Segundo Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela produção, a nova planta-piloto fortalecerá ainda mais a experiência na produção de células de bateria. "Seremos capazes de testar novos sistemas tecnológicos e processos de produção inovadores. Nosso objetivo é otimizar a produção de células de bateria da perspectiva de qualidade, desempenho e custos. A nova planta-piloto nos permitirá fechar a lacuna final na cadeia de valor, do desenvolvimento das células da bateria à produção de módulos e componentes do powertrain, até a instalação de baterias de alta tensão totalmente montadas em nossas fábricas. Isso nos torna o primeiro fabricante de automóveis a cobrir toda a cadeia de processos de direção elétrica".
De acordo com Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, até 2023, o BMW Group terá 25 modelos eletrificados nas estradas, aumentando sistematicamente a eletrificação em todas as marcas e séries de automóveis. "Essa expansão contínua e nossa ampla experiência em células de bateria darão um grande impulso à sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a tecnologia eDrive dos nossos modelos também garante desempenho dinâmico típico BMW e diversão ao dirigir". O executivo afirma ainda que o BMW Group não está focado apenas na célula de bateria mais eficiente, mas em toda a sua cadeia de valor. "É por isso que estamos trabalhando com nossos parceiros para criar um ciclo fechado para células de bateria".
A planta-piloto será construída em Parsdorf, perto de Munique, e está programada para entrar em atividade no final de 2022. O investimento no projeto é de quase € 110 milhões e cerca de 50 funcionários trabalharão na nova planta.
O Ministério Federal da Economia da Alemanha e o Ministério da Baviera da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia estão apoiando o projeto no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum).
Produção em série de células de bateria
O BMW Group dá o próximo passo com a nova planta-piloto e expande ainda mais seu know-how. O objetivo é aprimorar a performance das células de bateria e demonstrar a capacidade de produção em larga escala. Para isso, o BMW Group desenvolverá processos e sistemas de produção inovadores, que serão instalados na planta-piloto de 14 mil m². Usando processos e sistemas também empregados na produção padrão, a empresa poderá demonstrar a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria. O foco principal será a otimização da eficiência, custos e qualidade da produção.
Com base no know-how do Centro de Competência em Células de Bateria e também da planta-piloto, o BMW Group desenvolverá estas tecnologias no menor tempo possível para implementação e habilitará os fornecedores para a produção destas células com suas próprias especificações. Um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deve ter um powertrain elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030.
A célula de bateria sustentável do futuro será reciclável
Para contribuir efetivamente à proteção do clima, é necessário melhorar o equilíbrio ambiental de todos os componentes do veículo e trazer os parceiros para este processo. Isso se aplica, em particular, à produção intensiva de energia de células de bateria para veículos elétricos. Até 40% das emissões de CO2 de um veículo totalmente elétrico vêm apenas da produção de células de bateria.
Para desenvolver tecnologia inovadora e sustentável de células de bateria, o BMW Group está trabalhando como parte integrante de um consórcio de tecnologia do qual fazem parte o fabricante sueco de baterias Northvolt e o belga Umicore, desenvolvedor de materiais para baterias. A colaboração está focada na criação de uma cadeia de valor sustentável de ponta a ponta para células de bateria na Europa, que se estende do desenvolvimento à produção e à reciclagem.
A Northvolt produzirá as células da bateria em sua própria fábrica atualmente em construção em Skellefteå, no norte da Suécia, a partir de 2024. A Northvolt obterá a energia necessária para produzir as células da bateria exclusivamente a partir de energia eólica e hidrelétrica gerada regionalmente no norte da Suécia.
A Umicore contribuirá para o desenvolvimento de uma célula de bateria sustentável na Europa. O design das células recicláveis é um foco consistente desde o início do desenvolvimento das células da bateria. Diante da crescente demanda por células de bateria, a reciclagem dos componentes no final de seu ciclo de vida e a reutilização extensiva de matérias-primas serão essenciais para fechar o ciclo da melhor maneira possível.
As células de bateria do BMW Group serão produzidas com 100% de energia verde a partir da quinta geração. Como líder em sustentabilidade, o BMW Group já chegou a um acordo contratual com seus fabricantes de células para que eles também utilizem apenas energia verde a partir de então.
A célula de bateria de quinta geração estará nas estradas ainda este ano no BMW iX3 e será lançada em mais produtos no próximo ano, como o BMW iNEXT e o BMW i4. À medida que os volumes aumentam, o uso de energia verde economizará cerca de dez milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos. Para efeitos de comparação, essa é aproximadamente a quantidade de CO2 que uma cidade de mais de um milhão de habitantes emite por ano.
Programa de apoio europeu para células de bateria inovadoras e sustentáveis
O BMW Group analisa células de bateria desde 2008 e, graças a essa longa experiência, já possui amplo conhecimento no campo da análise de células. Por intermédio da pesquisa realizada pelos programas de suporte, o BMW Group poderá refinar a composição química, a mecânica das células, o design e o processo de produção até o último detalhe. Os fabricantes de células de bateria podem desenvolver esse know-how e direcioná-lo para uma industrialização sustentável e bem-sucedida.
BMW Group Brasil
Máquina Cohn & Wolfe
Leia> Coisas de Agora
BMW Group Brasil
Máquina Cohn & Wolfe
Leia> Coisas de Agora