quarta-feira, 15 de outubro de 2025

MERCEDES-BENZ APRESENTA VISION ICONIC COMO OBRA-PRIMA PARA NOVA ERA ICÔNICA

Incorporando as mais recentes tecnologias, como pintura solar, condução automatizada nível 4 e computação neuromórfica, o Vision Iconic une sofisticação e tecnologia

A Mercedes-Benz inaugura uma nova era de design icônico com o lançamento do Vision Iconic. O carro-conceito simboliza a liberdade criativa de pensar além do convencional, representando um impulso visionário que abre novas perspectivas e constrói uma ponte entre o passado e o futuro. Com uma presença luxuosa e atemporal ao mesmo tempo, o modelo se destaca pela releitura da grade do radiador da Mercedes-Benz, que é considerado um dos elementos mais emblemáticos da história automotiva. Apresentada pela primeira vez no novo GLC elétrico, essa grade representa uma fusão de emoção e inteligência, reafirmando a identidade única da marca em meio à homogeneização do cenário automotivo.

Grade icônica para uma nova era

A dianteira do Vision Iconic é definida pela grade icônica como uma homenagem marcante e visionária à tradicional grade cromada, que, como elemento chave de design, moldou a Mercedes-Benz por mais de 100 anos. O elemento emblemático é inspirado nas grades verticais de modelos lendários, como o W 108, W 111 e o Mercedes-Benz 600 Pullman.

Com sua ampla moldura cromada, estrutura em treliça de vidro fumê e iluminação integrada no contorno, a grade icônica funde herança e modernidade digital, irradiando presença, status e um forte senso de identidade da marca. Esta nova face da empresa foi apresentada pela primeira vez no novo GLC elétrico em setembro de 2025 e o Vision Iconic reforça essa forte presença ao iluminar também a estrela vertical no capô.

Imersão sensorial por meio da iluminação

O automóvel demonstra perfeitamente a linguagem de design elevada da marca ao refinar a grade icônica ereta e imponente para uma dianteira digital de status, integrando a estrela iluminada no capô. A iluminação da estrela icônica e da grade cromada, combinada com cenários animados para a grade, demonstra a importância da integração da luz para a expressividade do design digital. O design frontal único é enriquecido por faróis alongados e modernos que incorporam a mais recente tecnologia de iluminação. Além disso, a pintura na cor preto profundo com acabamento de alto brilho enfatiza o design escultural da carroceria do show car. 

Com a condução automatizada, o interior do automóvel está evoluindo e uma introdução desse futuro é o conforto estilo lounge e a experiência inteiramente nova de luxo hiper analógico e digital. 

O interior do veículo redefine a sofisticação automotiva por meio de uma composição com artesanatos e materiais exclusivos inspirados no movimento artístico Art Déco. O ponto central do painel de instrumentos é uma estrutura flutuante de vidro, chamada “Zeppelin”, que é uma forma artística de revelar um interior fascinante, com detalhes artisticamente projetados e uma refinada interação entre instrumentos analógicos e digitais.

Ao abrir a porta, o painel de instrumentos ganha vida com uma animação cinematográfica, inteiramente analógica, inspirada em cronógrafos de alta qualidade. O conceito de tela de um pilar ao outro integra a tecnologia de forma perfeita no interior. No centro, um dos quatro relógios tem a forma do logotipo da marca, atuando como um companheiro de IA.

Atrás do Zeppelin, uma generosa superfície decorativa se desdobra em uma aplicação impressionante com aparência de madrepérola lustrosa, oferecendo profundidade visual e excelência artesanal. Os trabalhos em madeira decorativa de madrepérola também adornam os painéis das portas, envolvendo as maçanetas de latão finamente trabalhadas e polidas em tons prateado-dourados, antes de fluir para um padrão radiante de estrelas que emoldura o banco traseiro com elegância. Motorista e passageiro podem compartilhar o espaçoso e estofado banco dianteiro em veludo azul profundo, promovendo uma sensação de relaxamento em combinação com a experiência luxuosa.

À frente do motorista, o volante de quatro raios reforça um caráter esportivo e sofisticado, enquanto o logotipo da Mercedes-Benz flutua dentro de uma esfera de vidro, segurado pelos raios como uma joia. O piso do veículo é revestido com uma elaborada marchetaria de palha, uma técnica decorativa luxuosa que remete ao século XVII e foi revivida nos anos 1920. Feito com um padrão clássico em forma de leque do estilo Art Déco, esse acabamento artesanal traz a arte tradicional para os dias atuais.

Revestimento solar inovador para maior autonomia

A Mercedes-Benz está desenvolvendo módulos solares inovadores que podem ser aplicados de forma contínua à carroceria de veículos elétricos, em uma pasta ultrafina. A superfície fotovoltaica ativa é adaptável a diversos substratos. Quando instalada em toda a área do Vision Iconic, é possível captar energia solar extra, dependendo da localização e das condições locais. Por exemplo, uma área de 11 metros quadrados (equivalente à de um SUV médio) poderia gerar energia suficiente para até 12.000 quilômetros por ano em condições ideais. O revestimento não contém terras raras nem silício, é facilmente reciclável e possui alta eficiência de 20%, produzindo energia continuamente, mesmo com o veículo desligado.

Computação neuromórfica revoluciona eficiência energética e condução autônoma

Modelos futuros, como o Vision Iconic, terão cada vez mais funcionalidades, incluindo a condução autônoma, o que aumentará significativamente a demanda por energia. Por isso, a eficiência se torna um fator essencial e  a Mercedes-Benz, em parceria com institutos de pesquisa e a indústria, está avançando no desenvolvimento de arquiteturas computacionais baseadas em redes neurais artificiais.

A computação neuromórfica, que simula o funcionamento do cérebro humano, deve tornar os cálculos de inteligência artificial significativamente mais rápidos e eficientes em termos de energia. Por exemplo, os sistemas de segurança poderão identificar melhor sinais de trânsito, faixas e outros usuários da via, reagindo com maior rapidez, mesmo em condições de baixa visibilidade e sendo até dez vezes mais eficientes que os sistemas atuais. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir em 90% o consumo energético necessário para o processamento de dados na condução autônoma, em comparação com os sistemas usados hoje.

Um novo tipo de jornada

Como pioneira, a Mercedes-Benz lidera o desenvolvimento de sistemas de condução automatizada e o Vision Iconic já vem equipado com avançadas funções de condução urbana em Nível 2, que facilitam a direção em tráfego complexo. O próximo passo é a condução altamente automatizada em Nível 4. Nessa modalidade, ao entrar na rodovia e ativar o sistema, o motorista pode relaxar, transformando o automóvel em um lounge luxuoso. Ao chegar, o veículo cuida do estacionamento de forma totalmente automática, usando sua avançada rede de sensores, sem necessidade de infraestrutura especial. Assim, a Mercedes-Benz devolve tempo e conforto aos seus clientes, oferecendo estacionamento automatizado para quase todas as situações.

Nova sensação ao volante para uma experiência incomparável ao cliente

A tecnologia steer-by-wire da marca oferece uma experiência de direção segura e confortável, especialmente no Vision Iconic, onde a interação com a direção do eixo traseiro facilita a dirigibilidade, manobras e estacionamento. Ela reduz o esforço do motorista e elimina a necessidade de reposicionar as mãos no volante, transmitindo os comandos eletricamente sem conexão mecânica. Além disso, essa tecnologia permite maior liberdade no design interno e, junto com sistemas avançados de condução automatizada, possibilita ao condutor assumir uma posição mais relaxada no banco dianteiro luxuosamente estofado.

Coleção cápsula Vision Iconic com estilo glamouroso e formas geométricas

A marca lança junto ao show car uma coleção cápsula com seis looks para homens e mulheres, que refletem a paleta luxuosa do Vision Iconic em tons de azul escuro, prata e dourado. Inspirada no Art Déco, a coleção combina o luxo dos anos 1920 e 1930 com artesanato e materiais refinados, destacando detalhes e tecidos cuidadosamente escolhidos. Essa homenagem especial marca a Shanghai Fashion Week, ocasião da estreia mundial do automóvel.

Livro de Design dedicado à nova era icônica da Mercedes-Benz

Pela primeira vez, a abordagem da Mercedes-Benz é resumida no livro Iconic Design. Inspirado profundamente na herança da marca, o livro, criado pela equipe de design, revela a essência da “Nova Era Icônica” da Mercedes-Benz. Ele mostra como a marca se destaca em meio à mesmice, destacando que sua singularidade vai além da nova grade icônica, refletindo também o conhecimento e a habilidade artesanal presentes em sua rica tradição. A obra ainda traz entrevistas exclusivas com o CEO Ola Källenius e o Diretor de Design Gorden Wagener, além de imagens impressionantes e uma prévia de outro show car.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Nenhum comentário: