protege Cargo, oferece um serviço de transporte para cargas de valor agregado de até R$ 10 milhões, utilizando uma frota de veículos 100% blindados, tanto na cabine quanto no baú, equipados com tecnologia avançada de segurança. O Protege Cargo é a alternativa mais acessível para clientes que buscam maior proteção em relação ao transporte convencional.

Segundo Rodrigo Marchini, diretor comercial da Protege, em ambos os casos a empresa atende setores como tecnologia, agronegócio, tabaco, farmacêutico, cosmético e outros que exigem transporte seguro e eficiente de mercadorias de alto valor. Desde a criação do serviço, a taxa de sinistros é zero, fator que reduz prejuízos, aumenta a eficiência operacional e torna a cadeia de suprimentos mais segura e confiável. “Disponibilizamos monitoramento inteligente, segurança eletrônica de ponta, gerenciamento de riscos, elaboração de planos de segurança personalizados para antecipar e responder a possíveis ameaças, inteligência e análise de dados centro de controle operacional 24/7”, completa.

Os visitantes da Intermodal South America 2025 têm a oportunidade de conhecer em detalhes a solução no estande do Grupo Protege (B054). Especialistas da empresa estão à disposição para apresentar as funcionalidades, discutir as necessidades específicas de cada negócio e demonstrar como o Carga Segura e o Protege Cargo podem agregar valor à sua operação logística. A Protege reafirma seu compromisso com a inovação e a segurança, oferecendo soluções que impulsionam a confiança e a competitividade no setor logístico.

Grupo ProtegeFundado em 1971, com cerca de 12 mil colaboradores e presente em todas as regiões do país, o Grupo Protege tem atuação diversificada que engloba logística, processamento e custódia de valores, serviços aeroportuários, segurança patrimonial e eletrônica, além de formação de profissionais e terceirização de mão de obra para as atividades relacionadas à segurança. O Grupo Protege é formado por quatro empresas: Protege, Provig, Proair e Protege Serviços Especiais.

Grupo Protege
Giusti Creative PR

CORTECO LANÇA LINHA AGRO NO MERCADO DE REPOSIÇÃO DURANTE A AUTOMEC 2025

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, marca o seu retorno à Automec, 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, com o lançamento da Linha Agro para o mercado de reposição agrícola.

“A empresa traz em sua bagagem todo o conhecimento e experiência do Grupo Freudenberg que fornece os produtos originais para diversas montadoras no segmento agrícola, como John Deere, Case, CNH, Massey Ferguson, Valtra e outras. Com isso, garantimos aos clientes da reposição a alta qualidade da tecnologia alemã, aliada à originalidade das peças e preço competitivo”, avalia Eduardo Diniz, Analista de Produtos da Corteco, responsável pelo segmento agrícola.

Inicialmente, a Linha Agro é composta por mais de 40 itens de retentores de motor direcionados para tratores e colheitadeiras de diversas marcas. “A Corteco chega com produtos neste setor para facilitar o cotidiano do cliente com a manutenção de suas máquinas. Paralelamente, continua analisando o mercado para entender as principais necessidades e planejar um incremento do portfólio agrícola”, acrescenta Diniz.

O Brasil é uma grande potência agrícola global, principalmente, por suas características de extensão territorial, diversidade climática e de solos, e pelo avanço da tecnologia nessa área. “Esse cenário proporciona oportunidades significativas de negócios para o mercado como um todo e para a economia local e internacional. Em função disso, observa-se uma movimentação geral do mercado para trabalhar de forma mais focada junto ao agro. Neste contexto, a Corteco segue a tendência e está desenvolvendo um trabalho específico para atender de maneira diferenciada seus clientes e potenciais clientes no agro”, complementa Diniz.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Grupo Freudenberg - A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões

Corteco
Essência Comunicação

MERCEDES-BENZ DO BRASIL ALCANÇA O MARCO DE EXPORTAÇÃO DE 1.000 CHASSIS DE ÔNIBUS RODOVIÁRIO DO NOVO O 500 RSD

Em parceria com a Daimler Latina, volume de venda foi acumulado em cerca de dois anos, desde o lançamento do Novo O 500 RS e RSD.

A Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, celebram a conquista de um marco expressivo de venda da linha de ônibus rodoviário Novo O 500. A Empresa alcançou o volume acumulado de 1.000 unidades exportadas dos modelo O 500 RS 4x2 de 450 cavalos e do O500 RSD 6x4 de 480 cavalos, “el más potente”, para a América Latina em cerca de dois anos.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial desse Novo O 500 RS e RSD teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquela região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

“Com o êxito do produto, alcançamos 1.000 unidades exportadas em 2025 e expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, os maiores compradores do Novo O 500 RS e RSD, e da Guatemala, já comercializamos esses chassis de ônibus para Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, afirma Jens Burger.

Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” chegou ao mercado latino-americano nas versões RS 1945 4x2 de 450 cavalos e 2448 6x2 de 480 cavalos. Ambos passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, além de outros mercados da América Latina.

Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, e em severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, ele supera os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes como temperaturas abaixo de zero e altitudes acima de 5.000 metros.

Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações

“Esse veículo de grande sucesso é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina, especialmente de regiões Andinas”, diz Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Segundo Mauricio Yamamoto, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”.

Mais potentes, mais robustos e mais completos

Além dos consagrados modelos Euro 5, disponibilizamos também o Novo O 500 RS 1936 4x2 de 360 cavalos e o Novo O 500 RSD 2445 6x2 de 450 cavalos, ambos com tecnologia Euro 3 para atender os países com este estândar de emissão.

Com isso, completamos a família do Novo O500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características estão o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”.

Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes

“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, afirma Augusto França. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Transmissão automatizada ZF Traxon 12 marchas

Além do motor OM 460, o trem de força desses ônibus rodoviários Novo O 500 contam com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em tecnologias de segurança avançada

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novos O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é um grande diferencial dessa tecnologia. Em uma situação emergencial, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador. Esse sistema de segurança contribui para a redução de sinistros e aumento da disponibilidade e segurança do veículo, passageiro e condutor, comenta Harley Barbieri, Gerente de Produto e Pós-Vendas de Ônibus do Regional Center Daimler Latina.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus rodoviários Novo O 500

  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • ESS – sinalização de parada de emergência.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO BUS SUPERA 10.000 ÔNIBUS ENTREGUES AO CAMINHO DA ESCOLA, ALIMENTANDO SONHOS E AJUDANDO A TRANSFORMAR O FUTURO.

Marco confirma o histórico de parceria e a liderança estratégica da IVECO BUS, que desde 2009 transporta milhões de estudantes, em todo o Brasil, pelo programa.

IVECO BUS 15-210 ORE 3 da Prefeitura de Nova Serrana - Minas Gerais 

Marca líder no fornecimento de ônibus escolares na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS superou as 10.000 unidades entregues desde o início da participação no programa, com os primeiros CityClass, em 2009. Com produtos feitos sob medida para a missão de transportar estudantes, a marca renova e amplia o número de ônibus escolares, garantindo diariamente o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas públicas em todo o país.

O BUS 10-190 ORE 2 e o BUS 15-210 ORE 3 oferecidos na atual edição do programa combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança, com excelente custo x benefício. Todos são equipados com ar-condicionado e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), em que pessoas com mobilidade reduzida embarcam e desembarcam sentadas, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar.

Somente na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS já formalizou mais de 3.500 pedidos de adesões, para municípios e secretarias de Estado em todo o país. Em 16 anos de participação, milhões de estudantes foram beneficiados com os ônibus escolares da marca, em municípios de todo o Brasil.

"É com grande orgulho que superamos o marco de 10.000 unidades. O volume entregue corrobora nosso histórico de parceria e a liderança estratégica no Programa Caminho da Escola. Os ônibus IVECO BUS são reconhecidos pelas prefeituras e secretarias pela robustez, custo x benefício e ampla rede de atendimento. Atributos que os tornaram a melhor escolha, seja qual for a demanda e a região do país", afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS.

Fetzner ressalta que renovar a frota de transporte escolar é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas em Educação. Graças a iniciativas como o Programa Caminho da Escola, o Brasil se tornou uma referência mundial na área. “Ao possibilitamos melhores condições de aprendizado, abrimos caminho para a formação humana, ajudando a alimentar sonhos e transformar o futuro não só das crianças e adolescentes que vão à sala de aula, como também das famílias e do ambiente em que todos convivem”, aponta.

Nova Serrana: exemplo de transporte que transforma

A cidade de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, é uma demonstração do quanto o transporte escolar é parte essencial no desenvolvimento da Educação. Com população de cerca de 112 mil pessoas, o município, impulsionado pela indústria calçadista, está entre os que mais se desenvolvem no estado e cresceu mais de 40% na última década. Para atender a demanda de alunos transportados, a Prefeitura da cidade mantém uma frota atualizada. "Em determinados anos letivos, nossa demanda cresce cerca de 800 a 1.000 alunos/ano", revela o responsável pela gestão do transporte escolar de Nova Serrana, Rodrigo Cecílio.

Rodrigo cita a flexibilidade do produto e o bom atendimento do concessionário IVECO Deva, em Minas Gerais, como fatores que tornam a IVECO BUS uma parceira fiel no dia a dia da operação. Na cidade são utilizados 12 ônibus da marca – dentre os quais três unidades do BUS 15-210 ORE 3. “Nos últimos anos houve uma melhora significativa nos ônibus”, afirma o responsável pelo transporte.

Motorista de transporte escolar em Nova Serrana há 24 anos, José Geraldo elogia a dirigibilidade do modelo IVECO BUS, o que torna o ônibus mais fácil de trafegar pelas ruas da área urbana. “A direção e a troca de marchas são macias. Dá até prazer para dirigir”, elogia. Com as janelas fechadas e o uso do ar-condicionado, há mais segurança. “É preciso ficar muito atento à segurança dos alunos”, enfatiza José Geraldo.

Erismar Barros, que dirige outro BUS 15-210 ORE 3 da Prefeitura de Nova Serrana, ressalta a robustez e o conforto do veículo. Antes de se tornar motorista de transporte escolar, Erismar trabalhava no transporte urbano da cidade. “O transporte escolar facilita muito o deslocamento dos alunos entre os bairros. Com os novos ônibus, todos estão muito satisfeitos com o conforto”, afirma.

Para Victor e Davi, de 11 anos, alunos da Escola Estadual Padre Lauro, ir e voltar à escola a pé deixou de ser cansativo. “Me sinto bastante seguro e confortável no ônibus escolar. A gente chega mais rápido e com mais segurança. Para melhorar, só se o ônibus voasse”, brinca Victor. “Gosto demais dos bancos e da maior quantidade de assentos. O ônibus tem até entrada USB”, acrescenta Davi.

A mãe de Paulo Sérgio, de 6 anos, Magna Alves, também reconhece a importância do transporte escolar na rotina em Nova Serrana. Para Magna, o ônibus é indispensável na vida do filho, que tem autismo. “O transporte ajuda tanto meu filho quanto as outras crianças do bairro. Essa convivência e a tranquilidade de usar o transporte tem dado certo”, afirma ela.

IVECO BUS: a evolução do transporte escolar

Produzidos no complexo de Sete Lagoas, os ORE (Ônibus Rural Escolar) da IVECO BUS tem chassi reforçado, com durabilidade e resistência para terrenos difíceis; balanço dianteiro e traseiro reduzidos, o que proporciona maior manobrabilidade e estabilidade; e bloqueio de diferencial automático, entregando tração excepcional em condições severas de terrenos. Para completar, a suspensão reforçada garante conforto e minimiza o desgaste do veículo.

O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos e 610 Nm de torque, tanque de combustível para 140 litros e capacidade para 44 alunos, mais o motorista. Pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 ORE 3, com motor FPT N45 de 210 cv e 720 Nm de torque, tanque de combustível de 220 litros e capacidade para 59 alunos, mais o motorista.

"Os modelos IVECO BUS do Caminho da Escola são confortáveis, espaçosos e entregam a maior potência da categoria. O chassi reforçado, com bloqueio de diferencial automático e suspensão reforçada, para zona rural, não tem igual. Além disso, o ORE 2 tem custo mais acessível que o ORE 1, o que a torna uma excelente opção entre os micro-ônibus do programa”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola oferece dois anos de garantia, plano de manutenção incluso com pelo menos duas revisões gratuitas, além de uma rede de pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. No site, prefeituras e secretarias de educação de todo o país podem acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO MOTORHOME EXPÕE NOMADE NA EXPORAIZ, EM NOVO HAMBURGO

Marcopolo Nomade

A Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo dedicada à fabricação de motorhomes, participará da ExpoRaiz e irá expor seu primeiro modelo, o NOMADE. O objetivo é destacar a vocação para aventura e experiência off-road 4x4 em uma das maiores feiras de motorhomes, trailers e acessórios para campismo do Brasil, que será realizada na cidade de Novo Hamburgo (RS), entre os dias 1º e 4 de maio.

"Com o NOMADE, queremos influenciar de forma significativa a estrutura do mercado de motorhomes no Brasil, impulsionando e contribuindo para seu crescimento, organização e desenvolvimento. Nosso objetivo é explorar o sentimento nômade das pessoas, permitindo que se desloquem com liberdade, se conectem com a natureza e transformem seus sonhos de viagem em realidade, vivendo aventuras memoráveis e criando momentos preciosos com amigos e familiares", comenta Alexandre Cruz, Head Executivo da Marcopolo Motorhome.

O Marcopolo NOMADE representa o que há de mais moderno e inovador em motorhomes, oferecendo conforto, tecnologia e design de ponta para os amantes de viagens e aventuras. Com 7,5 metros de comprimento, 2,36 metros de largura e 3,18 metros de altura total, integra a cabine do motorista e a parte habitável, proporcionando maior uniformidade de design e liberdade de customização.

Projetado de fábrica como um veículo 4x4, o NOMADE alia alta tecnologia, segurança estrutural e design sofisticado. Equipado com um motor Cummins F3.8 de 175 cv e câmbio automático Allison, o modelo oferece elevada capacidade de manobra e robustez. Além disso, conta com baterias de lítio de alta eficiência, garantindo autonomia energética e segurança durante o uso.

“Este motorhome integral 4x4 redefine o conceito de viagens sobre rodas, oferecendo uma combinação única de segurança, desempenho e sofisticação. Com design clean e contemporâneo, o NOMADE proporciona uma experiência de viagem incomparável, transformando cada jornada em uma aventura de liberdade e descoberta”, finaliza Cruz.

Marcopolo Motorhome

Com foco em inovação, segurança e conforto, a Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo S.A. focada no mercado de motorhomes, foi criada com o objetivo de desenvolver veículos que proporcionam experiências únicas de viagem e aventura. A divisão explora a expertise da companhia em soluções de mobilidade, segmento com grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina.

ExpoRaiz 2025

A ExpoRaiz 2025 reunirá mais de 150 expositores, incluindo fabricantes de trailers, motorhomes e acessórios, além de fornecedores e empresas do setor. O evento é uma oportunidade para os entusiastas do campismo e caravanismo conhecerem as últimas inovações e tendências do mercado.

Serviço
ExpoRaiz 2025
De 1º a 4 de maio de 2025, das 13h às 20h (de quinta a sábado) e das 13h às 17h (domingo)
FENAC - Novo Hamburgo RS
Rua Araxá, 505, bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
Programação e informações disponíveis neste link.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação