A IVECO e a FPT Industrial, marcas da CNH Industrial, junto da Nikola Motor Company vão iniciar a fabricação do Nikola Tre, movido à bateria e célula de combustível, na unidade da IVECO em Ulm, Alemanha, por meio da joint venture europeia.
Hoje, o espaço em Ulm é o núcleo de engenharia de chassi da IVECO estrategicamente posicionado no centro da região de Baden-Württemberg, que luta para se tornar um polo da mobilidade com célula de combustível, também graças aos trabalhadores e laboratórios de pesquisa especializados da empresa. A região dedicou investimentos substanciais para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área, que tem uma forte indústria automotiva e parcerias de projetos estratégicos. Isso significa que a fábrica vai se beneficiar da proximidade com os principais fornecedores.
Além disso, o governo federal alemão lançou recentemente a versão preliminar da Estratégia Nacional para o Hidrogênio, que tem o objetivo de expandir o papel de pioneirismo das empresas em relação às tecnologias de hidrogênio. Nesta estratégia, o país vai reservar um total de dois bilhões de euros para financiar programas de inovações de hidrogênio, que incluem o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição necessária. “Nossa joint venture europeia com a Nikola, e o anúncio de hoje, são provas de que os transportes de longa distância com emissão zero estão se tornando uma realidade e resultando em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores de longa distância e os cidadãos da Europa”, aponta Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial. “A decisão de fabricar o Nikola Tre em Ulm, um centro de excelência em engenharia de caminhões para serviços pesados, ressalta a localização estratégica no centro do polo tecnológico de células de combustível da Alemanha”.
No primeiro estágio do projeto, serão investidos €40 milhões pela empresa da joint venture para aprimorar as instalações de manufatura, que vão se concentrar na montagem final do veículo. A previsão é que o início da produção ocorra no primeiro trimestre de 2021, com as entregas do Nikola Tre começando no mesmo ano.
“O Nikola Tre está provando ser o caminhão articulado mais moderno do mundo e vai continuar definindo o padrão de veículos com emissão zero hoje e no futuro”, afirma Trevor Milton, CEO da Nikola Motor Company. “A decisão de produzir o Tre em grande volume na cidade de Ulm é um bom exemplo de como criar empregos, promover inovação, dar segurança a novos fornecedores de peças com emissão zero e servir de exemplo para outros fabricantes de equipamentos originais. O mundo está pronto para o transporte de cargas sem emissões e essa joint venture entre a Nikola e a IVECO será a primeira a oferecer isso”.
Os primeiros modelos a entrarem em produção serão os caminhões articulados elétricos a bateria 4x2 e 6x2. Os veículos têm baterias modulares e escalonáveis com capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua.
A instalação de Ulm vai receber o estoque de módulos das fábricas da IVECO em Valladolid e Madri, na Espanha, o que permitirá um reforço rápido para atender à demanda esperada dos consumidores. As versões elétricas com célula de combustível, montadas na mesma plataforma, serão testadas pelo projeto H2Haul, financiado pela UE, durante o ano de 2021. O lançamento no mercado é esperado para 2023. O Nikola Tre, que está em desenvolvimento atualmente, é baseado na nova plataforma IVECO S-WAY e integra a tecnologia de caminhões, os controles e o infotainment da Nikola. Espera-se que os testes comecem em meados de 2020, com a exibição de protótipos na exposição de veículos comerciais IAA 2020 na cidade de Hannover, Alemanha, em setembro.
“Aproveitando nossas fábricas de alto padrão em Madri e Valladolid, na Espanha, onde o IVECO S-Way é produzido, conseguimos acelerar a montagem final, a integração do sistema de transmissão e a personalização sofisticada do Nikola Tre para uma introdução oportuna no mercado, em 2021”, destaca Gerrit Marx, presidente comercial e de veículos especiais da CNH Industrial.
Essa joint venture faz parte de uma parceria mais ampla estabelecida com a Nikola para acelerar a transformação da indústria em busca da neutralidade de emissões de caminhões de Classe 8 para serviços pesados na América do Norte e Europa por meio da adoção da tecnologia de célula de combustível. O principal foco da colaboração é aproveitar a experiência de cada um dos parceiros para implantar com sucesso caminhões pesados com emissão zero e transformar o setor com um modelo de negócios totalmente novo.
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