sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

INSTITUTO RENAULT AMPLIA IMPACTO SOCIAL EM SÃO PAULO COM GERAÇÃO FUTURO PROFISSIONALIZANTE

Em 2025 o Instituto Renault completa 15 anos de impacto social positivo, tendo beneficiado mais de 940 mil pessoas com projetos de transformação social voltados para a inclusão e segurança no trânsito. Neste ano especial, o Instituto amplia seu impacto social em São Paulo com o lançamento na cidade do Geração Futuro Profissionalizante, formação em mecânica básica automotiva realizada em parceria com o SENAI SP, Arca do Crescer (centro de inclusão produtiva da ONG franco-brasileira Arca), e as concessionárias Sinal, Rpoint e Amazonas.

A primeira turma é composta por 16 alunos em situação de vulnerabilidade social moradores das favelas da Vila Prudente, que recebem uma qualificação profissional 100% gratuita em mecânica de veículos leves pelo SENAI. Também serão ministradas pela Arca do Crescer formações em habilidades socioemocionais, com o objetivo de preparar os alunos para o ingresso no mercado de trabalho.

Além das aulas teóricas e práticas no SENAI, os alunos participam de aulas práticas em uma supervisão Renault e nas oficinas da Escola do Mecânico, para que possam vivenciar a realidade da atuação de um mecânico profissional. A formação fornecida pela Geração Futuro Profissionalizante tem carga horária total de 211 horas e está certificada aos mais altos padrões de qualidade da marca Renault no mundo, por meio da Renault Academy.

“A Renault é uma marca humana, calorosa, inovadora e responsável. A estratégia de responsabilidade socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa e o lançamento da Geração Futuro Profissionalizante em São Paulo é um exemplo disso”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault.

“O principal objetivo da Geração Futuro Profissionalizante em São Paulo é a formação de profissionais especializados para as operações da cidade. No futuro, a partir de formações complementares da Renault Academy, os alunos poderão chegar ao nível de eletromecânico, que é a mais alta qualificação em uma oficina mecânica”, destaca Arnaud Mourebrun, diretor de Vendas e Rede da Renault do Brasil.

“Acreditamos no poder de transformação da educação e por isso, estamos ampliando o impacto social gerado pelo Instituto Renault em São Paulo com a Geração Futuro Profissionalizante. O programa é um sucesso comprovado pela taxa de empregabilidade, que hoje está em 55%”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“A parceria com o Instituto Renault e o Senai reforça o compromisso da Arca do Crescer em transformar vidas por meio da educação profissional. O curso de Mecânica Automotiva oferece formação de alta qualidade, contribui para a valorização de talentos locais e possibilita a inclusão produtiva. É uma oportunidade única para os moradores das favelas da Vila Prudente ingressarem em um mercado em crescimento”, destaca Christian Amendola Moleiro, gerente da Arca do Crescer.

“Para o SENAI-SP, a participação no programa Geração Futuro Profissionalizante, com o Instituto Renaut e a ONG Arca do Crescer, é de grande relevância, pois impacta positivamente a vida dos jovens por meio da oferta do Curso de Mecânica Básica Automotiva. A missão da instituição é contribuir para a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, tecnologia, inovação e empreendedorismo industrial. Isso só é possível graças ao potencial humano, que é a base para o desenvolvimento e a excelência do setor produtivo", Durval Pinheiro Júnior, diretor do SENAI-SP.

Além da Geração Futuro Profissionalizante, o Instituto Renault gera impacto social positivo na cidade de São Paulo desde 2017 com apoio aos projetos Arca e Casa do Zezinho por meio de ações de solidariedade e campanhas de arrecadação com o movimento #RENAULTSOLIDÁRIA, de engajamento voluntário dos colaboradores Renault, além de um veículo em comodato à Casa do Zezinho, que contribui para manter o transporte das crianças atendidas pelo projeto.

De 2017 a 2020, o Instituto esteve presente também na cidade com o projeto O Trânsito e Eu em uma parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e, durante dez anos, a Renault doou veículos à AACD, utilizados para captar recursos que refletem em atendimentos a pessoas com deficiência física e pacientes ortopédicos tratados pela instituição. 

O evento de lançamento da Geração Futuro Profissionalizante foi realizado na Arca do Crescer, em São Paulo, com a presença da Cônsul Geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, do presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, Ricardo Gondo, da presidente da Arca do Crescer Thais Máximo, do professor Durval Pinheiro Júnior, diretor da Unidade Senai Ipiranga, além de executivos da Renault do Brasil, concessionários, demais parceiros do projeto e moradores das Favelas da Vila Prudente.

Geração Futuro: transformando vidas pelo meio da educação

Desde o lançamento, em 2019, o programa já formou, nas quatro modalidades, 20 turmas e 742 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social com aulas 100% gratuitas.

