quarta-feira, 12 de março de 2025

KAREL NOVÁK É NOVO HEAD DE QUALIDADE E OPERAÇÕES (Q&O) DA IVECO PARA A AMÉRICA LATINA

Karel Novák

O Iveco Group reforça sua estrutura na América Latina com a nomeação de Karel Novák como novo head de Qualidade e Operações (Q&O) para a região. Com uma carreira consolidada no grupo e ampla experiência internacional, Karel chega para agregar e atuar de forma transversal nos processos de Qualidade, Manufatura e Cadeia de Suprimentos em suporte às marcas IVECO, IVECO BUS e FPT Industrial, fortalecendo ainda mais a excelência operacional das unidades de negócios.

"É com grande entusiasmo que inicio esta nova etapa da minha jornada no Iveco Group, agora como head de Qualidade e Operações para a América Latina. É uma honra assumir essa posição em um momento tão importante para a empresa, especialmente em uma região de tanto potencial e resultados notáveis. Com uma equipe dedicada e uma abordagem focada na excelência operacional, estamos construindo, em uma iniciativa conjunta, um Iveco Group mais forte e unificado, totalmente alinhado com a liderança da região, Marcio Querichelli, Presidente da IVECO para América Latina, Carlos Tavares, Presidente da FPT Industrial para América Latina, e Danilo Fetzner, Head de Operações Comerciais da IVECO BUS para América Latina", afirma o executivo.

A chegada de Karel reforça a estratégia do Iveco Group com padrões de qualidade de classe mundial, ao mesmo tempo em que aumenta o foco das marcas na entrega de produtos inovadores, sempre pensando no cliente como centro de suas ações.

Com mais de 18 anos de trajetória no Iveco Group, Karel Novák iniciou sua carreira em 2005 na área de Compras da IVECO BUS, na República Tcheca. Desde então, atuou em diversas funções estratégicas, passando por países como França, Itália e China, onde assumiu o cargo de diretor de Compras da joint-venture da FPT Industrial (marca de Powertrain do Iveco Group) em Chongqing. Nos últimos anos, esteve à frente da área de Estratégia e Portfólio na divisão de Ônibus e, mais recentemente, liderou as Plataformas de Ônibus, incluindo responsabilidades sobre as operações na América Latina.

Para apoiar a transformação, Karel traz para sua equipe Diego Moreno, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de transporte. Atuando desde 2021 no Iveco Group, Diego assume a área de compras para a América Latina.

As mudanças organizacionais refletem o compromisso do Iveco Group em aprimorar continuamente sua estrutura na América Latina, consolidando a qualidade como um pilar estratégico para o crescimento sustentável na região.

Iveco Group

KIA K3 E KIA EV5 VENCEM PRÊMIOS FIPA 2025

A Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos (FIPA) reconheceu o Kia K3 como o "Carro do Ano FIPA 2025" e o Kia EV5 como o "Carro Elétrico do Ano FIPA 2025". Esses prêmios, concedidos por um júri de jornalistas especializados de 21 países das Américas e do Caribe, consolidam o prestígio da Kia no continente e destacam seu compromisso com a inovação, o design e a mobilidade sustentável.

O Kia K3 conquistou a imprensa especializada graças ao seu design sofisticado, tecnologia de ponta e desempenho excepcional, características que o tornaram a melhor opção em sua categoria. Seu reconhecimento como “Carro do Ano FIPA 2025” reafirma o compromisso da Kia em oferecer veículos que combinam qualidade, conforto e eficiência.

Já o Kia EV5, reconhecido como “Carro Elétrico do Ano FIPA 2025”, representa a visão da Kia para um futuro mais sustentável. Com uma autonomia impressionante, design inovador e foco em eficiência energética, este modelo está posicionado como referência na nova era dos veículos elétricos.

A FIPA é uma organização reconhecida de jornalistas especializados na indústria automotiva nas Américas, fundada em 2002 em Santo Domingo, na República Dominicana. Composta por 86 membros em 21 países.

Os prêmios FIPA são resultado de uma votação direta e unificada de jornalistas especializados da indústria automotiva, que avaliam os modelos concorrentes com base em critérios técnicos e experiência de direção, tornando-se um reflexo fiel da opinião dos especialistas.

Esses reconhecimentos demonstram a capacidade da Kia de entregar veículos que atendem às altas expectativas do consumidor moderno, seja por meio de tecnologias de combustão eficientes ou soluções elétricas avançadas.

A Kia continua a caminhar rumo ao futuro da mobilidade com uma proposta baseada no design, tecnologia e sustentabilidade.

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

BUSSCAR: NOVOS EL BUSS FT CHEGAM À FROTA DA PARATY MOBILIDADE.

A Paraty Mobilidade, empresa de São Paulo, adquiriu 25 unidades do modelo El Buss FT, sendo 20 ônibus montados sobre o chassi Volkswagen VW 17.230 e os outros 5 sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721, todos os veículos têm 12,5 metros de comprimento.

Os ônibus entregues oferecem qualidade e conforto, características padrão Busscar. Os carros contam com o sistema de bloqueio de portas, que impede a movimentação com as portas abertas e restringe a abertura das portas de serviço quando a velocidade ultrapassa 5 km/h. Além disso, cada veículo tem ar-condicionado com filtro anti-pólen, ar-condicionado de teto e dois tetos solares.

Para garantir máximo conforto aos passageiros, os veículos são equipados com 46 poltronas Class Soft e contam com apoio de pés e balancim. Em cada assento no porta-pacotes, há luz de leitura, no serviço de porta-pacotes também existe um botão de campainha, para cada assento duplo tem tomadas USB-A e USB-C e no corredor embaixo das poltronas há uma iluminação em LED na cor cristal. O salão também conta dois espaços reservados para pessoas com deficiência e elevador para cadeirantes.

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, os modelos escolhidos são ideias para viagens de curtas distâncias e fretamento. “O El Buss FT é seguro, confortável e amplo. O modelo faz parte da linha de ônibus que oferece o melhor custo benefício ao cliente, alinhadas às necessidades do setor”, afirma.

Busscar

CORTECO PATROCINARÁ O PILOTO DANIEL NUÑEZ PELO 3º ANO NO CNA 2025

O piloto Daniel Nuñez, patrocinado pela Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, conquistou o quarto lugar na temporada 2024 do prestigiado CNA (Campeonato Nacional de Automobilismo), realizado na Colômbia. Neste ano, terá seu patrocínio renovado com a Corteco para a temporada 2025 do campeonato.

Troféu conquistado por Daniel Nuñez na temporada 2024 do CNA

Desde sua formação no Los Tortugas Club, em 2010, Daniel Nuñez trilha uma trajetória de sucesso no automobilismo. Ele recebeu uma cota do clube para competir nas 6 Horas de Bogotá, o que marcou o início de sua carreira promissora. Integrante do CNA desde 2017, Nuñez acumula títulos importantes, como:

- Vice-campeonato na categoria ST1 do CNA (2017 e 2018)

- Terceiro lugar geral no CNA (2019)

- Campeão da categoria ST1 do CNA e das 6 Horas de Bogotá (2021)

- Vice-campeão geral do CNA e terceiro lugar nas 6 Horas de Bogotá (2022)

Em 2023, o piloto alcançou a quarta posição no ranking na categoria ST2 do CNA, consolidando-se como um dos principais nomes da competição.

“A temporada 2024 foi cheia de muitas emoções. Começamos com a primeira corrida, onde conseguimos um excelente primeiro lugar na categoria. Nas corridas seguintes, enfrentamos algumas dificuldades mecânicas, mas nunca deixei de dar o meu melhor. Sempre me concentrei em obter os melhores resultados e, assim, elevar o nome dos meus patrocinadores ao mais alto nível. Apesar das dificuldades que tivemos ao longo do ano, conseguimos terminar em quarto lugar na categoria, o que reflete todo o esforço e dedicação que colocamos em cada corrida. Para mim, é motivo de orgulho carregar a logo e ser a imagem de empresas, como a Corteco, onde sei que sempre há os mais altos padrões de qualidade. Isso me motiva a sempre dar o meu melhor. Sou extremamente grato pelo apoio incondicional que sempre recebi da Corteco, pois sem essa parceria nada disso seria possível”, diz o piloto Daniel Nuñez.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil)

Corteco
Essência Comunicação

LINHA DAF VOCACIONAL SE DESTACA PELA EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Novos veículos passaram por testes com clientes em diversas aplicações e foram aprovados por motoristas pela robustez, alta disponibilidade e desempenho

Projetados para oferecer desempenho superior, motores altamente tecnológicos que proporcionam eficiência de combustível e robustez, os caminhões da Linha DAF Vocacional têm sido amplamente elogiados por transportadoras e motoristas que participaram de testes em operação. Os modelos fazem parte da expansão do portfólio da linha CF, com foco nos segmentos de mineração, construção e setor florestal.

“Estamos reforçando o nosso compromisso em oferecer soluções cada vez mais alinhadas às necessidades do mercado. O objetivo da DAF é proporcionar aos clientes veículos robustos, eficientes e prontos para enfrentar operações severas com máxima produtividade. Os testes em campo demonstraram que esses caminhões entregam não apenas desempenho superior, mas também mais disponibilidade e confiabilidade. Estamos confiantes de que essa nova linha fortalecerá ainda mais a nossa presença em segmentos estratégicos”, comenta Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil.

A linha DAF CF é reconhecida pela versatilidade e pelo desempenho superior em curtas e médias distâncias. Projetados para suportar o uso intenso, os veículos combinam robustez, alto desempenho e tecnologia do trem de força. Os conectores dos chicotes elétricos ao longo do chassi são resistentes à poeira e intempéries, com proteção extra para promover maior disponibilidade. Clientes que testaram os modelos destacaram benefícios como mais produtividade e confiabilidade em condições extremas, consolidando a DAF como parceira de confiança em operações exigentes.

Destaques dos novos modelos

Ideal para operações severas, o CF Mineração conta com o motor PACCAR MX-13 de 480cv e se destaca pelos freios auxiliares: freio motor PACCAR MX Engine Brake de 490cv e Intarder de 1.170cv. A suspensão foi projetada para cargas pesadas, com lâminas dianteiras para 10 toneladas por eixo e suspensão traseira parabólica para 38 toneladas. Além disso, o sistema de admissão de ar com duplo ciclone assegura eficiência em ambientes com alta presença de poeira. O vidro traseiro, item opcional, auxilia nas operações de basculante, ampliando o campo de visão e proporcionando mais segurança durante as manobras.

As devolutivas dos clientes enfatizam o sistema de frenagem e o conforto do caminhão. “A nossa operação tem condições bem exigentes, e o veículo tem correspondido tanto na potência para as subidas quanto na estabilidade e no controle nas descidas. O sistema de freios nos dá uma condição excelente de descer mesmo com o caminhão carregado, o que é essencial para as nossas operações. Ter um veículo potente, confiável, com boa dirigibilidade e ainda conforto é um grande diferencial para o motorista, que passa longas horas no caminhão”, destaca Ricardo da Silva Ribeiro, supervisor de Transportes da TSL.

O CF Florestal, por sua vez, destacou-se pelo escape vertical e preparação que possui para reboque, conexões, engate e robustez do veículo. Equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake de 490cv, o veículo é destinado ao segmento madeireiro e indicado para aplicações nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. A suspensão traseira trapezoidal, com capacidade para 32 toneladas, garante estabilidade em terrenos acidentados. Além disso, o engate para reboque tipo “Boca-de-Lobo”, acoplado a uma travessa traseira reforçada, assegura durabilidade e força em reboques pesados, ideal para grandes operações.

“O teste com o caminhão da DAF foi muito satisfatório. O CF Florestal é um veículo forte, robusto e econômico. O consumo dele é altamente eficiente, o que impacta diretamente nos nossos custos operacionais. Ele está atendendo muito bem às necessidades da nossa operação”, avalia Paulo Jukoski, gestor de Logística da Águia Florestal.

Já o CF Construção tem chamado a atenção pela performance e conforto da Day Cab, cabine sem leito idealizada para jornadas diárias em ambientes de trabalho pesado. Com motor PACCAR PX-7 de 310cv de potência e freio motor de 245cv, o modelo é ideal para suportar operações exigentes. A suspensão traseira reforçada, com capacidade para até 21 toneladas, proporciona segurança e estabilidade em operações pesadas, garantindo robustez e confiabilidade.

“O caminhão é muito bom, confortável e repleto de opcionais de segurança que fazem muita diferença no nosso trabalho diário. O motor é excelente, e o controle de tração é essencial para nós, que atuamos em terraplanagem e enfrentamos terrenos desafiadores. Além disso, os itens de conforto, como regulagem de banco e volante escamoteável, ajudam a reduzir o cansaço do motorista durante a jornada de trabalho”, compartilha Alex Ferreira Gonçalves, motorista do Grupo Arena.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

VOLARE AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO SEGMENTO DE TURISMO DO URUGUAI

A Volare, líder nacional na produção de micro-ônibus e marca pertencente à Marcopolo, exportou duas unidades Volare Fly 10 para importantes operadores turísticos do Uruguai, a Bus 90 Internacional e a La Flotta Turismo. Os veículos, entregues pela concessionária Marcobus, já estão sendo utilizados em aplicações de turismo nacional, internacional e receptivo.

