quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

VOLKSWAGEN COMEMORA 50 ANOS DO POLO

Desde 1975, o Volkswagen Polo encanta gerações de pessoas e se tornou um pioneiro em seus segmentos: sempre foi simultâneo de mobilidade acessível, design atemporal e tecnologia pioneira. Com mais de 20 milhões de veículos vendidos em seis gerações, o Polo se distribui como um dos modelos de maior sucesso quando o assunto é carro compacto. E a Volkswagen inicia as comemorações do 50º aniversário do modelo em 2025.

Na Europa, quando o Fusca deveria ser substituído nos anos 1970, a Volkswagen tinha vários modelos na manga: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, enquanto o Polo fez sua estreia em 1975. Nenhum veículo antes havia sido tão compacto e refinado ao mesmo tempo. Posicionado em um segmento abaixo do Golf, o Polo completou perfeitamente a então nova família de modelos com tração dianteira. Cinquenta anos depois e em sua sexta geração, o Polo provou como um carro compacto pode se firmar globalmente – e seus mais de 20 milhões de unidades vendidas falam por si.

Mobilidade e inovações acessíveis: um carro para todos

O Polo não representa apenas inovações técnicas, mas também mobilidade acessível para todos. Com tecnologia de ponta e uma relação custo/benefício reconhecida, o Polo contribuiu para a mobilidade individual ao longo de gerações. Seja para quem dirige pela primeira vez, quem procura prazer ao dirigir ou um carro familiar, o Polo criou memórias e continuará a ser um companheiro versátil também no futuro.

Flashback: o sucesso de um carro compacto

Apresentado em março de 1975, o Polo foi baseado no Audi 50. Em forma de modificação, ele entrou em produção em série em Wolfsburg, na Alemanha, e trouxe frescor ao segmento de carros compactos. Com seu design limpo e sua alta funcionalidade, ele capturou o espírito da época: eficiente, prático e acessível, o veículo leve também foi caracterizado pela agilidade, características de características muito boas e motores econômicos. Virtudes essenciais que apoiaram a história de sucesso desde então.

Evolução ao longo de seis gerações

A cada geração, o Volkswagen foi desenvolvido ainda mais. O Polo de segunda geração trouxe uma série de melhorias de 1981 em diante, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados. Outro salto à frente ocorreu na terceira geração de 1994, também em termos de tecnologia - e foi um dos primeiros veículos de sua categoria com recursos de segurança inovadores, como airbags. Em 1998, o Polo estava disponível pela primeira vez na versão icônica GTI. Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS como padrão. O Polo 5ª geração viu a introdução de uma série de inovações digitais: a partir de 2009, os sistemas de entretenimento e assistência trouxeram a direção mais confortável do que nunca. Na ocasião, com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013. A sexta geração foi baseada na matriz transversal modular (MQB) e distribuída novos padrões em 2017 em termos de conectividade, segurança e dinâmica de direção. O Polo se tornou ainda mais digital e inovador com a atualização do produto em 2021. O carro compacto ostenta sistemas de assistência e conforto que, de outra forma, são conhecidos apenas nas classes de veículos superiores.

Polo no Brasil

A chegada do modelo, que sempre foi inovador em vários aspectos, revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Tudo o que se aprendeu a fazer de melhor em automóveis está dentro do Polo. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo por aqui, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização. A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, soldados a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das unidades mais modernas do mundo para produzir o Polo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.

Já em 2009, a Volkswagen sai na frente com o Polo E-Flex, primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio. Este modelo equipado com o sistema Flex Start inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flexfuel. A nova tecnologia também contribuiu para a redução da emissão de substâncias poluentes durante a partida do veículo. Preocupada com a questão da Sustentabilidade, a Volkswagen apostou, no mesmo ano, no Polo BlueMotion.

O modelo tinha uma série de recursos e soluções para diminuir 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, melhorando a sua aerodinâmica.

Em 2017, o Polo marcou a história da Volkswagen outra vez. Ele foi o grande embaixador da Nova Volkswagen e foi também o primeiro hatch compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber a plataforma MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais resistência e robustez. , aumentando o nível de segurança para o motorista. 

O design frontal era exclusivo para o Brasil, enquanto o interior moderno dava as boas-vindas ao mundo digital, já que o Novo Polo estreou a segunda geração do Active Info Display, com tela de quadro de instrumentos totalmente digital. Na ocasião, o Polo seria lançado no Brasil de forma simultânea com a Alemanha.

Já em 2022 uma nova evolução: ao completar 20 anos de produção na Anchieta, o hatch chegou renovado ao mercado e reforçou o ‘Family Look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais circundadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. Também oferecemos ofertas de LED desde as versões mais básicas. 

Em paralelo, numa tarefa mais do que especial, o Polo Track chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. A versão topo de linha GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, chegou ao mercado em 2023, com motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e tecnologias como os iluminados IQ.Light com iluminação em Matriz LED.

O sucesso do hatch compacto aparece nas ruas: o Volkswagen Polo fechou o ano de 2024 como o líder absoluto de vendas na América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado. No ano, foram 161.503 unidades emplacadas do modelo na região, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos.

O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde de vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024. No País, o VW Polo segue como o carro de passeio mais vendido pelo segundo ano consecutivo, além de líder entre os hatches. O modelo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024 no Brasil, comparando com 2023, quando foram emplacadas 111.247 unidades. O Novo Polo é produzido nas unidades paulistas da Volkswagen em Taubaté e Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo. Uma grande conquista para marcar o início das comemorações de 50 anos de história do modelo no mundo.

Volkswagen do Brasil

Nenhum comentário: