quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

JCB CONQUISTA APROVAÇÃO PARA USO DO MOTOR A HIDROGÊNIO

Lord Anthony Bamford, presidente da JCB, fotografado com o motor de combustão a hidrogênio.

A JCB, líder global na fabricação de equipamentos para construção e movimentação de materiais, desenvolveu o primeiro motor de combustão a hidrogênio do mundo, que recebeu agora permissão para ser usado comercialmente em máquinas. Conforme anúncio feito essa semana, autoridades de licenciamento europeias concederam a certificação para que estes motores passem a ser comercializados em vários países do continente.

A JCB é a primeira empresa de equipamentos de construção a desenvolver um motor de combustão totalmente funcional alimentado por hidrogênio. Um time de 150 engenheiros tem se dedicado a esse inovador projeto, que representa um investimento de £100 milhões ao longo de mais de três anos.

“Este é um momento muito significativo para a JCB. Começar o ano novo com a certificação em vigor em tantos países europeus é um bom presságio para o futuro da tecnologia de combustão de hidrogênio. Provamos nos últimos anos que esta é uma solução adequada de emissões zero para equipamentos agrícolas e de construção,” afirma Anthony Bamford, presidente da JCB, responsável pelo projeto. “Essa aprovação abre caminho para a venda e o uso desses motores em todo o Reino Unido e na Europa. Eu não poderia ter esperado um começo de ano melhor. Acima de tudo, estou muito feliz por nossa equipe de engenheiros britânicos que trabalharam incansavelmente para chegar a esse estágio.”

A JCB confirmou que a Autoridade de Veículos da Holanda, a RDW, foi a primeira autoridade de licenciamento a emitir a certificação oficial, dando permissão para que o motor fosse vendido no país. Outros órgãos de licenciamento na Europa seguiram o exemplo da RDW, emitindo a certificação necessária, incluindo Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Polônia, Finlândia, Suíça e Lichtenstein. As autoridades de licenciamento em outros países devem seguir com a certificação em 2025.

Lord Bamford recebeu a certificação oficial dos funcionários da RDW, André van de Visser e Marc Feijen, permitindo a venda de motores de combustão a hidrogênio na Holanda.

A JCB já produziu mais de 130 motores que estão equipando retroescavadeiras, manipuladores telescópicos Loadall e geradores. Os testes reais dos equipamentos a hidrogênio da empresa nas instalações dos clientes estão agora em estágio avançado e progredindo bem.

JCBLíder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, a JCB é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção. Multinacional de origem britânica, com mais de 75 anos de atuação dos quais mais de 20 no Brasil, possui 24 fábricas pelo mundo que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil está no município de Sorocaba (SP), atendendo toda a América Latina, onde são comercializadas retroescavadeiras, manipuladores telescópicos Loadall, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, miniescavadeiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e plataformas elevatórias

JCB
G&A Comunicação Corporativa

Nenhum comentário: