sexta-feira, 14 de junho de 2019

ALUNOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FEI DESENVOLVEM PROJETOS COM FOCO EM SEGURANÇA VEICULAR


Segundo dados divulgados em dezembro de 2018 no relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes veiculares. Esse número, como comparação, é equivalente ao total da população de Copenhague, a capital da Dinamarca. No Brasil, os acidentes automobilísticos aparecem como a maior causa de mortes para pessoas entre 5 e 29 anos.

Atentos a essas estatísticas alarmantes, os formandos em Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário FEI apresentaram soluções que visam trazer maior segurança aos veículos e seus condutores, entre eles o BIENENSTOCK, um projeto que propõe maior segurança veicular em casos de impactos laterais. A solução consiste em uma barra acoplada entre a lataria e o forro do automóvel, capaz de absorver os impactos e proteger os usuários do veículo.

A estrutura é feita de materiais compósitos (união de dois ou mais produtos para a obtenção de um material de maior qualidade) em geometria honeycomb, que possui a aparência similar a um favo de mel e permite maior resistência à compressão.

A segurança dos motociclistas também contou com a atenção dos alunos, que desenvolveram uma válvula, denominada Spring Brakes, controladora de força de frenagem, que, quando instalada em motocicletas, pode impedir o travamento da roda dianteira em casos de frenagens emergenciais e salvar, assim, a vida do motociclista.

Inovações para a mobilidade na cidade e no campo


CTLight: carcaça veicular feita de compósito de poliamida e fibra de vidro, que tem como objetivo reduzir a massa de veículos elétricos e aumentar, assim, a sua eficiência energética.

DAT: dispositivos auxiliares de tração que, ao serem instalados em caminhões 6x2, ampliam a área de contato dos pneus com o solo e possibilitam o ganho de tração pelo veículo.

Voltch: sistema de recuperação de energia dos gases de escape de motores à combustão interna. O dispositivo oferece uma solução pouco explorada no ramo de veículos leves e possibilita a redução de carga do alternador.

B-GAS: kit de conversão para motores à combustão interna (sobretudo para os utilizados em máquinas agrícolas), que permite o uso de biogás como combustível alternativo e sustentável. O projeto pode tornar o agronegócio autossuficiente em combustível e reduzir o custo da energia consumida no motor, sem perda em performance.

Quattuor: propõe a substituição do compartimento de carga habitual dos caminhões graneleiros por um compartimento que garanta a contenção da carga, independentemente da qualidade das rodovias.

FEI
Com 78 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Engenharia e Tecnologia; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Grupo CDI - Comunicação e Marketing
N.R. Foto: Jornal Correio do Sul / EPTV
Leia> Coisas de Agora