quinta-feira, 17 de abril de 2025

KIA EV3 VENCE O PRÊMIO CARRO MUNDIAL DO ANO DE 2025

Pelo segundo ano consecutivo, a Kia é campeã do World Car of the Year.

O Kia EV3 foi eleito o Carro Mundial do Ano no World Car Awards 2025. O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional do Automóvel de Nova York. Pelo segundo ano consecutivo, a Kia é campeã do World Car of the Year, com EV9, em 2024, e agora com EV3.

"É uma imensa honra para todos na Kia que o EV3 tenha recebido o título de Carro Mundial do Ano de 2025. Este prêmio destaca a liderança global da Kia no fornecimento de soluções de mobilidade sustentáveis, tecnologicamente avançadas e orientadas ao design, e como os atributos líderes da categoria do EV3 redefinem a experiência do usuário para clientes em todo o mundo", disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Os vencedores do World Car Awards 2025 foram selecionados por um júri altamente respeitado de 96 jornalistas automotivos de 30 países. A vitória do EV3 eleva o total de conquistas da Kia no World Car Awards para seis desde 2020.

Principais recursos do Kia EV3

O EV3 traz a inovação de ponta do flagship da Kia, o EV9, para um público mais amplo, estabelecendo novos padrões no segmento de SUVs elétricos compactos. O EV3 possui um exterior arrojado e progressivo e um interior inovador e prático que maximiza o espaço, a funcionalidade e o conforto.

Com uma autonomia líder no segmento de até 605 km (padrão WLTP) e carregamento de 10 a 80% em 31 minutos (versão de 81,4 kWh do modelo), o Kia EV3 oferece uma usabilidade impressionante. O design interno inovador otimiza o espaço, o conforto e a acessibilidade, enquanto o Assistente de IA da Kia, os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e as atualizações Over-the-Air (OTA) aprimoram a experiência do usuário com a tecnologia de ponta.

Títulos anteriores conquistados pela Kia no World Car Awards

No ano passado, o Kia EV9 garantiu uma vitória dupla, conquistando os títulos de Carro Mundial do Ano de 2024 e Veículo Elétrico Mundial de 2024.

Já em 2023, o Kia EV6 GT conquistou o título de Carro Performance Mundial do Ano e em 2020, os modelos Kia Telluride e Kia Soul EV foram eleitos como Carro Mundial do Ano e Carro Urbano Mundial do Ano, respectivamente.

Kia Brasil
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CHEVROLET SPARK SERÁ COMERCIALIZADO EM VERSÃO ÚNICA NO BRASIL

Modelo é um dos cinco lançamentos anunciados pela marca para 2025

Ousado, compacto e elétrico, o Spark estreia ainda este ano para inovar o mercado de SUVs. Em uma categoria onde os modelos estão cada vez mais parecidos, o novo Chevrolet surge para ser diferente de tudo o que existe.

O modelo se destaca pelo estilo boxy com linha de cintura alta e teto elevado, combinando o espírito criativo urbano com a ousadia de quem escolhe os próprios caminhos. É uma das cinco novidades anunciadas pela Chevrolet para 2025.

O Spark foi pensado desde o início para ser elétrico, e isso faz toda a diferença. Seu interior é otimizado, seu design é atemporal, e sua dirigibilidade é ágil, perfeita para o cotidiano.

E como forma de celebrar os 100 anos da Chevrolet no Brasil, o Spark chega com cores exclusivas, vibrantes e autênticas — uma homenagem visual à energia e à diversidade do nosso povo.

“O Spark será comercializado no país em versão única de acabamento, a Activ, que reforça o apelo aventureiro e marcante. Tudo numa combinação específica para atender as preferências do consumidor local”, revela Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Em um momento em que sustentabilidade e tecnologia se tornam indispensáveis, o Spark vem para entregar tudo isso com a confiança da marca Chevrolet, que faz parte da vida dos brasileiros há um século.

Chevrolet
General Motors América do Sul

COM A FORÇA CUMMINS, JACTO ELEVA PERFORMANCE E EFICIÊNCIA NO CAMPO

Parceria entre as empresas impulsiona o desempenho de pulverizadores e adubadoras Uniport com economia de combustível, robustez e tecnologia aplicada ao agronegócio brasileiro

Jacto Uniport 4530 equipada com motor Cummins QSB 6.7

A motorização Cummins tem sido um pilar estratégico no desempenho dos pulverizadores e adubadoras da linha Uniport da Jacto, levando mais eficiência, robustez e inteligência operacional ao campo. Equipados com motores QSB 4.5 e QSB 6.7, os equipamentos da marca - em destaque nesta Agrishow 2025, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) - oferecem força e durabilidade para aplicações agrícolas severas, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e a redução do custo operacional.

De acordo com Rodrigo Madeira, gerente de negócios da linha de Pulverizadores Automotrizes da Jacto: “a motorização Cummins nos traz uma solução robusta de fonte de potência para os nossos equipamentos. O motor está interligado com a transmissão, fornecendo torque e potência na medida certa para cada operação”.

Essa combinação técnica permite aos equipamentos Uniport manter desempenho estável mesmo em terrenos mais acidentados, sob altas temperaturas e longas jornadas. Segundo Madeira, os atributos mais valorizados pelos clientes no campo são claros: “durabilidade e força. São essas as palavras que mais ouvimos dos clientes quando o assunto é o desempenho dos motores Cummins nos equipamentos Uniport”.

Além da performance, a eficiência energética tem ganhado espaço como fator decisivo para o produtor rural. Em determinadas configurações, o conjunto motor-transmissão da Jacto com motorização Cummins pode representar até 35% de economia no consumo de combustível, um diferencial importante em um cenário de custos cada vez mais controlados. “Quando se fala em equipamento de pulverização, a eficiência energética é um dos pontos mais importantes. O pulverizador é o equipamento que mais trabalha dentro do ciclo agrícola. Usar a energia de forma eficiente é um argumento forte de posicionamento do nosso produto”, explica Madeira.

A parceria entre Jacto e Cummins se estende além da aplicação em campo, envolvendo uma engenharia conjunta para adaptar os motores às especificações dos equipamentos. Os motores recebem dress-up otimizado, calibração customizada e passam por extensivos testes experimentais para garantir performance e durabilidade ao longo da vida útil. “Todos os motores fornecidos para a Jacto recebem melhorias contínuas, mesmo após o lançamento, com base nas lições aprendidas ao longo do tempo”, ressalta Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins.

A evolução dos motores aplicados nos equipamentos da Jacto reflete o compromisso da Cummins em oferecer soluções desenvolvidas para maximizar o desempenho e a eficiência dos equipamentos em campo. Ambos os modelos — QSB 4.5 e QSB 6.7 — seguem em constante aprimoramento. A versão de 4 cilindros é, atualmente, o motor com maior densidade de potência do mercado brasileiro. Já a família QSB 6.7 conta com uma curva de potência desenvolvida pela engenharia Cummins que eleva a potência para 295 hp e o torque para 1.051 N.m, com ganhos importantes em eficiência operacional e consumo de combustível.

“São avanços que ampliam as possibilidades para os projetos da Jacto, oferecendo mais potência sem a necessidade de um motor maior. Isso permite desenvolver máquinas mais leves, com excelente desempenho e maior eficiência no uso de combustível — atributos valorizados em um setor que exige força, agilidade e inteligência na aplicação”, Biadola.

Entre os diferenciais destacados pela Jacto estão o baixo consumo de combustível, custo de manutenção reduzido, agilidade no atendimento, ampla disponibilidade de peças, durabilidade e força — um conjunto de atributos que fortalece a presença da motorização Cummins no agronegócio brasileiro.

Hoje, estão equipados com motores Cummins os seguintes pulverizadores automotrizes Jacto: Uniport 2030, Uniport 2030 Canavieiro, Uniport 2530, Uniport 3030, Uniport 3030 Canavieiro, Uniport 3030 Eletrovortex e Uniport 4530. Na linha de adubadoras, os modelos Uniport 8030, 5030 e 3030 também contam com a motorização da líder em tecnologia de energia.

“Jacto e Cummins estão sempre em busca de otimizar o motor e o equipamento para melhorar o desempenho junto ao cliente final. Iniciativas para redução do TCO (custo total de propriedade), como aumento dos intervalos de manutenção e menor consumo de combustível, fazem parte desse esforço conjunto”, reforça Bioadola.

Vale reforçar que a visão de futuro da Jacto também considera fontes alternativas de energia, como o etanol, e práticas agrícolas sustentáveis como parte do avanço tecnológico no setor. “Cada vez mais, a busca por incremento de produtividade, gestão de custos eficiente, consciência ambiental e baixo consumo de recursos naturais são direcionadores que irão determinar o futuro do agronegócio como um todo”, complementa Madeira.

Com força, eficiência e compromisso com a sustentabilidade, a Cummins contribui para transformar a agricultura brasileira — e, junto à Jacto, fortalece a produtividade no campo com soluções tecnológicas à altura dos desafios do agronegócio.

Cummins Brasil
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NOVA GERAÇÃO DE TRATORES DA CASE IH APRESENTA DESIGN MODERNO, TECNOLOGIA E ALTA PERFORMANCE

Trator Case IH Steiger 2025

Os tratores têm papel essencial em diversas etapas do ciclo de cultivo. E a Case IH, marca da CNH, tem um portfólio completo de 80cv a 645cv. Em 2025, a marca traz novidades em todas as suas linhas de tratores, com destaque para o Farmall C, o Puma 260 CVX e o Novo Magnum.

A linha Farmall tem mais de 100 anos de história e é indicada para atender às demandas de todo tipo de produtor profissional. Foi projetada para os mais diversos trabalhos, tanto na produção agrícola, como na pecuária e conta com diversas opções com potências de 80 a 140cv.

O lançamento deste ano é o Farmall C, que traz força, economia e facilidade operacional. Disponível em dois modelos de 100cv e 110cv, com transmissão HiLo de 24 velocidades, tem a maior capacidade de levante da categoria, telemetria e conectividade, além de kit de piloto automático DirectSteer como opcional.

Já os tratores Puma compõem a linha de média potência da Case IH, com opções de 140cv a 230cv. Projetada para oferecer um sistema de mecanização agrícola completo, garante rendimento operacional com o máximo de eficiência e versatilidade para qualquer tipo de aplicação e culturas, sendo um produto versátil e com aplicação em grãos, como preparo de solo e plantio. Todos os modelos da linha passaram por mudanças de design, conforto, melhoria no sistema hidráulico, ganhos em tecnologia com os novos monitores Pro700 Plus, mas também ganharam um novo integrante: o Puma 260 CVX.

O lançamento chega para ampliar a linha e inserir a Case IH no mercado de transmissão CVT,  que está em expansão no Brasil. A nova transmissão, entre diversos benefícios, traz eficiência de combustível já que atinge níveis ideais de potência e torque com baixas rotações de trabalho. Equipado com motor de 260cv de potência nominal, podendo alcançar 300cv de potência máxima. O modelo traz ainda nova arquitetura eletrônica com monitores Pro 1200 e conforto operacional com a melhor cabine da categoria.

Novo Magnum

O Magnum vem com novas potências (de 265 a 405 cv), sistema de embreagem que traz facilidade operacional chamado Brake to Clutch, e novos rodados single e dual. Mas o grande destaque do trator é a transmissão nacional, fabricada para as aplicações específicas da agricultura brasileira Tropical. “A nova linha Magnum entrega toda a disponibilidade e confiabilidade que os produtores profissionais clientes da Case IH exigem de máquinas de alta performance", comenta Nilson Righi, gerente de Marketing Tático da Case IH para América Latina.

A tecnologia sempre foi o ponto forte dessa linha que conta com monitor Pro 1200 e telemetria vitalícia com suporte remoto. A cabine também ganhou atrativos com banco e volante em couro, espelhos elétricos e câmera frontal de série.

Complementando as novidades da Case IH em tratores, a linha Steiger tem potências entre 425cv e 645cv e ganhou novo design e inúmeras melhorias como monitor de pressão dos pneus, pacote de luzes e cabine versão luxo.

Qualidade de plantio de ponta à ponta

É no momento do plantio que o produtor agrícola define a eficiência e produtividade da sua lavoura. Sabendo dessa importância e trabalhando sempre para trazer soluções e tecnologias para os produtores, a Case IH tem dois modelos de plantadeiras disponíveis no mercado: Easy Riser (com opções de 11 a 36 linhas) e Fast Riser (de 27 a 61 linhas).

E a novidade fica por conta da Fast Riser que agora possui a tecnologia E-drive embarcada de fábrica para todos os modelos da família. Com ela é possível ter o controle linha a linha com taxa variável de semente e compensação de curva, garantindo qualidade e uniformidade de plantio. Além disso, a plantadeira dobrável possui excelente transportabilidade, adaptabilidade às mais diversas condições de solo e proporciona precisão de ponta a ponta, graças ao sistema patenteado de distribuição de peso nas asas.

As plantadeiras da Case IH contam com o Agronomic Design, um conceito na construção da máquina que foi pensado para obter os melhores resultados agronômicos do mercado, levando em consideração rendimento operacional, maior facilidade de transporte e uniformidade no estabelecimento das plantas.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS ALCANÇA RECORDE EM PRODUÇÃO INTERNACIONAL

A internacionalização da VWCO está ganhando tração e os números de envios de veículos semidesmontados (SKD) para finalização no exterior confirmam: a empresa teve recorde na exportação desses kits SKD, nome utilizado quando diferentes partes de um veículo são embarcadas para sua montagem final em fábricas de outros países. Em 2024, foi registrado o maior número de SKD da história da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 2.430 unidades.

“Como reflexo de nossa estratégia internacional, temos superado ano a ano os nossos resultados. O Brasil continua a ser nosso maior mercado consumidor e, portanto, produtor, mas temos diversificado esse posicionamento. Especialmente em 2024, o início de nossa montagem na Argentina foi crucial, a demanda no país está forte e temos ganhado ritmo”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da empresa.

Hoje, além da Argentina, a VWCO está habilitada para enviar kits SKD para montagem em sua fábrica no México e também em suas operações parceiras na África do Sul e nas Filipinas, de acordo com a demanda de cada mercado. Para essa ampliação das operações, a empresa aposta em novos conceitos e muita capacitação de seu time de forma a garantir o atendimento aos volumes maiores.

Em seu primeiro ano de produção em 2024 na Argentina, por exemplo, a empresa superou as expectativas. Inicialmente eram esperadas cerca de 800 unidades e a VW Caminhões e Ônibus já comemora o marco dos primeiros mil veículos montados, com capacidade para chegar a 2.700.

Na Argentina, a empresa fabrica dois modelos da família Delivery (9.180 e 11.180), dois Constellation (17.280 nas versões rígida e cavalo-mecânico) e um Volksbus (15.190 OD). As vendas da marca no país cresceram como um todo e, no fechamento de 2024, o volume foi o triplo do alcançado em 2023.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 16 de abril de 2025

URUGUAIA GONZA TOUR AMPLIA FROTA COM NOVO ÔNIBUS DA BUSSCAR

O El Buss 320L sobre o chassi Volvo B270F proporciona durabilidade, desempenho e uma boa experiência para as empresas, motoristas e passageiros.

A empresa Gonza Tour, localizada em Rocha, no Uruguai, decidiu ampliar sua frota com um novo ônibus da tradicional encarroçadora joinvilense Busscar. O modelo El Buss 320L foi encaroçado sobre o chassi Volvo B270F e tem 12,5 metros de comprimento.

O veículo exportado conta com um sistema de bloqueador de portas original do chassi, que impede o ônibus de arrancar com as portas abertas e também proíbe a abertura das portas de serviço quando a velocidade ultrapassa 5 km/h. Para maior comodidade dos passageiros, a unidade dispõe de uma geladeira de 52 litros e dois aquecedores elétricos de 4,5 litros instalados ao final do salão.

Pensando no conforto dos passageiros, o ônibus é equipado com ar-condicionado de teto com filtro anti-pólen e aparelho de renovação de ar, propondo um ambiente agradável e fresco durante toda a viagem. Além disso, conta com dois ventiladores, dois exaustores elétricos no teto e dois tetos solares. O veículo também possui sanitário com sistema de odorização e detector de fumaça.

No salão de passageiros, há um display de mensagens que informa a hora, a temperatura ambiente e a ocupação do sanitário. A unidade é equipada com 42 poltronas Class Convencional, que oferecem apoio para os pés com balancim. Cada assento conta com uma tomada USB individual e, embaixo das poltronas, uma luz de LED na cor cristal.

Os porta-pacotes do ônibus possuem um painel de serviço, onde estão localizadas as luzes de leitura e um botão de campainha para o passageiro sinalizar sua parada. Caso a campainha seja acionada indevidamente, há um interruptor no painel de instrumentos do motorista que permite desativá-la.

Para Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, o modelo se destaca pela segurança e eficiência. "O El Buss 320L é um veículo que atende às demandas de empresas que operam em trajetos de curta e média distância, além de fretamentos. O modelo proporciona durabilidade, desempenho e uma boa experiência para as empresas, motoristas e passageiros”, pontua.

O gerente de exportação da Busscar, Fabien Accariès, ressalta a importância do mercado internacional e do trabalho contínuo da empresa. "Essa exportação é mais um resultado do nosso esforço e competência em atender às necessidades do transporte rodoviário em diferentes mercados. Seguimos investindo na expansão internacional ", conclui.

Busscar

VOLARE RETORNA À AGRISHOW 2025 COM NOVIDADES EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL PARA O AGRONEGÓCIO

Empresa apresenta soluções para fretamento e expõe o recém-lançado Fly 10 GV, o Attack 9 Híbrido e Attack 10 Rural

Volare Fly 10 GV

A Volare, líder na venda de micro-ônibus no Brasil, retorna ao principal evento de tecnologia para o agronegócio na América Latina e marca presença na 30ª edição da Agrishow 2025, realizada de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), apresentando diversas novidades em mobilidade sustentável, com foco na descarbonização do transporte nas áreas rurais, como o Fly 10 GV, modelo recentemente lançado, movido à GNV e Biometano, o Attack 9 Híbrido (etanol/elétrico) e o Attack 10 Rural.

“A presença da Volare na feira reafirma seu compromisso com a mobilidade sustentável e a diversidade de nosso portfólio desenvolvido para todos os tipos de terrenos. Estamos entusiasmados em retornar à Agrishow e apresentar inovações em mobilidade sustentável. Nosso objetivo é mostrar como nossos veículos podem atender às necessidades dos setores de fretamento e agronegócio, oferecendo soluções eficientes que contribuem para a descarbonização do transporte”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

Soluções sustentáveis e eficientes em mobilidade

Entre as grandes atrações do estande, está o Fly 10 GV, recente lançamento que combina tecnologia avançada e eficiência, cujas primeiras unidades já estão em operação nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). A tecnologia proporciona economia operacional, reduzindo significativamente as emissões de material particulado e de CO2 que causam o efeito estufa. O Volare Fly 10 GV está disponível para os segmentos urbano, executivo e escolar, com a possibilidade de ser expandido para outros modelos do portfólio da marca. O veículo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação.

Volare Attack 9 Híbrido

Outro destaque é o Attack 9 Híbrido, um veículo inovador que utiliza tecnologia híbrida, combinando motor elétrico e motor a combustão a etanol. O veículo, com comercialização prevista para iniciar em 2026, tem motor elétrico de 220 kW e utiliza um motor 1.0 a etanol como gerador para o pacote de baterias, dispensando infraestrutura de recarga e podendo ser abastecido com etanol em qualquer posto do território nacional. Com autonomia de até 500 km e um pacote reduzido de três baterias, com total de 121 kWh, o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação.

Volare Attack 10 Rural

Para o uso em áreas rurais, a Volare apresenta o robusto e versátil Attack 10 Rural. Com bloqueio de diferencial traseiro, pneu misto e suspensão adaptada para terrenos irregulares, este modelo garante durabilidade e eficiência no transporte de passageiros em regiões agrícolas. Sua carroceria elevada facilita a transposição de obstáculos e dá ao veículo a estabilidade e robustez necessárias para trânsito em locais não pavimentados. Resistência que proporciona baixo custo operacional e a melhor relação custo-benefício.

Tradição no fora-de-estrada

A Volare, além de líder no mercado brasileiro de micro-ônibus, é a marca que mais entende do transporte rural e fora-de-estrada. Foi a primeira fabricante a desenvolver um micro-ônibus com tração 4X4, suspensão elevada e ângulos de entrada e saída maiores, juntamente para permitir a circulação em estradas sem pavimentação e terrenos.

A marca também foi a primeira a oferecer aos clientes modelos com configuração rural, desenvolvidos especificamente para cada aplicação ou tipo de uso, como o “Apanha Aves”. Os veículos Volare podem ser produzidos com características técnicas diferenciadas, como compartimento específico para acomodar e transportar as esteiras, mesas para lanches, cintos de segurança retráteis, armário, piso interno em alumínio e drenos no assoalho para facilitar a limpeza do salão, para-barros dianteiro e traseiro, protetores de cárter e de tanque, rebocadores dianteiro e traseiro, entre outros atributos.

O Futuro do Agro de A a Z

A Agrishow 2025 terá como tema “O Futuro do Agro de A a Z” e promete ser um evento grandioso, com expectativas de até R$ 15 bilhões em negócios, impulsionado pelo cenário favorável para a safra e a recuperação do poder de investimento dos produtores rurais. A feira contará com 800 expositores e é considerada a maior do país no segmento de tecnologia para o agronegócio. Espera-se um crescimento de 8% nos negócios em relação ao ano passado, atraindo um grande público interessado em inovações tecnológicas e soluções sustentáveis para o setor agropecuário.

Serviço
Agrishow 2025
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h.
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321
Ribeirão Preto - São Paulo
Clique aqui e visite o site Agrishow

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

EXPRESSO GUANABARA OBTÉM CERTIFICAÇÕES ISO E FORTALECE COMPROMISSO COM A GESTÃO AMBIENTAL E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

A Expresso Guanabara acaba de conquistar dois importantes reconhecimentos que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. A empresa recebeu a certificação ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental em sua filial de Juazeiro do Norte (CE), válida até 25 de fevereiro de 2028 (Certificado nº CSA 061/2024). O selo atesta a adoção de práticas sustentáveis e o cumprimento de exigências normativas que visam à minimização dos impactos ambientais nas operações.

Além disso, a Guanabara obteve a certificação ISO 9001:2015 para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), referente aos serviços de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual regular de passageiros. A auditoria foi realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), que reconheceu o atendimento aos requisitos da norma no escopo proposto. O certificado (nº CSQ 966/2024) tem validade até 25 de fevereiro de 2028.

“Essas conquistas reforçam o nosso compromisso com a melhoria contínua dos processos, com o cuidado ambiental e com a satisfação dos nossos clientes. Seguimos investindo em tecnologia, capacitação de pessoas e em ações que promovem uma operação mais eficiente e sustentável”,  afirma Rodrigo Mont'Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

Ainda mais expressiva para a jornada do cliente, a certificação ISO 9001:2015 representa um marco na excelência dos serviços prestados pela empresa. O reconhecimento foi concedido ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no escopo dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual regular de passageiros, demonstrando o compromisso da empresa em oferecer um atendimento de alto nível aos seus clientes.

"A certificação ISO 9001:2015 para o SAC é uma conquista significativa, pois evidencia o nosso empenho em oferecer um atendimento de qualidade, alinhado aos padrões internacionais de gestão. Essa certificação é um reconhecimento do nosso trabalho em busca da melhoria contínua do atendimento ao cliente. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem cada vez mais satisfatória, desde o momento da compra da passagem até o desembarque", destaca Rodrigo Mont'Alverne.

O processo de certificação durou cerca de seis meses e envolveu desafios como a adequação de processos internos e o engajamento de colaboradores. Entre as práticas sustentáveis implementadas, estão a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, melhorias na eficiência energética, adoção de medidas de controle de emissões e capacitação contínua das equipes em boas práticas ambientais.

A certificação ISO 14001 contribui diretamente para a redução da pegada de carbono da Guanabara, garantindo uma operação mais eficiente e ambientalmente responsável. Para os passageiros, isso se traduz em serviços prestados com maior segurança, menor impacto ambiental e uma frota mantida com altos padrões de qualidade.

Com as certificações, a empresa se consolida como referência nacional em gestão ambiental no setor de transporte rodoviário, ampliando sua credibilidade junto a passageiros, parceiros e investidores. O reconhecimento também abre caminho para novas parcerias e expansão das iniciativas ambientais para outras unidades da Guanabara no país.

A empresa tem planos para avançar ainda mais na agenda ambiental, incluindo a busca por novas certificações e a implantação de soluções que reduzam ainda mais sua pegada de carbono. Entre as iniciativas futuras, estão o incremento no uso de fontes de energia renovável, ampliação de programas de conscientização e melhorias operacionais voltadas à sustentabilidade.

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por três vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013, 2022 e 2024, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte. Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Clique aqui e saiba mais

Expresso Guanabara
Capuchino Press

RENAULT ACADEMY INAUGURA NOVO CENTRO DE TREINAMENTO

A Renault do Brasil iniciou as atividades do novo Centro de Treinamento Renault Academy, em Jundiaí, interior de São Paulo. No novo espaço de 1.800 metros quadrados, a Renault dobra a capacidade de treinamentos simultâneos em um espaço exclusivo para formação de profissionais que irão atuar na rede de concessionários Renault.

O Centro de Treinamento é responsável pela formação dos mais de seis mil colaboradores da rede de 274 concessionários Renault em Todo o Brasil. O espaço também dá início à renovação da trilha de formação dos profissionais, que passam também a ter treinamentos específicos para tecnologias avançadas de segurança (ADAS) e de conectividade, além dos conteúdos regulares para a formação de Mecânicos (C, B e A), Eletromecânico, Especialista E-Tech e COTECH, o técnico líder da concessionária.

“Com esse novo espaço, além de ampliarmos a capacidade de treinamento presencial, também permitimos a produção de conteúdos para formação remota, em ambientes preparados e amplamente moduláveis para as diferentes formações”, explica Regina Souza, gerente de gestão de rede e treinamento da Renault do Brasil.

O CT possui quatro salas, uma sala de ferramentas dedicada, um auditório para grandes eventos, oficina com sete áreas para treinamento, espaço dedicado para formações E-Tech, área de recepção e coworking além de um estúdio para gravação de conteúdo.

Formando quem ensina

A primeira atividade do Centro de Treinamento Renault Academy foi o ‘Train the Trainer’ 2025. Trata-se de um programa especial de formação de instrutores técnicos de escolas SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) parceiras da Renault. Esses instrutores são responsáveis por aplicar a formação de mecânicos da rede de concessionárias de forma regionalizada, seguindo as diretrizes e programas de formação do Renault Academy.

Nesta primeira edição de 2025, foram contemplados instrutores de seis unidades do SENAI:  SENAI Ipiranga (SP), SENAI Boqueirão (PR), SENAI Porto Alegre (RS), SENAI Belo Horizonte (MG), SENAI Taguatinga (DF) e SENAI Fortaleza (CE). Essas unidades têm o potencial de formação de 300 novos mecânicos por ano para a rede Renault.

“O SENAI é referência na formação profissional e se mantém sempre atualizado com as inovações da indústria. Programas como o ‘Train the Trainer’, em parceria com a Renault, reforçam isso e permitem que a indústria automotiva conte com profissionais altamente capacitados para os desafios do setor. Esse alinhamento entre educação e inovação é essencial para o avanço da mobilidade e para a competitividade do Brasil no cenário global”, destaca o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.

“Para treinar nossos alunos, precisamos primeiro entender. E o mecânico é cinestésico, ele precisa mexer para compreender como funciona. Por isso, esse tipo de treinamento é importante”, explica Adilson Aparecido Torquetto, técnico de ensino do SENAI Boqueirão, profissional com 27 anos de SENAI e que, há 16 anos, ministra treinamentos para profissionais da Renault. “Já treinei mais de 2 mil mecânicos da rede”, complementa o especialista.

“Esse tipo de treinamento presencial é fundamental, pois além de dar acesso aos conteúdos de marca, permite a troca de experiências com profissionais de alto gabarito. E acabamos nos aperfeiçoando com o conhecimento de todos”, conta, Raimundo Pereira da Silva Neto, técnico de ensino do SENAI Fortaleza desde 1981.

Renault do Brasil

VOLKSWAGEN ANUNCIA PARCERIA COM O FESTIVAL DE MÚSICA THE TOWN 2025

A Volkswagen do Brasil anuncia seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera Outfit The Town Edition, modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil que será, ainda neste primeiro semestre, o lançamento mais importante da Volkswagen para a Região América do Sul dos últimos tempos.

“A Volkswagen do Brasil já faz história no território da música com presença nos festivais mais importantes do País e o The Town é um capítulo fundamental. A nossa parceria teve início na 1ª edição do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, em 2023. O sucesso foi tão grande que renovamos o patrocínio para o The Town 2025, que agora será palco para o SUVW Tera Outfit The Town Edition, o carro oficial do evento e 4º modelo da nova ofensiva de 16 lançamentos da Volkswagen do Brasil até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões no País. Assim como na edição de estreia, a Volks promete show de engajamento em suas redes sociais e experiências inesquecíveis para quem estiver curtindo a Cidade da Música. Aguardem!”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town - festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos. O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro. Clique aqui e saiba mais no site oficial do evento.

Versões do Novo Tera

A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na planta de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.

A história do SUVW Tera com a música começou no Rock in Rio 2024, quando um teaser do modelo foi apresentado de forma camuflada atrás de uma cortina de glass led. A ação despertou a curiosidade dos VW Lovers, que espiavam e tentavam registrar imagens pelas frestas.

O Novo Tera teve sua avant-première de forma inédita, desfilando pela Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Nesse quesito, a Volkswagen do Brasil inovou ao ser a 1ª montadora a revelar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do mundo.

O SUVW Tera é mais uma grande aposta da Volkswagen no segmento de SUVs, do qual a marca já é líder de vendas. Quarto modelo da nova ofensiva Volkswagen de 16 lançamentos até 2028, o Tera é 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. Inovador, moderno e conectado, o modelo inaugura um segmento inédito para a marca no País, de SUV de entrada.

O SUVW Tera é lindo, tecnológico e também nasce com força para ser um modelo internacional, tanto que está confirmado para exportações a mais de 25 países da América Latina e África.

Território da música

O território da música é estratégico para Volkswagen do Brasil, que patrocina os maiores festivais do País. Nos eventos, a marca está próxima dos mais diversos públicos, promove ativações incríveis, apresenta modelos e lança edições especiais. A proximidade com a música reforça a estratégia da Volkswagen de ser uma marca cada vez mais conectada, moderna, vibrante e próxima das pessoas.

No primeiro The Town, a VW lançou o T‑Cross The Town, edição especial do SUV mais vendido do Brasil.

Outra parceria de sucesso é com o Rock in Rio, o maior evento de música e entretenimento do mundo, que já teve cinco edições patrocinadas pela Volkswagen (2011, 2013, 2015, 2022 e 2024). No ano passado, além de lançar a edição Polo Rock in Rio, a marca revelou um teaser do SUVW Tera e apresentou pela primeira vez no Brasil o Golf GTI MK 8,5, que chega ao mercado nacional neste ano.

A Volkswagen do Brasil também acaba de anunciar a extensão até 2026 do patrocínio ao Circuito Sertanejo, a maior série de shows sertanejos no Brasil, marcando a aproximação da VW com o agro. A parceria de sucesso teve início em 2024, com o lançamento do Polo Robust (ExpoLondrina) e Nova Amarok V6 (Barretos); em 2025, a marca já lançou o T‑Cross Extreme (ExpoLondrina).

Volkswagen do Brasil
Comunicação & Sustentabilidade

terça-feira, 15 de abril de 2025

NISSAN CELEBRA O INÍCIO DE PRODUÇÃO DO NOVO KICKS NO COMPLEXO INDUSTRIAL DE RESENDE, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nesta terça-feira (15), em uma cerimônia dentro da linha de produção do seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro, a Nissan confirmou estar pronta para o início da produção do Novo Nissan Kicks no Brasil. A nova geração do modelo recebeu investimentos de R$ 2,8 bilhões da empresa japonesa para a preparação da fábrica para a chegada do modelo e esse momento é um marco para o segmento de SUVs.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Vice-presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participaram da cerimônia junto com o presidente da Nissan América Latina, Guy Rodríguez, e o presidente da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal. Eles discursaram para um público de cerca de 500 convidados, formado por autoridades, concessionários, fornecedores, executivos e funcionários da Nissan.

Durante a cerimônia, Guy Rodríguez anunciou ainda que, para garantir o aumento da cadência de produção dentro de dois turnos de operação, a Nissan vai contratar 400 novos funcionários para sua fábrica.

"Acompanhei toda a transformação de nossa fábrica de Resende e estamos prontos para produzir um carro que levará o segmento para outro patamar. O Novo Kicks já em um sucesso nos países onde foi lançado, como Estados Unidos e México, e temos certeza de que será também no Brasil. Por isso decidimos aumentar a cadência da produção na fábrica, já pensando no futuro", afirma Guy Rodríguez.

O dia é marcante também porque o Complexo Industrial de Resende completa 11 anos de atividades e, mesmo sendo uma das fábricas mais novas da Nissan no mundo, passou por uma grande transformação para produzir o Novo Kicks e um outro SUV – que será lançado no futuro –, além de um motor turbo. Com isso, as fábricas de veículos e de motores, que compõem o complexo, receberam novos equipamentos, postos de trabalho e processos.

No total, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 novos postos de trabalho na linha de produção. Além disso, a fábrica ganhou 29 novos AGVs (Veículos Guiados Automaticamente) totalizando agora 202 unidades desses pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas, fazendo com que a operação seja mais flexível, segura e silenciosa.

Ao mesmo tempo que inicia a produção do Novo Kicks, a Nissan começa também a fazer o novo motor turbo em sua fábrica de motores no complexo industrial, outro produto que tem origem no investimento bilionário que a empresa faz no Brasil.

Toda essa evolução em uma linha já moderna se deve ao avanço tecnológico dos projetos que serão produzidos no complexo brasileiro. Tanto que, além de todos os equipamentos e robôs instalados, vários processos foram revistos e mais de 100 funcionários foram enviados para treinamentos no Japão, e outros foram treinados em países como México, Inglaterra e Estados Unidos.

"Foram quase dois anos de preparação e muita dedicação de todas as nossas equipes com foco total em nossos clientes, para oferecermos o melhor produto e a melhor experiência com o Novo Nissan Kicks. Vamos iniciar a produção seguindo o nosso DNA japonês, de qualidade e tecnologia, para que em mais alguns meses o modelo chegue às mais de 200 concessionárias de nossa marca espalhadas por todo o país", explica Gonzalo Ibarzábal.

Assim, a partir de agora, a Nissan segue seus processos internos finais para iniciar nos próximos dias a cadência de evolução de produção em série do Novo Nissan Kicks. A nova geração do modelo chegará ao mercado nacional nos próximos meses para conviver com o Kicks Play, que já é feito na unidade de Resende, dando assim mais opções para o consumidor brasileiro.

Nissan no Brasil: crescendo acima do mercado

Com o início da produção do Novo Nissan Kicks no Brasil a marca começa a tornar mais visível os resultados dos seus investimentos de R$ 2,8 bilhões para fabricar novos produtos no país. Esse processo, porém, começou em 2023 com um planejamento estruturado que vem sendo seguido por todas as equipes da empresa e já resultou nos excelentes desempenhos de vendas registrados em 2023 e 2024.

Nos dois últimos anos, a Nissan foi uma das fabricantes de veículos que mais cresceu no país em vendas, superando em muito o desempenho médio do mercado brasileiro. Em 2023, a marca comercializou no país 72.548 veículos, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, enquanto a média do mercado foi de 11%.

No ano passado, a marca japonesa teve um crescimento de 21%, com 87.441 unidades vendidas, indo muito além dos 14% da média do setor como um todo.

O foco na experiência do cliente tem sido também um ponto forte para a evolução da empresa no país, da jornada de compra ao pós-vendas. O que tem feito a Nissan receber vários reconhecimentos externos, como os prêmios "Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2024", em três categorias, e "Marca Digital do Ano 2025", que faz parte do prêmio "Carro do Ano", da revista Autoesporte.

Complexo Industrial de Resende: 11 anos de atividades

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Desde que iniciou suas atividades até março deste ano, a fábrica já produziu 680 mil carros e mais de 660 mil motores.

A unidade conta com cerca de 2.200 funcionários da Nissan, sendo que esse número ultrapassa 3.000 pessoas incluindo funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.

Nissan Brasil

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA NOVA LINHA CRUISER 2025 COM MOTORES MILWAUKEE-EIGHT™ 117 AINDA MAIS POTENTES

Os modelos Breakout™, Fat Boy™, Heritage Classic, Low Rider™ S, Low Rider™ ST e Street Bob™, contam com mais potência, tecnologia e design refinado

A Harley-Davidson acaba de revelar sua nova linha Cruiser 2025, trazendo uma combinação perfeita entre inovação, desempenho e estilo lendário. Agora, a família Cruiser conta com seis modelos distintos: Breakout™, Fat Boy™, Heritage Classic, Low Rider™ S, Low Rider™ ST e Street Bob™ (que volta a fazer parte do line-up), cada um com uma personalidade própria e equipado com o novo motor Milwaukee-Eight™ 117, configurado para oferecer uma experiência de pilotagem ainda mais marcante.

Os novos modelos da linha Cruiser foram projetados para atender desde os entusiastas do design clássico até aqueles que buscam um desempenho mais agressivo e esportivo. Com aprimoramentos na potência, segurança e conforto, a nova linha reflete o compromisso da Harley-Davidson em evoluir continuamente, sem perder sua essência e design icônico.

As três calibrações do motor Milwaukee-Eight™ 117

Agora, os modelos Cruiser 2025 são equipados com uma das três novas calibrações do motor Milwaukee-Eight™ 117, cada qual ajustada para entregar um desempenho único e otimizado para diferentes estilos de pilotagem:

  • Milwaukee-Eight™ 117 Classic (Street Bob™ e Heritage Classic) - Projetado para oferecer uma pilotagem suave e equilibrada, com uma curva de torque plana para um desempenho consistente e fácil de administrar nas ruas.
  • Milwaukee-Eight™ 117 Custom (Fat Boy™ e Breakout™) - Ajustado para fornecer 6% mais potência e 5% mais torque do que o motor Classic, a calibração Custom garante uma resposta mais ágil e uma aceleração mais vigorosa.
  • Milwaukee-Eight™ 117 H.O. (High Output) (Low Rider™ S e Low Rider™ ST) - Voltado para motociclistas que buscam alto desempenho, essa versão entrega uma faixa de RPM ampliada e um som de escape mais agressivo, ideal para quem deseja mais esportividade.

Inovação e segurança

Toda a linha Cruiser 2025 também conta com tecnologias avançadas que garantem maior segurança e conforto para o piloto. O sistema de modos de pilotagem dinâmicos ajusta automaticamente a entrega de potência e a resposta do motor, permitindo que o motociclista escolha a melhor configuração para cada situação. Os três modos disponíveis são:

  • Rain (Chuva) - Para pilotagem em superfícies molhadas, com resposta do acelerador mais suave e maior controle de tração.
  • Road (Estrada) - Configuração equilibrada para uso cotidiano, oferecendo uma resposta linear.
  • Sport (Esportivo) - Para uma pilotagem mais agressiva, com resposta mais rápida do acelerador e entrega de potência otimizada.

