Durante mesa-redonda sobre o tema "A estratégia industrial da Europa: a mobilidade é uma oportunidade para reindustrializar a Europa?", realizada na EuMo Expo em Estrasburgo, França, Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS e presidente da divisão de Ônibus da European Automobile Manufacturers' Association (ACEA), destacou os principais desafios que todas as partes interessadas no setor de ônibus devem enfrentar para apoiar a aceleração da transição para veículos com zero emissões e cumprir os ambiciosos regulamentos europeus.
Até 2030, 90% dos novos ônibus urbanos deverão ter zero emissões, um desafio que exige investimentos industriais significativos para os fabricantes que pretendem manter a produção europeia competitiva de veículos com zero emissões.
Para isso, a IVECO BUS decidiu eletrificar este ano a sua histórica fábrica francesa em Annonay, a fim de integrar a produção dos modelos elétricos HEULIEZ GX ELEC e IVECO E-WAY nas suas linhas de montagem, que até agora só eram geridas pela unidade de Rorthais, também localizada na França. As linhas também receberão a produção dos novos modelos E-WAY-H2 de células de combustível. Além disso, uma unidade dedicada à montagem de baterias elétricas de última geração também será introduzida no local, permitindo que a IVECO BUS controle toda a sua cadeia de valor para melhor atender seus clientes franceses e europeus. O fabricante estará melhor posicionado do que nunca para enfrentar os desafios da transição energética necessária.
"Manter a produção competitiva na Europa é um desafio, mas também uma oportunidade de reindustrialização", diz Domenico Nucera. "Estamos enfrentando o desafio da transição energética investindo maciçamente em nossas habilidades na França, bem como na Itália e na República Tcheca."
A fabricante também anunciou um plano de investimento maciço de 600 milhões de euros nos próximos anos. A maioria será dedicada ao desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos de zero emissão para os segmentos urbano e interurbano na Europa, capitalizando as fábricas existentes e o centro de P&D na França.
Embora os esforços dos fabricantes sejam essenciais, o sucesso dessa revolução industrial exigirá a mobilização de todas as partes interessadas. O apoio financeiro dos Estados e da União Europeia será crucial para esta transformação, juntamente com uma cooperação reforçada com os operadores de transportes públicos.
"Se todos nós, como partes interessadas, trabalharmos juntos de forma eficaz, podemos enfrentar com sucesso esses desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que eles apresentam para a reindustrialização da Europa", conclui Domenico Nucera.
IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.
Rede Comunicação de Resultado
Nenhum comentário:
Postar um comentário