sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

ITAMARACÁ RENOVA FROTA COM 28 NOVOS ÔNIBUS APACHE VIP CAIO

A Transportadora Itamaracá, empresa líder do Conorte – Consórcio Norte, gerido pelo GRCT – Grande Recife Consórcio de Transportes, adquiriu 28 unidades do Apache Vip V Caio, o ônibus urbano mais vendido do Brasil.

Esses novos veículos serão responsáveis pela operação no Corredor Norte-Sul, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana na região que integra os municípios de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e a Ilha de Itamaracá.

Abreu e Lima, sede da Transportadora Itamaracá, é uma das maiores cidades da Região Metropolitana do Recife, conta com aproximadamente 98 mil habitantes e está situada na zona norte de Pernambuco, a 19 km da capital.

Rogério César Soares, gerente regional da Caio em Recife, compartilha um diferencial que a transportadora decidiu implementar nesta renovação: “A Itamaracá, comprometida com inovações tecnológicas, optou pelos elevadores embutidos nos bagageiros, tornando-se a primeira na Região Metropolitana do Recife a adotar esse novo modelo acessível”.

Os 28 Apache Vip adquiridos foram encarroçados sobre chassi 17-230 Volkswagen, com 12.745 mm de comprimento, câmbio automático e tecnologia Euro 6, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

A capacidade total é de até 85 passageiros, sendo 46 sentados, 38 em pé e um motorista.

O salão interno é amplo, com poltronas injetadas, estofadas e com encosto de cabeça, janelas laterais na cor fumê e quatro vidros móveis fixados com borracha. Também contam com acionamento de emergência nas janelas de emergência e alçapões.

Os veículos apresentam três portas ao lado direito da carroceria: duas fole, dianteira e traseira, com acionamento pneumático, e uma sedan, central, com acionamento manual.

Para um transporte mais acessível, foram reservados oito assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de um elevador semiautomático.

Modernos, os veículos são equipados com itens de tecnologia embarcada, como alarme de ré com atenuador noturno, catraca eletromecânica, iluminação em led no corredor e acima dos degraus na caixa de porta. Os ônibus também contam com pontos para instalação de validadores, microcâmeras e leitores facial e biométrico.

Além disso, apresentam itinerários eletrônicos em LED nas posições: frontal, frontal auxiliar, vigia traseiro e um na janela junto à porta de embarque.

Caio Induscar

Nenhum comentário: