terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

MARCOPOLO REGISTRA CRESCIMENTO DE PRODUÇÃO E RECEITA EM 2024 E VÊ PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA ESTE ANO

Ônibus Marcopolo Attivi Integral

A Marcopolo registrou crescimento significativo da produção total e da receita em 2024, reforçando a sua posição de liderança no setor. A companhia produziu 15.289 unidades no ano passado, um crescimento de 17,3% em comparação com o ano anterior, considerando-se as fábricas no Brasil e no exterior. A receita operacional líquida aumentou 28,6%, de R$ 6,6 bilhões em 2023 para R$ 8,5 bilhões em 2024.

As vendas no mercado interno somaram R$ 5,4 bilhões em 2024, um crescimento de 36,3% em relação ao ano anterior. Esse resultado foi impulsionado pela alta demanda nos segmentos de rodoviários e micros, além da retomada gradual das vendas de urbanos, que devem continuar em expansão ao longo de 2025.

Em 2024, a companhia lançou modelos inovadores, como o Volare Fly 12 e o Volare Attack Híbrido, realizou a entrega dos primeiros veículos elétricos integrais Attivi (homologado em diversas cidades brasileiras). Expandindo o portfólio, a Marcopolo reinaugurou o segmento de motorhomes no país com o lançamento do NOMADE e avançou no mercado metroferroviário, com a entrega das composições que farão a conexão dos terminais do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Marcopolo também apresentou resultados positivos no 4T24. A produção consolidada foi de 3.867 unidades, com crescimento de 8,6% na comparação anual. A receita líquida alcançou R$ 2,6 bilhões -- um incremento de 30,1% ante o 4T23. Foram registradas na receita líquida 4.066 unidades (aumento de 19,8% comparado com o 4T23), das quais 3.033 foram faturadas no Brasil (74,6% do total), 353 exportadas a partir do Brasil (8,7%) e 680 no exterior (16,7%).

O EBITDA foi de R$ 460,7 milhões no último trimestre de 2024, com margem de 17,3%, contra R$ 287,5 milhões e margem de 14% no 4T23. O resultado se deve ao incremento da margem bruta e da alavancagem operacional a partir do aumento substancial dos volumes e da receita, bem como pelo melhor desempenho das operações internacionais.

A companhia reforça sua solidez financeira, com o endividamento industrial representando apenas 0,1 vez o EBITDA dos últimos 12 meses, demonstrando sustentabilidade e capacidade de investimentos futuros. O endividamento financeiro líquido totalizava R$ 1,1 bilhão em 31 de dezembro de 2024.

Perspectivas positivas para 2025

Para este ano, a Marcopolo avalia o cenário de forma positiva, com crescimento do volume no mercado brasileiro de ônibus, mesmo no contexto de altas taxas de juros, e aumento das exportações.

"O desempenho de 2024 superou as nossas expectativas, permitindo que redefinamos nossos desafios para os próximos anos. Com uma carteira de pedidos robusta no Brasil, a retomada do segmento de urbanos e boas perspectivas em mercados externos relevantes, como América Latina e África, estamos preparados para um novo ciclo de crescimento", afirma o CEO André Armaganijan.

O CFO Pablo Freitas Motta complementa: "O ano de 2024 foi marcado por eficiência operacional e avanços financeiros significativos. Em 2025, continuaremos focados na geração de valor para nossos acionistas, clientes e colaboradores, garantindo solidez financeira e competitividade".

A Marcopolo, ainda, reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, investindo em tecnologia e eficiência produtiva para atender à crescente demanda por soluções de mobilidade mais avançadas e sustentáveis.

Marcopolo - Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

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