terça-feira, 19 de março de 2019

NEOBUS DESENVOLVE MODELO INÉDITO E EFICIENTE QUE CRIA NOVA TENDÊNCIA PARA O SISTEMA DE CURITIBA.


Para colaborar com a busca dos operadores de transporte coletivo urbano por um serviço cada vez mais eficiente e com elevado padrão de qualidade, a NEOBUS desenvolveu, para a Auto Viação Santo Angelo, de Curitiba, uma nova versão do seu ônibus urbano New MEGA com cinco portas (três do lado direito e duas do lado esquerdo), na configuração Padron e com chassi de motor dianteiro. 

A fabricante de Caxias do Sul forneceu, em fevereiro, nove veículos que foram os primeiros com essa configuração a operarem no sistema metropolitano da capital paranaense, transportando passageiros de bairros afastados até as plataformas.

De acordo com João Paulo Ledur, diretor da NEOBUS, a empresa é pioneira no desenvolvimento dessa nova versão do New MEGA e quebra um importante paradigma, pois até então, nenhum modelo com configuração Padron e motor dianteiro havia sido utilizado no sistema de transporte de Curitiba. “Projetamos um ônibus que cria uma nova tendência e que pode se adequar à demanda variável de usuários ao longo do dia no transporte urbano. Em momentos de menor demanda, o operador opta por colocar em operação usando somente as portas do lado direito, com embarque por escada. Havendo necessidade de utilizar somente as plataformas, o embarque e desembarque são feitos pelas portas em nível do lado esquerdo. Em momentos de maior demanda, utiliza as cinco portas”, destaca o executivo.


Hoje, o mesmo ônibus na configuração PADRON só existe no sistema de transporte de Curitiba com motorização traseira, o que limita a sua utilização nos três tipos de aplicação, devido ao comprimento total e à capacidade de passageiros.

Com 13.345 mm de comprimento, os New MEGA da Auto Viação Santo Angelo têm chassi Mercedes-Benz OF-1721L, altura externa de 3.475mm, altura interna de 2.120mm e podem transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados em poltronas City e 49 em pé. Possuem cinco portas (três do lado direito, com embarque por escada, e duas do lado esquerdo, com embarque a nível com rampas automáticas), além de elevador escada na porta central do lado direito.


Outros diferenciais dos novos New MEGA da Auto Viação Santo Angelo são que as unidades dispõem de 20% dos assentos preferenciais, catraca de três braços na porta dianteira, anunciador de voz nas portas e itinerários eletrônicos dianteiro e lateral, entre as portas do lado esquerdo. Fotos: Gelson Mello da Costa.