Neste contexto, a Marcopolo tem como diferenciais a elevada qualidade e capacidade produtiva, flexibilidade e a customização de produtos de acordo com a necessidade dos clientes e dos mercados onde atua, e está atenta às novas oportunidades que surgem no setor, sobretudo em razão da diversidade de modais de transporte para atender as demandas da mobilidade.
Com 70 anos de atividades, completados em agosto passado, a fabricante brasileira já produziu mais de 430 mil veículos e atua há quase 60 no mercado internacional. No ano passado, sua produção global consolidada aumentou 29,8% - 23.627 unidades, contra 18.202 unidades no ano anterior.
“Para isso, investimos fortemente em inovação, novas tecnologias e negócios para prover as melhores soluções de mobilidade e transporte de massa para cada mercado em potencial”, destaca André Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo. “O mercado está em contínua e acelerada transformação e a mobilidade dependerá da integração de diferentes modais e serviços, além do ônibus propriamente dito. Estamos atentos a todo esse movimento, como os veículos movidos a tecnologia elétrica, e buscamos atuar fortemente, com ou sem parceiros”, destaca.
Nas fábricas brasileiras foram produzidas em 2018, 13.958 unidades contra 8.633, em 2017, com crescimento de 61,7%. Parte desse volume de produção das unidades brasileiras foi exportada para cerca de 100 países de diferentes continentes: 3.938 unidades contra 3.271, em 2017, com crescimento de 20,4%. “Somos líderes de mercado no Brasil e na América Latina, com cerca de 45% de participação, e pretendemos continuar crescendo nos países nos quais já atuamos e ingressar nos que ainda não participamos”, destaca Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.
Inovação e novos modais de mobilidade
Um exemplo do foco da Marcopolo na inovação e no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade é a recente criação da Marcopolo Rail, unidade de negócio focada no desenvolvimento de produtos para o segmento metroferroviário.
Com a criação da Marcopolo Rail, a fabricante visa integrar o know-how adquirido na produção de carrocerias de ônibus para o transporte de passageiros, como nos sistemas BRT, para fornecer produtos tanto para os modais de vias elevadas (People Movers e similares) como Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
“A Marcopolo Rail reforça o nosso foco em inovação e nas soluções completas de transportes. O futuro no transporte e na mobilidade urbana é cada dia mais múltiplo e focado na sustentabilidade e pluralidade de modais. As soluções nas quais os fabricantes estão trabalhando e desenvolvendo precisam contemplar diferentes e novos modais, como trens e os sistemas alimentadores, e serem completas, integrando infraestrutura e indústria digital, entre outras áreas”, explica André Armaganijan.
Busworld Europe 2019
Na Busworld Europe 2019, a Marcopolo destaca a força do seu footprint global. Com operações em nove países de quatro continentes, a empresa intensificou, ao longo dos últimos anos, sua atuação em alguns dos principais mercados mundiais, como Ásia, África, Américas e Oceania. Essa presença global permite oferecer um portfólio diversificado de produtos, com modelos de ônibus para diferentes mercados de atuação, desenvolvidos para atender as características de transporte e mobilidade de cada localidade.
Hoje, a Marcopolo emprega mais de 18 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, são perto de 12 mil colaboradores e capacidade para produzir 20 mil unidades por ano, em quatro plantas em três diferentes estados, duas em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, uma no Rio de Janeiro e outra na cidade de São Mateus, no estado do Espírito Santo. É líder de mercado com cerca de 50% de participação, produzindo desde miniônibus com PBT de 5 toneladas até ônibus biarticulados, com 27 metros de comprimento e capacidade para 270 pessoas. As fábricas brasileiras também são responsáveis pelo fornecimento de carrocerias para clientes em todo o mundo, com destaque para as regiões da América Latina, África e Oriente Médio. Por ano, são quase 4 mil unidades exportadas.
Na América do Sul, a empresa também é líder no segmento e tem operações na Colômbia, na Grande Bogotá, com a Superpolo, joint-venture com o Grupo Fanalca, e na Argentina, com a fábrica da Metalsur, na Província de Santa Fé. Na Colômbia, a renovação de frota do sistema BRT Transmilenio fez a demanda crescer e, neste ano, a produção foi de 754 unidade no primeiro semestre, com elevação de 26,9% em relação ao primeiro semestre de 2018. Na Argentina a produção foi de pouco mais de 1.000 unidades em 2018.
Outro importante mercado para a Marcopolo é o México. Com operação local, desde 2000, por intermédio da Polomex, joint-venture com a Daimler, a empresa prevê crescer 30% este ano e atingir a produção de 1,4 mil unidades. Na fábrica de Monterrey, são produzidos veículos pequenos, ônibus urbanos convencionais e rodoviários de curto, médio e longo alcance. No primeiro semestre deste ano foram fabricadas 750 unidades, com crescimento de 90,8%.
Na Austrália, a Marcopolo é dona da Volgren, marca líder da fabricação de ônibus completos para atendimento do mercado da Oceania. Sediada em Melbourne, Austrália, a Volgren produziu 542 unidades em 2018 (403 unidades em 2017). Recentemente, a empresa assinou o maior acordo de fornecimento de sua história com a Autoridade de Transporte Público (PTA) da Austrália Ocidental, operadora estatal de transportes do governo, para fornecer 416 ônibus em cinco anos. O negócio está alinhado com a estratégia de expandir suas atividades em todo o mundo e o maior já firmado para a região da Ásia-Pacífico.
Na América do Norte, a Marcopolo está presente por intermédio de participação acionária de 10,5% na NFI Group Inc., principal fabricante de ônibus urbanos e rodoviários nos Estados Unidos e Canadá. Sediada em Winnipeg, Canadá, a companhia é líder em tecnologia e oferece a mais ampla linha de produtos, incluindo veículos movidos a diesel limpo, gás natural, híbrido diesel-eletricidade e elétrico.
Na China, a Marcopolo está presente desde 2001. Inicialmente, por intermédio de um contrato de transferência de tecnologia para produção local de carrocerias de ônibus e, desde 2005, com a abertura de um escritório para desenvolvimento de novos fornecedores e global sourcing e a produção de peças, componentes e carrocerias de ônibus desmontadas, bem como de produção de ônibus em PKD para a exportação para diferentes países da Ásia e região do Pacífico.
No continente africano, a companhia atua desde 1999, e possui fábrica em Johanesburgo, na África do Sul. A operação teve grande participação no fornecimento de veículos durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2010, e continua atendendo toda a região sul e central da África. Em 2018, a unidade produziu 344 unidades, redução de 2,8% em relação à produção de 2017 (354 unidades). A Marcopolo também possui escritórios comerciais em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e em Kuala Lumpur, na Malásia, para ampliar as oportunidades de negócios, além de participação de 20% na GB Polo, fabricante de ônibus urbanos e rodoviários no Egito.
Veículos elétricos e com tecnologias sustentáveis
Há mais de uma década a Marcopolo participa em alguns dos mais relevantes projetos, no Brasil e no exterior, para desenvolvimento de ônibus com tecnologias sustentáveis e combustíveis de fontes renováveis, como 100% elétricos, híbridos (elétrico/diesel) e movidos a GNV e hidrogênio.
No Brasil, a empresa possui, há alguns anos, projetos para desenvolvimento local de modelos. Já foram produzidos diferentes veículos com motorização 100% elétrica, desde micro-ônibus de 10 toneladas de PBT até urbanos convencionais e articulados, que estão em aplicação em algumas das principais cidade brasileiras, como São Paulo, Campinas, Brasília, Santos, Curitiba, Florianópolis e Bauru, entre outras.
No México, também desenvolve um micro-ônibus 100% elétrico, já em testes. No Chile, forneceu no primeiro semestre deste ano, em parceria com a Mercedes-Benz e a Volvo, os primeiros modelos diesel Euro 6 daquele país para o sistema RED de mobilidade.
Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação
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