segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

VOLVO INICIA A ENTREGA DE ÔNIBUS COM A NOVA GERAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA ATIVA DA MARCA

O primeiro veículo foi adquirido pela Esctur, empresa paranaense especializada em fretamento turístico.

A unidade é do modelo Volvo B460R e está equipada com a última evolução do Sistema de Segurança Ativa (SSA), com recursos de série presentes na maioria dos chassis rodoviários 6x2 e 8x2 da linha 2025. São tecnologias que garantem viagens ainda mais seguras e confortáveis, além de otimizar a produtividade e reduzir os custos operacionais.

A evolução do Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus. São novidades introduzidas recentemente na Europa e já disponíveis no Brasil. “A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros”, diz Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.

Paulo Arabian

Segurança determinante

Marco Antonio Januário, proprietário da Esctur, diz que a decisão pelo Volvo B460R foi influenciada pelas novidades em segurança: “O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas". “A Esctur é a primeira empresa do País a incorporar essas tecnologias Volvo em sua frota”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

Outro ponto determinante para a empresa foi a experiência com a Volvo. O proprietário da Esctur destaca o atendimento exclusivo e a proximidade com a equipe comercial da marca. "Se soubesse que teria um tratamento tão diferenciado, com acesso direto à direção da empresa, teria migrado para a Volvo há muito tempo”, assegura Januário. A confiabilidade do produto e o suporte prestado pela concessionária Rivesa de Maringá também reforçaram a escolha. "Fui procurado sempre com transparência. Quando decidi experimentar, vi que a Volvo entrega exatamente o que promete", revela.

Novidades SSA

A evolução do consagrado Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora

Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.

Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.

Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.

Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.

Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.

Além dos novos recursos, o SSA mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo

Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.

Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.

Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.

Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.

Heads-up display: faixa vermelha de luzes Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.

Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).

Redução de custos

A adoção dessas tecnologias garante viagens mais seguras e confortáveis. "Todos os motoristas querem viajar só no novo ônibus. Estão totalmente encantados com a tecnologia e a segurança. Voltam da viagem elogiando muito", conta Marco Antonio Januário.

Além disso, a empresa já observa redução nos custos operacionais. "O sistema inteligente ajuda na economia de combustível e pneus. Mesmo com o motor ainda novo, notamos uma economia de 5% a 8% em combustível", acrescenta.

Esctur

Fundada em 1994, em Arapongas, Paraná, a Esctur é especializada em fretamento para turismo. Opera em todo o Brasil e no Mercosul. Alguns dos seus principais destinos são Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Paraty, Aparecida do Norte e Gramado.

Começou com o transporte de alunos da zona rural em uma Kombi. Evoluiu para vans, micro-ônibus, depois para ônibus. Hoje a empresa possui uma frota de 30 ônibus, dois deles da marca Volvo, e emprega 46 funcionários. A idade média da frota é de três anos, o que reflete o compromisso da Esctur com a modernização e a qualidade dos seus serviços.

Grupo Volvo América Latina

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