O Renault Group e a Geely assinaram acordos definitivos para ampliar sua cooperação estratégica para a produção e venda de veículos de zero e baixas emissões pela Renault do Brasil para as marcas Renault e Geely Auto no Brasil.
Como parte destes acordos, a Geely adquire formalmente uma participação de 26,4% na Renault do Brasil. Já o Renault Group continua sendo o acionista majoritário e continua a consolidar a subsidiária em suas demonstrações contábeis. Na condição de acionista minoritária, a Geely passa a ter acesso à infraestrutura industrial e comercial da Renault do Brasil, permitindo que ela acelere sua expansão no maior mercado automotivo da região. O SUV elétrico Geely EX5 está disponível no mercado brasileiro por meio de concessionárias dedicadas da marca, operadas pela rede de distribuição da Renault.
Por meio da produção de veículos da marca Geely Auto junto com veículos da Renault na fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná, a Renault do Brasil poderá aumentar a produção e melhorar ainda mais a competitividade deste complexo industrial de ponta. Ao mesmo tempo, a Renault utilizará a arquitetura GEA da Geely, líder em novas energias, para ampliar sua gama com veículos de zero e baixas emissões para o mercado brasileiro.
Do ponto de vista comercial, a Renault do Brasil vai distribuir o portfólio de veículos de zero e baixas emissões da Geely Auto no Brasil, abrindo novas oportunidades de crescimento em vendas, financiamento e serviços.
Por meio desta cooperação, o Renault Group e a Geely estão intensificando sua presença no Brasil e acelerando o desenvolvimento de suas marcas respectivas, em um mercado-chave que totalizou mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no 1º semestre de 2025.
“A parceria que estamos anunciando hoje com a Geely no Brasil marca uma etapa decisiva no avanço da nossa estratégia internacional, definindo uma cooperação ágil fundamentada na excelência industrial e liderança tecnológica. Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, comentou François Provost, CEO do Renault Group.
“Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha, pois tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”, disse Eric Li, Presidente do Geely Holding Group.
Anteriormente, o Renault Group e a Geely oficializaram vários projetos de cooperação global, incluindo um investimento conjunto na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain.
Zhejiang Geely Holding Group
O Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) é um grupo automotivo global que tem investimentos em várias marcas automotivas internacionais reconhecidas, com operações que cobrem toda a cadeia de valor da indústria automotiva, desde pesquisa e desenvolvimento até design, produção, vendas e pós-venda.
Fundada em 1986 por Eric Li, Presidente da empresa, na cidade de Taizhou, na província chinesa de Zhejiang, a Geely Holding iniciou seu negócio automotivo em 1997 e, atualmente, tem sua matriz localizada na cidade de Hangzhou, na China. Hoje, a Geely Holding tem holdings em uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Zeekr, Volvo Cars, Polestar, Lotus, Radar, smart, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto.
A Geely Holding vendeu mais de 3,33 milhões de veículos em 2024. As vendas de Volvo Cars atingiram 763.389 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na bolsa de valores de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 2.176.567 unidades.
Nos primeiros nove meses de 2025, a Geely Holding Brands Sales cresceu 29% (em comparação com o ano anterior), chegando a 2,95 milhões de unidades em todo o mundo.
A Geely Holding emprega mais de 140 mil pessoas no mundo, tendo sido listada no ranking Fortune Global 500 nos últimos 13 anos. Clique aqui e saiba mais sobre o Zhejiang Geely Holding Group
Renault Group
O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. O Grupo se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis aos seus clientes. Presente em 114 países, o Renault Group vendeu 2,265 milhões de veículos em 2024. O grupo emprega mais de 98 mil colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas.
Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, para gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de tecnologias e serviços inéditos, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Clique aqui e saiba mais sobre o Renault Group
Renault do Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário