A Vibra acaba de dobrar a capacidade de produção de sua fábrica de lubrificantes, localizada na Baixada Fluminense. Com um investimento superior a R$ 100 milhões, a unidade, vizinha à refinaria de Duque de Caxias, passa a produzir quase 460 milhões de litros de lubrificantes por ano, consolidando sua posição como a maior planta industrial do gênero na América Latina. A expansão, que elevou em 66% a capacidade da linha Lubrax, permitirá atender a uma demanda crescente do mercado e fortalecer a posição da Vibra no cenário global. Com a expansão, torna-se uma das 5 maiores plantas do gênero no mundo.
A recente ampliação é um marco crucial para suportar a expansão nacional e internacional no segmento de lubrificantes. “Essa expansão está no cerne da estratégia da Vibra: elevar significativamente sua presença no mercado, tanto no Brasil quanto na América Latina. No Brasil, o market share da linha Lubrax é de 18,4%. A marca completou 50 anos em 2023 e segue sendo a mais lembrada pelos consumidores (Prêmio Top Of Mind 2024 categoria “Óleo lubrificante”)”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing da Vibra.
Atualmente, os produtos Lubrax industriais e automotivos são exportados para Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile e o objetivo é fortalecer as parcerias locais nos países mencionados e em toda a América Latina para ampliar a internacionalização do produto. No Brasil, a marca está presente em mais de 120 mil pontos de venda, incluindo os mais de 8 mil Postos Petrobras e mais de 1,7 mil unidades da franquia de serviços automotivos Lubrax+, a maior do segmento em nosso país.
O desempenho no Brasil tem sido bastante satisfatório: a linha Lubrax teve um crescimento de 35% no Ebitda nos últimos três anos. Com a entrega da expansão da fábrica, o objetivo é dobrar o Ebitda de lubrificantes nos próximos anos e aumentar a participação no mercado brasileiro. Entre as ações, estão parcerias estratégicas com montadoras e concessionárias e a expansão da rede de lojas, que atualmente conta com 1,7 mil pontos. A rede de postos BR, marca licenciada para a Vibra, possui mais de 8 mil postos, o que mostra o potencial de crescimento.
Há ainda uma oportunidade relevante de negócios dentro do mercado doméstico: muitos clientes grandes compradores ainda não adquirem lubrificantes da Vibra, abrindo espaço para a prática de vendas cruzadas (“cross-sell”) por conta do ecossistema de postos e variedade de clientes B2B. A companhia tem muito potencial de crescimento no B2B e no B2C considerando a fatia de clientes que compram apenas combustível. Atualmente, a Vibra atende 80 das 100 maiores empresas do país. Além disso, a Fábrica conta com um laboratório que possibilita o desenvolvimento de produtos de alta complexidade e valor agregado, visando segmentos específicos como mineração, aviação e geração de energia. Esses itens do portfólio podem ser criados de forma personalizada via P&D ou por meio de parcerias.
Inovação e Sustentabilidade
Considerada a mais moderna da América Latina, a nova planta otimiza a produção com tecnologia avançada e menor custo. Houve introdução de sistemas e dispositivos de controle de processos de última geração, incluindo conceitos da Indústria 4.0 e conectividade total. Para assegurar a qualidade dos lubrificantes produzidos, há um sistema de gestão integrado que atesta o atendimento aos requisitos de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança em todos os processos de manufatura. Esse sistema é responsável pela manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e IATF 16949. A qualidade é assegurada da seleção das matérias-primas e fornecedores à expedição dos produtos acabados, com rotinas de avaliação periódica e adoção de medidas corretivas conforme necessário.
No local, são fabricadas mais de 160 famílias de produtos, totalizando mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Entre as melhorias, estão a automatização de envases, que reduz a exposição humana aos produtos químicos e traz vantagens ergonômicas; e a inauguração de um novo armazém vertical, que otimiza o uso do espaço físico e diminui o uso de empilhadeiras e, consequentemente, de emissões.
O principal fornecedor de embalagens para as linhas de lubrificantes, responsável por mais de 60% do total, está instalado em uma unidade ao lado da fábrica. Isso possibilita que as entregas sejam feitas por meio de uma esteira, no sistema chamado wall-to-wall, o que elimina a necessidade de transporte por caminhões e evita a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o sistema elimina o uso de embalagens intermediárias, como caixas de papelão, pallets, filmes etc. Medidas como estas fazem parte da estratégia da Vibra em ser eficiente e diminuir custos em todas as etapas do processo produtivo.
Ao lado da inovação em todo o processo, a Vibra dá um grande passo rumo à sustentabilidade com a nova planta, que incorpora os mais avançados princípios de ESG. Por meio da inovação e da tecnologia, a empresa otimiza seus processos, reduzindo custos e o impacto ambiental. Ao desenvolver produtos que visam diminuir as emissões de gases poluentes, a companhia contribui para um ar mais limpo e um planeta mais saudável, alinhando seus negócios com as demandas por um mundo cada vez mais consciente e sustentável. Os colaboradores foram capacitados para operar a planta de forma remota, reforçando o compromisso da companhia com a eficiência e com o futuro do trabalho, promovendo um ambiente moderno e flexível.
A Vibra é a única empresa 100% brasileira que pensa e desenvolve produtos específicos para as condições das nossas estradas e combustíveis, com características totalmente distintas de outros países. Nosso maior diferencial é a capacidade e agilidade em adequar formulações para a realidade e condições climáticas do Brasil. Trabalhamos em projetos junto com nossos clientes para conhecer melhor suas operações e assim selecionar e até mesmo trabalhar em melhores formulações para condições específicas.
Vibra - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
InPress Porter Novelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário