terça-feira, 4 de novembro de 2025

MERCEDES-BENZ SE PREPARA PARA COMEMORAÇÕES DE “140 ANOS DO AUTOMÓVEL” COM APRESENTAÇÃO DE AUTOMÓVEIS CLÁSSICOS

A Mercedes-Benz apresentou o histórico Benz Spider de 1901 e um Mercedes-Simplex 28/32 hp durante o evento St. James’s Motoring Spectacle, realizado no centro de Londres, no sábado, 1º de novembro, antes de participar da tradicional corrida London to Brighton Veteran Car Run 2025, no domingo (2). Ambos os veículos, integrantes da coleção clássica da marca, também foram destaque em gravações e produções de conteúdo no circuito da Mercedes-Benz World, em Brooklands. A presença desses ícones antecipa as celebrações dos “140 Anos do Automóvel”, marco histórico que será comemorado em 2026.

A companhia se prepara para as comemorações que marcam o pedido de patente de Carl Benz, registrado em 29 de janeiro de 1886 e considerado o ato de nascimento do automóvel. Além disso, o ano de 2026 celebrará o centenário de “100 Anos de Mercedes-Benz”, marco da fusão entre Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) e Benz & Cie., que deu origem à Daimler-Benz AG e à marca Mercedes-Benz.

Desde então, a Mercedes-Benz se mantém como referência em inovação automotiva, com avanços em segurança, eficiência, esportividade e conforto, além de um design icônico que dita tendências na indústria e respeita a herança iniciada em 1886.

London to Brighton Veteran Car Run: a corrida que libertou o automóvel

Realizado pela primeira vez em 1896, o London to Brighton Veteran Car Run (LBVCR) nasceu como o “Emancipation Run”, para celebrar o aumento do limite de velocidade permitido fora das cidades para 14 mph (22,5 km/h) e o fim do “Locomotive Act”, lei que exigia uma pessoa a caminhar à frente dos veículos segurando uma bandeira vermelha.

Naquele ano, Gottlieb Daimler participou como convidado de honra, a bordo de um Daimler Vis-à-Vis 3 hp de propriedade de seu parceiro e amigo Frederick R. Simms. Em 1897, Simms fundou, junto com Charles Harrington-Moore, o Automobile Club of Great Britain and Ireland, precursor do atual Royal Automobile Club, entidade essencial para o desenvolvimento do automobilismo no Reino Unido.

Simms havia adquirido os direitos das patentes de motores Daimler em 1890 e, três anos depois, fundou a Daimler Motor Syndicate Limited. No primeiro Emancipation Run, em 1896, participaram também veículos da Benz & Cie., da Panhard & Levassor com motores Daimler e até um Arnold Motor Car derivado do Benz Velo.

Tradição centenária e espírito de liberdade

Hoje, o London to Brighton Veteran Car Run da RM Sotheby’s é reconhecido como o evento automobilístico mais antigo do mundo em atividade. Podem participar veículos de duas, três ou quatro rodas, fabricados até 1904, com diferentes tipos de propulsão. Desde 2017, bicicletas históricas também são aceitas na largada.

A corrida acontece todo primeiro domingo de novembro. Em Hyde Park, Londres, uma bandeira vermelha é simbolicamente rasgada ao nascer do sol, lembrando o fim das restrições de 1896. Em seguida, mais de 300 veículos veteranos partem rumo a Brighton, em um espetáculo único de tradição, paixão e história sobre rodas.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Nenhum comentário: