Para 2026, no Brasil, a empresa prepara 16 novos produtos, incluindo modelos inéditos como o Jeep Avenger, Ram Dakota e um novo carro da Fiat
A Stellantis encerra 2025 se tornando a primeira montadora a ultrapassar a marcar de mais de 1 milhão de veículos comercializados. Em seu quinto ano de atuação, a companhia consolida a liderança no mercado de automóveis e comerciais leves do Brasil, Argentina e América do Sul, encerrando o ano com a melhor performance de sua história. O resultado reflete a sólida expertise da companhia na indústria automotiva, potencializado por um ciclo de investimentos recorde, inovações tecnológicas e novos produtos.
“Em 2025, demonstramos, na prática, a força da nossa estratégia multimarcas e a capacidade de transformar inovações tecnológicas e investimentos em produtos vencedores. Temos o portfólio mais robusto e diverso do mercado, e isso nos permite ter a Fiat como a marca mais vendida no Brasil e América do Sul, e liderar nos principais segmentos, incluindo picapes, veículos comerciais leves e os SUVs híbridos”, destaca Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.
“Vamos acelerar ainda mais o nosso ritmo em 2026, com a chegada de 16 novos produtos no Brasil para todas as nossas marcas, além de tecnologias inéditas, refletindo nosso compromisso contínuo com inovação e o desenvolvimento de soluções com foco total nos desejos dos nossos consumidores”, completa Zola.
Stellantis lidera na América do Sul e seus principais mercados
A Stellantis encerrou 2025 mantendo a liderança nos principais mercados da América do Sul, incluindo Brasil e Argentina. A companhia atingiu 22,6% de market share, com a Fiat sendo a marca líder, e a Fiat Strada como o modelo mais vendido.
No segmento de Veículos Comerciais Leves, que inclui Vans e picapes, a Stellantis lidera na América do Sul com 31% de participação no mercado, acumulando mais de 300 mil unidades vendidas. Com as picapes, foram 34,4% de participação, acumulando mais de 240 mil unidades vendidas. A Fiat Strada foi não só o veículo mais vendido de todo o mercado, como também a líder entre as picapes da região, enquanto a Fiat Toro e a Ram Rampage ocuparam a primeira e a segunda colocação entre as picapes médias (C-Picapes). Já entre as Vans, foram 31,7% na categoria com mais de 57 mil comercializações e destaque para o líder Fiat Fiorino.
No cenário brasileiro, a companhia acelerou o ritmo e ampliou sua posição no mercado nacional, com mais de 750 mil veículos emplacados no acumulado do ano, o que garantiu 29,3% das vendas totais no período.
Grandes destaques em todas as marcas da Stellantis em 2025
Para impulsionar o desempenho da Stellantis em 2025, foram vários lançamentos ao longo do ano, além da chegada de uma nova marca ao portfólio, a Leapmotor, que já ultrapassou 1.200 unidades vendidas no Brasil em menos de dois meses de operação.
A Fiat liderou o mercado brasileiro e sul-americano pelo quinto ano consecutivo; A Strada manteve pelo quinto ano consecutivo a liderança geral de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos; Argo ocupou a terceira posição e Mobi a oitava no ranking geral de vendas no Brasil. Além disso, com o Fiorino na primeira colocação, a Fiat permanece na liderança entre os Veículos Comerciais Leves assim como nos segmentos de Hatches, Picapes e SUVs híbridos no país.
O Jeep Compass encerrou o ano como líder do segmento de SUVs médios pelo nono ano consecutivo no mercado brasileiro, enquanto a marca Jeep registrou 3,8% de participação de mercado na Argentina no acumulado de 2025, o melhor resultado de sua história no país.
A Rampage, desenvolvida e produzida no Brasil, registrou o melhor desempenho comercial desde o seu lançamento. A Ram segue na liderança entre as picapes grandes no país, com 56% de participação nesta categoria. Na Argentina, a marca encerrou o período com 0,9% de participação de mercado e reforçará sua oferta em 2026 com a recém-lançada Ram Dakota, produzida no país.
A Citroën registrou em 2025 o maior volume anual de emplacamentos dos últimos 11 anos, com crescimento de 18% em relação a 2024, até então o melhor resultado da marca. O desempenho foi impulsionado pela renovação do portfólio e garantiu também a maior participação da Citroën no segmento de SUVs compactos desde 2022, com destaque para as versões especiais XTR do C3 e do Aircross e a Dark Edition do Basalt. Na Argentina, a marca encerrou o ano com 4,2% de participação de mercado, seu melhor resultado desde 2014.
Já a Peugeot ampliou sua presença no mercado com a estreia no segmento de híbridos com os novos 208 e 2008, que combinam design, tecnologia funcional e performance de alto nível. No segmento B-SUV, o 2008 foi o principal destaque, com cerca de 11 mil unidades emplacadas no ano, crescimento de 33% em relação a 2024 e avanço de 0,3 ponto percentual de participação, alcançando o melhor volume do modelo no Brasil desde seu lançamento, em 2015. Na Argentina, a marca também registrou forte desempenho comercial, com os Peugeot 208, 2008 e o Furgão Expert figurando no Top 2 dos modelos mais vendidos em seus respectivos segmentos.
Novidades impulsionam 2026
A Stellantis avança para uma nova fase de sua estratégia comercial e industrial na América do Sul e, no Brasil, prepara o lançamento de 16 novos modelos e atualizações em 2026, incluindo os inéditos Jeep Avenger, Ram Dakota e um novo produto da Fiat, além de seis veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.
O início da produção de um modelo inédito da Fiat em 2026 marca também os 50 anos da marca no Brasil, celebrados ao lado do Polo Automotivo de Betim (MG), que completa cinco décadas de operação no país, reforçando o papel estratégico da fábrica mineira como referência global do grupo. Já o Novo Jeep Avenger chega ao mercado com produção em Porto Real (RJ), que completa 25 anos e se prepara para inaugurar um segundo turno, ampliando a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
A companhia também prepara o início da produção da Leapmotor em Goiana (PE), reforçando seu protagonismo em eletrificação no Brasil. Na fábrica pernambucana, a Stellantis será responsável ainda pela produção de quatro novos modelos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida no país, fortalecendo a capacidade local de inovação, eletrificação e autonomia tecnológica da operação.
Na Argentina, o Polo de Córdoba, que completa 30 anos em 2026, assume protagonismo no segmento de picapes com a produção da nova Ram Dakota e da Fiat Titano. No Uruguai, a Stellantis fortalece sua atuação com o hub de veículos comerciais com produtos das marcas Fiat, Citroën e Peugeot.
Stellantis

Nenhum comentário:
Postar um comentário