A instituição da diretoria foi decidida em reunião plenária do dia 4 de junho último por entender que o setor de veículos híbridos e elétricos vem ganhando importância no mercado brasileiro, independente do volume – 4.824 unidades licenciadas este ano, o que significam apenas 0,5% de marketshare -, mas pela quantidade expressiva de modelos em comercialização.
Fábio Uema, 53 anos, atual gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota do Brasil, é o novo diretor de Eletromobilidade da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Tão logo foi nomeado ao cargo, Uema formalizou a Comissão Técnica de Eletromobilidade, cuja primeira reunião acontecerá no próximo dia 14 de agosto. A AEA convidou representantes das principais empresas e entidades de classe, envolvidas com veículos híbridos e elétricos.
Engenheiro mecânico, Fábio Uema é formado pela FEI em 1989. Atualmente na Toyota do Brasil (30 anos), ele já atuou como engenheiro de Produção ( 2 anos na área de Usinagem, Tratamento Térmico), também como engenheiro de Produto (12 anos na Engenharia de chassis, 16 anos na Engenharia de Powertrain e Flex). Por cinco anos, trabalhou na TMC - Toyota Motor Corporation, nas áreas de Chassis Frame & Suspension Design (3 anos), Overseas Engineering Corolla Localization Group (2 anos). Atualmente responsável pelas áreas de Powertrain, FFV, Accessory, Style, MLM, Product Planning Corolla, Yaris, Etios , Engine Bench, Laboratório de Emissões.
Em adição às atividades profissionais na Toyota do Brasil, Fábio Uema é membro do GT2 da Anfavea, representante Anfavea na Linha 1 (Cadeia de fornecedores) dos Projetos e Programas Prioritários (PPP), do Rota 2030; é também Conselheiro Superior da SAE Brasil ( gestão 2020-21).
AEA
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral.
A entidade conta com um sólido histórico de mais de 30 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 70 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br.