quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

VOLKSWAGEN CRESCE 43% EM EXPORTAÇÕES, ENQUANTO O MERCADO CAI 1,6%.

O portfólio da Volkswagen do Brasil também é um grande sucesso na América Latina e os números comprovam! Destaque perante o mercado, a Volkswagen do Brasil exportou 90.142 unidades em 2024, um número 43% maior do que o volume de embarques da marca em 2023 (62.834 unidades). No mesmo período, as exportações de veículos leves no setor automotivo brasileiro caíram 1,6%* (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023). O resultado positivo consolida a vocação da Volkswagen como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico.

Em 2024, os três principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil foram a Argentina (39.631 veículos), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). Também receberam modelos da marca os mercados de Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.

“O ano de 2024 foi especial para as exportações da Volkswagen do Brasil, que celebra o aumento robusto de 43% em seus embarques; enquanto o mercado de veículos leves no País teve queda de 1,6%. Fatores que contribuem com esse resultado expressivo são o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, nosso principal mercado externo, e o sucesso da nova ofensiva de produtos da marca também no exterior. O Novo T-Cross e o Novo Nivus, lançados em 2024, já figuram no ranking dos modelos mais exportados pela Volkswagen, que é líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil e na América do Sul. Outro sucesso é o Polo, o modelo mais exportado pela Volkswagen e o veículo mais vendido da região América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado, em 2024”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).

A estratégia integrada entre produção, vendas e logística é outro fator que contribui para o aumento expressivo das exportações da Volkswagen do Brasil. “Para garantir agilidade e eficiência nos embarques e entregas, desenvolvemos o programa de produção de automóveis da Volkswagen do Brasil de forma alinhada ao cronograma dos navios. A Volkswagen também contribui fortemente com as operações logísticas dos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), complementando exportações por via terrestre para os mercados da Bolívia, Paraguai e Uruguai”, diz Fábio Freccia, gerente executivo de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul).

No Porto de Paranaguá, o Grupo Volkswagen é responsável pela operação de um terminal. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação, no porto paranaense. Esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano.

Além do aumento das exportações, a Volkswagen registrou crescimento expressivo de vendas na América do Sul. Em 2024, a marca cresceu o dobro do mercado na região. As 497 mil unidades emplacadas pela Volkswagen na América do Sul em 2024 representam 59 mil veículos a mais do que em 2023 (437 mil unidades vendidas). Enquanto a Volkswagen aumentou em 13,6% suas vendas, comparando com 2023, o mercado total cresceu 6,4% na região.

Polo é o mais exportado pela Volkswagen e líder de vendas na América do Sul

O Volkswagen Polo é um grande sucesso dentro e fora do Brasil. O hatch foi o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil em 2024, com 29.751 unidades embarcadas para dez países (Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Paraguai, Peru, St. Marteen e Uruguai).

Além do destaque nas exportações da marca, o Volkswagen Polo foi o veículo mais vendido da América do Sul em 2024, considerando todos os segmentos do mercado, com um total de 161.503 unidades emplacadas na região no ano passado, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos. A liderança na região é um resultado que reforça o sucesso global do VW Polo, que em 2025 completa 50 anos de história.

No Brasil, o Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca e bateu recorde de vendas, com 140.184 unidades emplacadas no ano passado. O modelo fechou 2024 como o carro de passeio mais vendido do País pelo 2º ano consecutivo, além de líder entre os hatches. O modelo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024 no Brasil, comparando com 2023 (111.247 unidades). O Polo é produzido nas unidades paulistas da Volkswagen em Taubaté e Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo.

Modelos da nova ofensiva Volkswagen estão no ranking dos mais exportados

A Volkswagen do Brasil é uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos já realizado no setor automotivo brasileiro. Desde o ano passado, a marca está investindo R$ 16 bilhões até 2028 e iniciou uma ofensiva robusta com 16 lançamentos até a mesma data.

Em 2024, foram três modelos lançados, sendo dois fabricados no Brasil: o Novo T-Cross (na unidade de São José dos Pinhais, PR) e o Novo Nivus (fabricado na Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP), além da Nova Amarok (fabricada em General Pacheco, na Argentina).

O Novo T-Cross e o Novo Nivus, integrantes da nova ofensiva Volkswagen, contribuem para que os modelos estejam no ranking dos mais exportados pela marca no ano passado: Polo (29.751 unidades), Saveiro (23.720), T-Cross e Novo T-Cross (17.246) e Nivus e Novo Nivus (15.492). Em 2024, o T-Cross e o Novo T-Cross foram exportados para a Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai. O Nivus e Novo Nivus seguiram para os mercados da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai no ano passado.

A Volkswagen fechou 2024 como líder do principal segmento do mercado automotivo, o de SUVs, no Brasil e na América do Sul, sendo o Novo T-Cross o SUV mais vendido do ano, com 98.200 unidades emplacadas na região, sendo 83.995 no Brasil.

*Fonte: Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)

Volkswagen do Brasil

Nenhum comentário: