“Nossos 30 anos no Brasil são uma jornada de inovação e liderança, guiada pela estratégia de abertura tecnológica, que nos permite oferecer o melhor em todas as propulsões. Fomos pioneiros na eletrificação com o i3 em 2014 e mantemos essa vanguarda, com forte compromisso na produção local, como o X5 PHEV em Araquari, e nossa engenharia de ponta. O Brasil é estratégico para a mobilidade premium global, e estamos prontos para os próximos 30 anos de sucesso” afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
A jornada do grupo no Brasil começou em 17 de outubro de 1995, com a chegada do escritório nacional de vendas da marca BMW, em São Paulo. No ano seguinte, foi a vez da BMW Motorrad. Já em 1999, o foi constituída a BMW Leasing do Brasil. Um ano mais tarde, em 2000, para facilitar o acesso dos clientes aos produtos da marca BMW, chegou a BMW Financeira – que este ano celebra o importante marco de 25 anos de atuação no Brasil.
"Nos 30 anos do BMW Group no Brasil, o BMW Group Serviços Financeiros completa 25 anos. Nosso papel é tornar a experiência premium simples e conveniente, oferecendo soluções personalizadas de financiamentos, seguros e consórcio. Com soluções inovadoras, somos um pilar estratégico que contribui diretamente para o sucesso do BMW Group no País e para uma jornada do cliente de excelência," afirma Mario Janssen, CEO do BMW Group Serviços Financeiros.
Em 2009, a MINI chegou ao País, ampliando ainda mais a atuação do grupo no mercado nacional. No mesmo ano, o BMW Group Brasil também deu um passo importante na sua presença industrial, iniciando a linha de montagem BMW Motorrad em Manaus, um movimento que antecipou a expansão da marca no segmento de duas rodas, unindo a engenharia alemã com o talento brasileiro.
Em 2014, lançou os modelos BMW i3 e BMW i8, os primeiros carros 100% elétricos comercializados no varejo nacional. Um marco que reforçou o pioneirismo da marca no Brasil. Ainda no mesmo ano, a marca apresentou ao mundo o primeiro motor turbo flex, que equipa do BMW 320i até os dias de hoje.
No mesmo ano, o grupo inaugurou a Planta Araquari, em Santa Catarina, a maior fábrica de veículos premium da América do Sul. A unidade reforça o compromisso do BMW Group com a indústria brasileira e evidencia a relevância do país no cenário global da mobilidade premium.
Desde sua fundação, a planta abriga o Centro Social do BMW Group Brasil, que já recebeu projetos voltados a crianças e adolescentes da região. Entre as iniciativas está o Geração BMW, programa de capacitação profissional que oferece formação gratuita a jovens de 17 e 18 anos de Araquari. O projeto promove o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, com aulas de inglês básico, gestão financeira e introdução à indústria automotiva.
A presença industrial do grupo se expandiu em 2016 com a inauguração da Planta Manaus, no Amazonas, uma das três fábricas de motocicletas do BMW Group no mundo e a única dedicada exclusivamente à produção de motos fora da Alemanha. Hoje, a unidade é responsável por 99% do portfólio BMW Motorrad no Brasil.
Em seu compromisso com o desenvolvimento local e a tecnologia, o BMW Group Brasil, em parceria com o SENAI-SP, mantém desde 2018 um Centro de Competência. Este espaço capacita profissionais em diversos aspectos, incluindo as avançadas tecnologias, como veículos elétricos e híbridos, preparando a força de trabalho brasileira para a mobilidade do futuro.
Com o objetivo de aproximar suas marcas do público, o BMW Group Brasil lançou em 2022 o programa de visitas guiadas à Planta Araquari, que oferece uma imersão no processo produtivo de carros BMW. Em 2025, o projeto foi estendido à produção de motos, com o tour pela Planta Manaus. Ambas as operações contam com a Serra Verde Express como parceira responsável pela gestão e operação dos tours nas localidades.
Em 2024, o BMW Group Brasil alcançou outro feito inédito: o início da produção do primeiro veículo híbrido plug-in na América do Sul, o BMW X5. A conquista histórica rendeu à empresa o prêmio de “Inovação do Ano” de 2025, concedido pela revista Autoesporte no tradicional Carro do Ano.
O BMW Group Brasil celebra seis anos de liderança no segmento premium, com vendas recordes em 2024, impulsionadas pela Divisão M e um portfólio robusto. Essa trajetória de sucesso, mantida em 2025, é fruto da estratégia de abertura tecnológica, que oferece diversas propulsões, e do pioneirismo na eletrificação, com mais de 30 mil carregadores domésticos entregues no Brasil e uma ofensiva elétrica em curso. O país também se destaca como centro de engenharia global do BMW Group na América Latina, desenvolvendo inovações como blindagens e apoiando inclusive validações globais.
Três décadas após sua chegada, o BMW Group Brasil conta com um escritório nacional de vendas, escritório de serviços financeiros, duas fábricas — de carros e motos — e cerca de mil colaboradores. A rede nacional de concessionárias está presente em 49 cidades do Brasil com 74 pontos de atendimento e oferece um portfólio diversificado, com ampla gama de tecnologias de propulsão (elétricos, híbridos, mHEV e combustão) para atender às diversas necessidades e preferências dos clientes brasileiros.
JeffreyGroup
Nenhum comentário:
Postar um comentário