Desde o icônico motor de seis cilindros em linha e os potentes motores V8 até aos motores eletrificados de alto desempenho: motores BMW representam o passado, presente e futuro da mobilidade
Durante mais de um século, a BMW tem sido uma força motriz na inovação de sistemas de propulsão. Desde os motores de aeronaves de alto desempenho pioneiros até as lendárias configurações de seis cilindros em linha e os motores elétricos de última geração com a sexta geração da tecnologia BMW eDrive a um passo da produção em série, a BMW tem estabelecido continuamente padrões em engenharia. Seja a gasolina, diesel, híbrido ou totalmente elétrico, cada sistema de propulsão é fabricado com precisão e paixão. E há mais por vir: o lançamento do primeiro modelo de produção de célula de combustível da BMW em 2028 adicionará outro sistema de propulsão de alto desempenho, excecionalmente eficiente e sem emissões, ao portfólio de produtos da empresa, aberto à tecnologia.
Segue uma seleção de unidades motrizes da BMW que fizeram história e continuam inspirando os entusiastas do automobilismo e da tecnologia até os dias de hoje.
As origens da engenharia (1917-1954)
O motor de aeronave BMW de seis cilindros em linha (1917)
BMW significa "Puro Prazer de Dirigir" – seja em duas ou quatro rodas. Originalmente, poderiam ter usado "Puro Prazer de Voar", porque pouco depois da fundação da Bayerische Motoren Werke – mais conhecida por nós pela sigla BMW – os engenheiros desenvolveram o primeiro motor da empresa em 1917: o motor de aeronave BMW IIIa. Este motor caracteriza-se pelo seu design técnico sofisticado, que previne a perda de desempenho em grandes altitudes. Com o modelo melhorado Motor IV, a BMW até estabeleceu um recorde de altitude não oficial de 32.021 pés (ou 9.760 metros) em 1919. Este trabalho pioneiro permitiu a BMW ocupar uma posição de liderança desde o início.
Dados e números
- Motor de seis cilindros em linha refrigerado a água com carburador
- Cilindrada do motor de 1.163 polegadas cúbicas (19,1 litros)
- Potência de saída de 185 cv
O motor boxer de dois cilindros na motocicleta BMW R 5 (1936)
De motores de aeronave a motores de motocicleta: ainda hoje, os entusiastas do motociclismo se emocionam ao mencionar a BMW R 5. Esta máquina é impulsionada por um motor boxer de 30 polegadas cúbicas (500 cc) com uma impressionante potência para a época de 24 cv. Uma característica técnica notável aqui é o controle das válvulas por meio de dois comandos. A R 5 rapidamente ganhou reputação por ser particularmente robusta. A propósito, a mudança de marchas na R 5 era feita com o pé, uma novidade na época que mais tarde se estabeleceu como padrão. A ideia da R 5 continua viva nas motocicletas BMW de hoje, por exemplo, na R 18. O motor e as tampas das válvulas na R 5 serviram como modelo visual para o design das partes correspondentes da cruiser da BMW.
Dados e números
- Motor boxer de 2 cilindros
- Cilindrada do motor de 30,5 polegadas cúbicas (0,5 litros)
- Potência de saída de 24 cv
O motor de seis cilindros em linha no BMW 328 (1936)
O motor de 6 cilindros da BMW, utilizado no modelo BMW 328 já em 1936, é outro exemplo notável. O motor recebeu uma moderna cabeça de cilindro de alumínio e, posteriormente, entregava cerca de 80 cv no BMW 328, e, acima de tudo, era capaz de atingir até 5.000 rpm. Graças à tração traseira e ao baixo peso de pouco mais de 1.800 libras (cerca de 800 quilogramas), este carro esportivo era uma verdadeira máquina de condução há mais de 80 anos!
Dados e números
- Motor de 6 cilindros em linha
- Cilindrada do motor de 122 polegadas cúbicas (2,0 litros)
- Potência de saída de 59 kW (80 cv)
O motor V8 no BMW 502 (1954)
Devido à sua carroceria curvada e linhas fluidas, o BMW 502 é popularmente conhecido como o "Anjo Barroco". Mas não há nada de barroco no seu motor V8. De fato, o primeiro motor V8 de liga de alumínio produzido em massa do mundo era muito avançado para a sua época, assim como o servo-freio, a embreagem assistida e os freios de disco, que mais tarde seriam instalados de série. As autoridades também ficaram impressionadas com a confiabilidade deste carro, e os departamentos de polícia e bombeiros utilizaram o BMW 502 como veículo de emergência.
Dados e números
- Motor em V de 8 cilindros com carburador
- Cilindrada do motor de 158,7 polegadas cúbicas (2,6 litros)
- Potência de saída de 74 kW (100 cv)
O motor turboalimentado de quatro cilindros no BMW 2002 Turbo (1973)
Há mais de 50 anos, um motor turboalimentado de produção era tão raro quanto uma transmissão manual de quatro velocidades é hoje. O BMW 2002 Turbo de 1973 foi um verdadeiro marco: com o seu turbo de 122 polegadas cúbicas (dois litros), foi um dos carros de produção mais rápidos da Europa na época, atingindo uma velocidade máxima de 211 km/h. Foi também o primeiro carro europeu produzido em massa equipado com um turbocompressor. Hoje, o turbocompressor é uma tecnologia chave para tornar os motores de combustão interna ainda mais eficientes e potentes, um testemunho do contínuo espírito de inovação do BMW Group.
Dados e números
- Motor de 4 cilindros com turbocompressor
- Cilindrada do motor de 122 polegadas cúbicas (2,0 litros)
- Potência de saída de 125 kW (170 cv)
O motor de seis cilindros em linha no coupé de corrida BMW 3.0 CSL (1974)
No final da década de 1980, os “multiválvulas” tornou-se popular: a tecnologia de quatro válvulas das corridas de automóveis foi cada vez mais utilizada na produção em massa. Isso tornou possível aumentar a potência dos motores, como no motor do lendário coupé de corrida BMW 3.0 CSL de 1974. Enquanto a versão de produção era de duas válvulas e produzia até 206 cv, a versão de corrida podia atingir os 440 cv, graças em parte à cabeça do cilindro de quatro válvulas e a uma maior cilindrada do motor de 213,5 polegadas cúbicas (3,5 litros). Entretanto, os multiválvulas tornaram-se padrão no design de motores e ajudam-nos a poupar recursos enquanto conduzimos, um aspecto cuja importância é cada vez maior.
Dados e números
- Motor de seis cilindros em linha, quatro válvulas
- Cilindrada do motor de 213,5 polegadas cúbicas (3,5 litros)
- Potência de saída de 324 kW (440 cv)
O motor turbo de quatro cilindros no carro de corrida de Fórmula 1 da BMW (1983)
De unidades de grande volume a motores pequenos e melhorados. Embora aqui a cilindrada do motor de 92 polegadas cúbicas (1,5 litros) seja a única coisa "pequena", já que a potência deste motor de Fórmula 1 da BMW dos anos 80 era enorme. Diz-se que a potência nas versões utilizadas nas sessões de treino atingia até 1.200 cv. Este motor de Fórmula 1 da BMW pode ser considerado o precursor do método de downsizing atual (reduzir o tamanho dos motores sem perder desempenho e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo).
Dados e números
- Motor de 4 cilindros com turbocompressor
- Cilindrada do motor de 92 polegadas cúbicas (1,5 litros)
- Potência de saída de até 1.200 cv (em sessões de treino de F1)
O motor V12 no BMW 750i (1987)
O motor V12 da BMW ainda simboliza a perfeição em suavidade de funcionamento e abundante potência. Especialmente desde que o BMW 750i ostentava o primeiro motor de produção alemão com uma dúzia de cilindros desde a Segunda Guerra Mundial. O motor V12 do BMW 750i ajuda o automóvel a alcançar um desempenho de condução notável com grande conforto e sem comprometer a discrição. Para demonstrar a suavidade incrível do motor V12 da BMW, uma moeda foi colocada de lado sobre o motor. Não caiu quando o motor estava em funcionamento. Isso definiu o padrão para os motores elétricos, onde a "suavidade do motor" é uma das características destacadas.
Dados e números
- Motor de 12 cilindros em V
- Cilindrada do motor de 305 polegadas cúbicas (5,0 litros)
- Potência de saída de 220 kW (300 cv)
O motor V10 no BMW M5 (2004)
De um motor de doze cilindros para um modelo de dez cilindros, ou seja, de um motor orientado para o conforto para um motor esportivo. As estatísticas falam por si: o sistema de propulsão completamente redesenhado fornece 500 cv a 7.750 rpm. Se soa a esportes motorizados, é porque é, transplantado e envolvido na carroceria de um BMW Série 5 (M5, bem como no M6). Inspirado na Fórmula 1, que também utilizava motores de dez cilindros na altura. Este motor, conhecido internamente como S85, é o único de dez cilindros na história da BMW (até à data).
Dados e números
- Motor de 10 cilindros em V
- Cilindrada do motor de 305 polegadas cúbicas (5,0 litros)
- Potência de saída de 373 kW (507 cv)
Moldando o Futuro (2013 – e além)
O motor elétrico no BMW i3 (2013)
Com o BMW i3, o fabricante de automóveis alemão demonstrou ser pioneiro em veículos elétricos. Os condutores de primeira viagem do BMW i3 encontram uma experiência surpreendente: conduzir um veículo elétrico é divertido! Graças à sua excelente aceleração, ganha-se cada arranque no semáforo, o que coloca um grande sorriso no rosto. Ao mesmo tempo, esforça-se por ser o mais cuidadoso possível com as cargas da bateria para estabelecer novos recordes pessoais de consumo. A alegria de poupar também pode ser uma alegria de conduzir!
Dados e números
- Motor elétrico
- Potência de saída de 125 kW (170 cv)
- Capacidade da bateria de 37,9 kWh
O motor híbrido de três cilindros e elétrico no BMW i8 (2014)
O BMW i8 demonstra que a condução eletrificada e o desempenho dinâmico andam de mãos dadas. Em vez de depender de uma única fonte de energia, este carro esportivo progressivo dispõe de um sistema híbrido que combina um motor a gasolina turboalimentado de três cilindros com um motor elétrico. Com uma potência combinada de 362 cv, o motor de combustão impulsiona as rodas traseiras enquanto o motor elétrico move o eixo dianteiro, garantindo uma agilidade e capacidade de resposta excecionais. O design indica inequivocamente um carro esportivo, e as estatísticas de desempenho confirmam-no: acelerando de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. No entanto, com níveis de eficiência que rivalizam com os carros compactos, o BMW i8 é um verdadeiro carro desportivo para a era moderna. Esta abordagem pioneira conquistou um reconhecimento generalizado, com o BMW i8 Plug-in Hybrid a garantir o prestigiado "Prêmio Motor do Ano" pela quinta vez consecutiva em 2019. Um marco notável na era da mobilidade eletrificada.
Dados e números:
- Motor de 3 cilindros com turbocompressor
- Cilindrada do motor de 92 polegadas cúbicas (1,5 litros)
- Potência de saída de 170 kW (231 cv)
- Motor elétrico
- Potência de saída de 96 kW (131 cv)
- Capacidade da bateria de 11,6 kWh
O que o futuro reserva
A Neue Klasse (a partir de 2026)
O BMW Group apresenta um dos modelos novos mais significativos na história da empresa: o BMW iX3, o primeiro modelo da Neue Klasse.
A tecnologia BMW eDrive de sexta geração desenvolvida para a Neue Klasse compreende motores elétricos altamente eficientes, baterias de alta voltagem completamente novas com células cilíndricas e tecnologia de 800V. O BMW iX3 50 xDrive é impulsionado por dois motores elétricos, que juntos geram uma potência de 345 kW/469 cv e 645 Nm (475 lb-ft) de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h.
Dados e números
- Sexta geração de BMW eDrive
- Potência de saída de até 345 kW (469 cv)
- Capacidade da bateria: 108,7 kWh
- Autonomia elétrica de até 805 km (WLTP)
O BMW Group ainda tem mais por vir: em 2028 será lançada a nova geração de células de combustível que poderá ser integrada nas arquiteturas de veículos futuros. Isto reforça a estratégia do Grupo de abertura tecnológica que possibilita oferecer aos clientes uma variedade de sistemas de propulsão eficientes e com o característico Prazer de Dirigir.
BMW Group - Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países. Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores. O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso
JeffreyGroup
Nenhum comentário:
Postar um comentário