domingo, 3 de março de 2019

PIËCH AUTOMOTIVE CELEBRA A ESTREIA MUNDIAL DO NOVO CARRO ELÉTRICO ESPORTIVO


A inovação se encontra com a sensação de um carro esportivo. Um estudo do novo carro elétrico esportivo Piëch Mark Zero combina atributos de um carro esportivo típico e tecnologias inovadoras com uma carroceria intemporal e atraente. É o primeiro de uma família de produtos a ser lançado no mercado pela Piëch Automotive nos próximos três anos. A arquitetura do veículo flexível e aberta possibilita o uso de uma variedade de sistemas de acionamento, como acionamento elétrico, híbrido, célula combustível ou motor de combustão interna. O tipo inteiramente novo de célula de bateria dificilmente esquenta nas fases de carga e descarga; ela tem uma alta taxa de recuperação e pode recarregar até 80% em 4m40s. Isso significa que a carga rápida toma apenas um tempo marginalmente maior do que o de encher o tanque de um carro convencional com gasolina.

A Piëch Automotive é uma fabricante de automóveis alemã-suíça, sediada em Zurique e Munique. Há três anos e meio, os fundadores e proprietários da Piëch Automotive, Toni Piëch e o copresidente-executivo e diretor de Criação Rea Stark Rajcic tiveram a ideia de desenvolver uma arquitetura de veículos nova e flexível. O primeiro carro que criaram foi o Piëch Mark Zero, um veículo que transporta a fascinação por carros esportivos para a era do carro elétrico. O carro será exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra de 2019. 

Luxo intemporal


A marca Piëch é sinônimo de luxo intemporal e tecnologia moderna, colocando as pessoas no centro de tudo. O diretor de Criação Stark Rajcic destaca: "É nosso objetivo dar suporte à experiência emocional de dirigir com tecnologia atualizada. O propósito é ajudar o motorista, mas não o distrair. E trata-se da sensação de um carro esportivo real: dirigir e não ser dirigido! É claro que a arquitetura do veículo é voltada para a direção autônoma, mas deixaremos isso para os próximos modelos".

Pacote possibilita manejo de carro esportivo



Graças à colocação das baterias (uma no túnel central, as demais no eixo traseiro), a distribuição do peso e o manejo devem ser similares aos de um carro esportivo convencional com motor à combustão. Em contraste com a colocação predominante sob o assoalho, isso possibilita uma posição baixa do assento, típica de um carro esportivo, bem como um manejo preciso, proporcionando ao motorista retorno imediato. O copresidente-executivo da Piëch sumariza as exigências do produto para o novo Piëch Mark Zero dessa maneira: "Desenvolvemos um carro esportivo que nós mesmos gostaríamos de comprar e conversamos por muito tempo com muitos entusiastas sobre o que estava faltando no mercado. Queríamos oferecer um clássico moderno que não estivesse sujeito aos ciclos de consumo. O motorista desse carro esportivo deve desfrutar todos os minutos q ue passar no carro".

Desempenho esportivo e carga rápida – 80% em 4m40s



O Piëch Mark Zero é um GT elétrico com autonomia para 500 km (311 milhas), de acordo com o WLTP. O tipo especial de célula dificilmente esquenta durante as fases de carga ou descarga. Correntes elétricas significativamente mais altas podem fluir enquanto a temperatura das células aumenta apenas marginalmente. Além da carga CSC convencional, o modo de carga rápida viabiliza um tempo de carga sensacionalmente baixo de apenas 4m40s para atingir 80% da capacidade da bateria, com uma taxa de recuperação excepcionalmente alta. Por causa do aquecimento reduzido, as baterias podem ser resfriadas por ar apenas. Isso contribui para uma redução geral do peso de cerca de 200 kg, resultando em um peso total do veículo de menos de 1.800 kg. No eixo frontal, um motor assíncrono gera 150 kW, enquanto no eixo traseiro, dois motores assíncronos geram 150 kW cada um, garantindo a sensa&ccedil ;ão típica do carro esportivo.

Bateria inovadora e parceiras de carga DESTEN e TGOOD 

 


A parceira de bateria da Piëch Automotive é o DESTEN Group Ltd., sediado em Hong Kong, China, com um centro de pesquisa e desenvolvimento em Qingdao, China. A DESTEN oferece célula inovadora e pacotes de bateria com tempos de carga extremamente curtos e com baixo desenvolvimento de temperatura. Agora a DESTEN quer lançar sua bateria e célula, com a competência que ganhou no setor de consumo, na indústria automobilística.

A infraestrutura de carga necessária é fornecida pela Qingdao TGOOD Electric Co. Ltd., de Qingdao, China, e Hong Kong, China. O grupo de empresas foi fundado em 2004 por engenheiros chineses e alemães. A empresa está registrada na bolsa de valores de Shenzhen, China, e é líder de mercado em soluções de eHouse. A TGOOD opera 210.000 estações de carga em mais de 300 cidades.

"Estamos orgulhosos por haver encontrado duas parceiras tão fortes e inovadoras. Junto com nossas parceiras, estamos abertos à cooperação, seja para nossa nova arquitetura modular de veículo ou para células inovadoras de bateria ou ainda para infraestrutura de carga", diz Toni Piëch, copresidente-executivo e diretor de Marketing da Piëch Automotive

A equipe permanente de especialistas tem uma grande experiência em vários setores da indústria, tendo trabalhado para renomadas fabricantes de automóveis no mundo. Junto com cerca de 200 empregados externos, a equipe projetou uma plataforma modular para o veículo, que possibilita o desenvolvimento de uma variedade de carrocerias e variantes de sistemas de direção.

Graças ao conceito modular, os veículos fabricados pela Piëch Automotive podem ser mantidos atualizados por um longo período de tempo, porque tanto o software quanto o hardware (como, por exemplo, os blocos de células de baterias) podem ser atualizados ou substituídos conforme necessário. Ao mesmo tempo, a estrutura modular possibilita uma ampla escolha de sistemas de acionamento: motor de combustão interna convencional, tipos diferentes de híbridos, acionamento totalmente elétrico ou células de combustível – todos esses sistemas de acionamento podem ser implementados com o uso da mesma arquitetura do veículo. Em um próximo passo, a estrutura modular também será oferecida a outras fabricantes em negócios de B2B.

Três tipos de veículos estão em planejamento: um de dois assentos, um de quatro assentos e um SUV esportivo. Outros conceitos, como conversíveis e camionetes, também são concebíveis.

A produção será realizada em cooperação com parceiras experientes, com uma longa história de sucesso estabelecida em fabricação por contrato. O Piëch Mark Zero será desenvolvido e produzido estritamente dentro dos padrões de qualidade alemães. A decisão sobre parceiras de fabricação será anunciada em um próximo estágio.

Administração da Piëch Automotive


e/d: Rea Stark Rajcic e Toni Piëch 

Toni Piëch, copresidente-executivo e diretor de Marketing
Após se formar pela Universidade de Princeton em estudos da Ásia Oriental, Toni Piëch passou 12 anos na China e foi coproprietário de uma agência de mídia, antes de retornar à Europa e fundar a Piëch Automotive em 2016. Piëch vive em Zurique.

Rea Stark Rajcic, copresidente-executivo e diretor de Criação
Rea Stark Rajcic fundou suas primeiras empresas antes mesmo de completar 18 anos de idade. Ele frequentou a escola de artes de St. Gallen e fez treinamento em tipografia e litografia na Neue Zürcher Zeitung. Depois disso, ele projetou produtos para a Panasonic, Sony e Canon, no Japão, entre outras empresas. Stark Rajcic vive em Zurique.

Especificações do Piëch Mark Zero* 

Dimensões: 
Comprimento/largura/altura: 4.432/1.991/1.250 mm (com/sem espelhos laterais)
Projeção: frontal: 897 mm / traseira: 915 mm
Peso: menos de 1.800 kg
Distância entre eixos: 2.620 mm

Desempenho:
Rendimento do sistema: eixo frontal: um motor assíncrono gera 150 kW
Eixo traseiro: dois motores assíncronos (mecanicamente desacoplados) geram 150 kW cada um.
Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
* Especificações são valores visados/status do projeto