A Marcopolo, em parceria com a Volvo, fez a entrega de 120 novos ônibus para o sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago, o Red Mobilidad (ex-Transantiago). Este é o primeiro fornecimento depois da mudança de nome do sistema, ocorrida em março passado e anunciada pelo presidente Sebastián Piñera.
Os veículos foram entregues para a operadora Subus, uma das principais de Santiago. Do modelo Torino Low Entry, com 13.200mm de comprimento, os veículos incorporam a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.
Para André Armaganijan, diretor do Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, o fornecimento amplia a presença da Marcopolo em um dos mais importantes sistemas de mobilidade do mundo e reforça as exportações brasileiras no continente. “Desde o final do ano passado para cá são cerca de 500 unidades enviadas somente para o Chile”, destaca o executivo.
Os novos ônibus Torino possuem transmissão automática e contam com cabine que destaca a segurança e a ergonomia para os motoristas. Os veículos oferecem ainda sistema de ar-condicionado, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no Red Mobilidad.
Foto: Douglas de Souza Melo