O Geração Futuro contribui para a melhoria da situação socioeconômica local, a partir da definição de indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que são monitorados no Mapa Social, pesquisa realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A taxa de empregabilidade média das modalidades do programa está em 55%. A pesquisa do Mapa Social de 2023 mostrou que 90% dos alunos recomendam a Geração Futuro Profissionalizante.

Além de beneficiar as pessoas da comunidade, a Geração Futuro oportuniza a atuação voluntária dos colaboradores da Renault do Brasil. Nos cinco anos de programa, mais de 290 colaboradores realizaram trabalhos voluntários de mentoria, apoiando o desenvolvimento dos jovens da região, além de palestras voluntárias sobre temas relevantes para o mercado de trabalho atual, como Compliance e Diversidade e Inclusão.

As modalidades oferecidas em São José dos Pinhais (PR), cidade onde se localizam as fábricas de veículos da Renault do Brasil são:

Geração Futuro Jovens Talentos: em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais o programa nasceu para promover a qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. A metodologia aplicada no curso foi desenvolvida pelo Instituto IOS e a execução foi realizada em conjunto com a Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), instituição especialista na área de educação.

A série curricular conta com conhecimentos e habilidades fundamentais, como conceitos administrativos, aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, comunicação e cálculo matemático. Complementam a grade técnica alguns conteúdos de habilidade socioemocionais pertinentes na busca pelo primeiro emprego como proatividade, marketing pessoal, orientação vocacional, escritórios de empregabilidade, relações interpessoais, entre outros.

Geração Futuro Profissionalizante – Mecânica Básica Automotiva: em 2022, em parceria com o Senai Paraná foi lançada a Geração Futuro Profissionalizante Mecânica, promovendo o ensino de conteúdos teóricos e práticos em mecânica básica automotiva.

Além do currículo tradicional em mecânica básica automotiva, as turmas recebem a certificação em mecânica Renault Academy, centro de treinamento Renault com padrões de qualidade internacionais da marca. As aulas práticas acontecem em uma unidade do Senai especializada na área automotiva, em Curitiba, equipada com um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto. O deslocamento dos alunos é feito pela Auto Viação São José, que contribui com o transporte para os alunos realizando as aulas práticas na unidade do Senai em Curitiba.

Geração Futuro Jovens Talentos – Módulo Tecnologia da Informação: em 2024, o Geração Futuro Jovens Talentos passou a oferecer também um módulo de Tecnologia da Informação, e a Geração Futuro Profissionalizante passou a ofertar um módulo com foco no comércio e atendimento ao cliente, para responder às demandas da nova pesquisa do Mapa Social realizada em 2023.

O Geração Futuro Jovens Talentos – Módulo Tecnologia da Informação visa preparar os jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação, Programação e Ciência de Dados. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e ministrado pela Ada Tech, empresa contratada pelo Instituto Renault e especializada no ensino de tecnologia da informação com foco em empregabilidade. A nota curricular é composta por temas como linguagem de programação em Phyton, Ciência de Dados, além de conteúdos de Inovação, Inteligência Artificial, Cibersegurança e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Geração Futuro Profissionalizante – Comércio: também em 2024 foi lançada a Geração Futuro Profissionalizante Comércio, em parceria com o Sebrae/PR, capacita profissionais da Borda do Campo para atuar nos estabelecimentos comerciais da região a partir de conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente, competências permitidas para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

ARCA

A Arca é uma organização não governamental franco-brasileira que, há mais de 20 anos, transforma vidas na favela da Vila Prudente e região por meio de uma atuação ampla e inclusiva. A instituição oferece programas voltados para crianças, jovens e adultos, promovendo educação, assistência social, atividades culturais, esportivas, linguísticas, inclusão digital, capacitação profissional, empreendedorismo e geração de renda.

Com a certeza de que o acesso às oportunidades e a ampliação do repertório sociocultural são ferramentas essenciais para romper o ciclo de pobreza, a Arca incentiva o protagonismo de pessoas em situação de vulnerabilidade, criando caminhos para a transformação social e econômica.

O compromisso da organização com a inclusão produtiva e o fortalecimento da economia local materializa-se em iniciativas que vão desde a qualificação profissional até ao incentivo ao empreendedorismo. Em seu centro de inclusão produtiva, Arca do Crescer, são oferecidos mais de 20 cursos gratuitos reconhecidos por instituições como Senac, Senai, Google For Education e Unicamp, além de programas de mentoria e suporte educacional. Em 2024, foram emitidos mais de 532 certificados, refletindo o impacto positivo dessas ações.

A Arca do Crescer também se destaca pela condução da Escola de Empreendedores, que impulsiona o desenvolvimento de negócios locais e promove a transformação social e econômica da comunidade. Clique aqui e visite o site Arca do Crescer.

Renault do Brasil

Nenhum comentário: