A ZF fez uma demonstração, em Memmingen, Alemanha, do protótipo do primeiro sistema de segurança pré-colisão do mundo com um airbag lateral externo. “Destacamos que este sistema de segurança tem o potencial de reduzir significativamente a gravidade das lesões dos ocupantes em casos de colisões de impacto lateral”, explica Uwe Class, Head do Departamento de Sistemas de Mobilidade Segura, da equipe de Engenharia Avançada da ZF.
A ZF é atualmente a única empresa a fornecer um completo sistema de tecnologia integrada de segurança de veículos - desde sistemas de sensores, algoritmos e unidades de controle até atuadores ativos e passivos. “Nosso profundo entendimento de todo o processo ‘Ver. Pensar. Agir.’ nos permite conceituar e realizar soluções integradas de segurança de veículos, como o novo sistema de segurança pré-colisão", diz Class.
Do reconhecimento ao acionamento em um piscar de olhos
O maior desafio para o desenvolvimento deste sistema foi o de reconhecer de forma confiável uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag lateral externo antes do choque. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e preenchê-lo - aproximadamente o tempo que uma pessoa leva para piscar.
Os sensores do veículo precisam em primeiro lugar identificar um impacto potencial com rapidez e precisão. Isso é possível por meio de câmeras conectadas, radar e LiDAR (Light Detecting And Ranging). No software do sistema, algoritmos preveem se uma colisão é inevitável ou não e decidem se o acionamento do airbag é necessário e benéfico. Se todas essas respostas forem afirmativas, o sistema inflará o airbag, que tem uma capacidade entre 280 e 400 litros (de cinco a oito vezes o volume de um airbag para motorista), dependendo do veículo. Neste caso, o airbag expande-se para cima a partir da soleira lateral para formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C.
Reduzindo o risco de ferimentos
Numa colisão de impacto lateral, os ocupantes posicionados no lado de um possível impacto correm um risco particular de ferimentos graves na área do tórax, caso a cabine do passageiro seja gravemente deformada. O sistema de segurança pré-colisão da ZF tem a capacidade de reduzir a penetração do outro veículo em até 30%, ajudando a reduzir significativamente o risco de lesão dos ocupantes.
A informação preditiva sobre uma colisão inevitável também ajuda a melhorar ainda mais a eficácia da tecnologia de segurança padrão estabelecida. Por exemplo, o Retrator de Controle Ativo ACR8 pode avisar os ocupantes ou ajudar a protegê-los em uma posição segura nas frações críticas de um segundo antes de uma colisão.