Nesta quarta-feira (5), a Volvo Cars apresentou seu novo carro 100% elétrico. O evento de revelação do sedã ES90 aconteceu em Estocolmo (Suécia) e o modelo chega repleto de novas tecnologias.
O Volvo ES90, que está previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2026, é o primeiro modelo da marca a chegar com tecnologia de 800 volts junto a um sistema de bateria de 106kWh. Os principais benefícios deste novo sistema elétrico são: sua bateria tem capacidade de recarga mais rápida, o carro tem um desempenho geral aprimorado e o sistema elétrico é mais eficiente em comparação a um sistema de 400 volts, presentes nos outros modelos totalmente elétricos da marca.
Junto a isso, novos software e hardware de gerenciamento de bateria, além de um design inovador, e a entrega é um carro com a maior autonomia e que carrega mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico. O ES90 pode adicionar 300 quilômetros de alcance em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido com potência de 350 kW e oferece uma autonomia de até 700 km, sob o ciclo de testes WLTP.
Assim como todos os modelos da Volvo, o ES90 foi projetado para ser um carro premium que lhe dá tempo de qualidade com as pessoas que você ama, proporcionando paz de espírito e equilíbrio, bem como uma sensação de conveniência e controle. Um sistema elétrico de última geração permite carregamento mais rápido e maior alcance é a chave para atingir essa ambição. Não importa onde ou quão longe sua viagem vá, o ES90 foi projetado para levá-lo com segurança e conforto.
“Nossa tecnologia de 800 volts marca um avanço tecnológico significativo para nossos clientes à medida que avançamos em direção à eletrificação completa”, diz Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars. “Ela torna nossos carros elétricos ainda mais eficientes, ajuda você a carregar seu Volvo elétrico mais rápido e ir mais longe com uma única carga.”
Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil, também se mostra animado com as novas tecnologias embarcadas no lançamento. “As inovações presentes no ES90, que deve chegar ao mercado nacional no ano que vem, prometem combater dois pontos cruciais na decisão de compra por um carro 100% elétrico: autonomia e tempo de carregamento. Sabemos que as medições do Inmetro são mais severas que as do ciclo WLTP, mas estou empolgado com o futuro dos nossos produtos com estas novas tecnologias”, declara Godoy.
800 volts oferecem mais de tudo
Para criar o novo sistema de 800 volts, cada componente do sistema elétrico foi atualizado para ser compatível, incluindo as células da bateria, motores elétricos, inversor, carregamento, além dos sistemas de climatização, ar condicionado e térmicos. Isso cria benefícios em termos de carregamento, eficiência e desempenho.
Um sistema com voltagem mais alta significa que o mesmo pode fornecer mais potência (em quilowatts ou kW) e alcance com a mesma corrente que um sistema de 400 volts. Essa abordagem gera menos calor, o que significa que sua bateria pode ser carregada mais rápido até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico.
O sistema de 800 volts, que estreia no Volvo ES90, também conta motores elétricos mais leves e outros componentes, o que reduz o peso geral do carro. Tudo isso reflete em uma melhora de eficiência do sistema, ao mesmo tempo que aumenta a aceleração e a autonomia do carro.
O novo software de gerenciamento de bateria desenvolvido pelo time técnico da Volvo Cars cria uma experiência de carregamento mais robusta. Comparado a outros carros elétricos da marca sueca, nosso novo software reduz o tempo que leva para carregar o ES90 de 10 a 80 por cento em até 30%, para 20 minutos. Isso se deve em parte à integração do software de carregamento adaptável da Breathe Battery Technologies, uma empresa na qual foi feito um investimento no ano passado por meio do Volvo Cars Tech Fund, nosso braço de capital de risco corporativo.
Foco na sustentabilidade
A tecnologia de bateria não é a única área em que o ES90 tem um desempenho excelente. O modelo também ajuda a marca sueca a avançar em outras áreas relacionadas à sustentabilidade. Por exemplo, o Volvo ES90 apresenta materiais reciclados e naturais que contribuem para reduzir as emissões de CO2 no processo de produção. Na parte metálica, 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizado para fabricação dos carros são reciclados, enquanto o ES90 também contém 16% de polímeros reciclados e materiais de base biológica. Os painéis de madeira no interior são feitos de madeira certificada pelo FSC - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal, em português).
O ES90 também vem com nosso passaporte de bateria. Baseado na tecnologia blockchain que nos permite rastrear matérias-primas. O passaporte informa de onde o lítio, cobalto, níquel e grafite usados na bateria se originam. Ele também destaca a pegada de CO2 do conjunto completo de baterias e outras informações relevantes. Para os clientes, isso fornece transparência sobre como obtemos matéria-prima da bateria de forma responsável.
Informações complementares
- A autonomia no ciclo WLTP de até 700 km se traduz em 740 km sob o ciclo de direção CLTC na China e se aplica às variantes de tração nas quatro rodas com motor duplo e bateria de 106 kWh. Ainda não foi feita avaliação pelo Inmetro para os parâmetros nacionais.
- O tempo de carregamento pode variar e depende de alguns fatores como: temperatura externa, condição da bateria e condição do carro. O tempo de carregamento mencionado foi baseado em testes em instalações de carregamento com potência de 350 kW.
Inside Out PR
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