segunda-feira, 20 de outubro de 2025

MARCOPOLO LEVA À COP30 O PROTAGONISMO BRASILEIRO EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, IMPULSIONADO POR PESSOAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Marcopolo terá presença em painéis oficiais da COP30 apresentando soluções de mobilidade de baixo carbono e iniciativas sociais que reafirmam seu papel como liderança brasileira e referência global na transformação do transporte coletivo sustentável

A COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), marca um momento decisivo para o Brasil na liderança da agenda climática internacional. A Marcopolo, líder nacional e referência global no desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis, reforça sua posição de protagonista ao apresentar tecnologias de descarbonização do transporte coletivo, aliadas a iniciativas voltadas às pessoas, como educação e capacitação profissional, que ampliam seu impacto e consolidam seu papel como agente transformador da sociedade e da mobilidade urbana no Brasil e no mundo.

Com 76 anos de história e presença em 140 países, a companhia leva à conferência sua visão estratégica para o futuro da mobilidade: inovação industrial, eficiência energética, inclusão social e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“A COP30 é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo como a inovação em mobilidade pode reduzir as emissões em larga escala. Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia — envolve qualidade de vida urbana, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva, que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

A conferência será uma vitrine para que o planeta conheça o verdadeiro significado da liderança climática brasileira, com soluções escaláveis, impacto social e inovação industrial desenvolvidas por empresas como a Marcopolo.

Presença em espaços decisivos da COP30

A companhia estará presente nos principais espaços oficiais da COP30, reforçando seu compromisso com a mobilidade sustentável, com a agenda climática global e com a promoção de soluções que colocam as pessoas no centro da transformação. No dia 13 de novembro, na Green Zone, a empresa participa do painel “Soluções Brasileiras para a Transição Justa: Indústria, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável”. Já no dia 14, na Blue Zone, espaço reservado a delegações oficiais e chefes de Estado, será destaque no painel “Descarbonizando o Setor de Transportes: Soluções Brasileiras para o Mundo”, apresentando experiências concretas de eletrificação, biocombustíveis e inovação tecnológica.

Além dos espaços oficiais da COP30, a Marcopolo também faz parte da C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement), coalizão de empresas do setor privado brasileiro articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale. No espaço da iniciativa, a empresa participará nos dias 13 e 15 de novembro, dos debates “Transporte Público e Descarbonização: Conectando Eficiência, Integração e Impacto Climático” e “Biocombustíveis na Arquitetura Global da Transição Energética”, respectivamente. Nessas agendas, reforça seu papel como articuladora de soluções sustentáveis e escaláveis, capazes de serem replicadas em diferentes contextos nacionais e internacionais.

A C.A.S.E. busca posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado como agente estratégico na superação dos desafios relacionados ao clima, à natureza e às pessoas. O movimento promove diálogos qualificados, articulação estratégica e valoriza soluções concretas já em curso no país, com potencial de escala internacional.

Além disso, a Fundação Marcopolo participará do painel Da Aprendizagem à Vida: Avançando nos ODS 4 e 11 por meio da Educação e de Futuros Urbanos Resilientes ao Clima, no Pavilhão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Soluções brasileiras com impacto global

Na COP30, a Marcopolo reforça seu compromisso com uma mobilidade sistêmica, completa e sustentável. Mais do que desenvolver veículos, a empresa atua na criação de soluções que conectam diferentes modais, promovendo a integração entre o transporte rodoviário, urbano e ferroviário, com foco na eficiência, acessibilidade e na descarbonização do setor.

São mais de 1.000 ônibus elétricos, híbridos e a gás natural em operação no Brasil e no exterior. No país, mais de 269 veículos estão em circulação. Entre os destaques está o Attivi Integral, primeiro ônibus 100% elétrico com chassi e carroceria desenvolvidos pela Marcopolo. São 10 unidades entregues à cidade de São Paulo e 8 unidades em operação em Porto Alegre, reforçando o protagonismo da indústria nacional na transição energética.

A empresa também investe em soluções com propulsões alternativas, como o Volare Fly 10 GV, micro-ônibus movido a GNV e biometano, que oferece autonomia de até 450 km e reduz em até 96% as emissões de material particulado.

Entre os destaques tecnológicos mais recentes, está o Volare Attack 9 Híbrido, primeiro micro-ônibus híbrido elétrico/etanol do mundo, desenvolvido em parceria com a HORSE Powertrain e a WEG. Exposto recentemente na Busworld Europa 2025, maior e mais tradicional evento internacional dedicado à indústria de ônibus e transporte coletivo, realizado em Bruxelas, na Bélgica. O modelo utiliza a tecnologia Range Extender, que combina propulsão elétrica com geração de energia por etanol, dispensando infraestrutura de recarga e oferecendo autonomia superior a 450 km. Com lançamento previsto para 2026, o veículo pode ser aplicado em qualquer região do país, ampliando o acesso à mobilidade sustentável.

Complementando sua atuação, a Marcopolo também investe no modal ferroviário por meio da Marcopolo Rail, que apresenta soluções para mobilidade urbana, intermunicipal e turística. O portfólio inclui o Prosper VLT Hybrid, que combina propulsão elétrica e diesel com recuperação de energia nas frenagens, e o Prosper Intercity, voltado ao transporte entre cidades, com versões executiva, standard e primeira classe, e propulsões diesel-hidráulica, elétrica com catenária e, futuramente, hidrogênio.

A atuação internacional também se fortalece com a entrega de três composições do modelo Prosper para a EFE Trenes de Chile, que irão operar na linha Talca-Constitución, e com a venda de três trens urbanos Prosper City para Teresina (PI), com capacidade para até 560 passageiros.

Outro marco importante é a entrega dos People Movers ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), sistema automatizado que conecta os terminais de passageiros à estação da Linha 13-Jade da CPTM. Os veículos são 100% automatizados com alta capacidade de transporte, operação silenciosa e zero emissão de poluentes, reforçando o compromisso da Marcopolo com soluções sustentáveis e de alto padrão tecnológico.

As soluções sustentáveis também são desenvolvidas pelas operações internacionais da Marcopolo, como os ônibus movidos a hidrogênio produzidos em suas unidades na Austrália e na China, reforçando o alcance global da inovação brasileira. No Brasil, a companhia mantém um projeto de desenvolvimento de ônibus a hidrogênio em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que abriga a primeira estação de conversão sustentável de etanol para hidrogênio do mundo, ampliando as possibilidades de aplicação dessa tecnologia no transporte coletivo.

Desenvolvimento industrial, qualificação profissional e impacto social

Com 11 fábricas em 8 países, sendo três unidades no Brasil, a Marcopolo emprega mais de 15 mil colaboradores ao redor do mundo. Essa presença industrial global fortalece a capacidade da empresa de atender diferentes mercados com soluções personalizadas, impulsionando a inovação, a geração de renda e a inclusão produtiva em escala internacional.

No Brasil, um dos destaques recentes é o investimento de R$ 50 milhões na unidade de São Mateus (ES), que se consolida como centro de excelência em ônibus elétricos. O investimento em ampliação da capacidade produtiva reflete o avanço da empresa na descarbonização do transporte e na oferta de soluções para a mobilidade sustentável.

Além disso, a unidade passou a abrigar uma nova sede da Escola de Formação Profissional Marcopolo, iniciativa que, nas unidades de Caxias do Sul, há 35 anos capacita mão de obra especializada para a indústria da mobilidade. A escola desempenha papel estratégico na qualificação de jovens, no fortalecimento da cadeia produtiva local e na promoção de empregos verdes, alinhando desenvolvimento social e inovação tecnológica.

Complementando sua atuação, a Marcopolo mantém um compromisso social consistente por meio da Fundação Marcopolo, que há mais de três décadas promove educação, cultura e esporte entre colaboradores e comunidades onde a empresa está presente.

A Fundação desenvolve ações que estimulam o protagonismo juvenil, a criatividade e o senso de cidadania como o programa Futuro que Queremos, que realiza simpósios, palestras e atividades em escolas aproximando jovens, especialistas e lideranças em espaços de debate sobre o futuro das cidades – Cidades como equipamentos de realização de sonhos.

Como fruto deste programa, temos a Biblioteca Parque Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), um espaço de convivência e conhecimento de livre acesso à comunidade, com atividades como escrita criativa, oficinas culturais e mostras científicas. Inspirada em modelos internacionais de transformação urbana, a Biblioteca Parque é um símbolo da aposta da Marcopolo na cultura como vetor de desenvolvimento social. Neste espaço, também se localiza a Escola Marcopolo de Criatividade, onde os jovens participam de cursos de formação livre em cinema, música, biologia, física, fotografia, idiomas estrangeiros, pensamento computacional, filosofia, entre outros, preparando os jovens para um futuro que está em constante mudança.

Por meio dessas ações, a Marcopolo amplia seu impacto para além da indústria, contribuindo para a construção de um futuro mais humano, sustentável e conectado às necessidades reais das comunidades.

MarcopoloFundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário: