segunda-feira, 29 de setembro de 2025

SALÃO E CONGRESSO DA MOBILIDADE VERDE COMEÇAM NESTA TERÇA EM SÃO PAULO COM GRANDES MARCAS E CONSULTORIAS GLOBAIS

O E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e o C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos mostram os mais recentes modelos das marcas GM, BMW, Toyota, Volvo e Lecar, além de McKinsey, Bright Consulting, ABVE, Learning Village, Bright Cities e CIOESTE, em uma agenda inédita para acelerar a transição energética no Brasil

A partir desta terça-feira, 30 de setembro, São Paulo recebe dois dos mais importantes encontros do setor de mobilidade sustentável: o E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e o C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos. Realizados em paralelo no São Paulo Expo, os eventos seguem até 2 de outubro e terão sua cerimônia de abertura oficial às 9h30, reunindo representantes da indústria, especialistas e consultorias automotivas para três dias de debates, exposições e experiências práticas sobre o futuro da mobilidade sustentável.

No pavilhão expositivo, aberto gratuitamente ao público das 13h às 20h, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto os mais recentes lançamentos e inovações de marcas de destaque como GM, BMW, Volvo, Osten e Higer. O espaço também dará visibilidade aos projetos da indústria nacional, com os veículos híbridos flex que serão  produzidos pela brasileira Lecar, e que simbolizam o protagonismo do país no futuro da mobilidade sustentável.

Micromobilidade Elétrica

A feira também abrirá espaço para a micromobilidade elétrica, com exposição de veículos levíssimos como patinetes e monociclos. Entre os destaques estará o RION RE90, considerado o patinete elétrico mais rápido do mundo, capaz de atingir 160 km/h, que será exibido exclusivamente para demonstração e não estará disponível para venda. Os visitantes poderão ainda experimentar diferentes modelos em uma pista especialmente preparada para a prática dentro do pavilhão.

A infraestrutura de inovação ganha ainda mais relevância com a presença do maior maquinário de testes de bateria da América Latina, que será operado durante o evento, permitindo demonstrar avanços tecnológicos em segurança e eficiência energética. Nesse mesmo espaço, a startup E-Force – que representa no Brasil as marcas Kingsong, Dualtron,  Nami, Kaabo, Inmotion, Leaperkim, Begode e Nosfet - apresenta sua proposta de ampliar o acesso à mobilidade elétrica para consumidores interessados em soluções de alta performance, com variedade de marcas e equipamentos.

O acesso para a exposição E-MOB é totalmente gratuito e pode ser feito mediante o credenciamento no site (www.salaoemob.com.br)

Congresso C-MOVE: com as principais consultorias e entidades do setor

A programação do Congresso C-MOVE – das 09h às 18h - reforça a dimensão estratégica do congresso ao contar com a curadoria de consultorias e instituições de referência. A McKinsey & Company abre os debates no dia 30 trazendo análises sobre tendências internacionais de mobilidade, evolução das baterias, percepções do consumidor brasileiro e a descarbonização do transporte de carga, conectando o país ao cenário global.

Na quarta-feira, no dia 1º de outubro, a Bright Consulting apresentará uma análise estratégica sobre o avanço da eletromobilidade no Brasil. Além de falar sobre o comportamento de consumo e projeções de vendas, a consultoria também fará a moderação de 5 painéis de debate: Rotas Tecnológicas da Mobilidade, Formatos de Aquisição e Uso, Manutenção de Eletrificados, o Desafio da Infraestrutura e Mobilidade Sustentável e o Crédito de Carbono.

O terceiro dia será conduzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que trará à discussão marcos regulatórios e institucionais para o setor, como normas de segurança do Corpo de Bombeiros, certificação de carregadores e baterias em parceria com o Inmetro e tributação da infraestrutura de recarga. Também estarão em debate incentivos públicos e privados voltados às montadoras e a evolução da rede de recarga no país.

A agenda se amplia com a Arena Learning Village, organizada pela HSM e Singularity University Brasil, que conecta startups, empresas e universidades em painéis sobre inovação, novos modelos de negócios e competências profissionais exigidas pela eletromobilidade. Já a Trilha de Cidades Inteligentes, conduzida pelo CIOESTE e pela Bright Cities, reunirá prefeitos e gestores públicos para discutir soluções de inclusão, eficiência e sustentabilidade nas metrópoles brasileiras.

Combinando exposição de produtos, experiências práticas e uma agenda densa de debates estratégicos, o E-MOB e o C-MOVE consolidam São Paulo como o palco central das discussões sobre mobilidade sustentável no Brasil. “A nossa programação reforça o papel do C-MOVE como um ambiente único para antecipar tendências e oferecer insights que orientam políticas públicas e estratégias empresariais em um cenário de mudanças aceleradas”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora do congresso.

A programação completa e as inscrições para o Congresso também estão disponíveis no site oficial do evento (https://salaoemob.com.br) 

E-MOB | C-MOVE
Assessoria de Imprensa
Expert & Cia Comunicação Integrada 
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

Nenhum comentário: