Corredor ABD possui quase 100 trólebus e é modelo de transporte coletivo sustentável e de padrão de qualidade internacional, com redução da emissão de 21 mil toneladas de gás carbônico
Para a Metra Transportes, a maior utilização do trólebus proporcionaria grandes vantagens e benefícios para a mobilidade urbana, para a preservação ambiental e para os usuários. O modal, de tecnologia limpa e que completa, neste dia 22 de abril, 70 anos de funcionamento em São Paulo, é um dos mais viáveis econômica e tecnicamente para a realidade das grandes cidades.
Um dos melhores exemplos de utilização bem-sucedida do trólebus no Brasil é o Corredor ABD, que tem extensão total de 33 quilômetros, entre os bairros de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, e Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, e outros 12 quilômetros na extensão entre Diadema e a estação Berrini da CPTM, na zona Sul de São Paulo. Atualmente, quase 100 trólebus operam no Corredor ABD, classificado como o modo de transporte mais satisfatório na Região Metropolitana de São Paulo, com aprovação de 86,7% dos usuários e clientes. O sistema atende mais de 300 mil passageiros por dia, tem velocidade média operacional de 21 km /h e o intervalo médio considerando todas as partidas nos dias de semana é de três minutos.
Diferentemente do que muitos acreditam, o trólebus é um meio de transporte sustentável, indicado para os dias de hoje e para o futuro. Com o avanço das tecnologias, os veículos foram modernizados, ganharam baterias e não dependem mais exclusivamente da rede aérea de fios, o que permite percorrer trechos sem estarem conectados à fiação elétrica. A autonomia depende do banco de baterias e outros fatores como topografia e ocupação. Os modelos mais modernos de trólebus também possuem hastes flexíveis, para absorver os impactos devido às ondulações da via, e alavancas pneumáticas, sem a necessidade de o motorista manipular as cordas das alavancas para conectar à rede.
Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra Transportes, o trólebus é uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gases poluentes e ruídos nas cidades “Para nós da Metra, o trólebus é um veículo ambientalmente correto e tem papel fundamental para alcançar as metas de redução da poluição por ser uma tecnologia amplamente conhecida e de baixo custo em comparação com outras alternativas, como ônibus elétricos com bateria, a hidrogênio ou mesmo a gás”, explica.
Trólebus do Corredor ABD reduzem emissão de 21 mil toneladas de gás carbônico
Os 96 trólebus da Metra que operam no Corredor ABD colaboram significativamente para a preservação ambiental e melhora da qualidade do ar e do bem-estar da Grande São Paulo, segundo dados da EMTU. O levantamento refere-se ao período entre janeiro de 2017 e outubro do ano passado e levam em conta o ano de fabricação dos veículos em comparação com os ônibus movidos a diesel do mesmo tamanho.
Além da redução na emissão de dióxido de carbono, os trólebus da Metra colaboram com a redução de outros poluentes prejudiciais à saúde, como 104 toneladas de (NOx), óxido de nitrogênio relacionado inclusive a casos de câncer e de 1,7 tonelada de materiais particulados, tipo de poluente que pode entrar facilmente na corrente sanguínea, além de poupar 8,1 milhões de litros no consumo de óleo diesel.
Metra
Secco Consultoria de Comunicação
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