OS CARROS COM MAIOR DEPRECIAÇÃO ATÉ R$ 150 MIL
Mas quando escolhido o modelo, o preço e o valor de mercado ainda são desafios.
Para auxiliar o consumidor nesta jornada, a KBB Brasil reuniu os automóveis que custam até R$ 150 mil e levantou as versões que mais e menos depreciaram após o primeiro ano de uso. Vamos apresentar abaixo esse levantamento para você fazer valer seu suado dinheirinho na hora da compra do próximo modelo.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: desvalorização e depreciação.
Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0 Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores.
Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação.
Por isso a coluna Mecânica Online® abre espaço para valorizar o seu investimento. Nesta edição os carros com maior depreciação. Na próxima, ainda mais importante, os veículos menos depreciados.
Até R$ 50 mil - Dentre os modelos analisados, o Citroen C3 Origine Puretech 1.2 apresentou o maior índice de depreciação, com queda de 21,38% de seu valor original em seu primeiro ano de uso.
A versão do C3 é seguida pelo - também francês - Renault Logan Expression Avantage 1.0, que soma 18,67% de queda. Além deste modelo, a Renault ocupa a quarta posição dentre os mais desvalorizados com a versão Expression 1.0 12V flex, trazendo uma queda de 16,87%.
Completando o fim do top 10 de veículos até R$ 50 mil mais depreciados, a Volkswagen fecha o ranking com uma versão do Gol em décimo lugar com o Trendline 1.6, que não apresentou um desempenho tão bom quanto suas versões de entrada, contemplando uma perda de 15,17% em seu valor após o primeiro ano de uso.
Entre R$ 50 mil e R$ 70 mil a versão SEL 1.0 12V do hatchback Ford KA depreciou 22,21% no período de um ano. Em segunda, quarta e quinta posições, a francesa Renault aparece com três versões diferentes do Logan na lista de mais depreciados, sendo a primeira a Dynamique 1.6 16V EASYR, com queda de 21,60% de seu valor.
Na quarta e quinta posição, as versões Dynamique 1.6 16V Manual, com 20,49% de depreciação, e Expression 1.6 16V EASYR automatizada, apresentando uma perda de 20,46% comparado ao seu valor 0 Km.
Com opções bem diversificadas, é possível encontrar bons automóveis na faixa de R$ 70 mil a R$ 90 mil que se encaixam em categorias como hatches e sedãs compactos, além de versões de entrada dos médios.
Com 90% de carros de marcas francesas - dentre elas a Peugeot, Renault e Citroën -, o ranking dos automóveis que mais perderam valor após o primeiro ano de uso conta com forte presença do modelo Peugeot 2008.
Presente nas duas primeiras posições, com as versões Allurre THP 1.6 16V automático e Crossway 1.6 16V automático, seus índices de depreciação são de 25,83% e 25,65% no primeiro ano de uso, respectivamente.
Além deles, o Allure 1.6 16V FLEX mecânico está na nona posição, com queda de 20,55% de seu valor original, e o GRIFFE THP 1.6 FLEX mecânico em décimo lugar, com 20,44% de redução em seu valor.
Em terceiro lugar, a Renault Duster Dynamique 2.0 16V apresenta uma depreciação de 22,01%. O Duster Dynamique também aparece na sétima e oitava posição com o Dynamique 2.0 16V automática, com queda de 20,93%, e Dynamique 4X4 2.0 manual, depreciando 20,80%.
Considerando os veículos entre R$ 90 mil e R$ 150 mil que mais depreciam, nenhuma marca japonesa marcou presença, deixando lugar para nomes conhecidos, como Ford, Volvo, Fiat, Chevrolet e Citroën.
O grande campeão de desvalorização dessa categoria foi o famoso Ford Focus, com a versão Sedan 4P FASTBACK TITANIUM 2.0, alcançando o índice de 25,63% em depreciação após o primeiro ano de uso.
Em segundo lugar, o VOLVO, V40 Hatchback 4P KINETIC T4 Drive-E 2.0 TB AT Automático quase chegou perto do Focus, com um índice de depreciação de 24,94%. Ele é seguido pela FIAT TORO Pickup 4P FREEDOM 1.8, com uma redução de 23,80% do seu valor após um ano.
Online
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* Tarcisio Dias é Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica, e Radialista. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. A Coluna Mecânica Online® aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
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