“Por ser um país no qual o turismo tem grande participação na economia, o Uruguai tem investido em veículos mais modernos, confortáveis e seguros para elevar o padrão de qualidade do transporte, com.”, comenta Juliano Leoratto, consultor de operações comerciais mercado externo.

A Bus 90 Internacional, com sede em Montevideo, é cliente Volare há 15 anos e adquiriu um Fly 10 com capacidade para 30 passageiros sentados em poltronas Super Soft com descansa-pés, suporte de celular e tomada USB.

A La Flotta Turismo, operadora da cidade de Melo, em Cerro Largo, também recebeu um Volare Fly 10 com 10.145mm de comprimento total e capacidade para 30 passageiros sentados em poltronas Super Soft com descansa-pés, suporte de celular e tomada USB.

Ambos os veículos são equipados com sistema de ar-condicionado de teto, sanitário, sistema de áudio e vídeo com preparação para Wi-Fi, monitores no salão de passageiros, iluminação no teto com LED e itinerário eletrônico."

A Bus 90 e a La Flotta são tradicionais clientes Volare e possuem frota 100% da marca.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

IVECO: PROGRAMA CAMINHOS PARA ELAS INICIA SEGUNDA FASE PARA PROMOVER INCLUSÃO DE CAMINHONEIRAS NO TRANSPORTE DE CARGA.

Em parceria com o SEST SENAT, montadora expande a iniciativa para capacitar mulheres e impulsionar a diversidade no segmento.

A IVECO, em parceria com o SEST SENAT, mantém seu compromisso de promover a inclusão feminina e a diversidade no setor de transportes. Em 2025, o programa Caminhos para Elas, lançado no ano passado, entra em sua segunda fase, com o objetivo de capacitar 40 mulheres e ampliar a equidade de gênero no segmento de transporte de cargas.

A seleção de participantes será feita com base nas localidades com maior demanda por motoristas. As cidades selecionadas são Campinas (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 23 de março, por meio do site oficial do programa (https://iveco.com.br/caminhosparaelas), com a aula inaugural marcada para o dia 5 de maio de 2025.

A nova etapa do programa contará com a participação ativa de Suelen Lopes, porta-voz do projeto e principal representante da campanha, promovendo conteúdos engajadores para caminhoneiras iniciantes, ampliando o alcance da iniciativa e incentivando ainda mais mulheres a ingressarem na profissão.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, reforça a importância do programa como catalisador da mudança no mercado de trabalho. “O Caminhos para Elas demonstra que a educação é a chave para a qualificação profissional das mulheres no transporte, e o resultado positivo obtido na primeira etapa é a prova disso”, afirma Marcio.

Primeira edição concluída com sucesso em 2024

O programa, que obteve sucesso em sua primeira fase em 2024, se destaca pelo seu formato híbrido de ensino, combinando aulas presenciais e online, ministradas nas unidades do SEST SENAT. Na primeira edição, 17 mulheres foram formadas, e cerca de 200 participantes estiveram presentes nos encontros realizados em cidades como São Paulo, Contagem e Curitiba. Esses encontros tiveram o objetivo de promover o debate sobre a igualdade de gênero no setor de transportes, além de engajar empresas no processo de contratação e retenção de motoristas mulheres.

“Com o programa, a IVECO e o SEST SENAT buscam quebrar barreiras no mercado de transporte e pavimentar o caminho para um futuro mais inclusivo e diversificado, onde as mulheres tenham a oportunidade de conquistar novos horizontes e transformar a realidade do setor”, diz Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade da IVECO.

Vanessa Oliveira, caminhoneira e aluna do projeto, destaca que o Caminhos para Elas a fez despertar a vontade de evoluir, pois viu que outras mulheres também desejam exercer a profissão, mesmo com as dificuldades enfrentadas.

Mês da Mulheres

O lançamento do Programa acontece no mês das mulheres. Oficialmente reconhecido pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, o Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações de mulheres que, especialmente na Europa, no início do século XX, exigiram direito de voto, melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Atualmente, a data continua sendo símbolo de resistência e força, um ponto de encontro para construir apoio aos direitos das mulheres e à participação feminina nas arenas política e econômica.

Vale ressaltar que o Iveco Group Brasil alcançou uma importante conquista ao obter a certificação EDGE (Economic Dividends for Gender Equality), um reconhecimento global que destaca organizações comprometidas com a promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho. A empresa é a primeira em seu setor a obter essa certificação, reforçando o pioneirismo da Companhia em ações ESG.

A certificação EDGE é um padrão reconhecido internacionalmente para avaliar e aprimorar práticas relacionadas à equidade de gênero no ambiente corporativo. Existem três níveis: Assess, que indica que a organização iniciou a jornada e fez um diagnóstico detalhado sobre equidade de gênero; o Move, que demonstra que a empresa implementou melhorias significativas e está progredindo; e o Lead, que reconhece a organização como líder em práticas de equidade de gênero e pode servir de referência para outras empresas. O Iveco Group Brasil se destacou ao conquistar o nível Move, demonstrando avanços significativos em suas práticas e políticas voltadas à equidade de gênero.

IVECO

terça-feira, 11 de março de 2025

PRESIDENTE LULA VISITA POLO STELLANTIS DE BETIM E INAUGURA O MAIOR CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO & MOBILIDADE HÍBRIDA-FLEX DA AMÉRICA LATINA

Lula cumprimenta John Elkann, Chairman da Stellantis, após o descerramento da placa inaugural do TechMobility.

Em visita ao Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o Chairman da Stellantis, John Elkann, recebeu nesta terça-feira (11) o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua comitiva para a inauguração do TechMobility - Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, o maior da América Latina. Reforçando o compromisso da Stellantis com a inovação e a engenharia nacional, Elkann anunciou ainda a contratação de 400 novos engenheiros para impulsionar esse avanço tecnológico no país.

O novo centro será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem. O encontro com o Presidente também celebrou o início do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões para a região entre 2025 e 2030, além das 1.500 novas vagas recentemente anunciadas pela Stellantis no Brasil, com a chegada de novos empregados para atender às demandas em diversas áreas da companhia.

Durante a cerimônia, que também contou com a participação de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, e de Antonio Filosa, presidente das Américas e de Qualidade da Stellantis, John Elkann anunciou a expansão do projeto de filantropia voltado para a educação na América do Sul. A nova iniciativa, que representa o maior investimento da Stellantis em filantropia na região nos últimos 10 anos, beneficiará 165 mil estudantes, capacitará 1.000 professores e atenderá mais de 200 escolas.

A reunião foi marcada por anúncios de grande importância tanto para a indústria quanto para a sociedade. A inauguração do TechMobility – o Centro de Mobilidade e Desenvolvimento de Produtos Hybrid-Flex da Stellantis, o maior da América Latina – representa mais um passo decisivo na trajetória da Stellantis. Este novo complexo não só impulsionará a inovação e a tecnologia no Brasil, mas também criará novos empregos, capacitará a força de trabalho local e fortalecerá o desenvolvimento econômico e social da região.

“Temos muito orgulho em anunciar iniciativas que reafirmam nosso compromisso com o futuro da indústria automotiva na América do Sul. Estamos preparados para impulsionar a descarbonização da mobilidade, oferecendo soluções inovadoras, seguras, sustentáveis e acessíveis”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

“O investimento na expansão de nossos projetos de filantropia é mais um marco para a Stellantis. Com esse novo programa, reforçamos nosso comprometimento com a transformação social, apoiando projetos que promovem inclusão, educação e desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos. Esse avanço só é possível devido ao trabalho conjunto de nossos colaboradores, parceiros e rede de suprimentos, consolidando a Stellantis como referência na mobilidade do futuro”, concluiu Cappellano.

Liderança na América do Sul e estratégia Bio-Hybrid

A Stellantis é líder no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul. No ano passado, as vendas totais na região superaram a marca de 916 mil veículos, com 22,9% de participação no continente. Além de manter a liderança do mercado sul-americano, com os investimentos recordes anunciados para a região nos próximos anos serão lançados 40 novos produtos e 8 powertrains.

A empresa também seguirá com a implementação da tecnologia Bio-Hybrid em novos modelos, dando continuidade ao sucesso dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, os primeiros veículos da marca a receberem a tecnologia. Os investimentos serão utilizados ainda para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em toda a cadeia de suprimentos automotivos, além da criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.

Stellantis

VW É AGRO: CALENDÁRIO DE 2025 PELAS FEIRAS DO BRASIL JÁ COMEÇOU.

Estão abertas as porteiras do Território Agro em 2025! A Volkswagen do Brasil está em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, para a segunda etapa do ano: a Expodireto Cotrijal. A montadora alemã marcará presença em sete feiras agro pelo País e levará aos visitantes ativações especiais, entretenimento e ofertas imperdíveis para a compra do zero-km.

Amarok, Saveiro e Polo Robust são as atrações principais da marca na primeira feira gaúcha do ano, que acontece entre os dias 10 e 14 de março. Em estande de 350 m² e mais de 1.450 m², os clientes passarão pela experiência completa da marca: começando pelo Best Drive com toda a linha de modelos e finalizando na loja com produtos exclusivos da VW Collection com até 20% de desconto.

Na sexta-feira (14), com o término da Expodireto Cotrijal, a VW embarca nos carros em direção ao Paraná. O próximo encontro já está marcado: dias 4 a 13 de abril março em Londrina (PR) para a ExpoLodrina, a terceira parada do ano.

Atrações exclusivas Volkswagen

Para 2025, os visitantes do estande da Volkswagen nas feiras agro podem interagir com 12 pontos de contato diferentes, com produtos e ativações exclusivas.

Para conhecer melhor a linha de 11 produtos da marca, o cliente pode participar do Best Drive para ter a experiência atrás do volante e sentir o DNA único de direção da Volkswagen. Para quem quer explorar o 4x4 e se divertir na terra, o Território Amarok coloca o motor V6 da nossa bruta em ação em uma pista off-road.

No interior do estande, a Kombi Elétrica – apelido carinhoso dos brasileiros para o ID. Buzz -, é a grande estrela na área do VW Sign & Drive, programa da Volkswagen Financial Services de carro por assinatura com toda a linha de modelos e os dois elétricos inéditos, ID.4 e ID. Buzz.

Em exposição no showroom, o Trio Agro está acompanhado do Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil em 2024, e a última novidade da marca alemã, o Novo Nivus, o primeiro carro conectado da Volkswagen no Brasil.

Quem está procurando um novo integrante para a garagem, esse é o lugar ideal. São diversas ofertas exclusivas para o Trio Agro – Amarok, Saveiro e Polo Robust -, e para toda a linha. Os descontos podem chegar a R$ 67 mil reais e com condições de taxa de financiamento a partir de zero.

Já os fãs e entusiastas da marca ainda podem explorar toda a linha de produtos oficiais da Volkswagen na loja VW Collection. De roupas a colecionáveis, os produtos têm até 20% de desconto para os visitantes do estande.

Calendário agro da Volkswagen para 2025

Show Rural Coopavel (PR) – de 10 a 14 de fevereiro

Expodireto Cotrijal (RS) – de 10 a 14 de março

ExpoLondrina (PR) – de 4 a 13 de abril

Tecnoshow (GO) – 7 a 11 de abril

Agrishow (SP) - de 28 de abril a 2 de maio

Bahia Farm Show (BA) – 9 a 14 de junho

Expointer (RS) – de 30 de agosto a 7 de setembro

Volkswagen do Brasil

CARBON PROJETA CRESCIMENTO DE 20% E REFORÇA LIDERANÇA GLOBAL EM BLINDAGEM

A CARBON, maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo, fechou 2024 com resultados históricos. No período, a empresa blindou quase 5.000 veículos, o que representa mais de 14% das blindagens em veículos civis realizadas no Brasil, e registrou um crescimento de quase 40% em relação ao ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado por investimentos de R$ 75 milhões em infraestrutura, tecnologia e equipe, que também servem de base para a meta de blindar 6.000 veículos até 2025 – um aumento de mais de 20%.

“Acreditamos que os resultados excepcionais de 2024 refletem nosso compromisso com a qualidade e inovação. Em 2025, continuaremos focados em atender à crescente demanda com excelência e agilidade, fortalecendo ainda mais nossa posição de liderança no Brasil e no mercado global”, afirma Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da CARBON. Para sustentar esse crescimento e aprimorar a eficiência operacional, a CARBON expandiu sua infraestrutura em mais de 20 mil metros quadrados em 2024. Entre as iniciativas destacam-se a inauguração do Centro de Distribuição e do Centro de Suporte ao Cliente no ano passado, e o início da operação de uma fábrica de vidros e de uma fábrica de materiais opacos previstas para o primeiro trimestre de 2025.

Esses esforços em eficiência operacional resultaram em uma taxa de pontualidade de 98%. Adicionalmente, a CARBON ampliou seu quadro de colaboradores, contratando mais de 380 novos profissionais – um aumento de quase 30% –, totalizando uma equipe de 1.400 pessoas.

“Estamos preparados para um ano ainda mais desafiador. Nossa estrutura e equipe estão prontas para continuar entregando excelência, inovação e segurança, consolidando nossa liderança em mercados cada vez mais exigentes”, afirma Michel.

Tecnologia, sustentabilidade e excelência operacional

Fundada em 2015, a CARBON é a única empresa de blindagem a receber a homologação global da Volvo. Além de atender ao mercado brasileiro, a empresa exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Também é certificada por marcas como Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, sendo pioneira na blindagem de veículos eletrificados, e a primeira empresa a realizar a blindagem de um Tesla Model S, em 2016.

Com um prazo de entrega de 22 dias úteis, a CARBON também se destaca no mercado por sua capacidade de iniciar a produção no mesmo dia da venda do serviço. A verticalização da cadeia produtiva assegura disponibilidade imediata de insumos e permite a produção sob demanda. Kits de vidros blindados, por exemplo, são fabricados em apenas 10 dias corridos – muito abaixo da média do setor, que varia entre 45 e 60 dias.

“O modelo verticalizado é um dos nossos grandes diferenciais. Ele nos permite entregar não apenas um produto de alta qualidade, mas também atender com velocidade e precisão, dois fatores fundamentais para o mercado de blindagens”, explica o executivo.

A tecnologia segue sendo um pilar estratégico da CARBON, refletindo seu compromisso com inovação e segurança. A empresa emprega materiais balísticos de última geração, como Kevlar® e Tensylon™️ da DuPont, este último substituindo o aço tradicional para oferecer blindagens mais leves e de alta performance. Todos os materiais utilizados são submetidos a rigorosos testes balísticos, garantindo conformidade com os mais elevados padrões internacionais de segurança. Entre eles, a norma NBR 15000, referência nacional para blindagem veicular, e a classificação III-A, que segue as diretrizes do National Institute of Justice (NIJ), dos Estados Unidos. Esse nível de proteção é capaz de resistir a disparos de armas curtas de alto impacto, como 9mm, .40 S&W, .45 ACP, .357 Magnum e .44 Magnum, tornando-se a opção mais eficaz para segurança em ambientes urbanos.

CARBON
RPMA Comunicação

ARACAJU RECEBE NOVOS VOLKSBUS PARA A MODERNIZAÇÃO DO TRANSPORTE NA CAPITAL

A Volkswagen Caminhões e Ônibus irá entregar 24 novos chassis VW 17.230 A para uma das empresas operadoras do transporte público de Aracaju (SE), a Viação Atalaia. A aquisição irá renovar a frota da capital sergipana com Volksbus zero km, equipados com carroceria Caio Apache VIP V e ar condicionado. Com essa nova compra, a empresa reafirma seu compromisso com a modernização e a acessibilidade no transporte público em Aracaju.

Os novos veículos contam com câmbio automático, proporcionando mais conforto tanto para os motoristas quanto para os passageiros. A empresa também fez aquisição de sistema Wi-Fi para os novos veículos. A atualização da frota faz parte da estratégia da Viação Atalaia de oferecer um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a parceria com a Viação Atalaia reforça a confiança da operadora na robustez e na eficiência dos veículos da marca. “Ficamos muito orgulhosos em fazer parte desse movimento de renovação do transporte público em Aracaju. O VW 17.230 se destaca pela sua confiabilidade, conforto e eficiência operacional, atributos que fazem a diferença no dia a dia da operação”, afirma Jorge Carrer, diretor de Vendas Ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Em abril de 2024 a Viação Atalaia adquiriu 30 chassis também do modelo VW 17.230. A continuidade desse investimento reforça a escolha da operadora pela qualidade e pelo desempenho dos produtos da Volkswagen Caminhões e Ônibus no segmento de transporte urbano.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

IBOR VAI UTILIZAR BIODIESEL DE ORIGEM 100% RECICLADA EM CAMINHÕES VOLVO FH B100 FLEX

Numa iniciativa inédita no País, transportadora de Juiz de Fora (MG) é a primeira a utilizar Biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. 

Além de reduzir as emissões de CO2 com o uso do biocombustível, esse modelo de economia circular, com matéria-prima totalmente reaproveitada, diminui ainda mais o impacto ambiental das operações de transporte. Dez novos caminhões Volvo FH B100 Flex irão operar em rotas diversas na região Sudeste.

O objetivo da IBOR Transporte Rodoviário é diminuir as emissões de CO2 em mais de 85%. São cerca de R$ 40 milhões em investimentos em um projeto que começou em 2021 na busca por soluções sustentáveis, tomando o atual direcionamento no final de 2023, em conjunto com a equipe acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho está culminando com uma usina de produção de Biodiesel e um posto de abastecimento. As instalações estão dentro do próprio terreno de 75 mil m² da transportadora, que fabricará inicialmente cerca de 30 mil litros do produto por mês, já a partir de março.

“O Biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, afirma Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR. “O Projeto Frota Verde estabelece um novo padrão para o transporte rodoviário brasileiro, provando que é possível unir eficiência operacional com responsabilidade ambiental, crescimento com sustentabilidade, tradição com inovação”, complementa Guilherme Bordin, diretor comercial da empresa.

“Estamos muito contentes em participar desse importante Projeto Frota Verde da IBOR. Nossos propósitos são muito parecidos. Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável. Por isso desenvolvemos essa versão do FH B100 Flex, que pode ser abastecido com até 100% desse biocombustível”, lembra Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. 

Alcides Cavalcanti

Os FHs B100 Flex da IBOR foram comercializados pela Treviso, concessionária Volvo na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Inovação com tradição

Filhos de um dos dois fundadores da empresa, Luiz Antônio Bordim Junior, atual presidente do grupo, e sua irmã, Juliana Bordin, representam a segunda geração de dirigentes da IBOR, que está completando 52 anos, numa história de crescimento contínuo. Nos últimos anos, os executivos decidiram investir forte em inovação e veículos com alta tecnologia. Atualmente, 65% da frota de 500 caminhões da transportadora é formada por modelos Volvo, da linha FH. 

Todos os veículos possuem planos de serviço, aqueles contratos de manutenção planejada para reduzir custos e consumo de combustível, aumentar a disponibilidade do caminhão e melhorar o controle operacional.

Pelo planejamento, a fábrica de Biodiesel alcançará um volume mensal de 90 mil litros em 2026. E a meta é ousada: uma frota 100% sustentável. “Neste primeiro ano começa a operação com uma frota-piloto selecionada e monitoramento intensivo de performance, além dos ajustes e otimizações em tempo real”, diz Guilherme. A partir do segundo semestre inicia-se a expansão gradual para mais rotas e veículos, a ampliação da rede de coleta de óleo e a consolidação de processos internos e externos.

“Nossa visão é clara. Uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo. Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números”, esclarece Luiz Antônio. Ele cita que no monitoramento estão incluídos a performance dos veículos, a satisfação dos motoristas, o impacto ambiental mensurável, o engajamento das comunidades e o feedback dos clientes.

Estrutura robusta

Com 500 motoristas em um corpo de 750 funcionários, filiais e pontos de apoio por toda a região de atuação, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste. Atua no segmento de carga pesada com frete lotação, transportando produtos siderúrgicos de todo tipo, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose e outros insumos e itens acabados para garantir o pleno funcionamento de sistemas de produção e logística de seus clientes.

Os caminhões da IBOR percorrem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e algumas rotas pontuais no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil. Mensalmente, as distâncias percorridas superam 2,5 milhões de quilômetros e o volume transportado chega a mais de 100 mil toneladas.

Grupo Volvo América Latina

GWM BRASIL LANÇA NOVO SITE COMERCIAL E MEDIA CENTER

A GWM Brasil acaba de lançar seu novo site, projetado para oferecer uma experiência mais moderna, dinâmica e intuitiva para clientes, parceiros e profissionais de comunicação. A plataforma já está disponível neste link (www.gwmmotors.com.br)

Além das novidades, o novo site da GWM Brasil continua promovendo a jornada completa de compra online, oferecendo uma experiência de aquisição única. Desde a escolha do modelo até a finalização da compra, o processo é totalmente digital, garantindo praticidade e conveniência para os clientes. Com a recente reformulação do site, a experiência do usuário foi ainda mais aprimorada, proporcionando uma navegação simplificada, com informações detalhadas e opções de personalização, tudo para facilitar a jornada de compra de forma eficiente e segura.

Como parte da jornada digital, os clientes ainda contam com o Financiamento Online GWM, desde a simulação até a aprovação e contratação de forma completamente digital e em poucos passos, com aprovação total do crédito quase instantânea, em até 60 segundos. Também está no site a Assinatura GWM, que é o serviço de aluguel de automóveis da GWM com quatro parceiros especializados no setor de locação: Localiza, Unidas, Movida e LM, que cuidam de toda a parte operacional.

Além das melhorias na jornada de compra online, o novo site da GWM Brasil traz uma experiência ainda mais interativa e envolvente, com animações virtuais em 720°. Os clientes podem visualizar e configurar qualquer veículo da GWM com visão 360° tanto do exterior quanto do interior. Essa funcionalidade permite explorar todos os ângulos do carro, ajustando as preferências e personalizações de forma dinâmica, tornando o processo de escolha ainda mais imersivo e intuitivo.

Destaques do novo site da GWM Brasil

- Design moderno e navegação intuitiva: a interface do novo site foi redesenhada para garantir uma experiência de uso fluida e eficiente, permitindo que os usuários acessem rapidamente as informações que procuram.

- Informações detalhadas sobre os modelos da GWM: o site oferece uma visão completa dos veículos da marca, incluindo especificações técnicas, tecnologias inovadoras e características de cada modelo.

- Área de atendimento aprimorada: ferramentas práticas para contato e suporte ao cliente, garantindo um relacionamento direto com a marca.

- Atualizações constantes: no media center, os jornalistas e veículos de imprensa podem se manter informados sobre as últimas novidades e eventos da GWM Brasil e globalmente.

Centro de mídia

Outro grande destaque é a atualização do media center, que foi reformulado para oferecer ainda mais facilidade e praticidade aos jornalistas e veículos de imprensa. Com um design mais moderno e funcionalidades aprimoradas, o media center centraliza todas as informações relevantes da GWM Brasil, tornando mais simples o acesso ao conteúdo sobre a marca.

O media center foi pensado para facilitar a vida dos jornalistas, veículos de comunicação e formadores de opinião, centralizando os últimos press releases da GWM, além de ter acesso a imagens em alta resolução e materiais relacionados aos veículos, à fábrica de Iracemápolis (SP), às concessionárias, aos logotipos e aos eventos promovidos pela marca no Brasil.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

FORD TRUCKS E IVECO ASSINAM ACORDO DE DESENVOLVIMENTO CONJUNTO PARA NOVA CABINE DE CAMINHÃO PESADO

e/d:Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group e Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks assinaram o acordo.

A Ford Trucks, marca de veículos comerciais pesados ​​da Ford Otosan, e a IVECO, marca do Iveco Group NV (EXM: IVG) que projeta, fabrica e comercializa veículos comerciais leves, médios e pesados, anunciam nesta terça-feira (11) a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA) vinculativo para o projeto e engenharia de uma nova cabine para caminhões pesados.

Este acordo segue o Memorando de Entendimento (MoU) exclusivo e não vinculativo anunciado pelas duas empresas em 14 de março de 2024, transformando-o em um projeto operacional. O JDA é uma estrutura contratual para o codesenvolvimento de uma nova cabine de caminhão pesado, bem como fornecimento comum, quando aplicável. Ambas as empresas fabricarão e montarão a cabine em suas próprias instalações, personalizando conceitos específicos de design de estilo e vendendo os produtos sob suas respectivas marcas, Ford Trucks e IVECO.

A nova cabine aumentará a competitividade de ambas as marcas, oferecendo uma solução em conformidade com o próximo EU Direct Vision Standard com aerodinâmica aprimorada para emissões de carbono reduzidas. O foco será no conforto, segurança, aerodinâmica e modularidade da cabine, priorizando a eficiência de custos e compatibilidade total com todos os grupos motopropulsores. Espera-se que as primeiras cabines estejam prontas para produção até 2028. Por meio deste acordo e como resultado de seu esforço conjunto, as duas empresas obterão uma nova família de cabines modulares de primeira linha com tecnologia de ponta, muito superior às cabines planejadas anteriormente, ao mesmo tempo em que promovem economias significativas em investimentos. A despesa total estimada a ser gasta pelas partes juntas sob o JDA é de 343 milhões de euros.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura Güven Özyurt, gerente geral da Ford Otosan; Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks; Olof Persson, CEO do Iveco Group; e Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group.

Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks, destacou a dedicação da Ford Trucks à inovação em engenharia e à entrega de soluções de alta qualidade para a indústria de veículos comerciais pesados: “Na Ford Trucks, estamos comprometidos em expandir os limites da excelência em engenharia. Este Acordo de Desenvolvimento Conjunto é uma prova de nossa capacidade de projetar e desenvolver soluções de ponta que não apenas atendem, mas excedem os padrões em evolução da indústria. Ao unir forças com a IVECO, estamos aprimorando nossa capacidade de entregar cabines inovadoras e de alto desempenho que definirão novos padrões em segurança, aerodinâmica e conforto do motorista, tudo isso garantindo eficiência de custos e conformidade regulatória.”

Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, declarou: “Estamos entusiasmados em levar nossa parceria com a Ford Trucks para o próximo nível por meio deste Acordo. Ao compartilhar expertise em engenharia e combinar nossos pontos fortes, criaremos um produto que define novos padrões em segurança, eficiência, qualidade e conforto do motorista. Este acordo é um movimento estratégico que permitirá que a IVECO e a Ford Trucks permaneçam na vanguarda do mercado, bem preparadas para cumprir com novas regulamentações e entregar qualidade e valor excepcionais aos nossos clientes.”

Iveco Group

NISSAN NOMEIA NOVA LIDERANÇA: CEO E MUDANÇAS NA ALTA ADMINISTRAÇÃO.

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou nesta terça-feira (11) mudanças em sua alta administração, com a introdução de uma liderança significativamente renovada para atingir os objetivos de curto e médio prazo da empresa, posicionando-a em uma trajetória de crescimento de longo prazo.

A partir de 1º de abril, o Conselho de Administração aprovou as funções e escopos de responsabilidade para o representante executivo e os diretores executivos. Ivan Espinosa, atualmente Chief Planning Officer, foi nomeado Representante Executivo, Presidente e CEO, em substituição a Makoto Uchida.

Comitê Executivo

A Nissan anuncia mudanças significativas em seu Comitê Executivo, que se reportará a Espinosa a partir de 1º de abril:

- Guillaume Cartier, Chief Performance Officer e Chairpersondo Comitê Executivo da região AMIEO, terá suas funções ampliadas para incluir as áreas de Marketing Global e Experiência do Cliente.

- Eiichi Akashi, atualmente Vice-Presidente Corporativo (CVP) da Divisão de Planejamento de Veículos e Engenharia de Componentes de Veículos, passa a ser o Chief Technology Officer e Diretor Executivo, em substituição a Kunio Nakaguro.

- Teiji Hirata, atualmente CVP da Divisão de Desenvolvimento e Engenharia de Produção de Veículos, vai assumir a função de Chief Monozukuri Officer e Diretor Executivo, responsável pela Gestão da Manufatura e de Supply Chain, em substituição a Hideyuki Sakamoto.

- Jérémie Papin, Chief Financial Officer, também passa a ser Diretor Executivo.

- Stephen Ma, Chairperson do Comitê Executivo para a China; Mitsuro Antoku, Chief Quality Officer; e Toru Ihara, Chief HR Officer, terão suas funções atuais mantidas.

- Uchida e Sakamoto manterão suas atuais posições de diretores até a realização da Assembleia Anual dos Acionistas, programada para junho.

Outras nomeações-chave anunciadas

- Shohei Yamazaki, Chairperson do Comitê Executivo para o Japão e região ASEAN, terá sua função ampliada para incluir a supervisão das empresas afiliadas.

- Christian Meunier, Chairperson do Comitê Executivo da região Américas, segue em sua atual posição.

- Tatsuzo Tomita, atualmente CVP de Desenvolvimento de Produto No. 2, vai assumir as responsabilidades de Akashi em P&D, além de também assumir a função de Chief of Total Delivered Cost (TdC) Transformation, reportando-se a Espinosa.

- Manabu Sakane, atualmente CVP de Compras, passa a ser Chief of Strategy Acceleration, reportando-se a Espinosa.

Executivos que estão deixando suas funções

Além de Nakaguro, Sakamoto e Uchida, os seguintes executivos estão deixando suas funções atuais em 31 de março:

- Asako Hoshino, Chief Brand & Customer Officer

- Hideaki Watanabe, Chief Strategy & Corporate Affairs Officer

Nissan Brasil

segunda-feira, 10 de março de 2025

PRIMEIRO EMBARQUE COMERCIAL DA OMODA & JAECOO JÁ ESTÁ A CAMINHO DO BRASIL.

Lote com cerca de mil unidades dos SUVs Omoda 5 e Jaecoo 7 já foram embarcadas da China e estarão em breve à disposição dos consumidores brasileiros

Executivos da OMODA & JAECOO seguram a faixa em comemoração ao embarque para o Brasil

A OMODA & JAECOO, marca do grupo Chery, já tem data para os seus primeiros modelos chegarem para venda aos consumidores no Brasil. A partir do início do mês de abril, cerca de mil unidades chegam ao País no porto de Vitória, no Espírito Santo. Os carros foram embarcados em 27 de fevereiro, pelos portos de Xangai e Tianjin, na China.

Este primeiro lote de veículos será comercializado em breve nas mais de 50 lojas personalizadas sob a bandeira da marca, localizadas em 17 estados. Os modelos que chegam ao Brasil inicialmente são: Omoda 5 elétrico (OE5) e Jaecoo 7 híbrido plug-in (J7).

“É um momento vital para a marca, que, em breve, inicia a venda dos seus modelos no País. Temos trabalhado incansavelmente a fim de oferecer aos nossos futuros clientes a melhor composição entre tecnologia, design moderno e inovação. Estamos nos estágios finais para o lançamento oficial, primando, a cada plano de ação, oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, da compra ao pós-venda”, diz Felipe Amaral, head de vendas e desenvolvimento de rede da OMODA & JAECOO Brasil.

Os modelos da marca se destacam globalmente por combinar design inovador, tecnologia avançada e desempenho. O Omoda 5 elétrico (OE5) desfila traços e linhas agressivas e um desenho futurista, baseado no conceito Art in Motion, desenvolvido por uma renomada equipe internacional de designers liderada por Steve Hume. O carro ainda é equipado com duas telas digitais de 10,25 polegadas no painel, integrando todas as funções de controle de direção, clima e entretenimento.

O Jaecoo 7 possui linhas retas, uma grade frontal imponente, com barras verticais gerando uma postura invocada. O interior do veículo é equipado com uma tela multimídia vertical de 14,8 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e volante multifuncional. O sistema de infotenimento suporta reconhecimento facial e atualizações over-the-air (OTA), garantindo conectividade e conveniência. O modelo é beseado no Super Hybrid System (SHS), sistema híbrido plug-in inovador, que traz a combinação perfeita entre eficiência elétrica e híbrida, alta performance, baixíssimo consumo e uma das melhores capacidades de recarga da indústria.

Omoda & Jaecoo é uma fabricante e distribuidora de veículos global sediada em Wuhu, na província de Anhui (China). A companhia tem como missão globalizar duas novas marcas automotivas: Omoda e a Jaecoo, por meio do desenvolvimento e oferta de sedãs, SUVs e outros tipos de veículos automotores. Seu propósito é se tornar líder em soluções inteligentes de tecnologia, estabelecendo um padrão de design futurístico para os carros e oferecendo experiência de condução e propriedade personalizadas, além de serviços com excelência para consumidores em todo o mundo. Para mais informações, clique nos links visite os sites: Omoda Jaecoo.

Omoda & Jaecoo Brasil
Golin

HANKOOK É NOVA FORNECEDORA DO TCR SOUTH AMERICA BANCO BRB E TURISMO NACIONAL

Fabricante de pneus sul-coreana, que já equipava a BRB Stock Car Pro, Stock Light e BRB Fórmula 4 Brasil, agora é parceira técnica de todas as categorias da família Vicar.

Foto: Duda Bairros | Divulgação Vicar

A Vicar Promoções Desportivas e a Hankook Tire & Technology anunciaram nesta segunda-feira (10) que a fabricante sul-coreana será a fornecedora oficial de pneus para o campeonato continental TCR South America Banco BRB, sua versão brasileira TCR Brasil Banco BRB, além da Turismo Nacional, campeonato que utiliza os carros mais vendidos do Brasil. Com o anúncio, a Hankook torna-se parceira técnica de todas as categorias promovidas pela Vicar, lista que inclui a BRB Stock Car Pro Series, Stock Light e a BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA.

Operando em mais de 160 países, a Hankook possui oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, com mais de 20 mil profissionais altamente dedicados. O primeiro acordo entre a fábrica sul-coreana e a Vicar foi celebrado em 2023, quando a Hankook passou a fornecer pneus para a Stock Car Pro, Stock Light e Fórmula 4, em uma parceria que continua até hoje.

“Estamos muito felizes em poder contar a partir de agora com a tecnologia de uma especialista como a Hankook em nossas categorias”, disse Lincoln Oliveira, CEO da Vicar. “Os pneus são um item extremamente importante no automobilismo não apenas pelo desempenho superior que as competições exigem, mas também no aspecto de segurança e confiabilidade. Nos dá muita tranquilidade sabermos que todos os mais de 120 carros de competição de nosso portfólio de campeonatos contarão com tecnologia de ponta em todos os aspectos”, completou Oliveira.

“Estamos muito orgulhosos em ampliar nossa parceria com a Vicar, consolidando a Hankook pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial da Stock Car, Stock Light e Fórmula 4, e agora expandindo nossa presença para o automobilismo sul-americano”, comentou Carlos Lee, Diretor-Presidente Hankook Tire Brasil. “Com essa iniciativa, seguimos entregando tecnologia de ponta e alto desempenho para todas as categorias promovidas pela Vicar, atendendo diferentes tipos de categoria e reforçando nosso compromisso com a segurança e o desenvolvimento do esporte na região”, concluiu.

121 largadas em 2025

Foto: Magnus Torquato | Divulgação Vicar

Nas três categorias da Vicar atendidas pela Hankook no acordo vigente desde 2023, a multinacional coreana forneceu pneus para um total de 126 corridas, disputadas no Brasil, Argentina e Uruguai – incluindo as preliminares do GP de São Paulo de Fórmula 1, realizadas pela Fórmula 4 Brasil. Com a parceria estendida também para o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional, somente em 2025 a Hankook equipará todos os carros da Vicar nas 121 largadas previstas para a nova temporada.

A estreia da Hankook na TCR se dará na versão continental da categoria, marcada para os dias 29 e 30 de março, em Rosário (Argentina). Na Turismo Nacional, o palco da etapa de abertura da temporada é o Autódromo de Interlagos (SP), no dia quatro de maio, em evento conjunto com a BRB Stock Car Pro, Stock Light e BRB Fórmula 4 Brasil.

Hankook Tire & Technology

A Hankook Tire & Technology é uma referência global na fabricação de pneus de alto desempenho, combinando inovação e excelência tecnológica para oferecer máxima qualidade e satisfação aos consumidores. Com operações em mais de 160 países, a empresa conta com oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, empregando mais de 20.000 profissionais altamente qualificados. Seu portfólio inclui pneus radiais para carros de passeio, SUVs, caminhões leves, ônibus, veículos esportivos e de competição, sempre priorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.

Comprometida com a inovação sustentável, a Hankook participa ativamente de iniciativas globais de responsabilidade ambiental e social. Seus esforços são reconhecidos anualmente nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones desde 2011 e pela EcoVadis Business Sustainability Rating, onde obteve a classificação mais alta nos últimos anos. Em parceria com a Fórmula E, a empresa desenvolveu o pneu iON Race, feito com cerca de 30% de materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o futuro da mobilidade.

No automobilismo, a Hankook é fornecedora oficial de pneus para mais de 70 competições em todo o mundo, fortalecendo sua presença em categorias de ponta. Desde 2023, é parceira técnica exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula E, e, em 2025, tornou-se fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), a mais prestigiada competição off-road do planeta. Além disso, colabora com a Lamborghini Squadra Corse, equipando a série Lamborghini Super Trofeo, e apoia campeonatos de turismo como o TCR e o ERC4 Junior Championship.

No Brasil, a Hankook é fornecedora oficial da Stock Car Pro Series pelo terceiro ano consecutivo, além de equipar a Stock Light e a Fórmula 4 Brasil. Em 2025, amplia sua presença no cenário nacional ao fornecer pneus para a Turismo Nacional e para os campeonatos TCR Brasil e South America, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do automobilismo na América Latina.

Vicar

Desde 2001 a Vicar Promoções Desportivas é a responsável pelos campeonatos da Stock Car Pro Series e Stock Light. Organizada anteriormente por uma associação de pilotos, a Stock Car Pro foi criada em 1979 e é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade, inclusive no exterior.

Sob gestão da Vicar, as corridas da Stock Pro passaram a ser transmitidas para mais de 150 países. Atualmente, a categoria é o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.

Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.

Desde o final de 2021 a Vicar promove a neutralização de seus eventos através de créditos de carbono com parceiras especialistas na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.

Com seus eventos, a Vicar criou diversos marcos históricos para o automobilismo brasileiro e sul-americano. É o caso da Corrida do Milhão (2008) e a Corrida de Duplas (2014), a etapa no aeroporto do Galeão (RJ, 2022), a corrida nas ruas de Belo Horizonte (MG, 2025), maior premiação da história do automobilismo brasileiro (2023), maior premiação da história da TCR mundial (2025), primeira rodada dupla internacional da BRB Stock Car Pro (Argentina e Uruguai, 2024) e lançamento do app Paddock Fan (2024).

Em 2020, a Vicar foi adquirida pelo Grupo Veloci. Um ano depois, a empresa ampliou seu portfólio com a Turismo Nacional, categoria dos carros mais vendidos do Brasil, e lançou a Stock Auto Service, rede de lojas de serviços automotivos one-stop-shop. Na temporada seguinte, a Vicar criou a BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA. No final daquele ano, a empresa anunciou a compra do TCR South America Banco BRB e a criação de sua versão brasileira, o TCR Brasil Banco BRB, consolidando a posição da empresa como maior promotora e organizadora de competições da América Latina.

Vicar Promoções Desportivas