Os modelos também incluem sistemas de segurança aprimorados, como C-ABS (ABS otimizado para curvas), C-TCS (controle de tração otimizado para curvas) e C-DSCS (sistema de controle de derrapagem em torque para curvas), proporcionando estabilidade e segurança superiores ao inclinar a motocicleta. Além disso, todas as motocicletas já contam com controle de cruzeiro (Cruise Control), controle de tração (TCS), controle de derrapagem em torque (DSCS), sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e freios ABS, itens essenciais para uma experiência de pilotagem segura e confortável. Tais quesitos de segurança já eram presentes na família Touring e CVO e agora são implementados na linha Cruiser para melhoria da segurança do piloto.

Outro destaque é o redesenho do punho de instrumentos, que agora oferece melhor ergonomia e usabilidade das tecnologias, tornando o acesso às funções mais intuitivo e aprimorando a experiência do motociclista.

Estilo e conforto

Com um design atualizado, os modelos da linha Cruiser mantêm a identidade visual clássica da Harley-Davidson, mas com um toque moderno e agressivo. O chassi Softail™ foi otimizado para maior leveza, garantindo uma condução mais dinâmica e responsiva.

Para maior conforto, a nova suspensão traseira com tecnologia de emulsão oferece ajuste de pré-carga, permitindo uma pilotagem mais suave e adaptada ao peso transportado. Os assentos também foram redesenhados para proporcionar mais ergonomia e suporte em viagens longas.

Disponibilidade

A nova linha Harley-Davidson Cruiser 2025 já está disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil, em uma ampla variedade de cores e acabamentos exclusivos.

Harley-Davidson
Approach Comunicação

IVECO CAPITAL RENOVA CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO E LANÇA CAMPANHAS PARA AS LINHAS LEVES, MÉDIOS E PESADOS

A IVECO Capital, braço financeiro do Iveco Group, anuncia novas condições de financiamento para as linhas de veículos Leves, Médios e Pesados da IVECO, mantendo os planos já existentes e ampliando a oferta para clientes de pessoa física (PF) e jurídica (PJ). As condições são válidas até o dia 2 de maio de 2025 ou até a divulgação de uma nova tabela de preços, garantindo que as ofertas atendam a uma ampla gama de perfis e necessidades.

Dentre as condições vigentes, está a renovação das campanhas especiais para as linhas Daily, Tector e S-Way, com taxas de juros atrativas, prazos flexíveis e condições facilitadas de financiamento.

"Em um cenário de taxas de juros crescentes e mercado volátil, com as campanhas de financiamento por meio do CDC, a IVECO Capital se posiciona como uma opção vantajosa para empresários e transportadores que buscam renovar ou expandir sua frota com as condições mais atrativas do mercado", afirma Fausto Freitas, gerente comercial da IVECO Capital.

Campanha Daily: Taxa zero e condições especiais

A linha Daily tem destaque com o financiamento taxa zero para planos de 12 meses. Esta campanha visa facilitar o acesso aos veículos da IVECO para clientes que buscam adquirir unidades com menor prazo de pagamento e com menos custos financeiros. Além disso, a IVECO oferece outras condições, como taxas de juros a partir de 0,99% ao mês para prazos de 24 a 60 meses, dependendo do modelo e da tabela escolhida. Os clientes podem financiar 100% do valor do veículo, com prazos de até 60 meses e carência de até 3 meses, conforme análise de crédito. Esta campanha é válida para todos os modelos Daily, exceto o Minibus, e está disponível tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

Campanha Tector: Taxas a partir de 0,89% ao mês

Na linha Tector, voltada para veículos pesados, os clientes podem se beneficiar de taxas de juros reduzidas, com planos de 36, 48 ou 60 meses. A taxa de juros inicial é de 1,15% ao mês, o que representa uma taxa anual de 14,71%, com a possibilidade de financiar até 100% do valor do veículo, sempre com prazos de carência e condições de pagamento adaptáveis conforme o perfil de crédito de cada cliente. A IVECO Capital também oferece um Plano Especial para a linha Tector, com taxas ainda mais atrativas, começando em 0,89% ao mês para prazos de 12 meses, proporcionando uma opção de financiamento de curto prazo com baixas taxas de juros. As condições variam conforme a análise de crédito, com percentuais de entrada ajustáveis.

Campanha S-Way: Taxas a partir de 1,19% ao mês sem entrada

Os caminhões S-Way, nos modelos 23/23, 23/24, 24/24 e 24/25, estão disponíveis com taxa de 1,19% ao mês, sem necessidade de entrada. Já para os modelos mais recentes, ano de fabricação 25/25, a taxa de juros parte de 1,24% ao mês. Há opções de financiamento em até 48 ou 60 meses, com carência de até 3 meses para o início do pagamento. Além disso, a Campanha Super Especial S-Way oferece condições ainda mais atrativas: taxa de juros reduzida para apenas 0,89% ao mês em planos de 12 meses. É uma excelente oportunidade para quem deseja financiar veículos pesados IVECO com as melhores condições do mercado.

O cliente tem acesso a todos os detalhes das condições comerciais especiais na rede de concessionários IVECO, presente em 100% do território nacional.

IVECO

ASSOCIADAS À ABEIFA FECHAM 1º TRIMESTRE COM CRESCIMENTO DE 32,8%

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 10.174 unidades, anotaram em março último alta em suas vendas de 12,8% ante fevereiro, quando foram comercializadas 9.023 unidades. Comparado a março de 2024, o aumento é de 20,3%: 10.174 unidades contra 8.455 veículos.

No acumulado de 2025, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 27.723 unidades, 32,8% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 20.880 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a março: os 25.519 veículos eletrificados representam 50,4% do mercado total de 50.643 unidades emplacadas.

Em março último, com 10.174 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,5% do mercado total de autos e comerciais leves (184.068 unidades). As 27.723 unidades emplacadas no primeiro trimestre do ano representaram marketshare de 5,4% do total de 517.758 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

“O mercado brasileiro está em importante etapa de transição em favor do veículos eletrificados, como no restante do mundo. Já representam 9,8% do total de emplacamentos. Vale ressaltar que as nossas associadas, desde o início dessa movimentação, respondem por mais de 50% de todos os veículos eletrificados comercializados no País, fato que demonstra a contribuição e o papel relevante dos importados ”, analisa Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, para quem “trata-se de um porcentual muito salutar aos consumidores e ao setor automotivo brasileiro porque a presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualização de seus produtos”.

Endosso da pesquisa

Durante a coletiva, a Abeifa voltou a contar com a pesquisa “A jornada de compra de veículos eletrificados”, da DadosX, que apresentou – desta vez - uma análise comparativa entre o último trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, além de previsões para o segundo trimestre deste ano. Os dados revelaram como o consumidor tem-se comportado diante da decisão de adquirir um veículo eletrificado, apontando tendências, mudanças de perfil e fatores decisivos na jornada de compra.

“Atual cenário mercadológico e a pesquisa da mineradora DadosX corroboram com os argumentos da Abeifa de que os consumidores brasileiros mostram-se ávidos por novas tecnologias e estão muito cientes em relação à descarbonização do meio ambiente. Esses dois pilares, tecnologia e pegada de carbono, asseguram aos veículos importados protagonismo”, afirma Marcelo Godoy.


Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

SOFTRACK APRESENTA NOVO POSICIONAMENTO DE MARCA NA INTRALOGÍSTICA

A Softrack, empresa com sólida atuação no mercado de gestão de frotas de movimentação interna, anuncia um novo e estratégico posicionamento. A partir de agora, a companhia se apresenta como uma plataforma líder em soluções para intralogística, com telemetria integrada, gestão de manutenção e soluções de segurança.

Quem detalha essa transformação é o Mário Bavaresco Neto, diretor Comercial da Softrack, que destaca o principal objetivo da empresa com essa mudança: "Queremos abranger diversos equipamentos de movimentação de carga dentro das indústrias e centros logísticos. Unificar a gestão de diferentes equipamentos em uma única plataforma simplifica a operação e otimiza a integração de todo o fluxo do segmento".

O conceito de “telemetria integrada, gestão de manutenção e soluções de segurança” se materializa na integração da telemetria com a gestão de manutenção. A telemetria embarcada permite medir com precisão os horímetros dos equipamentos. Essa informação é automaticamente enviada para o software de manutenção da empresa, o FleetSync, que, por sua vez, exibe todo o plano de gerenciamento de acordo com o tempo de utilização das máquinas. Automatizar este processo garante muito mais precisão e completude na assistência preventiva e corretiva, conforme explica o diretor Comercial.

A ideia por trás desse novo posicionamento surgiu da ambição da Softrack em expandir sua participação de mercado. "Estamos bem estabelecidos na gestão de veículos como empilhadeiras, mas enxergamos um potencial enorme em aplicar nossa tecnologia a outros tipos de equipamentos presentes no ambiente intralogístico. Queremos tornar possível a gestão completa desses ativos dentro da mesma plataforma", afirma.

O lançamento desta nova fase, com a apresentação completa das soluções que compõem essa plataforma, será um dos destaques da Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística e transporte da América Latina. É neste palco que a Softrack exibirá seu portfólio, que inclui: Softrack Telemetria Empilhadeiras, Softrack Telemetria Pontes Rolantes 4.0, FleetSync e SmartMind.

Futuro

A Softrack demonstra otimismo em relação ao futuro do mercado de intralogística. "Vemos um cenário de grande crescimento e demanda por eficiência na gestão. Acreditamos que a necessidade constante de otimizar processos e reduzir custos impulsionará a adoção das tecnologias que a Softrack oferece", projeta o porta-voz.

Segundo Neto, ser uma empresa brasileira, detentora de sua própria tecnologia, permite à Softrack compreender profundamente a realidade logística do país, a forma como as operações funcionam, os desafios e as características únicas do mercado nacional. Tal fator possibilita à companhia adaptar suas soluções de forma mais eficaz às necessidades de seus clientes.

SoftrackCom uma trajetória de inovação desde 2013, a Softrack se destaca com suas soluções tecnológicas para gestão intralogística. A empresa não apenas projeta, mas também fabrica integralmente seus sistemas e equipamentos com tecnologia 100% própria, garantindo uma oferta sob medida para as necessidades do mercado. Impulsionada por um crescimento expressivo, a Softrack expandiu sua atuação por todo o Brasil e América Latina, com seus sistemas gerenciando mais de 6.000 equipamentos em uma carteira superior a 150 clientes

Softrack
Alfapress Comunicações

GWM ESTENDE PERÍODO GRATUITO DO SERVIÇO DE CONECTIVIDADE "GWM CONECTA" PARA CLIENTES DO HAVAL

A GWM Brasil acaba de anunciar a extensão do período gratuito do serviço de conectividade “GWM Conecta” para todos os clientes que adquiriram qualquer versão do Haval H6 (HEV, PHEV ou GT) e que teriam o benefício expirado entre 12 de abril e 29 de setembro de 2025. Com a nova política, esses motoristas poderão continuar utilizando o pacote sem custo até o dia 30 de setembro de 2025.

O GWM Conecta é um conjunto de funcionalidades conectadas que permite ao proprietário do veículo controlar remotamente diversas operações pelo aplicativo My GWM. Entre os principais recursos, estão o travamento e destravamento das portas, fechamento de janelas, acionamento do ar-condicionado, localização em tempo real, alertas de segurança e chamadas de emergência (E-call) ou assistência (B-call). O sistema ainda oferece conexão de dados 4G para atualização de software (OTA), navegação online, previsão do tempo, comandos de voz e streaming de música, entre outros.

“Desde o lançamento do Haval H6 no Brasil, temos trabalhado para proporcionar uma experiência digital completa aos nossos clientes, com conveniência e segurança. A conectividade é parte essencial do ecossistema GWM, e por isso decidimos ampliar esse benefício inicial, dando mais tempo para que os motoristas conheçam e aproveitem ao máximo o potencial do GWM Conecta”, afirma Juliana Camargo, Head de Smart Cockpit da GWM Brasil.

O pacote gratuito do GWM Conecta é válido por dois anos a partir da entrega do veículo 0km ao primeiro proprietário, com limite mensal de 3GB. Inicialmente, o serviço gratuito expiraria em 12 de abril de 2025 para o primeiro cliente da marca. Com a extensão anunciada, todos os consumidores nessa mesma condição terão a gratuidade garantida até 30 de setembro de 2025.

Novidade no app My GWM e pacotes pagos a partir de outubro

A partir de 1º de outubro de 2025, os clientes que desejarem continuar utilizando os serviços conectados deverão adquirir um dos pacotes pagos, que estarão disponíveis no próprio aplicativo My GWM. Os detalhes dos planos serão divulgados até 31 de agosto de 2025.

Além disso, a marca lançou no dia 9 de abril uma nova funcionalidade no app chamada “Serviços Conectados”, que permitirá ao usuário visualizar qual pacote está ativo em seu veículo e a data de expiração. Para os clientes beneficiados pela extensão, a nova data limite — 30 de setembro — já aparecerá atualizada no sistema.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação