Evento em São Paulo reuniu mulheres e homens para seguir com seu propósito de incentivar a diversidade, equidade e inclusão por meio de diálogos, conversa e escuta ativa
Em 2021, a Nissan acelerou sua jornada para promover a diversidade, equidade e inclusão dentro e fora da empresa. Nesse cenário, criou o Nissan Mulheres, um pioneiro evento, inicialmente voltado apenas para jornalistas e influenciadoras, para incentivar o debate e a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e no dia a dia, bem como as conquistas alcançadas. Desde então, ano a ano, ele cresceu, se transformou e virou uma referência no setor automotivo. Uma trajetória que completa, agora, cinco anos.
Para celebrar a quinta edição desse espaço para a promoção do diálogo e da colaboração, a Nissan realizou em São Paulo o "Nissan Mulheres powered by novo Nissan Kicks". Com a exposição do mais recente lançamento da Nissan, o novo Kicks, e a presença recorde de cerca de 100 convidados, sendo 48 jornalistas e influenciadores de vários estados do país, o evento manteve a essência da Nissan de que melhores conversas levam a melhores ações. Dessa vez, porém, somou ao diálogo uma palavra para servir de pilar para nortear os debates e momentos de troca: transformação.
"A indústria, a Nissan e a sociedade vivem momentos de transformação e, por isso, é natural que esse evento também siga evoluindo e se transformando. Então, essa foi a palavra escolhida para servir de base para nossas conversas. Acreditamos que a empresa mais diversa, equitativa e inclusiva traz benefícios para todos, para a sociedade e para ela mesma, já que vários estudos comprovam que uma empresa mais diversa e inclusiva é mais criativa e competitiva. Assim, seguimos nossa jornada de transformação e celebramos os cinco anos do Nissan Mulheres", afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.
Um caminho que é construído diariamente e que, nesses últimos cinco anos, vem levando a Nissan a registrar o crescimento do número de mulheres em relação ao seu total de funcionários no país. De 2021 a 2025, a participação de mulheres entre os efetivos da empresa no Brasil cresceu de 19% para 24%. Já o número de funcionárias no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, saltou de 9,6% para 21%.
Como a empresa entende que é preciso seguir a jornada de escuta, ação e transformação, na edição do Nissan Mulheres desse ano buscou ampliar mais uma vez o debate com novos participantes. Nos últimos anos, o público do evento já tinha passado a incluir funcionárias da Nissan e convidadas, agora avançou ainda mais.
"Nesta edição, abrimos espaço para novas vozes, seguindo uma observação feita no nosso encontro do ano passado: nós, mulheres, já sabemos a importância de estarmos inseridas nesse universo, então estava na hora de trazer os homens para participarem dessa conversa. Ampliamos o debate, porque entendemos que diversidade não é sobre separar, é sobre somar. Aqui, cada história importa, cada escuta conta, cada olhar amplia o futuro. É o que fazemos na Nissan e é o que queremos incentivar", conta Mila Poli, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.
Nessa troca de experiências, o que incluiu também a presença de concessionários da marca entre os convidados, o Nissan Mulheres contou com debates enriquecidos por visões ainda mais plurais.
O painel "Diálogos que Transformam", reuniu Luciana Herrmann, diretora de Comunicação Corporativa da Nissan América Latina, Paula Lima, cantora e presidente da União Brasileira dos Compositores, Guilherme Valadares, diretor de pesquisa do Instituto Papo de Homem, e Mila Poli, gerente sênior de Comunicação da Nissan do Brasil. A conversa abordou temas necessários como os muitos desafios ainda encontrados pelas mulheres no dia a dia profissional e pessoal, a importância da voz ativa e o papel dos aliados, entre outros.
No outro bate-papo, com o tema "Um setor que se Transforma", foi debatido as tendências e o futuro do setor automotivo, indo além do foco nos produtos, olhando também para a experiência dos clientes, o uso de novas tecnologias da produção ao pós-venda e as expectativas dos compradores de veículos no Brasil. Essa conversa contou com a participação de Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil, Lara Guedes, head das indústrias de Autos e Entretenimento do Google Brasil, Daniela Klaiman, futurista e CEO da FutureFuture, e Rogério Louro, diretor de Comunicação da Nissan do Brasil.
Após os debates, como celebração dos cinco anos do Nissan Mulheres, Paula Lima fez um show especial para todos os presentes ao evento.
Nissan Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário