Com a declaração oficial da OMS – Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março último, de pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Agência Autoinforme, organizadora e promotora dos estudos de depreciação de autoveículos – automóveis, motocicletas e caminhões/utilitários – decidiu postergar a realização das três versões do Selo Maior Valor de Revenda, tradicionalmente anunciadas nos meses de maio (motos – 5ª edição), julho (veículos comerciais - 6ª edição) e outubro (autos) – 7ª edição).
Diante desse quadro pandêmico, e também porque a instabilidade do setor automotivo distorceu os preços de veículos zero km e de seminovos, decidimos – excepcionalmente – concentrar o anúncio das certificações de autos, motos e veículos comerciais no último trimestre do ano. Aliado a isso, estamos fechando negociações com um media partner de cobertura nacional, fato que agregará valor ao SMVR.
De outra parte, este comunicado se faz premente, inadiável, porque anúncio inesperado e desleal surgiu esta semana no mercado automotivo brasileiro, com o lançamento de um “prêmio” com denominação similar ao Selo Maior Valor de Revenda, estudo que montadoras e importadoras já o utilizam para o posicionamento de suas marcas no mercado automotivo brasileiro e o Estudo de Depreciação é desenvolvido pela Agência AutoInforme desde 2002.
Lamentamos por esta iniciativa incompreensível e tomaremos as providências jurídicas cabíveis.
Joel Leite