O transporte sobre trilhos recebeu investimentos recordes e gerou milhares de empregos direta e indiretamente no ano de 2024. Houve um total de ao menos R$ 46,3 bilhões em investimentos públicos e privados para construir novas linhas e ampliar existentes. O montante representa o maior investimento em 50 anos de existência do Metrô de São Paulo. Na parte dos empregos, foram gerados 9.670 empregos, número que ficou em 40.215 nas obras das concessionárias.
Por parte do Metrô de São Paulo, foram R$ 27,2 bilhões. As iniciativas incluíram construção de novas linhas, ampliação de existentes e compra de trens. Foram R$ 23 bilhões em três linhas, R$ 3,6 bilhões na compra de 44 novos trens e R$ 96 milhões na construção do túnel Paulista-Consolação. Além disso, o Metrô investiu R$ 468,4 milhões na ampliação das estações Vila Prudente e São Joaquim.
O Governo de São Paulo também entregará em 2026 o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e Perdizes. Em 2027, o segundo trecho será entregue, entre Perdizes e São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da cidade e conectando com a Linha 1-Azul do Metrô e 7, 8 e 9 de trens urbanos. O valor do projeto é de R$ 19,1 bilhões. Ao todo, 10.207 colaboradores, entre concessionária, construtora e subcontratados, compõem o quadro de profissionais do empreendimento.
Conhecido como “Linha das Universidades”, o projeto consiste em 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações as quais passarão por passar próxima a diversas instituições de ensino, como Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove.
Além de investimento financeiro, as obras do Metrô também geram uma série de empregos. A ampliação da Linha 2-Verde, por exemplo, trouxe 6.604 postos de trabalho. A construção da Linha 17-Ouro, 1.682. Já a ampliação da Linha 15-Prata trouxe 1.178 e a ampliação da estação São Joaquim, 206.
Além disso, em 2024, a Linha 4-Amarela, administrada pela empresa ViaQuatro, contratou 2.036 colaboradores diretos e 5.791 indiretos. Já a Linha 5-Lilás tem 1.794 colaboradores diretos e 4.920 colaboradores indiretos.
Trens metropolitanos
As linhas de trens metropolitanos 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem diversos contratos com periodicidades distintas (integral ou sob demanda), que somadas chegaram a 2.541 contratações diretas e 12.926 indiretas. As linhas são operadas pela concessionária ViaMobilidade desde abril de 2021.
A Linha 8-Diamante compreende o trecho entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. A Linha 9-Esmeralda conecta os trechos entre as estações Osasco e Bruno Covas/Mendes – Vila Natal.
Agência SP
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