quinta-feira, 24 de abril de 2025

TOYOTA APRESENTA HILUX MOVIDA A BIOMETANO PELA PRIMEIRA VEZ AO PÚBLICO NA AGRISHOW 2025

Protótipo inédito reforça o compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização com o uso de biocombustíveis

A Toyota do Brasil marcará presença na 30ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Com um espaço de 1.700 m², a marca exibirá ao público pela primeira vez o protótipo da primeira picape movida a biometano do País, além de levar à feira sua linha completa de produtos – que inclui veículos com a tecnologia híbrida flex, desenvolvida pela Toyota no Brasil.

A Hilux movida a biometano reforça o compromisso da Toyota com a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias com o objetivo de acelerar a descarbonização da mobilidade com o uso de biocombustíveis. O inédito modelo havia sido exibido apenas no G20 Energy Transition Week, em Foz do Iguaçu (PR), para autoridades e especialistas.

O biometano é um combustível renovável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, incluindo a da cana-de-açúcar. Trata-se, portanto, de um combustível com alto potencial, uma vez que pode ser gerado em biodigestores em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas de cana-de-açúcar.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo da Hilux a biometano reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade”, destaca Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Outras atrações da Toyota na feira

Além do protótipo movido a biometano, o estande da Toyota destacará outras versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade — atributos que a tornaram líder do segmento. Durante a Agrishow, os visitantes poderão realizar test-drive com a Hilux SRX Plus, versão topo de linha, e a Hilux Power Pack, ideal para o trabalho no campo e operações mais exigentes.

O estande da Toyota também exibirá o Corolla sedã na versão GLi e o SUV Corolla Cross XRX, ambos disponíveis com condições especiais de venda durante o evento. Completam a exposição o SW4, líder de vendas entre os SUVs grandes, e o RAV4, um ícone global da marca, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, que representa o equilíbrio perfeito entre desempenho, sofisticação e eficiência.

Soluções de mobilidade e atendimento especializado

A KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, também marcará presença na Agrishow, com soluções especialmente pensadas para o produtor rural, como a locação de veículos por meio do modelo de frotas corporativas, com condições exclusivas para quem possui inscrição estadual.

Durante todos os dias da feira, concessionários da região estarão disponíveis para atendimento ao público, oferecendo informações detalhadas, condições especiais de venda e suporte personalizado.

“Estar presente na Agrishow mais uma vez reflete a relevância do agronegócio para nossa empresa. Este evento é uma excelente oportunidade para estreitarmos os laços com os produtores rurais e demonstrarmos, na prática, a confiabilidade da marca e tudo o que a Toyota pode oferecer para impulsionar seus negócios, além de destacar os biocombustíveis como uma alternativa realista e imediata para a descarbonização da mobilidade”, comenta Evandro Maggio.

Consórcio Agro com condições especiais

O Banco Toyota do Brasil e o Consórcio Toyota também estarão presentes na Agrishow com a oferta de produtos financeiros aos clientes, como financiamentos, seguros e condições especiais no Consórcio Agro, com prazo de até 120 meses, taxa de administração de 0,12% ao mês, pagamentos flexíveis (mensal, bimestral ou semestral), bem como cashback de até 2% do valor da carta de crédito.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

GIGANTES NO AGRO: EXTRAPESADOS LIDERAM ESTRATÉGIA DA VWCO PARA O SETOR

Líder no mercado brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estará presente em diferentes exposições voltadas para o agronegócio ao longo do ano. O próximo encontro da marca com os clientes do Agro será na Agrishow, em Ribeirão Preto – SP, entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A montadora apresentará seu portfólio de soluções de transporte para o setor, com uma gama de opções que vai desde a linha de veículos leves até os extrapesados.

“Por mais um ano, embarcamos em um circuito de feiras destinadas ao agronegócio, um dos principais nichos atendidos pela VWCO. Nossa expertise na produção de veículos sob medida para diversos ramos industriais se estende naturalmente ao setor agrícola. Afinal, conhecemos a fundo as especificidades deste mercado e suas demandas. Nosso portfólio abrangente, aliado à robustez de nossos chassis, garante configurações ideais para as operações do campo, oferecendo alto desempenho e atendendo integralmente a todas as exigências”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

O destaque do portifólio são os cavalos mecânicos Meteor 29.530 6x4, os maiores Volkswagen do mundo. Os representantes da família de gigantes vão às feiras para demonstrar toda sua força e potencial para atender ao escoamento rodoviário da produção no campo. Além da robustez, os veículos entregam conforto, segurança e muita tecnologia ao motorista.

Entre as demais opções direcionadas ao setor, estão os também extrapesados Constellation 33.480 6x4, 31.320 6x4 e o 20.480 4x2 - lançamento mais recente da VW Caminhões e Ônibus. Representando o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, VW Delivery 11.180 é exibido em sua versão 4x4, uma exclusividade da VW no mercado brasileiro. Com investimento de mais de R$ 1 bilhão voltado ao agronegócio nos últimos anos, a montadora apresenta ainda seu supercaminhão canavieiro para potencializar produtividade no campo: o Agronomous VW Constellation 31.280 8x4.

Com os eventos em vista, o time de vendas nacionais VWCO aquece os motores e se prepara para a maratona que movimentará o calendário. A marca reuniu sua equipe comercial para um encontro focado em seu crescimento no segmento de veículos extrapesados e novos planos de negócios, fortalecendo ainda mais sua estratégia de atendimento ao agronegócio.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 23 de abril de 2025

S10 100 ANOS INOVA COM NÍVEL INÉDITO DE CUSTOMIZAÇÃO

Picape reúne todo o legado das séries especiais Chevrolet para celebrar o centenário da marca no Brasil

A Chevrolet dá sequência às celebrações pelos seus 100 anos de atuação no Brasil com uma série especial que resgata sua vocação inovadora e reforça o vínculo com o consumidor que valoriza performance, estilo e autenticidade. Chega ao mercado a S10 100 Anos, uma edição desenvolvida para marcar história dentro e fora da estrada.

Mais do que uma versão comemorativa, a S10 100 Anos representa o ápice da tradição da Chevrolet em edições especiais no país - um território que a marca domina como poucas. Da década de 1970 para cá, somamos 100 séries especiais, que traduzem desde marcos históricos, passando por tendências comportamentais até avanços tecnológicos presentes em diferentes modelos de veículos. A nova picape coroa essa linhagem.

“As séries especiais da Chevrolet são uma forma legítima de enaltecer momentos importantes da nossa trajetória e destacar características únicas dos nossos veículos. Com a S10 100 Anos, celebramos ambas as coisas: o centenário da marca e a história de uma picape que representa força, inovação e brasilidade”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Com elementos desenvolvidos em parceria com a engenharia local da GM, a S10 100 Anos traz um conjunto técnico inédito entre as séries especiais da marca no Brasil. O sistema de suspensão exclusivo, com molas e amortecedores sob medida para essa versão deixam o veículo 30mm mais alto, ideal para aventuras off-road mais intensas. Outra novidade são os pneus All Terrain aro 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.

O benefício de uma configuração dinâmica chancelada pela engenharia do fabricante é a garantia de que o veículo irá manter os requisitos de segurança, confiabilidade e conforto no uso cotidiano, preservando o conceito de “brutalmente macia” da Nova S10.

Ao todo são 22 diferenciais, considerados com base num perfil crescente de clientes que customizam suas picapes tanto em performance como em estilo.

Por isso, o visual da S10 100 anos parece mais robusto, com destaque para o skid plate instalado na parte frontal do veículo, incluindo dois pontos de iluminação de led no para-choque, santantônio com acabamento integrado e adesivos no para-lamas.

Vale citar também a carroceria na inédita cor Branco Dunas, uma tendência global entre utilitários aventureiros, combinando perfeitamente com os tons escurecidos dos retrovisores, maçanetas e até das rodas.

O ambiente da cabine ganha bancos com revestimento premium e padronagem única, além de costura contrastante feita especialmente para a S10 100 anos, conferindo uma elevada percepção de sofisticação e esportividade.

“Essa é, sem dúvida, a configuração mais valente e emblemática da S10 já produzida no país. O desenvolvimento local nos permitiu entregar um acerto dinâmico sob medida para o consumidor brasileiro. É uma picape chamativa, capaz de encarar trilhas, mas que continua versátil no dia a dia”, destaca Fábio Daumichen, engenheiro-chefe do programa S10 na GM América do Sul.

Linha 2026

O consagrado motor 2.8 turbodiesel de 207 cv conta com calibração auxiliada por inteligência artificial, que ajusta parâmetros em tempo real para otimizar potência e consumo, por exemplo. Por isso, a Nova S10 é a caminhonete que melhor combina trabalho e lazer.

A série 100 anos chega como a principal novidade da linha 2026 e estreia tecnologias para o modelo, como o assistente de permanência em faixa e o alerta de tráfego cruzado traseiro. Além de incorporar evoluções recentes como o sistema Arla 32, capaz de reduzir em até 84% a emissão de poluentes.

A novidade é produzida em lotes limitados na fábrica de São José dos Campos (SP), berço da S10 desde 1995. Trata-se da primeira picape média fabricada no país e também a mais longeva em produção no mercado nacional - e do portfólio da Chevrolet, outro atestado de sua confiabilidade junto ao consumidor brasileiro.

A S10 100 Anos é o primeiro dos três modelos que irão compor a trilogia desta série comemorativa. Ao longo do ano, Onix e Tracker completarão o tributo ao centenário da Chevrolet.

Chevrolet
General Motors América do Sul

MARCOPOLO RAIL APRESENTA NOVAS VERSÕES URBANA E INTERCIDADES DO PROSPER

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, apresenta na 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, que termina nesta quita-feira, dia 24, no Distrito Anhembi, em São Paulo, as novas versões urbana e intercidades do Prosper, modelo de trem 100% fabricado no Brasil pela empresa.

“O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente. As novas versões urbana e intercidades do Prosper apresentadas chamaram muita a atenção dos visitantes pelos elevados padrões de conforto e qualidade, destacando o seu potencial de mercado”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Sistemas de propulsão sustentáveis e eficientes

Além das novas versões do seu trem Prosper, a Marcopolo Rail anunciou a parceria com a MTU, marca da Rolls-Royce fornecedora de sistemas de propulsão (Powerpacks) diesel-elétricos e diesel-mecânicos.

“Buscamos criar soluções que impactem de forma positiva o cotidiano. Além de atender às necessidades de locomoção, nossos projetos visam proporcionar atributos como conforto, segurança e entretenimento, contando com uma engenharia e equipes multidisciplinares atentas às tendências de mercado e principais normas internacionais”, enfatiza o executivo.

Transformação da mobilidade sobre trilhos

Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta Petras.

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple Units bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GRUPO PROTEGE APRESENTA O CARGA SEGURA NA INTERMODAL SOUTH AMERICA 2025

O Grupo Protege, empresa de segurança privada com mais de 50 anos de atuação e presente em todas as regiões do País, apresenta suas soluções em logística no transporte de bens de alto valor agregado, denominados Carga Segura e Protege Cargo, na Intermodal South America 2025, o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas será realizado até 24 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Os dois serviços somaram mais de R$ 29 bilhões em cargas protegidas no ano de 2024.

O Carga Segura integra um conjunto de tecnologias e serviços projetados para mitigar riscos, prevenir perdas e garantir a integridade dos ativos transportados. O serviço possui equipes altamente treinadas e equipadas para o transporte de cargas de alto valor ou em rotas de maior risco, garantindo a segurança física dos bens transportados. Modular e flexível, é capaz de se adaptar às diversas necessidades de embarcadores, transportadoras e operadores logísticos. Ao integrar tecnologia de ponta, expertise humana e processos robustos.

A Protege Cargo, oferece um serviço de transporte para cargas de valor agregado de até R$ 10 milhões, utilizando uma frota de veículos 100% blindados, tanto na cabine quanto no baú, equipados com tecnologia avançada de segurança. O Protege Cargo é a alternativa mais acessível para clientes que buscam maior proteção em relação ao transporte convencional.

Segundo Rodrigo Marchini, diretor comercial da Protege, em ambos os casos a empresa atende setores como tecnologia, agronegócio, tabaco, farmacêutico, cosmético e outros que exigem transporte seguro e eficiente de mercadorias de alto valor. Desde a criação do serviço, a taxa de sinistros é zero, fator que reduz prejuízos, aumenta a eficiência operacional e torna a cadeia de suprimentos mais segura e confiável. “Disponibilizamos monitoramento inteligente, segurança eletrônica de ponta, gerenciamento de riscos, elaboração de planos de segurança personalizados para antecipar e responder a possíveis ameaças, inteligência e análise de dados centro de controle operacional 24/7”, completa.

Os visitantes da Intermodal South America 2025 têm a oportunidade de conhecer em detalhes a solução no estande do Grupo Protege (B054). Especialistas da empresa estão à disposição para apresentar as funcionalidades, discutir as necessidades específicas de cada negócio e demonstrar como o Carga Segura e o Protege Cargo podem agregar valor à sua operação logística. A Protege reafirma seu compromisso com a inovação e a segurança, oferecendo soluções que impulsionam a confiança e a competitividade no setor logístico.

Grupo ProtegeFundado em 1971, com cerca de 12 mil colaboradores e presente em todas as regiões do país, o Grupo Protege tem atuação diversificada que engloba logística, processamento e custódia de valores, serviços aeroportuários, segurança patrimonial e eletrônica, além de formação de profissionais e terceirização de mão de obra para as atividades relacionadas à segurança. O Grupo Protege é formado por quatro empresas: Protege, Provig, Proair e Protege Serviços Especiais.

Grupo Protege
Giusti Creative PR

CORTECO LANÇA LINHA AGRO NO MERCADO DE REPOSIÇÃO DURANTE A AUTOMEC 2025

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, marca o seu retorno à Automec, 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, com o lançamento da Linha Agro para o mercado de reposição agrícola.

“A empresa traz em sua bagagem todo o conhecimento e experiência do Grupo Freudenberg que fornece os produtos originais para diversas montadoras no segmento agrícola, como John Deere, Case, CNH, Massey Ferguson, Valtra e outras. Com isso, garantimos aos clientes da reposição a alta qualidade da tecnologia alemã, aliada à originalidade das peças e preço competitivo”, avalia Eduardo Diniz, Analista de Produtos da Corteco, responsável pelo segmento agrícola.

Inicialmente, a Linha Agro é composta por mais de 40 itens de retentores de motor direcionados para tratores e colheitadeiras de diversas marcas. “A Corteco chega com produtos neste setor para facilitar o cotidiano do cliente com a manutenção de suas máquinas. Paralelamente, continua analisando o mercado para entender as principais necessidades e planejar um incremento do portfólio agrícola”, acrescenta Diniz.

O Brasil é uma grande potência agrícola global, principalmente, por suas características de extensão territorial, diversidade climática e de solos, e pelo avanço da tecnologia nessa área. “Esse cenário proporciona oportunidades significativas de negócios para o mercado como um todo e para a economia local e internacional. Em função disso, observa-se uma movimentação geral do mercado para trabalhar de forma mais focada junto ao agro. Neste contexto, a Corteco segue a tendência e está desenvolvendo um trabalho específico para atender de maneira diferenciada seus clientes e potenciais clientes no agro”, complementa Diniz.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Grupo Freudenberg - A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões

Corteco
Essência Comunicação

MERCEDES-BENZ DO BRASIL ALCANÇA O MARCO DE EXPORTAÇÃO DE 1.000 CHASSIS DE ÔNIBUS RODOVIÁRIO DO NOVO O 500 RSD

Em parceria com a Daimler Latina, volume de venda foi acumulado em cerca de dois anos, desde o lançamento do Novo O 500 RS e RSD.

A Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, celebram a conquista de um marco expressivo de venda da linha de ônibus rodoviário Novo O 500. A Empresa alcançou o volume acumulado de 1.000 unidades exportadas dos modelo O 500 RS 4x2 de 450 cavalos e do O500 RSD 6x4 de 480 cavalos, “el más potente”, para a América Latina em cerca de dois anos.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial desse Novo O 500 RS e RSD teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquela região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

“Com o êxito do produto, alcançamos 1.000 unidades exportadas em 2025 e expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, os maiores compradores do Novo O 500 RS e RSD, e da Guatemala, já comercializamos esses chassis de ônibus para Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, afirma Jens Burger.

Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” chegou ao mercado latino-americano nas versões RS 1945 4x2 de 450 cavalos e 2448 6x2 de 480 cavalos. Ambos passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, além de outros mercados da América Latina.

Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, e em severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, ele supera os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes como temperaturas abaixo de zero e altitudes acima de 5.000 metros.

Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações

“Esse veículo de grande sucesso é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina, especialmente de regiões Andinas”, diz Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Segundo Mauricio Yamamoto, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”.

Mais potentes, mais robustos e mais completos

Além dos consagrados modelos Euro 5, disponibilizamos também o Novo O 500 RS 1936 4x2 de 360 cavalos e o Novo O 500 RSD 2445 6x2 de 450 cavalos, ambos com tecnologia Euro 3 para atender os países com este estândar de emissão.

Com isso, completamos a família do Novo O500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características estão o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”.

Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes

“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, afirma Augusto França. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Transmissão automatizada ZF Traxon 12 marchas

Além do motor OM 460, o trem de força desses ônibus rodoviários Novo O 500 contam com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em tecnologias de segurança avançada

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novos O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é um grande diferencial dessa tecnologia. Em uma situação emergencial, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador. Esse sistema de segurança contribui para a redução de sinistros e aumento da disponibilidade e segurança do veículo, passageiro e condutor, comenta Harley Barbieri, Gerente de Produto e Pós-Vendas de Ônibus do Regional Center Daimler Latina.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus rodoviários Novo O 500

  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • ESS – sinalização de parada de emergência.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO BUS SUPERA 10.000 ÔNIBUS ENTREGUES AO CAMINHO DA ESCOLA, ALIMENTANDO SONHOS E AJUDANDO A TRANSFORMAR O FUTURO.

Marco confirma o histórico de parceria e a liderança estratégica da IVECO BUS, que desde 2009 transporta milhões de estudantes, em todo o Brasil, pelo programa.

IVECO BUS 15-210 ORE 3 da Prefeitura de Nova Serrana - Minas Gerais 

Marca líder no fornecimento de ônibus escolares na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS superou as 10.000 unidades entregues desde o início da participação no programa, com os primeiros CityClass, em 2009. Com produtos feitos sob medida para a missão de transportar estudantes, a marca renova e amplia o número de ônibus escolares, garantindo diariamente o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas públicas em todo o país.

O BUS 10-190 ORE 2 e o BUS 15-210 ORE 3 oferecidos na atual edição do programa combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança, com excelente custo x benefício. Todos são equipados com ar-condicionado e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), em que pessoas com mobilidade reduzida embarcam e desembarcam sentadas, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar.

Somente na atual edição do Caminho da Escola, a IVECO BUS já formalizou mais de 3.500 pedidos de adesões, para municípios e secretarias de Estado em todo o país. Em 16 anos de participação, milhões de estudantes foram beneficiados com os ônibus escolares da marca, em municípios de todo o Brasil.

"É com grande orgulho que superamos o marco de 10.000 unidades. O volume entregue corrobora nosso histórico de parceria e a liderança estratégica no Programa Caminho da Escola. Os ônibus IVECO BUS são reconhecidos pelas prefeituras e secretarias pela robustez, custo x benefício e ampla rede de atendimento. Atributos que os tornaram a melhor escolha, seja qual for a demanda e a região do país", afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS.

Fetzner ressalta que renovar a frota de transporte escolar é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas em Educação. Graças a iniciativas como o Programa Caminho da Escola, o Brasil se tornou uma referência mundial na área. “Ao possibilitamos melhores condições de aprendizado, abrimos caminho para a formação humana, ajudando a alimentar sonhos e transformar o futuro não só das crianças e adolescentes que vão à sala de aula, como também das famílias e do ambiente em que todos convivem”, aponta.

Nova Serrana: exemplo de transporte que transforma

A cidade de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, é uma demonstração do quanto o transporte escolar é parte essencial no desenvolvimento da Educação. Com população de cerca de 112 mil pessoas, o município, impulsionado pela indústria calçadista, está entre os que mais se desenvolvem no estado e cresceu mais de 40% na última década. Para atender a demanda de alunos transportados, a Prefeitura da cidade mantém uma frota atualizada. "Em determinados anos letivos, nossa demanda cresce cerca de 800 a 1.000 alunos/ano", revela o responsável pela gestão do transporte escolar de Nova Serrana, Rodrigo Cecílio.

Rodrigo cita a flexibilidade do produto e o bom atendimento do concessionário IVECO Deva, em Minas Gerais, como fatores que tornam a IVECO BUS uma parceira fiel no dia a dia da operação. Na cidade são utilizados 12 ônibus da marca – dentre os quais três unidades do BUS 15-210 ORE 3. “Nos últimos anos houve uma melhora significativa nos ônibus”, afirma o responsável pelo transporte.

Motorista de transporte escolar em Nova Serrana há 24 anos, José Geraldo elogia a dirigibilidade do modelo IVECO BUS, o que torna o ônibus mais fácil de trafegar pelas ruas da área urbana. “A direção e a troca de marchas são macias. Dá até prazer para dirigir”, elogia. Com as janelas fechadas e o uso do ar-condicionado, há mais segurança. “É preciso ficar muito atento à segurança dos alunos”, enfatiza José Geraldo.

Erismar Barros, que dirige outro BUS 15-210 ORE 3 da Prefeitura de Nova Serrana, ressalta a robustez e o conforto do veículo. Antes de se tornar motorista de transporte escolar, Erismar trabalhava no transporte urbano da cidade. “O transporte escolar facilita muito o deslocamento dos alunos entre os bairros. Com os novos ônibus, todos estão muito satisfeitos com o conforto”, afirma.

Para Victor e Davi, de 11 anos, alunos da Escola Estadual Padre Lauro, ir e voltar à escola a pé deixou de ser cansativo. “Me sinto bastante seguro e confortável no ônibus escolar. A gente chega mais rápido e com mais segurança. Para melhorar, só se o ônibus voasse”, brinca Victor. “Gosto demais dos bancos e da maior quantidade de assentos. O ônibus tem até entrada USB”, acrescenta Davi.

A mãe de Paulo Sérgio, de 6 anos, Magna Alves, também reconhece a importância do transporte escolar na rotina em Nova Serrana. Para Magna, o ônibus é indispensável na vida do filho, que tem autismo. “O transporte ajuda tanto meu filho quanto as outras crianças do bairro. Essa convivência e a tranquilidade de usar o transporte tem dado certo”, afirma ela.

IVECO BUS: a evolução do transporte escolar

Produzidos no complexo de Sete Lagoas, os ORE (Ônibus Rural Escolar) da IVECO BUS tem chassi reforçado, com durabilidade e resistência para terrenos difíceis; balanço dianteiro e traseiro reduzidos, o que proporciona maior manobrabilidade e estabilidade; e bloqueio de diferencial automático, entregando tração excepcional em condições severas de terrenos. Para completar, a suspensão reforçada garante conforto e minimiza o desgaste do veículo.

O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos e 610 Nm de torque, tanque de combustível para 140 litros e capacidade para 44 alunos, mais o motorista. Pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 ORE 3, com motor FPT N45 de 210 cv e 720 Nm de torque, tanque de combustível de 220 litros e capacidade para 59 alunos, mais o motorista.

"Os modelos IVECO BUS do Caminho da Escola são confortáveis, espaçosos e entregam a maior potência da categoria. O chassi reforçado, com bloqueio de diferencial automático e suspensão reforçada, para zona rural, não tem igual. Além disso, o ORE 2 tem custo mais acessível que o ORE 1, o que a torna uma excelente opção entre os micro-ônibus do programa”, afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola oferece dois anos de garantia, plano de manutenção incluso com pelo menos duas revisões gratuitas, além de uma rede de pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. No site, prefeituras e secretarias de educação de todo o país podem acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO MOTORHOME EXPÕE NOMADE NA EXPORAIZ, EM NOVO HAMBURGO

Marcopolo Nomade

A Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo dedicada à fabricação de motorhomes, participará da ExpoRaiz e irá expor seu primeiro modelo, o NOMADE. O objetivo é destacar a vocação para aventura e experiência off-road 4x4 em uma das maiores feiras de motorhomes, trailers e acessórios para campismo do Brasil, que será realizada na cidade de Novo Hamburgo (RS), entre os dias 1º e 4 de maio.

"Com o NOMADE, queremos influenciar de forma significativa a estrutura do mercado de motorhomes no Brasil, impulsionando e contribuindo para seu crescimento, organização e desenvolvimento. Nosso objetivo é explorar o sentimento nômade das pessoas, permitindo que se desloquem com liberdade, se conectem com a natureza e transformem seus sonhos de viagem em realidade, vivendo aventuras memoráveis e criando momentos preciosos com amigos e familiares", comenta Alexandre Cruz, Head Executivo da Marcopolo Motorhome.

O Marcopolo NOMADE representa o que há de mais moderno e inovador em motorhomes, oferecendo conforto, tecnologia e design de ponta para os amantes de viagens e aventuras. Com 7,5 metros de comprimento, 2,36 metros de largura e 3,18 metros de altura total, integra a cabine do motorista e a parte habitável, proporcionando maior uniformidade de design e liberdade de customização.

Projetado de fábrica como um veículo 4x4, o NOMADE alia alta tecnologia, segurança estrutural e design sofisticado. Equipado com um motor Cummins F3.8 de 175 cv e câmbio automático Allison, o modelo oferece elevada capacidade de manobra e robustez. Além disso, conta com baterias de lítio de alta eficiência, garantindo autonomia energética e segurança durante o uso.

“Este motorhome integral 4x4 redefine o conceito de viagens sobre rodas, oferecendo uma combinação única de segurança, desempenho e sofisticação. Com design clean e contemporâneo, o NOMADE proporciona uma experiência de viagem incomparável, transformando cada jornada em uma aventura de liberdade e descoberta”, finaliza Cruz.

Marcopolo Motorhome

Com foco em inovação, segurança e conforto, a Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo S.A. focada no mercado de motorhomes, foi criada com o objetivo de desenvolver veículos que proporcionam experiências únicas de viagem e aventura. A divisão explora a expertise da companhia em soluções de mobilidade, segmento com grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina.

ExpoRaiz 2025

A ExpoRaiz 2025 reunirá mais de 150 expositores, incluindo fabricantes de trailers, motorhomes e acessórios, além de fornecedores e empresas do setor. O evento é uma oportunidade para os entusiastas do campismo e caravanismo conhecerem as últimas inovações e tendências do mercado.

Serviço
ExpoRaiz 2025
De 1º a 4 de maio de 2025, das 13h às 20h (de quinta a sábado) e das 13h às 17h (domingo)
FENAC - Novo Hamburgo RS
Rua Araxá, 505, bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
Programação e informações disponíveis neste link.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

terça-feira, 22 de abril de 2025

VOLVO LEVA PARA AGRISHOW OFERTA INTEGRADA DA MARCA PARA O AGRONEGÓCIO

Volvo FMX Autônomo implementado para colheita de cana 

A Volvo apresenta na Agrishow 2025, a maior feira do agronegócio na América Latina, uma oferta robusta para os negócios do campo. São caminhões pesados, semipesados, equipamentos de construção, motores industriais e serviços financeiros. A Volvo é a única marca do segmento de veículos comerciais apta a oferecer essa diversidade de produtos e serviços de forma integrada, alavancando a produtividade do segmento agropecuário. A Agrishow acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

“Com sucessivas quebras de recorde, o agronegócio brasileiro é ultraprofissional. Demanda caminhões de alta tecnologia, robustos e de alta produtividade. Não por acaso, 60% das nossas vendas vão para o Agro, em operações como transporte de grãos, proteína animal, insumos agrícolas, tarefas de apoio no campo etc.”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “Por conta disso, participar da Agrishow tem uma importância estratégica para nosso negócio”, afirma.

Alcides Cavalcanti

Caminhões

Um dos destaques da Volvo na feira é o caminhão FH 6X4 XC (cross country), veículo com especificações exclusivas para operações em rotas de trechos mistos – vias rodoviárias pavimentadas e vias rurais. A unidade em exposição conta ainda com a tecnologia B100 Flex, que dá flexibilidade de rodar com diferentes proporções de Biodiesel, indo do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel, atualmente disponível nos postos) até o B100 (Biodiesel puro). Quando abastecido exclusivamente com Biodiesel, o veículo reduz suas emissões de CO2 em até 90%. O Volvo FH B100 Flex é produzido sob encomenda para empresas que produzem seu próprio Biodiesel.

Volvo FH XC especial para o Agro

Os visitantes da Agrishow poderão conhecer ainda um caminhão Volvo FMX Autônomo (imagem de abertura), implementado pela empresa TMA Máquinas. O veículo conta com o sistema VDS (Volvo Dynamic Steering) que garante alta precisão na direção. Focado no segmento de cana-de-açúcar, o veículo é capaz de “visualizar”, de forma virtual, as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, sem interferência direta do condutor. Com precisão de direção de 3 cm, a tecnologia autônoma assegura menor pisoteio das mudas de cana e aumenta a produtividade da lavoura. O veículo estará em exposição no estande da TMA Máquinas.

Outro destaque da Volvo na Agrishow são os Planos de Serviço. Sua versão mais completa (Plano Ouro) inclui a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) – com planejamento das paradas e agendamento para manutenções preventivas –, manutenções corretivas, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e a gestão de frota via Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca.

Importante ressaltar também a Condução Inteligente Volvo (CIV), serviço que utiliza a alta conectividade dos caminhões para gerar dados de desempenho. Por meio de Inteligência Artificial, o sistema compara caminhões de aplicações e rotas similares de todo o Brasil. As análises indicam o potencial de melhoria no consumo de combustível, com orientações individuais para cada motorista.

Equipamentos

A Volvo tem soluções de alta tecnologia para o agronegócio também em sua linha de equipamentos de construção. “O Brasil é uma superpotência no Agro e hoje cerca de 25% dos nossos volumes de pás-carregadeiras e escavadeiras se destinam ao segmento agrícola. Temos alto potencial de crescimento nesse setor, elevando ainda mais a produtividade no campo”, revela Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Um dos principais produtos da Volvo CE na feira é a carregadeira L90H Agriculture, desenvolvida exclusivamente para as operações de movimentação de bagaço de cana. O equipamento traz configuração única de eixo traseiro e transmissão. A exclusiva transmissão Agri Power Shift possui a funcionalidade de bloqueio do conversor de torque desde a primeira marcha, o que garante maior eficiência de combustível e maior produtividade.

Carregadeira Volvo L90H Agriculture

As escavadeiras EC140DL, ECR40 e ECR25 Electric também têm aplicação em diversas atividades do Agro. A EC140DL é um equipamento com ampla operação em diversas obras em propriedades rurais, como na escavação de tanques, açudes, curvas de nível e movimentação de materiais. Já a ECR40 é um modelo de escavadeira compacta que surpreende por sua versatilidade e força. Com peso operacional de quatro toneladas, é fácil de operar e com raio de giro curto se adapta bem a espaços limitados. Da mesma forma, a Volvo ECR25 Electric se distingue por ser um equipamento 100% elétrico, com zero emissões de CO2. Com peso operacional de 2,7 toneladas, tem excelente aplicação no agronegócio, como em granjas, currais e todo o tipo de trato com animais. Por não emitir CO2 e oferecer baixo nível de ruído, não interfere na saúde e no bem-estar da criação e dos trabalhadores, principalmente em locais confinados.

Escavadeira Volvo ECR 25 Electric

Uma vantagem que a Volvo CE oferece na Agrishow é o cupom de desconto de 15% para a compra de peças no e-commerce da marca. O pagamento pode ser feito por pix, boleto ou cartão de crédito em até 12 vezes sem juros. As peças são entregues no endereço desejado ou podem ser retiradas num dos 42 distribuidores da marca no Brasil.

Motor industrial a gás

Outro destaque na Agrishow é o novo motor Volvo Penta G13 a gás. Dedicado a geradores elétricos de alta performance, pode operar com GNV, biometano ou biogás, com excelente relação entre desempenho, custo operacional e baixa emissão de CO2. Tem aplicação prioritária em fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos. Concebido para uso severo, o motor tem 13 litros e se diferencia pela versatilidade e possibilidade de customização, antes mesmo de sua montagem. Com alta capacidade de aceitação de carga, o modelo é um dos mais robustos do mercado em sua categoria, com partes internas todas de aço. 

Motor Volvo Penta G13 a gás

"Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta no Brasil. O motor G13 é a alternativa ideal para propriedades rurais que produzem seu próprio biogás por meio de decomposição de material orgânico, um insumo gratuito dentro da própria cadeia produtiva.

Gabriel Barsalini

A Volvo Penta também leva para a Agrishow seu consagrado motor D8 Diesel, um dos mais requisitados modelos da marca, na faixa de potência que mais se adequa a equipamentos agrícolas. O modelo oferece excelente desempenho em baixas rotações, alta relação peso/potência e baixo consumo de combustível. Ênfase também para os serviços de pós-venda, disponíveis por meio dos centros autorizados Volvo Penta em todo o País.

Serviços Financeiros

Além dos caminhões, equipamentos de construção e motores industriais, a Volvo Financial Services, divisão financeira da marca, também estará na Agrishow para apoio na aquisição dos produtos, por meio de financiamentos, consórcio, seguros e locação.

Grupo Volvo América Latina

IGOR CALVET É O NOVO PRESIDENTE DA ANFAVEA E DO SINFAVEA

Igor Calvet. Foto: Lula Lopes - Divulgação Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) passa a ser presidida a partir desta terça-feira (22) por Igor Calvet, o 21º presidente da entidade fundada em 1956, e o primeiro na história sem qualquer ligação com uma das fabricantes associadas, numa inédita mudança do sistema de governança. Calvet sucede a Márcio de Lima Leite, que presidiu a ANFAVEA no triênio 2022 – 2025. Leite junta-se a outros 30 Vice-Presidentes na nova Diretoria da Associação, todos eles representando uma das 26 associadas.

Igor Calvet, 40 anos, já tem vivência na ANFAVEA, entidade da qual foi Diretor Executivo nos últimos 18 meses. Antes, atuou como Secretário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Secretário Especial no Ministério da Economia e como Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre em Ciências Políticas pela mesma instituição. Sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da ANFAVEA e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.

“A ANFAVEA desempenha papel essencial para o Brasil, representando um setor que corresponde a 20% do PIB industrial e que gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos. O compromisso com a indústria automotiva e sua ampla transformação, com foco na produção local, competitividade, novas tecnologias e sustentabilidade, segue sendo a nossa prioridade, além de ampliar a nossa atuação em outros mercados. Junto aos interlocutores dos setores público e privado, sobretudo nossos fornecedores e distribuidores, seguiremos construindo a história de sucesso deste setor no Brasil”, discursou Calvet durante cerimônia de transição de Diretoria na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Calvet passa a ser Presidente também do braço sindical da entidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (SINFAVEA).

ANFAVEA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores representa as fabricantes de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias instaladas no Brasil. Criada em 1956, a entidade tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor, estimular a inovação e contribuir para o crescimento econômico do país

ANFAVEA

NISSAN KICKS BRILHA ENTRE OS SUVS FAVORITOS DA FIPA 2025

O novo Nissan Kicks consolidou seu lugar no Top 3 da categoria “SUV do Ano 2025” da Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos (FIPA)

O Nissan Kicks, o primeiro SUV inspirado e criado na América Latina, continua conquistando as estradas com sua nova geração. Sua combinação de desempenho, tecnologia, estilo e confiabilidade o posiciona entre os três melhores utilitários esportivos de 2025, de acordo com a Federação Interamericana de Jornalistas Automobilísticos (FIPA).

"O Nissan Kicks é fruto da nossa admiração pela América Latina. O design e a qualidade em cada detalhe demonstram o compromisso da Nissan com a inovação e a capacidade de oferecer aos seus clientes um veículo eficiente, com a melhor tecnologia e um design espetacular. O novo Nissan Kicks é, sem dúvida, a opção ideal para quem busca uma experiência de direção superior", afirma Marcelo Santiago, Diretor de Experiência do Cliente e Digital da Nissan LATAM.

A seleção do "FIPA SUV do Ano" é um processo rigoroso e transparente, endossado por jornalistas especializados de mais de 20 países. Nesta edição, o novo Nissan Kicks conquistou um destacado segundo lugar entre os 34 participantes desta categoria.

O SUV da América Latina para o mundo

Em 2014, a Nissan se comprometeu a criar veículos adaptados às necessidades específicas de cada região onde opera. Com esse precedente, o Nissan Kicks foi lançado em 2016, iniciando assim uma trajetória repleta de sucesso.

Entre os mais quase 20 prêmios que este modelo recebeu em seus nove anos de mercado estão o "SUV do Ano 2017" pela FIPA e, mais recentemente, "Melhor Revenda 2025", concedido pela revista Quatro Rodas, que o colocou como o modelo do segmento com a menor desvalorização do mercado brasileiro.

No Brasil, o modelo estabeleceu seu recorde histórico de vendas em 2024, mesmo com o anúncio de que a segunda geração seria fábrica em Resende e vendida junto com o modelo atual.

O Nissan Kicks continuará a estabelecer um marco na indústria automotiva. Seu sucesso e impacto globais são uma prova do comprometimento da Nissan com a excelência, oferecendo veículos que não apenas atendem às necessidades do presente, mas também são projetados para liderar todos os mercados no futuro.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em benefício dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa NMEX, NIBU e NSAM

Nissan Brasil

TRACBEL LANÇA ESTRUTURA EXCLUSIVA DE SERVIÇOS E PÓS-VENDA PARA OS SETORES FLORESTAL E DE LOGÍSTICA

A Tracbel Florestal e Logística está lançando uma inédita estrutura de serviços e pós-venda dedicada aos dois setores. A nova configuração fortalece ainda mais o atendimento, com uma atenção exclusiva de técnicos, mecânicos, coordenadores e gestores. A novidade está sendo apresentada na Intermodal, a maior feira sul-americana de logística e veículos de carga, que será realizada até 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A empresa está levando também para a feira a versão ecoeficiente do ReachStacker DRG450 65S5E da Kalmar, um modelo que assegura significativa redução de emissões de poluentes e de consumo de diesel. A Tracbel Florestal e Logística é a distribuidora também de máquinas Tigercat Tci e Volvo Florestal.

Reachstacker Eco DRG450, movimentador de contêineres da Kalmar

"Criamos uma estrutura de suporte direto, que garante ainda mais atenção a segmentos muito importantes e que precisam de cuidados específicos. É um grande diferencial estratégico para garantir maior produtividade na operação e mais disponibilidade e longevidade para as máquinas", declara Agnaldo Silva, diretor da Tracbel Florestal e Logística. "Técnicos especializados e treinados pelas fábricas garantem intervenções rápidas e assertivas, reduzindo drasticamente o tempo de equipamentos parados, que são um fator crítico para operações de alta demanda", complementa o dirigente. 

Agnaldo Silva

A empresa também oferece contratos de manutenção preventiva e corretiva, além de um amplo portfólio de peças de reposição com pronta entrega.

Distribuidora nacional da Kalmar, a Tracbel apresenta na Intermodal equipamentos de movimentação de carga, empilhadeiras de grande porte e máquinas Tigercat Tci e Volvo dirigidas para o setor florestal. No estande G90, os empresários, gestores de frotas e demais visitantes poderão conhecer os novos produtos e tirar dúvidas com os engenheiros e consultores da Tracbel e das fabricantes.

"Estamos levando o que há de mais avançado e sustentável para as empresas do setor", destaca Cairon Faria, CEO da operação Tracbel Florestal e Logística. A empresa apresenta soluções e serviços de manuseio de carga para portos, terminais, centros de distribuição, indústria pesada, siderurgia, florestal, indústria alimentícia e movimentação de blocos de granito.

Sustentável

O Reachstacker Eco DRG450 é um dos destaques da Kalmar. O mais novo movimentador de contêineres une tecnologia, sustentabilidade e alto desempenho. Ele foi projetado para cumprir as tarefas combinando tecnologia inovadora no manuseio de carga e alto desempenho em todo o ciclo operacional. "Tudo isso gerando baixo impacto ambiental e excelente economia no consumo de combustível", explica Faria. 

Cairon Faria

É uma máquina que possibilita até 45% menos de emissões, na comparação com o modelo anterior. Além disso, o consumo de combustível é até 35% menor. 

A segurança dos operadores e a manutenção são outro diferencial. Os dispositivos de segurança do Reachstacker Eco são de série. Os pontos de manutenção foram desenvolvidos para serem acessíveis de maneira fácil e segura, dando mais agilidade para os técnicos concluírem a tarefa e oferecer intervalos de parada mais espaçados.

Tecnologia de ponta

Mundialmente reconhecidos por sua robustez, grande tecnologia e baixo consumo de combustível, os produtos Kalmar estão cada vez mais ganhando espaço no Brasil. São mais de 200 modelos que podem atuar em uma infinidade de aplicações no setor. Entre os principais equipamentos estão o Terminal Tractor (caminhão voltado para atuar em pátios e centros de distribuição); o Empty Conteiner (para a movimentação de contêineres vazios); e uma variada gama de empilhadeiras de grande porte, a partir de 10 toneladas até 85 toneladas. “É a linha mais completa do mercado, e ainda com a maior empilhadeira do mundo”, finaliza Silva.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia