A linha de eixos da Meritor MS-18X, fabricada no Brasil, traz a tecnologia exclusiva e patenteada da companhia de solda a laser. Já disponível para clientes, os eixos traseiros de simples redução são aplicados em veículos pesados de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 60t. O modelo está disponível para aplicação rodoviária - caminhões e ônibus.
O MS-18X foi desenvolvido em substituição ao seu antecessor MS-186 e traz diversas melhorias no processo produtivo e uso de materiais. Novos rolamentos no interior do diferencial proporcionam mais performance e desempenho, além de oferecem maior durabilidade, em torno de 30% a mais quando comparado com o modelo anterior", afirma Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.
Produzido na unidade fabril da Meritor, localizada em Osasco (SP), o eixo MS-18X, com elevado conteúdo local, traz ainda maior confiabilidade para os clientes e aos usuários. "Trata-se de um produto mais robusto, com desenho otimizado que teve seus componentes reduzidos no processo de montagem com a solda a laser", afirma Brandão.
"Criamos um novo design, substituímos os elementos fixadores por solda e eliminando toda a folga decorrente do uso contínuo do sistema da caixa satélite, localizada no interior do diferencial", destaca Fábio Brandão.
O gerente Sênior ainda explica que a evolução do eixo MS-18X trouxe benefícios para as montadoras, como menos paradas do veículo por componentes, já que a tecnologia empregada pôs fim a manutenção preventiva destes componentes, reduzindo custos e elevando a disponibilidade do equipamento em operação.
A Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da MAN, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.