Levantamento qualitativo revela carência de acesso técnico, falta de diálogo institucional e pouca colaboração efetiva entre imprensa e empresas do setor
Atentos a esse cenário, 16 jornalistas com larga experiência na cobertura de veículos comerciais participaram de um levantamento qualitativo que trouxe à tona entraves, expectativas e propostas para fortalecer o relacionamento entre os profissionais da mídia e as áreas de comunicação e assessorias das empresas de caminhões e ônibus.
O material aponta a necessidade urgente de retomar o diálogo corporativo, garantir informação técnica e resgatar o papel da imprensa especializada como elo essencial entre indústria e consumidores.
Entre os principais temas debatidos, destacou-se a necessidade de estreitar o diálogo institucional entre jornalistas e as áreas de comunicação ou assessorias de imprensa. Os participantes defenderam uma atuação mais próxima, com canais eficientes de contato, maior disponibilidade de fontes técnicas e respostas ágeis — fatores decisivos para uma cobertura mais qualificada e conectada com o público profissional do setor.
A qualificação dos conteúdos enviados pelas assessorias também foi tema central. Segundo os jornalistas, a maioria dos releases carece de maior foco técnico, dados comparativos e informações relevantes.
Em paralelo, há um consenso sobre a importância de retomar o acesso a produtos e experiências práticas, como test-drives e visitas técnicas, indispensáveis para análises aprofundadas e reportagens de valor. A ausência desse contato direto com os veículos compromete a credibilidade das coberturas e limita o papel do jornalismo especializado.
Outro ponto recorrente do levantamento foi a valorização da imprensa segmentada como parceira estratégica na formação de opinião e na construção de reputações no setor de transporte e logística.
Os jornalistas alertaram para o desequilíbrio crescente entre comunicação e marketing — com o segundo assumindo o protagonismo, priorizando visibilidade promocional e redes sociais em detrimento de uma relação estruturada com a mídia técnica.
A iniciativa do encontro com a imprensa especializada para fazer esse levantamento partiu de Jorge Görgen e Gilberto dos Santos, dois jornalistas e executivos de comunicação com ampla trajetória no setor automotivo.
A conversa marcou o início de uma nova parceria entre ambos no contexto da Expert & Cia Comunicação Integrada, agência com atuação consolidada em comunicação estratégica especialmente no setor automotivo.
Com base no feedback dos jornalistas, os dois executivos apontam como caminhos para a construção de pontes entre empresas e jornalistas a retomada de uma agenda consistente de acesso aos produtos — com experiências reais, test-drives e visitas técnicas —, a promoção de workshops com engenheiros e especialistas, a criação de canais de informação técnica e o compartilhamento sistemático de pautas com os veículos especializados.
“A comunicação pode tanto construir pontes como levantar muros entre empresas e jornalistas e essa escolha passa diretamente pela visão estratégica da empresa e pela capacidade de conexão dos profissionais com a imprensa”, afirma Giba dos Santos.
Na visão do profissional, “quando a comunicação é feita com visão institucional e planejamento, ela aproxima empresa e imprensa, compartilha conhecimento e fortalece reputações. Mas, quando falta experiência ou compreensão do papel da imprensa especializada, o que se ergue são barreiras que dificultam o acesso à informação e a cobertura qualificadas”.
“A proposta é transformar a comunicação em um ambiente de troca contínua, pautado pela confiança, profissionalismo e transparência”, completa Jorge Görgen.
Parceria Estratégica de Comunicação
Giba dos Santos é jornalista, consultor e fundador da Expert & Cia. Atualmente lidera a comunicação do EMOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e o C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde & Carros Elétricos e atua também como head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest. Com mais de 25 anos de carreira, acumulou cargos executivos em empresas como Volkswagen, Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep.
Jorge Görgen, por sua vez, tem destacada atuação como responsável em cargos de comunicação corporativa do Iveco Group para a América Latina nos últimos três anos, liderando marcas como IVECO, IVECO Bus, FPT Industrial, IDV e Magirus. Anteriormente, atuou por mais de 14 anos na CNH Industrial, gerenciando comunicação e relações institucionais para as marcas de máquinas agrícolas e de construção Case e New Holland em toda a América Latina. Juntos, Giba e Jorge unem experiência, visão estratégica e uma rede sólida de relacionamento com os principais veículos e marcas do setor automotivo — agora com a missão de ajudar a reconstruir pontes entre a comunicação corporativa e o jornalismo especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário