terça-feira, 7 de outubro de 2025

ALUNOS DO PROGRAMA FORD BAHIA VISITAM CENTRO DE TECNOLOGIA DA FORD

A proposta do Ford Bahia é criar pontes entre a sala de aula e o mercado de trabalho, investindo no poder da educação para transformar vidas

Um grupo de 160 alunos do Ford Bahia, programa gratuito de formação profissional em programação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, visitou o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Camaçari. O programa faz parte das atividades de conclusão do curso e tem como foco preparar os estudantes para atuar no mercado de tecnologia.

Os alunos são da terceira e quarta turmas do Ford Bahia, que vão se formar em outubro e dezembro, respectivamente, completando as 300 vagas oferecidas no ano. Eles conheceram os laboratórios de Realidade Virtual, Software, área de desmontagem e análise de componentes (Teardown) e escritórios, onde mais de 1.500 profissionais são responsáveis por um terço de todas as tecnologias e funcionalidades presentes nos carros globais da Ford, incluindo motores mais eficientes e baterias de carros híbridos.

O programa incluiu também uma palestra da jornalista e influenciadora Luana Assiz sobre comunicação e sua experiência cobrindo a área de ciência e tecnologia.

“A proposta do Ford é criar pontes entre a sala de aula e o mercado de trabalho. Chegar até aqui exigiu esforço, comprometimento e coragem dos alunos. Por isso, eles estão de parabéns pela jornada e por abraçarem esta oportunidade com tanta garra. Queremos que continuem vencendo e sonhem alto”, disse Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

Segundo ele, o Ford faz parte do compromisso da Ford de mudar a vida das pessoas, especialmente nas comunidades onde está presente, e uma de suas estratégias é apostar na educação como motor de transformação social.

Empregabilidade

Criado em 2022 em São Paulo e lançado na Bahia em 2025, o Ford é uma iniciativa da Ford e da Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, e desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã. Além de aulas de front-end (desenvolvimento da parte gráfica de sites e sua interface com o usuário), o programa inclui aulas de inglês técnico e lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.

Para participar do programa é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI.

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo

Ford América do Sul
Ideal Axicom

Nenhum comentário: