segunda-feira, 29 de junho de 2020

CHILE AUMENTA FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS E RECEBE 150 NOVOS VEÍCULOS BYD

Como parte do programa de eletrificação do transporte público, o Chile recebeu no último sábado (27) 150 novos ônibus elétricos BYD, que foram incorporados ao sistema RED. Os ônibus são operados pela concessionária de transporte público Metbus, que atualmente possui a maior frota de ônibus elétricos das Américas. 


Com um total de 455 ônibus em operação, a BYD é líder no mercado de ônibus elétricos do País, com uma participação de 65%. Foto: Enel

Os 150 novos veículos BYD incrementam a frota de ônibus padrão RED, que nos próximos meses totalizarão 2.219 veículos de alto padrão e ecológicos, incluindo ônibus 100% elétricos e Euro VI diesel, com ar condicionado, conexão Wi-Fi e carregadores USB, entre outros benefícios. A frota de ônibus elétricos de Santiago chegará a quase 800 unidades até o final deste ano.

RED Mobility foi o padrão implementado pelo Ministério dos Transportes do Chile no final de 2018.  Desde então, o Governo busca estabelecer um novo nível de qualidade para o transporte urbano. O programa começou com o lançamento dos primeiros 100 ônibus BYD no Chile e tem como objetivo a eletrificação total do transporte público até 2040.

A renovação da frota vai permitir cobrir a rota de ônibus mais importante de Santiago e, também proporcionar uma mudança de operador, uma vez que os novos ônibus BYD operados pela Metbus substituem 20% da frota do operador colombiano Express, que não obteve seu contrato renovado para operação nesta parte da cidade.

Esse processo de melhoria contínua do transporte público é um benefício direto para as pessoas. Desde o ano passado, o aumento gradual na circulação de ônibus de alto padrão na Grande Santiago melhorou a qualidade do serviço, assim como a satisfação dos usuários do sistema de transporte público da cidade. Continuaremos a incorporar mais mudanças nessa direção nas próximas licitações e, também ampliar a rede para outras cidades", destacou a ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt.

"Esta nova frota de 150 ônibus elétricos da BYD trará aos cidadãos mais viagens de qualidade, melhorando a qualidade do ar de Santiago", disse Tamara Berríos, gerente nacional da BYD Chile. "O projeto Alameda é de grande importância devido à sua visibilidade a partir da transformação da Avenida central da capital. Estamos convencidos de que é necessário continuar promovendo a transformação do transporte público por meio da eletromobilidade, e a BYD continuará avançando neste sentido. "

Os 150 novos ônibus são adicionados à frota existente em Santiago, totalizando 455 ônibus elétricos BYD em operação

Com 455 ônibus operando na capital chilena, a BYD Chile é atualmente líder em transporte público eletrificado na América Latina. Diante do protagonismo da empresa, em abril de 2019, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez uma visita à sede global da BYD em Shenzhen como parte de uma visita de Estado à China, enfatizando as "oportunidades ilimitadas" de cooperação futura entre seu país e a BYD.

Atualmente, os ônibus elétricos da BYD estão atendendo com sucesso mercados em muitos países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus e táxis elétricos da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.

BYD - gigante global da energia limpa


A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, "Change The World", da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Ainda em 2020, a BYD vai inaugurar sua terceira planta fabril em Manaus, para a produção de baterias. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.

BYD
Fayal Comunicação
Assessoria de imprensa da BYD
tcfayal@gmail.com

Leia> Coisas de Agora