quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

FORD CRESCE ACIMA DO MERCADO EM 2025 E ANUNCIA 20 NOVAS AÇÕES DE PRODUTO

Os 49.000 veículos emplacados pela marca até novembro representam um crescimento de 12,6%, quase dez vezes acima da indústria

A Ranger comemorou 30 anos no Brasil e mais uma vez foi destaque, com o recorde de 30.000 unidades e crescimento de 9%

A Ford está comemorando mais um ano de excelentes resultados no Brasil em 2025, com crescimento nas vendas e participação de mercado. Os cerca de 49.000 veículos emplacados pela marca até novembro representam um crescimento de 12,6% comparado ao mesmo período do ano passado, quase dez vezes acima da indústria, que avançou 1,3%.

Na América do Sul, os números são igualmente positivos. Com 123.700 emplacamentos até novembro, a Ford cresceu 21%, mais que o dobro dos 9% da indústria no continente.

“Em 2025 fizemos grandes lançamentos que foram bem recebidos pelo mercado e, pelo terceiro ano consecutivo, estamos registrando um crescimento de dois dígitos tanto no Brasil como em toda a região”, destaca Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul. “Investimos em áreas chaves do negócio, conquistamos mais de 30 prêmios da imprensa e fomos a marca mais premiada em picapes. Em 2026, a nossa meta é continuar a crescer e preparamos muitas outras novidades.”

Segundo o executivo, o plano da Ford é fazer 20 ações de produto nos próximos dois anos no Brasil. A estratégia é fortalecer a marca nos segmentos onde ela já está presente, incluindo a entrada em espaços do mercado em que hoje ainda não atua.

Picapes

Na linha de produtos, a Ranger comemorou 30 anos no Brasil e mais uma vez foi o principal destaque, com recordes históricos de produção e vendas. As mais de 30.000 unidades emplacadas até novembro representam um crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2024, bem acima dos 3,8% do segmento de picapes médias.

A fábrica de Pacheco, na Argentina, iniciou a produção do motor Panther 2.0 na mesma linha do Lion V6 3.0 e recebeu um investimento de US$ 40 milhões para a ampliação da capacidade de produção da Ranger, elevada a 80.000 unidades anuais – um novo recorde histórico, 30% superior a 2024.

A Ford anunciou também um aporte adicional de US$ 170 milhões para produzir a Ranger Híbrida Plug-in, que será lançada em 2027 com um exclusivo motor flex, desenvolvido pela engenharia da marca no Brasil. Com isso, o investimento total no programa da Nova Ranger foi elevado a US$ 870 milhões.

A F-150 foi o modelo da Ford que mais cresceu – 140%, com mais de 1.100 unidades até novembro –, impulsionada pela chegada da versão off-road Tremor. Já a linha Maverick foi totalmente renovada, com as versões Tremor, Lariat Black e Hybrid, mantendo o patamar de vendas de cerca de 3.300 unidades.

SUVs, ícone e Ford Pro

Em 2025, o Territory passou por mais uma renovação e consolidou-se como o segundo modelo mais vendido da Ford, com um crescimento de 55% e mais de 7.700 emplacamentos até novembro. O Bronco Sport também foi atualizado e as vendas avançaram cerca de 11%, para mais de 2.300 unidades.

O Mustang ofereceu, pela primeira vez, três modelos diferentes no mesmo ano no Brasil: o GT Performance automático; o GT Performance manual, que esgotou as vendas das 200 unidades da edição limitada em 60 minutos; e o Dark Horse, Mustang V8 mais potente e próximo de um modelo de competição já lançado no país. No total a linha cresceu 26%, com 846 unidades.

A divisão de veículos comerciais Ford Pro viu as vendas avançarem 33%, com mais de 8.400 unidades da Ranger e da Transit até novembro. A Transit comemorou 60 anos e lançou a linha 2026, com mais equipamentos e duas novas versões: furgão e vidrada com rodado simples.

Novo posicionamento

A Ford renovou também sua comunicação com o lançamento da assinatura global Ready Set Ford, que reflete a evolução da imagem da marca e o compromisso de entregar veículos e experiências empolgantes, focados no estilo de vida de cada cliente.

“Ready Set Ford é um convite à ação que nós fazemos às pessoas, mostrando que elas são mais capazes do que imaginam e se sintam encorajadas a buscar o seu melhor”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “É uma nova abordagem presente hoje em tudo o que a Ford faz – desde o desenvolvimento dos veículos e serviços, até o marketing e experiências nas lojas –, centrada no estilo de vida das pessoas.”

Esse espírito vibrante e dinâmico é reforçado pela presença nas competições. No ano passado, a Ford iniciou o maior programa de competição da sua história e lançou a Ford Performance na América do Sul. Este ano, a Ford Performance passou a se chamar Ford Racing, como parte de uma nova estratégia de engenharia, que aproxima os times de desenvolvimento dos carros de rua e de competição para acelerar a introdução de novas tecnologias no mercado. Em 2026, esse movimento ganha mais um impulso com o retorno da Ford à Fórmula 1.

A transformação da marca se faz presente também na Rede Ford, que hoje tem 140 concessionárias no Brasil e avança na modernização com a chegada do novo padrão global Signature 2.0. Além de ser a marca que mais cresceu no ranking de valorização das franquias nos últimos anos, a Rede Ford tem hoje um dos melhores índices de rentabilidade e satisfação.

Ford Motor Company

Nenhum comentário: