Com mais de 30 anos de presença no Brasil e 28 anos de produção nacional, a Honda mantém seu compromisso com inovação, qualidade e sustentabilidade. Em 2025, a empresa registrou mais de 100 mil unidades produzidas, um crescimento de 11% em relação a 2024, alcançando o melhor resultado fabril dos últimos cinco anos.
![]() |
| A Honda celebrou na quarta-feira (14) a produção de 2,5 milhões de automóveis no país |
Para atender à crescente demanda, a Honda anunciou em 2025 a complementação do segundo turno de produção com 350 novos postos de trabalho nas fábricas de Itirapina e Sumaré, localizadas no interior de São Paulo. Essa iniciativa integra o plano de investimento de R$ 4,2 bilhões anunciado em 2024 e reforça a estratégia de expansão da marca no Brasil.
“Alcançar a marca de 2,5 milhões de veículos produzidos no Brasil é motivo de grande orgulho para todos nós. Esse resultado reflete a confiança dos nossos clientes e o empenho e dedicação dos nossos colaboradores ao longo de quase três décadas de produção nacional. Seguiremos investindo em tecnologia, sustentabilidade e inovação para oferecer produtos que atendam às expectativas dos consumidores brasileiros e reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento do país.”, comenta Maurício Imoto, Head de Produção e Logística da Honda Automóveis.
Atualmente, a Honda Automóveis do Brasil emprega cerca de 3.500 colaboradores e conta com uma sólida rede de mais de 200 concessionárias e 139 fornecedores locais, que contribuem para o sucesso da operação. O portifólio da Honda conta com modelos produzidos no Brasil - WR-V, HR-V, City Hatchback e City Sedan - além de importados como CR-V Advanced Hybrid, Civic Type R, ZR-V, Accord Advanced Hybrid e Civic Advanced Hybrid.
Desde 2019, a fábrica de Itirapina concentra 100% da produção de automóveis Honda no país, com tecnologia avançada, foco em eficiência energética e sustentabilidade. A unidade de Sumaré permanece como centro estratégico para produção do conjunto motor, que inclui Fundição, Usinagem e Montagem de Motores, além dos processos de Injeção e Pintura Plástica e Ferramentaria.
A produção nacional é abastecida por energia elétrica 100% limpa, proveniente do parque eólico Honda Energy, localizado no Rio Grande do Sul. Em operação há 11 anos, o parque já permitiu que mais de 1,1 milhão de automóveis fossem produzidos com energia renovável.
Clique na tela e assista o vídeo
Honda no Brasil
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama.
Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda.
Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.
Atualmente, mais de 2,5 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços.
Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa.
Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário