Pelos números registrados, a Autopromotec continua a ser um evento de referência mundial para o setor de reposição automotiva, confirmada pelos números dessa tendência. Este ano, 1.676 empresas utilizaram essa exposição como vitrine para seus produtos e serviços, com o aumento de 4,4% em relação à edição de 2017. Empresas estrangeiras expositoras,de 53 países representaram 43% do total. A exposição aconteceu em 17 pavilhões e em 5 áreas externas formando uma área total de 162.000 m².
O número de profissionais que visitou a feira foi de 119.108 pessoas, representando um aumento de 4,85% em relação a 2017. A Autopromotec é sempre mais internacional: 18% dos visitantes são estrangeiros, de 32 países com um grupo de mais de 100 empresários.
Os compradores e representantes de associações foram os protagonistas de 629 reuniões de negócios com os expositores italianos.
A consolidação da feira Autopromotec apresenta um momento de análise aprofundada e crescimento profissional para trabalhadores do mercado de reparação automotiva. A edição de 2019 focou as principais questões, nos mais de 20 temas do programa de conferências e reuniões de negócios da Autopromotec EDU, visando informação, treinamento e reflexão, a evolução do mercado e os novos cenários de mobilidade que envolvem inovações tecnológicas aplicadas à assistência aos veículos e também sobre as novas habilidades profissionais e novas ferramentas de marketing.
O carro-chefe da edição de 2019 da Autopromotec foram as iniciativas especiais que atraíram um vasto público de profissionais e entusiastas:
- "Hybrid & ADAS Village", a área dedicada a demonstrações dos sistemas ADAS de última geração em carros híbridos, fabricados em colaboração com o Quattroruote Professional.
- "Autopromotec Motorsport", iniciativa patrocinada pela ACI Sport e pela ANFIA-Motorsport para celebrar a correlação entre empresas do setor de pós-vendas e do setor automobilístico.
- "Officina X.0", projeto desenvolvido em colaboração com a Accenture, que destacou o papel da digitalização e conectividade nos serviços automotivos.
Na Autopromotec, no coração do "Motor Valley", não poderia faltar uma homenagem ao gênio, criatividade e paixão italiana por motores com "Itália, paixão em vermelho", uma exposição especial de carros antigos por Ruoteclassiche , com 6 exemplares estritamente vermelhos do histórico patrimônio automobilístico italiano, criado em colaboração com a FCA Heritage e colecionadores particulares.
"O nível tecnológico das empresas expositoras confirmou o que os analistas previam: tecnologia, informação técnica e treinamento são os ingredientes de uma receita que trará empresas de reposição automotivas para os desafios de um futuro que já começou. Os novos combustíveis, os sistemas de assistência ao motorista, a nova maneira de entender a mobilidade e a crescente sensibilidade ambiental representam desafios importantes, mas também oportunidades para aqueles que serão capazes de capturá-los. O Autopromotec deu muitas indicações úteis sobre como planejar seu próprio futuro e o de seus filhos ", comentou Renzo Servadei, CEO da Autopromotec, sobre os resultados da edição de 2019 do evento.
A atenção dos organizadores da Autopromotec já está focada no futuro e as datas da próxima edição da feira já foram definidas: a 29ª edição da Autopromotec será realizada de 26 a 30 de maio de 2021, novamente no centro de exposições de Bolonha.
Para ficar constantemente atualizado sobre o Autopromotec e as iniciativas relacionadas com a feira, visite o site www.autopromotec.com ou siga os perfis sociais Facebook e Twitter.
Brasileiros na Autopromotec
O objetivo da viagem para o grupo brasileiro foi explorar as oportunidades que o evento oferece e averiguar futuras relações e laços comerciais para a edição de 2021. Além disso foram convidados para participar do painel de conferências do evento abordando os temas atuais como o cenário da indústria brasileira, a tendência de clubes de compras, sobre o projeto de exportações Brasil Auto Parts e oportunidades de investimentos de estrangeiros no nosso país.
“A feira Autopromotec tem uma importância muito grande porque é focada na apresentação das revoluções tecnológicas que estão acontecendo no mercado, há várias indústrias que estão praticando a indústria 4.0, e estas indústrias estão se apresentando nesta feira como novidade. A Itália apresenta uma tradição que concentra principalmente a indústria automobilística através das concepções como a Ferrari, Lamborghini, a própria FCA com suas submarcas, mantendo-se sempre pioneira na questão da evolução neste sistema hoje ainda adotado que é o sistema de combustão. Além disso a Itália também é um polo tecnológico para máquinas com tecnologia focada para o desenvolvimento de dispositivos importantes para fabricação de auto peças.
O evento tem um tom forte com relação à assistência técnica, manutenção dos veículos, oficina do futuro com as conectividades e a integração entre veículo, manutenção e usuário, tanto que existia um pavilhão inteiro dedicado à “Officina X”, com demonstrações de como seria a oficina do futuro.
Sobre perspectivas de negócios para o setor de autopeças brasileiro, acreditamos que é possível uma aproximação de empresas brasileiras e italianas através da criação de um projeto específico para o programa para a feira de 2021. Pensamos em trabalhar rapidamente para viabilizar essa aproximação para incentivar as empresas brasileiras a olharem o mercado da Itália considerando obviamente as possibilidades do mercado não só o mercado italiano pois a Itália através de seus distribuidores atinge praticamente toda Europa e principalmente os países do Norte da África e do Leste Europeu, isso já está dito como um grande diferencial.
Há uma forte participação de indústrias italianas como expositoras na feira mas há também uma forte participação de distribuidores que atuam na Europa, no Leste Europeu, e muito particularmente no Norte da África. Eu fiquei particularmente impressionado com o número expressivo de clubes de compras, clubes de serviços, clubes de catálogos. O que eu quero dizer com isso? São empresas que montam estes esquemas de compras, eles praticamente conseguem a associação das empresas e trabalham em conjunto ocupando boa parte de alguns setores destas áreas e destes pavilhões, isso tem mostrado na realidade uma tendência pois há 40 anos se fundaram os primeiros clubes de compras, agora existem os clubes de serviços, são clubes que vão ter uma quantidade de oficinas aplicadoras filiadas a eles e isso provavelmente também pode chegar ao Brasil. Tenho a impressão que hoje estes sistemas são promissores por apresentarem softwares muito interessantes, bem sofisticados e que dão uma tranquilidade para quem está dentro do negócio por encaminhar o próprio usuário à uma solução mais fácil para manutenção do veículo.
Para complementar, eu acho provável a nossa participação com expositores brasileiros para as próximas edições do evento. Vamos consultar os associados interessados e participantes do projeto Brasil Auto Parts.
Comparando a Automechanika Frankfurt com a Autopromotec, são dimensões diferentes. Há uma tradição muito forte com a feira Automechanika Frankfurt já estabelecida em diversos países o que torna sua marca mais forte, porém a feira Autopromotec apresenta suas qualidades e com seu lado regional e internacional. Eu fiquei muito bem impressionado com as salas de reuniões de compradores com vendedores, foi muito bem frequentada muito forte inclusive de número de visitantes estrangeiros.
Vamos certamente tratar este assunto mais dirigido ao Brasil e com isso levar mais empresas brasileiras nas próximas edições. Minha impressão foi muito positiva, eu acho que é uma feira bastante interessante e com muito potencial para crescimento da participação brasileira”, disse Elias Mufarej – conselheiro do Sindipeças.
“Excelente feira, mais de 10 pavilhões estruturais, muitos componentes, muitos fabricantes, o mundo inteiro lá dentro não só europeus, como os asiáticos, assim como os americanos também presentes no evento, um pavilhão só de pneus, um pavilhão só de alinhadores e elevadores, um pavilhão só de equipamentos de diagnóstico, um pavilhão só de lubrificantes e por ai vai.
Sobre o programa da missão comercial com as reuniões de negócios posso comentar em primeiro lugar sobre o atendimento maravilhoso, todo respaldo de translado, hotel ótimo, café da manhã, almoço, tudo estava certinho, nenhum problema, ou seja, tudo o que foi proposto tudo certinho. Quem participou da missão só houve despesas com a refeição noturna pois todo o restante, translado do hotel até o aeroporto, do aeroporto até o hotel, até a feira , tudo oferecido pela Organizadora e tudo 100% ótimo.
Participei de nove reuniões de negócios com expositores italianos, todos excelentes, alguns têm representantes no Brasil, o que facilita o relacionamento comigo e principalmente com o Sindirepa através da minha pessoa. E para quem não tem representante no Brasil será uma oportunidade desta “ponte” comigo. Então estamos com uma possível negociação de um distribuidor de óleo para carros premium como Masserati e Ferrari, que não tem no Brasil. E também foi interessante sobre a distribuição de um equipamento de programação de módulos.
Excelente horário, local, internet wifi liberada, alimentação, água, tudo perfeito, então realmente excelente!", afirmou Pedro Luiz Scopino – profissional e professor da reparação automotiva da Automecânica Scopino
Serviço
Para informações sobre esta e a próxima edição do evento
Suporte de imprensa e marketing internacional B2B
Para informações sobre esta e a próxima edição do evento
Suporte de imprensa e marketing internacional B2B
Cibele Pugliesi
cibele@hmarketing.com.br