sexta-feira, 11 de outubro de 2019

EQUIPE VENCEDORA DO RENAULT EXPERIENCE É CAMPEÃ EM DISPUTA INTERNACIONAL

Com solução de mobilidade focada em cadeirantes, equipe “Ornitwizy” venceu o Twizy Contest contra equipes de outros 5 países


A equipe OrniTwizy, uma das vencedoras do Renault Experience edição 2019, foi campeã do Twizy Contest, etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris, no último dia quatro de outubro. Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe vai visitar o Consumer Electronics Show, evento de inovação que acontece em janeiro de 2020, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A equipe foi uma das startups vencedoras do Renault Experience no Brasil, após competir com 338 projetos de 21 estados brasileiros. Durante o programa, a equipe passou por diversas fases de aceleração na Renault e na Hotmilk, aceleradora da PUCPR, além de orientações com profissionais da Renault e do mercado. 

O Twizy Contest é uma categoria do programa Renault Experience liderado pela engenharia Renault, e contou com projetos da França, Rússia, Coréia do Sul, Turquia e Romênia. A competição tem como base a POM (Plataform Open Mind), uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy que permite o uso dos dados para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.

O time é formado pelos alunos Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett e Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica), Matheus Furlan da Silva (Engenharia de Produção) e Marco Antônio Fröhlich (mestrando em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais).

“Para nós, a vitória foi muito importante para encerrar um ciclo e nos motivar a continuar propondo soluções inovadoras, além de estimular outros jovens a seguir por esse caminho”, afirma Felipe Machado, estudante do curso de Design e um dos idealizadores do projeto.

O projeto desenvolvido pela equipe é um sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de carsharing, com reserva feita por meio de um aplicativo, que viabiliza a utilização do Twizy por qualquer cliente, incluindo PCDs. O protótipo recebeu uma adaptação para cadeirantes, que permite girar o banco para fora do veículo, fazendo com que o motorista seja capaz de sair da cadeira de rodas e subir no Twizy, sem precisar de auxílio de terceiros. A equipe também desenvolveu um sistema para aceleração e frenagem manual, o que permite que qualquer pessoa, seja com dificuldades de mobilidade ou não, consiga guiar o veículo.

“O Renault Experience tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação dentro das universidades, buscando soluções de mobilidade. Parabéns ao time Ornitwizy, que representou muito bem o Brasil nesse concurso”, afirma Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.

Instituto Renault

Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. 

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.            

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.  

Instituto Renault

Renault do Brasil
Assessoria de Imprensa

Leia> Coisas de Agora